sábado, 22 de agosto de 2020

Almanaque Semanal :: #7

Confira um resumo dos fatos da semana selecionados pelo editor.

Semanas 33* e 34 de 52 do ano de 2020.

 *ESCLARECIMENTO:  Esta edição seria publicada no último fim de semana, entre sábado 15 e domingo 16. Entretanto, por motivos pessoais, a edição #7 desta coluna foi publicada neste fim de semana, com os assuntos selecionados pelo editor durante esta semana e alguns da semana anterior (não estranhe!). Desde já, agradeço a sua compreensão.

Os campeões europeus... 


#desporto :: Aparentemente, a temporada 2019/2020 do futebol europeu está chegando ao fim. Os principais torneios terminavam entre abril e maio, mas este ano foi diferente em virtude da pandemia do novo coronavírus, o qual a maioria dos campeonatos ficaram suspensas, exceto Belarus que optou por manter suas competições de futebol em andamento durante este período. Na Alemanha, a Bundesliga foi encerrada em 27 de junho com Bayern München campeão. Em Portugal, a Primeira Liga, o qual o campeão foi Benfica, encerrou no dia 19 de julho. Mesmo dia em que La Liga, na Espanha, foi encerrada com Real Madrid campeão. Na Itália, o Calcio Serie A terminou no dia 2 deste mês, com o título de Juventus. 
No Reino Unido, o Premier League, na Inglaterra, foi encerrada em 26 de julho com Manchester City campeão - depois de 30 anos. Enquanto os vizinhos teve os seus títulos definidos. Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte encerraram os seus torneios na primeira quinzena de março, antes da pandemia. 
*
Enquanto isso, tem país europeu em que, em virtude da pandemia, a competição foi encerrada com a definição do título, como o Ligue 1 na França, que encerrou em 30 de abril com Paris Saint German campeão. E tem outro que foi encerrada sem a definição do campeão, como o Eredivisie em Países Baixos, que encerrou em 24 de maio sem título. 
E tem país europeu onde a competição ainda está em andamento, como o Premier Division na Irlanda, que termina no dia 30 de outubro.

Champions League 
Agora, os olhos do 'velho continente' estão voltados para a Champions League, o qual as partidas da reta final estão sendo realizados em Portugal. No dia 7 e 8 deste mês, foram realizados os dois últimos jogos de volta das Oitavas de Final. No último de semana foram realizados os jogos das Quartas de Final. Nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), ocorreram as Semifinais. E a Grande Final será neste domingo, 23. Os jogos das Quartas de Final e das Semifinais ocorreram em partida única, com portões fechados e com sérias restrições sanitárias. 

Aliás...


...nas quartas de final, na última sexta-feira (14), o Barcelona FC foi atropelado pelo FC Bayern München por uma goleada de 8-2. Oito gols a dois - a maior goleada nesta temporada até aqui. Dois gols de Müller, dois de Philippe Coutinho e um cada de Perisic, Gnabry, Kimmich e Lewandowski. Após a eliminação, o time catação/espanhol demitiu o técnico Quique Setién e, para algumas pessoas, seria o começo do fim da era Messi e Companhia. Enquanto isso, o Paris Saint German, do (agora adulto, não mais o menino) Neymar, venceu o Atalanta, de virada e no finalzinho da partida, por 2 gols a 1, nas quartas de final realizado na última quarta-feira (12). PSG e Bayern se enfrentarão na grande final que será realizada neste domingo (23), no Estádio da Luz, em Lisboa. 



 • #UPDATE  *Atualizado às 21:40 UTC-2 de 23 AGO 2020 :: Na final da Champions League, o Bayern München venceu o PSG por 1 gol a 0 (gol de Coman aos 59' do segundo tempo) e conquistou o título pela sexta vez.

Já na Europa League...
...o Sevilla venceu o Internazionale de Milão por 3 gols a 2, de virada, e é campeão da temporada 2019/2020. Um dos gols foi contra de Lukaku após bicicleta do zagueiro brasileiro Diego Carlos. A final foi realizada nesta sexta-feira (21) em Colônia (ou Köln), na Alemanha. Por conta da pandemia, as partidas das finais foram realizadas, desde o dia 5 deste mês, na Alemanha com sede e jogos únicos.

--------------------

#coronacrise

Sinais de queda no BR...
Um estudo do centro de controle de epidemias do Imperial College aponta que, pela primeira vez em quase quatro meses, a taxa de contágio, que indica quantas pessoas são infectadas, em média, por cada paciente do novo coronavírus, está em desaceleração no Brasil. Os dados foram verificados na semana que começou no último domingo (16). Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas contagiam outras 98, que por sua vez passam o patógeno para outras 96, que o transmitem a 94, e assim sucessivamente, o que comprova a desaceleração do contágio. E mais, desde a última quarta-feira (12), o país tem o menor número de óbitos abaixo de 1000 pela média móvel dos últimos sete dias, segundo dados compilados do Consórcio de Imprensa com as 27 Secretarias Estaduais da Saúde. 

...porém, é preciso cautela
Mas isso não significa o controle estabilizado da transmissão porque os casos podem voltar a subir se as medidas de prevenção não sejam tomadas. Mesmo com as reaberturas de serviços não essenciais e espaços de lazer como praias, é preciso muita cautela, porque cada deslize pode voltar a adotar medidas restritivas como em Nova Zelândia, que depois de 102 dias, voltou a ter novos casos, o que fez o governo local a adotar quarentena na maior cidade, Auckland. Tem alguns locais que ainda adotam o 'lockdown' (traduzida da língua inglesa, parada total) e outros em toque de recolher, como em Salinas da Margarida e Itaparica (BA). É preciso tomar muito cuidado e muita responsabilidade pra não retroceder.

Volta às aulas?!
Um dos assuntos que marcaram a semana passada sobre este tema está o retorno gradual das aulas presenciais. Na segunda-feira passada, 10, o Amazonas se tornou o primeiro estado brasileiro a retomar aulas deste tipo na rede pública (primeiro para alunos no ensino médio e educação de jovens e adultos e depois para alunos nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, com capacidade de 50%) em Manaus, enquanto colégios municipais da capital amazonense e o restante do interior ainda permanecem fechadas. Enquanto isso, nos Estados Unidos, o retorno das aulas causou quase 100 mil crianças diagnosticadas por COVID-19 nas duas últimas semanas de julho. Já Tailândia, reabriu, sob protocolos, suas escolas pela segunda tentativa porque no início de junho, uma escola retomou as atividades e contaminou 250 alunos. 

Enquanto isso... 
...países onde a pandemia está sob controle, como a Alemanha e Nova Zelândia, retomou as aulas presenciais depois da descida da curva de óbitos diários. No fim das contas, chego a conclusão que, para o Brasil - como também em outro país, ainda não é o momento do retorno as aulas presenciais, já que é o local de risco moderado quase alto (de número 6) de contaminação do vírus, segundo estudo da Texas Medical Association. E que, assim como eventos culturais e esportivos, as aulas presenciais voltarão a reabrir caso surgir um medicamento ou uma vacina eficaz e segura.

Alta temporada atípica
Aparentemente, o próximo verão no Brasil (e no hemisfério sul) será diferente sob protocolos sanitários. E atípico, porque parece que não haverá eventos ou festivais presenciais - o qual alguns realizarão em formato virtual. Mas tem algumas cidades litorâneas como Rio de Janeiro e Florianópolis que estão estudando a possibilidade de reserva de espaços na praia por aplicativo de smartphone (em português europeu, telemóvel). O objetivo é garantir um mínimo de distanciamento à beira-mar em tempos de pandemia. Os 'cercadinhos' na praia foi adotado em cidades do Hemisfério Norte (antes da alta temporada) e, segundo o jornal Extra, a maioria dos lugares que impôs regras (que variam entre regiões, alternando-se dentro de um mesmo país) já as revogou. Enquanto isso, grande parte das praias de Pernambuco, de João Pessoa (PB) e da Ilha de Itaparica (BA) foram liberadas, porém sob protocolos e sem a possibilidade de reserva de 'cercadinhos' por APP. E independente de qualquer situação, o que vale é o bom senso. 

Em busca da vacina...
A ciência ainda corre contra o tempo para a descoberta da vacina. Segundo o relatório recente da OMS, nesta quinta-feira (20), 139 vacinas estão em desenvolvimento, sendo 30 testadas em humanos. As vacinas de Oxford/Astrazeneca, Sinovac, Moderna e Pfizer/BioNtech estão em fase 3. Enquanto isso, a Rússia anunciou na última terça-feira (11), a vacina batizada de 'Sputinik V' - em homenagem ao primeiro satélite artificial da terra em 1957. O anúncio causou dúvidas na comunidade científica internacional, porque o registro só é aprovado se existe artigo em uma publicação científica e se houver a eficácia e a segurança em testes. Para a OMS, ela não faz parte do portfólio de vacinas candidatas do Covax, grupo internacional que negociará o produto para vários países. Mesmo assim, governos de alguns países como a Indonésia já procuraram a Rússia para conversar sobre parcerias e produção do imunizante. Apesar do 'rame-rame', o governo local irá distribuir nas próximas semanas semanas, a vacina produzida no país, priorizando inicialmente aos profissionais da saúde.
*
Na China, o jornal estatal informou no último domingo (16) que concedeu a primeira patente de vacina para a Covid-19 do país à farmacêutica CanSino. Isso significa que a empresa tem a propriedade sobre a vacina e o direito de vender as doses. Segundo o resumo da patente, a vacina apresenta boa imunização em testes com camundongos e pode ser produzida rapidamente em grande escala. No Brasil, a Anvisa autorizou nesta terça-feira (18) os testes de fase 3 da vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson no Brasil. Até aqui já são quatro vacinas experimentais no Brasil. Em São Paulo, governador João Doria, afirmou em entrevista à Rádio Bandeirantes que a vacina chinesa Coronavac, que está em desenvolvimento junto ao Instituto Butantan, pode estar disponível para a população na segunda quinzena de dezembro, pelo SUS, com 60 milhões de doses. A última fase de testes termina em outubro e, caso seja eficaz, a produção deve ser iniciada em seguida.

Soro de anticorpos em cavalos
No Rio de Janeiro, um estudo apresentado em sessão científica da Academia Nacional na última quinta-feira (13) apontou que o soro obtido a partir do sangue de cavalos pode ter anticorpos superpotentes e neutralizantes contra o novo coronavírus até cem vezes mais potentes que os de plasma de pessoas que tiveram a doença. As células geradas pela resposta imunológica dos equinos foram processadas para criação de terapia. O sangue do animal foi purificado para isolar os anticorpos, que depois foram usados para a produção de um soro que os pesquisadores pretendem testar em humanos.  

Vírus encontrado em um frango?!
É o que diz a comissão municipal de saúde da cidade chinesa de Shenzhen, que na última quinta-feira (13) anunciaram ter encontrado o novo coronavírus num produto importado do Brasil. Diz em um comunicado que uma amostra foi detectada na superfície de um lote de asas de frango congeladas e importadas do Brasil. Entretanto, o texto não deixa claro se o vírus estava na superfície da embalagem ou da carne. Após o caso, Filipinas e Hong Kong suspenderam a compra de frango do Brasil. Já três frigoríficos de outros três países anunciaram a suspensão de vendas à China. Questionada sobre o assunto, autoridades da OMS afirmaram que não há risco de contaminação por coronavírus em alimentos e tranquilizou a todos. Nesta quarta-feira (19), as amostras testaram negativo para COVID-19, após exames em Hong Kong.

O temor da segunda onda na Europa
O velho continente está em alerta pela possibilidade de segunda onda de contágio. Com medo de nova onda de contaminação, o Reino Unido tirou a França da lista de países seguros. Na Espanha, o ministro da Saúde, Salvador Illa, mandou fechar novamente os bares com música ao vivo e as discotecas, além da restrição ao fumo nas ruas. O país voltou a ter os piores dados em termos de infecções por coronavírus na Europa Ocidental, com quase 5 mil casos diários na última semana. Na Itália, o governo anunciou anunciou no último domingo (16) o fechamento das discotecas e a obrigação do uso de máscara à noite (entre seis da tarde e seis da manhã do dia seguinte) em locais públicos.

A Festa da Assunção em Alhandra
No último fim de semana, ocorreu o encerramento da Festa de Nossa Senhora da Assunção em Alhandra (PB). Diferente de anos anteriores, a edição deste ano foi alterada sob protocolos sanitários. No último sábado (15), além da salva de fogos no meio do dia, ocorreu a procissão que percorreu nas principais ruas da cidade e sem a presença de fieis. Após a procissão, ocorreu a missa de encerramento que foi de forma campal - que pode ser uma das inéditas desde o início da flexibilização, porém com distanciamento entre cadeiras e uso de máscaras. Participaram da missa de encerramento os padres Luiz Carlos e Marcus Dantas (da Paróquia de Santo Antônio em Jardim, Juazeiro do Norte, CE).

Aliás...
...o administrador paroquial, Padre Luiz Carlos, anunciou no último domingo (16) que não há mais a necessidade de fazer o agendamento para participar das missas, porém sob limitação de até 50 lugares, com distanciamento, e por ordem de chegada, além de outros protocolos sanitários. A medida começou nesta quinta-feira (20). Os horários das missas na Matriz continuam mantidos: terças e quintas, às 19:30 UTC-3; domingos, às 7h e 17h UTC-3.

Círio sem procissão em Belém
Mais um evento religioso será afetado pela pandemia. O Círio de Nazaré em Belém (PA), será diferente este ano em virtude da pandemia. Para evitar aglomerações, a Diretoria da Festa e Arquidiocese de Belém anunciou no dia 6 deste mês que não terá peregrinações com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Além disso, as missas serão realizadas com portas fechadas e transmitidas pela internet. Segundo o portal G1 PA, as romarias costumam reunir multidões pelas ruas da capital do Estado do Pará, sendo que a Grande Procissão, no segundo domingo de outubro (este ano seria no dia 11 de outubro), o público é de, aproximadamente, dois milhões de pessoas.

Romaria da Penha adiada em Jampa
No mês seguinte, novembro, é realizada a tradicional Romaria da Penha, a cada quarto fim de semana do mês. Inicialmente, a data planejada seria na noite de 28 e madrugada de 29 de novembro, mas foi adiada para dois fins de semana, em 12 e 13 de dezembro. Por dois motivos, a pandemia e o período eleitoral o qual o segundo turno foi remarcada para a mesma data prevista da romaria. De acordo com o reitor do Santuário da Penha, o monsenhor Nereudo Freire Henriques, em entrevista a TV Cabo Branco, o formato, que será diferente de anos anteriores por motivos de protocolos sanitários, ainda vai ser definido, assim como o tema e o horário. 

Show presencial sob distanciamento
Um festival musical com distanciamento social no Reino Unido inaugurou um novo modelo de show em arena aberta com fãs em cercas neste período de pandemia. Foi na Virgin Money Unity Arena última terça-feira (11), na cidade inglesa de Newcastle. O público ficou dividido em grupos nas 500 áreas cercadas, com distância entre 2 metros, um do outro. O festival reuniu 2,5 mil pessoas e ocorreu sob outros protocolos sanitários. Alguns países já estão voltando a realizar shows e eventos seguindo as normais e regras de distanciamento social indicadas pela OMS, como shows em 'Drive In'. Mais uma opção neste período para evitar aglomerações.

Wuhan: retorno à normalidade?!
Enquanto o restante do mundo ocorrem os eventos culturais em 'Drive In' e similar o do Reino Unido, uma festa de música eletrônica aconteceu na cidade chinesa de Wuhan, onde tudo começou há oito meses e meio e agora está sob controle. No último sábado (15), milhares de pessoas participaram de um megaevento de música eletrônica em um parque aquático. Parece que foi como forma de 'teste' porque o público dançaram aglomeradas ao ritmo da música eletrônica e sem usar máscaras. A maioria também tomaram banho, sem o distanciamento. As imagens da festa divulgadas pela Agencia France Presse geraram críticas e revolta nas redes sociais no início desta semana. A OMS reagiu os fatos, afirmando que cenários semelhantes têm sido registrados em outros países. Seria o retorno à normalidade no 'marco zero' da pandemia?!

#cadaVIDAimporta
(*A campanha deste blog como forma de respeito e solidariedade às famílias que perderam pessoas queridas da pior tragédia sanitária da história no Brasil e no Mundo.) Nos Estados Unidos, uma artista de Los Angeles (CA) homenageia as vítimas da COVID-19 com um memorial de tsurus, origami que imita pássaro. Segundo a Associated Press publicada pelo G1, Karla Funderburk começou a fazer os tsurus três meses atrás, amarrando os pássaros de papel em rosa, azul, amarelo e muitas outras cores e pendurando-os em sua galeria de arte. Ela tentou produzir dez tsurus a cada noite, mas quando o número de mortes chegou a 88 mil, em 14 de maio, ela percebeu que levaria 24 anos para concluí-los e pediu ajuda. Agora, voluntários entregam dezenas de pássaros de papel feitos diariamente. No Brasil, as catedrais e igrejas no país tocaram, ao meio-dia do último sábado (15) sinos em homenagens às vidas perdidas pela doença. A ação faz parte de iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Aliás...
...a edição do 'Jornal Nacional' do dia 8 deste mês, uma das mais históricas neste período de cobertura da pandemia até aqui, ganhou repercussão. O telejornal levou a audiência média aos sábados, chegando a 33 pontos no Ibope, de acordo com dados prévios. Segundo o portal UOL, a edição especial teve como objetivo apontar que está na Constituição do Brasil que é dever dos governantes implementar políticas que visem reduzir o risco de doenças. E que isso será motivo para análises futuras sobre a situação atual do país. Além de mais um forte editorial que foi tão impactante que vale a pena compartilhar de novo aqui.


E pra finalizar sobre o tema... 
...nada melhor descrever as recomendações. Cuidado pelas notícias falsas, as 'fake news'. Informe-se em um veículo confiável, em todas as mídias. Valorize o jornalismo profissional. Respeite o distanciamento social. Se sair quando for necessário como mercado ou farmácia, use máscara. Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel. Valorize a ciência e os cientistas. E, se possível, FIQUE EM CASA. 

--------------------

Desastre ambiental nas Ilhas Mauricio
Foi no dia 25 do mês passado, mas ganhou repercussão durante quase todo este mês até aqui. Um navio cargueiro supostamente panamenho MV Wakashio, da empresa japonesa Mitsui OKS Lines, encalhou em um recife de Pointe d'Esny, e se partiu em dois, causando, desde o dia 6 deste mês, um derrame de 4 mil toneladas de petróleo e diesel nas águas cristalinas do arquipélago, afetando peixes e outras formas de vida marinha. O governo decretou estado de emergência ambiental e nesta terça-feira (18), a guarda costeira prendeu o capitão japonês responsável pelo navio. Enquanto isso, os moradores das Ilhas Maurício usam cilindros permeáveis de cabelo e folhas para tentar limpar o óleo que vazou de um navio encalhado em uma praia do arquipélago no Oceano Índico. Os cientistas classificaram esse acidente como o pior desastre ecológico do país e dizem que os danos podem afetar as Ilhas Maurício e sua economia, dependente do turismo, por décadas. Aliás, não podemos esquecer que este mês faz um ano que ocorreu o início do vazamento de óleo nas praias do litoral do Nordeste e Sudeste do país. 

--------------------

Dia do Ciclista
Nesta quarta-feira, 19, foi lembrada o Dia Nacional do Ciclista, data criada em 2006 em homenagem ao biólogo e ciclista Pedro Davison que morreu naquela data ao ser atropelado por um motorista bêbado. Segundo o levantamento do G1/GloboNews com as prefeituras de 26 capitais, em julho de 2018, são 3.291 quilômetros de vias destinadas aos ciclistas. Segundo o IPEA em 2018, os brasileiros tem mais 'bikes' do que carros. A bicicleta é um meio de transporte que integra com outros meios deste tipo. E econômico e sustentável trazendo benefícios para o corpo humano. E neste período de pandemia, a procura foi (e continua sendo) grande. A OMS recomenda o uso do 'bike' pra quem precisa sair de casa. E pode ser uma tendência no pós-pandemia, segundo especialistas.

--------------------


A onda histórica de frio
Nesta semana, a onda de frio invadiu a parte sul do Brasil e na América do Sul, com temperaturas baixas e até neve. No Rio Grande do Sul, nove cidades da Serra, como São Francisco de Paula e Gramado, registraram precipitação de neve na noite desta quinta-feira (20), segundo MetSul Meteorologia. Na Serra de Santa Catarina, houve temperatura recorde. Às 4 da manhã UTC-3 desta sexta-feira (21), os termômetros da estação do Instituto Nacional da Meteorologia no Morro da Igreja, entre as cidades de Urubici e Bom Jardim da Serra, marcaram -8,6ºC. Houve também registros de neve em São Joaquim e Bom Jardim da Serra e mais seis municípios, segundo EPAGRI/CIRAM. No Paraná, a Somar Meteorologia informa que houve flocos de neve no Pico de Araçatuba em Tijucas do Sul, na Grande Curitiba. Na Argentina, os termômetros marcaram -6,1ºC em Saenz Peña-Chaco, o mais frio em 21 anos. Segundo os meteorologistas, a onda de ar frio deve atuar sobre o Brasil até este domingo (23). E pra quem mora em algumas áreas, o importante é se agasalhar bem.









--------------------

E a terra tremeu no Brasil 
Foi no município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, na noite desta quarta-feira (19). Moradores relataram a ocorrência e ficaram assustados. Além de suposições do que teria ocorrido. Algumas pessoas acharam que tinha relação com a Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo, o que, segundo a empresa, não houve nada anormal no local. A Prefeitura também entrou em contato com a Votorantim Energia, empresa que administra a Barragem Pedra do Cavalo, e foi informada que não houve nenhuma alteração no funcionamento. No dia seguinte, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo confirmou o tremor de terra que ocorreu na cidade vizinha, São Félix, com magnitude de 1.6 da escala Richter. E esclareceu que tremores pequenos são relativamente comuns no Brasil e podem ocorrer em qualquer lugar. Normalmente, segundo a nota, "não trazem nenhum perigo a não ser um pouco de susto a população".

--------------------

Disney+ chega ao BR em novembro
E com data marcada: dia 17, numa terça-feira. O serviço de Streaming VOD da Disney foi lançado em 8 de novembro do ano passado nos Estados Unidos e, atualmente, está disponível em 16 países e territórios. Ainda não divulgou o valor da assinatura que, nos território estadunidense, é de US$ 6,99 por mês. Com cerca de 500 filmes e mais de 7 mil episódios de séries, o catálogo original reúne conteúdos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic. Além do Brasil, a plataforma também estará disponível em países da América Latina. No Brasil, ela vai se juntar a gigantes como Netflix, Amazon Prime e Globoplay e pode ser uma opção para o espectador (ou internauta) na hora de escolher sua plataforma de streaming preferida. 

--------------------

#InBrief

• ECONOMIA :: A pesquisa PNAD Contínua Turismo sobre o 3º trimestre de 2019, divulgada na última quarta-feira (12) pelo IBGE, aponta que o brasileiro viaja pouco, vai de carro ou ônibus e fica na casa de parentes. A falta de dinheiro impediu 83 milhões de brasileiros de viajar naquele período.

• FOGO :: Na Califórnia (Estados Unidos), um incêndio florestal força centenas de moradores a deixarem suas casas. Segundo autoridades, cerca de 11 mil raios junto a uma onda de calor causaram mais de 367 focos de chamas nos últimos dias. O governador declarou estado de emergência.

• CLIMA 1 :: Pelo menos 31 cidades de Santa Catarina foram atingidas por tornados e temporais no último fim de semana, segundo a Defesa Civil. Outras 6 decretaram estado de emergência. Ao menos 5 mil residências foram afetadas e cerca de 848 pessoas foram desabrigadas e 650 desalojados.

• CLIMA 2 :: Na região Sul de Minas Gerais, uma chuva de granizo, que durou entre 10 e 15 minutos, mudou a paisagem no campo e encheu ruas de gelo em quatro cidades da região, entre a madrugada de segunda-feira (17) e a manhã de terça-feira (18). Ninguém ficou ferido e houve pouca ocorrência. 

• INTERNET :: A Microsoft anunciou nesta semana o encerramento do Internet Explorer, lançado em 1995 e foi líder entre as décadas de 1990 até 2010. A partir de 17 de agosto de 2021, nenhum aplicativo ou serviço da empresa será compatível com o último navegador, o IE 11, lançado em 2013.

• GAMES :: Uma pesquisa do Datafolha, encomendada pela Brasil Game Show, traçou o perfil das pessoas que jogam videogame no país. Segundo o Metro Jornal, quatro em cada dez brasileiros com 12 anos ou mais têm este hobby. A idade média dos "gamers" é de 30 anos. 39% preferem ação.

• TELEVISÃO :: Pelo 15º ano de indicações e sexto ano consecutivo, a TV Globo recebe duas indicações para o Emmy Internacional de Jornalismo 2020, com reportagem do telejornal local 'RJ2' e documentário da GloboNews. A premiação será em 21 de setembro, em cerimônia online.

• COMUNICAÇÃO :: Em Florianópolis (SC), o jornal Notícias do Dia lançou na última sexta-feira (14) o seu novo projeto gráfico no impresso. Com cores mais vibrantes, a nova fase traz modernidade e reforça a importância da mídia impressa. A edição especial do novo visual contém 120 páginas.

• BELEZA :: A Miss Brasil 2020 é uma gaúcha. A modelo e atriz Julia Gama, de 27 anos, é eleita representando o Rio Grande do Sul. A 66ª edição do concurso foi diferente. Afetada pela pandemia, a edição foi realizada virtual e o anúncio, exibida nesta quinta-feira (20) na Internet, foi gravada.

• AUTOMOBILISMO :: Neste domingo (23), ocorrerá as 500 milhas de Indianapolis (Indiana, USA), dentro da IndyCar - Formula Indy. Programada para 24 de maio, a 104ª edição foi um dos eventos adiados em virtude da pandemia e será realizada sem a presença de público e sob protocolos sanitários.

• DINHEIRO :: Dólar US$ - Comercial: R$ 5,60. Dólar US$ - Turismo: R$ 5,91. Euro - Comercial: R$ 6,62. Euro - Turismo: R$ 6,74. Libra Estrelina - Comercial: R$ 7,35. (Fonte: UOL)

--------------------

ANIVERSARIANTES... 🎂 
...da última semana. SEG 10 AGO: Lorena Correia (Caaporã, PB), Shayanne Camilly (Alagoinhas, BA). TER 11 AGO: Bruno Pereira (São Vicente Férrer, PE). QUI 13 AGO: Laine Nascimento (Caaporã, PB), Larissa Felix (Rio de Janeiro, RJ). SEX 14 AGO: Andressa Ausani (jornalista - Porto Alegre, RS). SAB 15 AGO: Lucas Felipe (João Pessoa, PB), Marcos Guiotti (jornalista e comentarista esportivo - Belo Horizonte, MG), Diana Chaves (Caaporã, PB), Adriele Bonfim. 
...da semana que passou. SEG 17 AGO: Lincoln Pedro (Caaporã, PB), Luana Suzan (São Paulo, SP). TER 18 AGO: Gabriella Bordasch (jornalista e documentarista - Porto Alegre, RS). QUA 19 AGO: Danrley Viana (Pitimbu, PB), Ceci Mello (jornalista - Rio de Janeiro, RJ). QUI 20 AGO: Eric Fonseca (policial), Luelyda Patrícia (Caaporã, PB), Guilherme Canal (Passo Fundo, RS), Lázaro Farias (jornalista e radialista - Campina Grande, PB).  
...deste fim de semana. SAB 22 AGO: Camila Marques (João Pesoa, PB/Goiana, PE). DOM 23 AGO: Kelin Zanette (Caxias do Sul, RS), Juliana Bandeira (jornalista - João Pessoa, PB), Karin Felix (jornalista - Nova Petrópolis, RS).    
...da semana que virá. TER 25 AGO: Lerissa Kunzler (professora - Victor Graeff, RS). QUA 26 AGO: Alycia Lima (social media - João Pessoa, PB). QUI 27 AGO: Anelise Nicolodi (jornalista - Cruz Alta, RS).  SEX 28 AGO: Elza Maria Mendonça (Caaporã, PB), Rodrigo Silva (Caaporã, PB), Gabrielle Debastiani (princesa da Festa da Uva 2013 - Caxias do Sul, RS). SAB 29 AGO: Cristine Gallisa (jornalista - Porto Alegre, RS), Flávia Requião (jornalista - Porto Alegre, RS) DOM 30 AGO: William Nascimento (Teixeira de Freitas, BA), Valdo Nazário (Caaporã, PB). 

--------------------

CANÇÃO DA SEMANA 🎶 
Kikki Danielsson - Bra Vibrationer 
*Escrita por: Ingela "Pling" Forsman. 
*Composta por: Lasse Holm. 
Eurovision Song Contest 1985 - Sweden.
© 1985 EBU.

No último sábado (15), foi reprisado, via YouTube oficial do Eurovision Song Contest, a íntegra do Festival da Canção Eurovision de 1985, realizado em Gotemburgo, na Suécia. A reprise faz parte do projeto #EurovisionAgain, que desde 21 de março revisitam as principais edições de anos anteriores. É uma das alternativas para os fãs do festival neste período de isolamento social, já que a edição deste ano foi cancelado e adiado para maio do ano que vem. Até 28 de junho era semanal, passando para o terceiro sábado de cada mês, desde 18 de julho. Na edição de 1985, participaram 19 países. A canção vencedora foi 'La Det Swinge', da dupla Bobbysocks, representando a Noruega. Mas tem canções que me chamou a atenção deste que vos escreve, como da Alemanha, Turquia, Itália, Finlândia, Dinamarca e Súécia. E é com a canção que representou a Suécia, naquela edição, que compartilho o vídeo abaixo, com a canção 'Bra Vibrationer', da intérprete Kikki Danielsson, escrita por Ingela Forsman e composta por Lasse Holm. Traduzido em sueco: 'Boas Vibrações'.  Vídeo via YT/escLIVEmusic1.


--------------------

PONTO FINAL. • Durante o programa 'Que Arretado!', da TV Clube (Recife, PE), desta quarta-feira (19), a apresentadora Amanda Neves foi surpreendida pela invasão de duas baratas no estúdio, o que deixou a Maga, como é chamada, subir a bancada ao vivo. Coube o integrante Leonardo Nascimento a matar os bichos. O assunto causou repercussão nas redes sociais e em portais especializados de Televisão como portal Notícias da TV. Depois da aparição de um rato durante a entrada ao vivo antes do intervalo do de um telejornal local, uma invasão de duas baratas durante o programa ao vivo. Cenas inusitadas na televisão pernambucana em menos de dois meses. 


--------------------

ESTOU NO... 
...Twitter e Instagram: @lucianoamorim94.

*Com informações do GLOBOESPORTE.com, Esporte Interativo, Metro Jornal, Jornal Extra (Rio de Janeiro, RJ), Notícias do Dia Florianópolis, Diario de Pernambuco, Folha de Pernambuco, G1 RJ, G1 PA, G1 PB, Portal Correio, Revista Globo Rural, G1 Jornal Nacional, G1, Folha de S. Paulo, Agencia France Presse, O Estado de S. Paulo, Terra, UOL, G1 RS, G1 SC, G1 PR, G1 Sul de Minas, G1 BA.

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma enchente para a história