Conhecida pela maior orla do estado da Paraíba, com 26 quilômetros de faixa de areia, e pelas suas belezas naturais - com praias e piscinas naturais, Pitimbu, localizada na região Metropolitana de João Pessoa e no meio do eixo das duas capitais, João Pessoa (Paraíba) e Recife (Pernambuco), virou destaque nacional nesta quinta-feira, 30.
O jornal 'Folha de S. Paulo' publicou na edição do caderno 'Turismo' (na página D1 da versão impressa e na internet) desta semana, uma reportagem sobre as belezas da 'intocada' cidade por suas "piscinas naturais, estuários e falésias". A reportagem é assinada por Roberto de Oliveira - que também fez registros por lá.
A reportagem contou sobre a cidade que é muito movimentada na alta temporada (inclusive na tradicional Festa do Nosso Senhor do Bonfim que ocorre a cada último fim de semana de janeiro do ano), o qual recebe turistas das cidades vizinhas e de outras cidades. Grande parte são do estado vizinho, Pernambuco, o qual a maioria "possuem casas de veraneio" por lá. Fora da alta temporada, a cidade se tranquiliza e "costuma a ser sinônimo de sossego".
A matéria descreveu lugares como as Piscinas Naturais do Farol, das suas 13 praias e falésias, da sua história que nasceu como vila e que passou a ser chamada de Porto dos Franceses, na época do Brasil Colônia e dos seus estuários - um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar.
Barra do Abiaí (o qual atualmente possui um beach club e um condomínio - e que, futuramente, ganhará um resort), Praia Bela e Pontinha (na divisa com o estado de Pernambuco as margens da foz do Rio Goiana) foram os locais também mencionados na reportagem, que trouxe serviços de como chegar ao local e como se hospedar na cidade e também em Conde e João Pessoa.
A reportagem sobre a "intocada" Pitimbu publicada na 'Folha de S. Paulo' desta semana reforça ainda mais o turismo da cidade. Seja antes, durante e depois da alta temporada. Em quinze anos e (quase) oito meses que moro na região que chamo de 'Litoral Paraibuco', é um dos lugares que mais gosto e que mais curto.
Uma cidade que tem suas belas praias - como todo litoral brasileiro, suas falésias, suas histórias, sua cultura, seus costumes e sua gente. Não esqueçamos também pela sua economia, como a lagosta e da fábrica de cimentos. Além disso, tenho vários amigos por lá e que são muito queridos e conhecidos. Passei por lá várias vezes - e continuo frequentando até hoje.
É um local muito bonito e é uma boa opção pra passar as férias na praia. A divulgação nos meios de comunicação (seja local ou nacional) aumenta o orgulho danado de lá e da região onde moro. E das pessoas que moram lá ou visitam a cidade. E com a reportagem na mídia impressa aumentou mais ainda. Dou os parabéns ao Roberto de Oliveira e a 'Folha' pela brilhante reportagem. Ficou 10/10!
Para ver a reportagem, clique neste link aqui.
---