Confira um resumo dos fatos da semana selecionados pelo editor.
Semana 1, 2, 3, 4 e 5 de 52 do ano de 2021.
*ESCLARECIMENTO: Esta edição seria publicada em um dos fins de semana de Janeiro. Entretanto, por motivos pessoais - e até de força maior, a edição #16 desta coluna foi publicada neste fim de semana, com os assuntos selecionados pelo editor durante esta semana e alguns das semanas anteriores (não estranhe!). Desde já, agradeço a sua compreensão.
Enfim, TEMOS VACINA!
*ESCLARECIMENTO: Esta edição seria publicada em um dos fins de semana de Janeiro. Entretanto, por motivos pessoais - e até de força maior, a edição #16 desta coluna foi publicada neste fim de semana, com os assuntos selecionados pelo editor durante esta semana e alguns das semanas anteriores (não estranhe!). Desde já, agradeço a sua compreensão.
Enfim, TEMOS VACINA!
Na primeira edição desta coluna em 2021, uma dose de esperança. Com a aprovação de uso emergencial de duas primeiras vacinas pela Anvisa e a aplicação da primeira pessoa em São Paulo, ambos no dia 17 deste mês, o Brasil, enfim, iniciou o processo de vacinação um mês e meio depois do início da vacinação no Reino Unido. Inicialmente, apenas profissionais de saúde, idosos em locais de convivência e indígenas serão imunizados. (Abaixo, o vídeo, via YouTube/CNN Brasil, do momento em que a enfermeira do hospital Emílio Ribas, Mônica Calazans, foi a primeira pessoa a se vacinar contra a Covid-19 no país)
A vacina é a única forma de controlar a doença. É uma injeção de esperança, como diz a presidente do Hospital de Clinicas de Porto Alegre, Nadine Clausell. Mesmo com boas notícias, ainda não podemos baixar a guarda. Seguimos as recomendações de sempre, como você vê no final deste tema, até atingir a cobertura vacinal entre 70% e 90%. Há uma longa caminhada pela frente, mas há uma luz no fim do túnel.
'Vacinômetro'
Dias depois da aplicação da primeira dose da vacina contra a COVID-19 no Brasil, governos municipais e estaduais criaram o 'vacinômetro', que acompanha a situação da vacinação nas cidades e nos estados. O perfil @Coronavirusbra1 no Twitter e o Consórcio de Imprensa também criou o 'vacinômetro' no Brasil com dados das secretarias estaduais da saúde. Os dados da vacinação no Brasil, assim como dados globais como Our World in Data e da Bloomberg, são fundamentais pra acompanhar a situação, assim como acontece nas divulgações de casos e óbitos desde o início da pandemia. Até o fechamento desta edição, o levantamento do Our World in Data aponta a marca de 123 milhões de vacinados. Israel é o país mais avançado com 5,38 milhões de vacinados, atingindo 39,17% da população total e 62,12% de does aplicadas por 100 habitantes.
E mais...
Ainda segundo Our World in Data, tem país que tem mais vacinados do que casos confirmados. Como é o caso dos Estados Unidos e Reino Unido. Nesta quarta-feira (3), o número de vacinados no mundo ultrapassou o de infectados pelo vírus desde o início da epidemia. E tem país como Austrália e Nova Zelândia que, mesmo com a epidemia controlada, ainda não iniciou a vacinação. No dia 24 do mês passado, o governo australiano informou que o regulador local "aprovou provisoriamente" a vacina contra a COVID-19, a da Pfizer/BioNTech, para uso emergencial. A previsão é que a vacinação começa neste mês.
No Brasil
O Brasil termina o mês de janeiro com 2 milhões de vacinados, cobrindo 0,97% da população - sendo 1,27 acima de 18 anos, segundo dados do Consórcio de Imprensa (no dado recente, são 3,36 milhões de vacinados na primeira dose cobrindo 1,59% da população). Em entrevista à CNN Brasil, o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Júlio Croda, afirmou que o Brasil precisaria ter 30 milhões de doses para concluir 1º fase de vacinação durante 30 dias. Outra meta, segundo especialistas, é vacinar 1 milhão por dia - o que é um desafio grande. Na América do Sul, cinco países e um território já começaram a vacinação: Argentina, Chile, Equador e Bolívia. Não sabemos como está a situação em Guiana Francesa, território pertencente à França.
Mais resultados
Mais duas vacinas tiveram bons resultados. Nesta quinta-feira (28), a empresa de biotecnologia estadunidense Novavax informou que a sua vacina contra a COVID-19 tem uma taxa de eficácia de 89,3%. Segundo o portal G1, o índice foi obtido por meio dos estudos clínicos de fase 3, última etapa de testes, que contou a participação de mais de 15 mil voluntários no Reino Unido. No entanto, a análise é preliminar. No dia seguinte, a Johnson & Johnson anunciou que sua vacina contra o vírus teve 66% de eficácia em prevenir casos moderados e graves. Considerados apenas os casos graves, o nível de proteção foi de 85%. Nenhuma pessoa vacinada morreu de COVID. A eficácia da vacina para pacientes com casos leves da doença não foi divulgada, e os resultados ainda não foram publicados em revista científica. A vacina da Johnson é uma das que foram testadas no Brasil. Segundo o relatório recente da OMS, 236 vacinas estão em desenvolvimento, sendo 63 testadas em humanos. E 16 estão na última fase de testes.
--------------------
#coronacrise
Números preocupantes
O ano de 2021 começou com uma pandemia global ainda em curso. Nos primeiros dias do ano teve uma alta de casos e óbitos nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Portugal e Alemanha. As novas variantes de coronavírus que fez alguns países, como Reino Unido e Espanha, a ter medidas restritivas. A ocupação de leitos da UTI em hospitais de algumas cidades como Campina Grande e São Paulo. E o colapso no sistema de saúde de Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO). No Brasil, dados do Consorcio de Imprensa compilados com as secretarias estaduais de saúde voltaram a registrar média móvel de mortes acima de mil e, durante cinco dias, nenhum estado teve registro de queda de mortes. O jornalista Alan Severiano, da TV Globo, que acompanha os números da pandemia no 'Jornal Nacional', afirma que os números de casos e óbitos nos últimos dias foram do passado - que já aconteceram. E é, segundo ele, 'reflexo do comportamento das pessoas nas últimas semanas'. E que os números das próximas semanas e meses 'dependem do comportamento e da atitude de cada um de nós'. Enquanto isso, planeta chegou a 100 milhões de infectados por COVID-19 desde o início do surto.
O temor da 'explosão'
O ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, alertou para o risco da variante brasileira do novo coronavírus, identificada em Manaus, provocar um agravamento do quadro epidemiológico no Brasil que, na sua avaliação, está "em progressão". E prevê uma 'megaepidemia' em 60 dias caso a mutação do coronavírus achada no Amazonas se espalhe. As declarações foram feitas nos programas 'Manhattan Connection' da TV Cultura (nesta quarta-feira, 27) e 'Balanço de Notícias' da Rádio Jornal do Commercio (Recife, PE - nesta quinta-feira, 28). Já cientistas ouvidos pelo jornal O Globo (Rio de Janeiro, RJ) avaliam que a nova variante surgida em Manaus (AM) pode tomar o Brasil em um mês. São dados preocupantes, mas cabe aos governos e a sociedade a tomar medidas pra conter a variante do vírus. É questão de tempo.
Um fato consumado
Um levantamento feito pelo Lowy Institute, de Sydney (Austrália), apontou o Brasil como o pior país do mundo a lidar com a pandemia de COVID-19. O estudo analisou quase 100 países de acordo com seis critérios, como casos confirmados, mortes e capacidade de detecção da doença. Além do Brasil, México, Colômbia, Irã e Estados Unidos ficaram entre os últimos da lista. Por outro lado, os países que melhor responderam à pandemia foram Sri Lanka, Letônia, Austrália, Islândia, Ruanda, Chipre (ou Cyprus), Tailândia, Taiwan, Vietnã e Nova Zelândia - o último que foi (e continua sendo) um exemplo para o mundo. A China, onde o vírus surgiu no final de 2019, não está incluída na lista por falta de dados de diagnóstico disponíveis ao público, segundo os autores.
#cadaVIDAimporta
(*A campanha deste blog como forma de respeito e solidariedade às famílias que perderam pessoas queridas da pior tragédia sanitária da história no Brasil e no Mundo.) No dia 7, o Brasil atingiu a mais uma triste marca: 200 mil mortes por COVID-19. Na última terça-feira (19), os Estados Unidos chegaram a marca de 400 mil. Segundo o portal G1, a disseminação do vírus se agravou na mudança do outono para o inverno no Hemisfério Norte, quando os EUA comemoraram o Dia de Ação de Graças (novembro) e as festas de fim de ano. Embora alguns estados tenham anunciado restrições, grande parte do país continua com comércio e outras atividades funcionando normalmente. E nesta terça-feira (26), o Reino Unido foi o primeiro país europeu a atingir a marca de 100 mil mortes. São dados tristes no mês em que o Planeta chegou a marca de 2 milhões de vidas perdidas pela doença, atingida entre os dia 14 e 15.
*
E digo mais uma vez: por trás da estatística, estão pessoas. São histórias que foram interrompidas por um inimigo invisível que assusta o mundo há um ano e quase dois meses e ainda sem sinal do fim da pandemia. Fica aqui o meu respeito e a minha solidariedade aos familiares das mais de 2,3 milhão ao redor do globo, sendo mais de 230 mil no Brasil, da maior crise sanitária da história do Século 21.
Mais 'reprises' substituindo às 'reprises'...
#televisao :: A Globo anunciou na última quinta-feira (28) mais uma reprise na faixa das 18h. Será a novela 'A Vida da Gente' (exibida entre 26 de setembro de 2011 e 3 de março de 2012 com 137 capítulos). Escrita por Licia Manzo e direção de núcleo de Jayme Monjardim, a trama, ambientada em Porto Alegre (RS), será reprisada, em edição especial, a partir de 1º de março, substituindo 'Flor do Caribe' (2013) e antecipará a inédita 'Nos Tempos do Imperador', que precisou novamente ser adiada - enquanto as gravações nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro (RJ) continuam seguindo todos os protocolos de segurança. Em nota enviada ao portal NaTelinha, a Globo prevê a estreia do folhetim de Thereza Falcão e Alessandro Marson para o segundo semestre desse ano.
*
É a terceira novela a ser reprisada, em formato especial, no horário das seis. Na faixa das 19h e 21h, não haverá previsão de outra reprise porque 'Amor de Mãe' e 'Salve-se Quem Puder' voltarão para a programação da emissora a partir do mês que vem. Ambos, os folhetins foram gravados e finalizados no final do ano passado.
E pra finalizar sobre o tema...
...nada melhor descrever as recomendações. Cuidado com as notícias falsas, as 'fake news'. Informe-se em um veículo confiável, em todas as mídias. Valorize o jornalismo profissional. Respeite o distanciamento social. Se sair quando for necessário como mercado ou farmácia, use máscara. Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel. Valorize a ciência e os cientistas. E, se possível, FIQUE EM CASA.
--------------------
#Verao2021
Uma alta temporada atípica
Com eventos cancelados e/ou suspensos e sob restrições em meio a uma pandemia global ainda em curso, o verão deste ano aqui no Brasil e no Hemisfério Sul é mais do que estranho. É muito mais atípico de tudo que já vi ou presenciei em anos anteriores. Mesmo com as recomendações para uma alta temporada segura, ainda vejo cenas de praias lotadas em alguns locais e de uma grande parte das pessoas descumprindo as normas sanitárias. É preciso ter MUITO CUIDADO e CAUTELA. Este é uma alta temporada diferente. Mas seguimos confiantes e esperançosos para o próximo verão - seja no ano que vem ou no outro (e também nos próximos)...
Dicas da alta estação em plena pandemia
Com pouca movimentação nesta alta temporada em virtude da pandemia, este espaço traz alguns serviços e dicas de lugares pra visitar no pós-pandemia, além de informações. Como um artigo publicado pela PUCRS que publicou, em seu blog, sugestões de como curtir a época mais quente do ano em meio à pandemia, seguindo as orientações de segurança e distanciamento social da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. Entre as dicas estão: experimentar receitas refrescantes, não deixar de tomar sol, praticar exercícios e cuidados ao sair de casa como uso de máscaras. Os detalhes você confere clicando aqui. O jornal Zero Hora (Porto Alegre, RS) também publicou as dicas deste tipo. A matéria, publicada em outubro do ano passado, você confere clicando aqui.
A alta estação em 'multitelas'
Como acontece a cada ano, algumas estações de TV locais ou nacionais trazem atrações relacionadas ao verão no sinal aberto e por assinatura. Na TV Bandeirantes, foi realizado o projeto 'Band Verão', que este ano foi ambientado no Rio Grande do Norte. Durante o mês de janeiro, o projeto incluiu boletins turísticos e programas gravados em locais estratégicos do estado para exibição nacional. Destaque para 'Zeca Pelo Brasil', apresentado pelo Zeca Camargo - que também é diretor de conteúdo artístico da emissora. E o 'Música Na Band Verão'. Uma observação: já teve projeto relacionado à alta estação semelhante ao 'Band Verão', como o 'Verão Vivo' em meados da década de 1990.
Jornal Agora RN
*
Outro destaque é o 'Verão Nordeste', programa especial exibido, a cada janeiro do ano, pela Globo Nordeste (Recife, PE) que divide em duas partes. Um dedicado aos lugares de Pernambuco. E outro em conjunto com os 9 estados da Região Nordeste transmitido ao vivo em rede regional. Este ano, teve o especial transmitido no último sábado (30) em rede regional. Além de mostrar lugares dos nove estados para dentro da casa do telespectador, o programa trouxe dicas de como aproveitar a alta temporada, ainda em plena pandemia em curso, com segurança e responsabilidade.
*
Entre os lugares mostrados no programa destaco quatro que me chamou a atenção: a tranquilidade e águas mornas na Praia de Paripueiras, no litoral Norte de Alagoas; os recifes artificiais na Baía de Todos os Santos, em Salvador (BA); a rotina do Parque Dois Irmãos, no Recife (PE), que ainda está fechado para visitantes em virtude da pandemia; e a calmaria do Litoral Oeste do Ceará. Além da Costa Branca Potiguar (Rio Grande do Norte). Outro tópico foi a valorização do turismo local e regional, já que as viagens internacionais ainda estão suspensas em virtude da pandemia. A íntegra do programa especial você confere clicando aqui, via Globoplay. Ou clicando aqui, via G1 PE.
--------------------
No Hemisfério Norte...
... o inverno deste ano é marcado por fortes tempestades e baixas temperaturas. Na Espanha, uma forte tempestade batizada de 'Filomena' causou transtornos no centro e no leste do país na primeira quinzena do mês passado. Nos Estados Unidos, uma forte nevasca deixou ao menos 7 mortos e 3 desaparecidos no Nordeste do país. Em Nova Jersey, a neve chegou a se acumular em uma camada de quase um metro de altura. O estado é o mais atingido pela tempestade. No oeste do país, no estado de Colorado, houve registro de avalanche. Na Pensilvânia, uma marmota 'prevê' um inverno longo no país como você vê no vídeo abaixo via YouTube/Band Jornalismo.
--------------------
Mudanças nas paróquias
O ano começou com mudanças na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção em Alhandra. Após 2 anos e 5 meses, Padre Luiz Carlos Nascimento deixou a paróquia como administrador paroquial. A última missa dele foi no dia 7 do mês passado. Padre Luiz Carlos transferiu para a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida no bairro de Valentina Figueiredo, em João Pessoa, onde a posse canônica como administrador paroquial foi no dia 9, substituindo Padre Marcelo Monte que migrou para a Igreja de Santo Inácio, no bairro do Alto do Céu, na capital da Paraíba.
*
Quem assumiu no lugar do Padre Luiz Carlos foi Padre Luciano Lustosa, que era pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição no Conde. No dia 8, foi celebrado a sua missa de despedida no Conde. Três dias depois, no dia 11, foi realizado a sua posse canônica em Alhandra. Antes, no dia 10, foi presidida a missa dominical à tarde - a última antes de assumir em definitivo. Padre Luciano Lustosa comandava da Forania Litoral Sul (com as paróquias de Caaporã, Alhandra, Pitimbu e Conde). Na Paróquia do Conde, quem assumiu foi Padre Luciano Coura, cuja posse canônica foi realizado no dia 13.
*
As mudanças foram anunciadas pela Arquidiocese da Paraíba e todas as celebrações de posses canônicas foram presididas pelo vigário Geral, o Padre Luiz Júnior. E seguindo os protocolos sanitários em virtude da pandemia.
--------------------
O retorno da travessia Acaú/Carne de Vaca
Uma embarcação que foi usada nos primeiros anos da década passada poderá voltar a existir nas próximas semanas. É a travessia que liga as praias de Acaú (em Pitimbu, PB) e de Carne de Vaca (em Goiana, PE), na foz do Rio Goiana. A informação é do Portal do Litoral PB. Na última terça-feira (26), representantes de Pitimbu, Goiana e Caaporã, três das quatro cidades do Litoral Paraibuco (que incluo também Alhandra), se reuniram para definir ações para reativação da balsa entre as duas praias. O retorno é um sonho antigo dos moradores da região. O serviço da travessia encurtará a distância entre ambos, gerando economia de tempo e de combustível para moradores, visitantes e turistas. O trecho da travessia é de quase dois quilômetros e com a balsa, será possível fazer esse deslocamento em até 20 minutos a depender da maré. Agora, as prefeituras de duas cidades irão trabalhar para elaborar documentos e coletar informações e irá reunir com os órgãos e setores de proteção ambiental. Com o retorno da travessia, quem beneficia são os moradores de duas praias e a área litorânea da região 'bi-estadual'. É uma boa notícia e estamos na expectativa pelo retorno dela nas próximas semanas.
*
Aliás, na internet - sobretudo no YouTube, são raros os registros do funcionamento da travessia de pouco mais de dez anos atrás, como você confere no vídeo abaixo via YouTube/Lindolfo Brasil (publicado em 11 de novembro de 2012).
--------------------
Os indicados do Golden Globes
Nesta quarta-feira (3) foram anunciados os indicados para a 78ª edição do Golden Globes (em língua portuguesa, Globo de Ouro). Os filmes que tem mais indicações são "Mank" (6) e "Os 7 de Chicago" (5). "The Crown" é a série mais indicada, com seis indicações. A Netflix domina a lista nas categorias de filmes (com 22 indicações) e de TV (20). Inicialmente prevista no primeiro domingo de Janeiro, a premiação deste ano foi remarcado para 28 deste mês, por causa da pandemia. Mesmo dia em que seria realizada a premiação do Oscar que foi remarcado para 25 de abril, também por causa da pandemia.
G1
E tem mais...
...o filme 'Bacurau', dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles foi indicado como um dos melhores filmes internacionais do Spirit Awards, principal premiação do cinema independente dos Estados Unidos. A produção concorre concorre com produções da Índia, Costa do Marfim, Hungria e Bósnia e Herzegovina e pode abrir chances de concorrer a uma indicação do Oscar deste ano. A premiação ocorrerá em 22 de Abril. Normalmente, o evento acontecia um dia antes do Oscar, mas em virtude da pandemia, este ano será diferente.
--------------------
#InBrief
• JOÃO PESSOA :: Principal patrimônio da cidade, o Hotel Tambaú foi arrematado em leilão, depois de mais de um ano de incertezas sobre o futuro do local, por R$ 40,6 milhões ao grupo A. Gaspar, do Rio Grande do Norte. A expectativa é que o hotel volte a funcionar ainda neste semestre.
• PARTO :: Um bebê nasceu dentro de um carro, em Campo Bom, na Região Metropolitana, nesta quarta-feira (3). O parto do menino aconteceu dentro de uma Brasília estacionada na entrada do Hospital Lauro Réus. Segundo o G1 RS, a mãe, que foi para a ala hospitalar, e o bebê passam bem.
• FUTURISTA :: A Amazon divulgou nesta terça-feira (2) o projeto para o prédio de sua nova sede na cidade de Arlington, na Virginia, Nordeste dos Estados Unidos. Segundo o Metro Jornal, o edifício, que funcionará com energia renovável, traz espaços abertos e cheios de natureza entre seus 22 andares.
• CIÊNCIA 1 :: Em Fernando de Noronha (PE), uma expedição marítima realizada por cientistas brasileiros e norte-americanos resultou na descoberta de quatro novas espécies de peixes, exclusivos do litoral brasileiro. Durante 17 dias, pesquisadores utilizaram tecnologias como minissubmarinos remotos.
• JOÃO PESSOA :: Principal patrimônio da cidade, o Hotel Tambaú foi arrematado em leilão, depois de mais de um ano de incertezas sobre o futuro do local, por R$ 40,6 milhões ao grupo A. Gaspar, do Rio Grande do Norte. A expectativa é que o hotel volte a funcionar ainda neste semestre.
• PARTO :: Um bebê nasceu dentro de um carro, em Campo Bom, na Região Metropolitana, nesta quarta-feira (3). O parto do menino aconteceu dentro de uma Brasília estacionada na entrada do Hospital Lauro Réus. Segundo o G1 RS, a mãe, que foi para a ala hospitalar, e o bebê passam bem.
• FUTURISTA :: A Amazon divulgou nesta terça-feira (2) o projeto para o prédio de sua nova sede na cidade de Arlington, na Virginia, Nordeste dos Estados Unidos. Segundo o Metro Jornal, o edifício, que funcionará com energia renovável, traz espaços abertos e cheios de natureza entre seus 22 andares.
• CIÊNCIA 1 :: Em Fernando de Noronha (PE), uma expedição marítima realizada por cientistas brasileiros e norte-americanos resultou na descoberta de quatro novas espécies de peixes, exclusivos do litoral brasileiro. Durante 17 dias, pesquisadores utilizaram tecnologias como minissubmarinos remotos.
• CIÊNCIA 2 :: Um animal pré-histórico que viveu há mais de 230 milhões de anos e descoberto na Região Central do Rio Grande do Sul estampou a capa da edição de 17 de dezembro da revista científica britânica "Nature". Fósseis de um lagerpetídeo foram encontrados em sítio paleontológico em 2010.
• GARANHUNS :: Principal ponto turístico da cidade do Agreste de Pernambuco, o Relógio das Flores chegou ao seu 40º aniversário. Localizado na Praça Tavares Correia, a obra foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1981 na gestão do prefeito Ivo Amaral e inspirado em um relógio de flores da Suíça.
• SUPER BOWL 1 :: Neste domingo (7) será realizada a 55ª edição de um acontecimento que gera audiência e faturamento nos Estados Unidos. E que encerra a temporada da NFL, principal torneio de futebol americano - o qual a atual iniciou em 10 de setembro. A final reúne os vencedores de cada conferência.
• SUPER BOWL 2 :: Este ano, a disputa é entre Kansas City Chiefs e Tampa Bay Buccaneers no Raymond James Stadium, em Tampa (Flórida). A presença de público no estádio será limitada. A atração do show do intervalo será por The Weeknd. A partida será televisionada nos Estados Unidos pela CBS.
• TELEVISÃO :: O comunicador Fausto Silva vai deixar a TV Globo no final deste ano após 32 anos. O anúncio foi na última segunda-feira (25) e surpreendeu a todos. Em nota, a Globo diz que ele decidiu "encerrar sua jornada à frente de programas semanais" neste último ano de seu contrato.
• STREAMING :: A Netflix está produzindo uma animação 3D de um personagem do game da SEGA. O anúncio foi no perfil oficial da plataforma no Twitter. A série “Sonic Prime” é uma produção em parceria com a Wild Brain Studio e Man Of Action Entertainment e tem previsão de lançamento para 2022.
• DINHEIRO :: Dólar US$ - Comercial: R$ 5,38. Dólar US$ - Turismo: R$ 5,54. Euro - Comercial: R$ 6,48. Euro - Turismo: R$ 6,70. Libra Estrelina - Comercial: R$ 7,39. (Fonte: UOL)
--------------------
ANIVERSARIANTES... 🎂
...das últimas semanas. SEG 4 JAN: Taynara Gabriel (estudante - Alhandra, PB). TER 5 JAN: Laryssa Correia, Jefferson Lacerda (João Pessoa, PB). QUA 6 JAN: Lisandra Lacerda Lanzini (jornalista - Chapecó, SC), Regina Oliveira (Guarulhos, SP), Aianny Rodrigues (Caaporã, PB). SEX 8 JAN: Myllena Campelo (nutricionista - Pitimbu, PB), Marina Ashley (Santa Rita, PB). DOM 10 JAN: Dilma Eduardo (Caaporã, PB). | SEG 11 JAN: Duda Felix (Caaporã, PB), Georgia Azevedo (Brasília, DF), Rodrigo Fernandes (Caaporã, PB). QUA 13 JAN: Leandro Correia (Caaporã, PB), Amanda Melo (perita criminal - João Pessoa, PB). SEX 15 JAN: Daniela Andrade (Alhandra, PB). SAB 16 JAN: Eliana Losekann (jornalista - Balneário Camboriú, SC). DOM 17 JAN: Maria Beatriz (Caaporã, PB). | TER 19 JAN: Vanessa Gomes (Caaporã, PB). QUA 20 JAN: Lidiany Correia (Caaporã, PB), Cinthia Raasch (jornalista - Joinville, SC), Meire Souza (Salvador, BA), Nayalle Venceslau (Caaporã, PB). QUI 21 JAN: Mayara Queiroz (Caaporã, PB). SEX 22 JAN: Padre Luiz Carlos Nascimento (João Pessoa, PB), Juliana Felix (Caaporã, PB). SAB 23 JAN: Rosane Marchetti (jornalista - Porto Alegre, RS), Caline Trajano de Brito (Caaporã, PB). DOM 24 JAN: Lúcia Pires (jornalista - São Francisco de Paula, RS). | SEG 25 JAN: Bruno Sakaue (jornalista - João Pessoa, PB). QUA: 27 JAN: Jorge Luiz (prefeito - Pitimbu, PB). SAB 30 JAN: Luci Jorge (jornalista - Porto Alegre, RS). DOM 31 JAN: Yaggo Sullivan (Caaporã, PB), Lorenna Farias.
...da semana que passou. SEG 1 FEV: Maria Hiara (Conde, PB). TER 2 FEV: Laysa e Layse Nazário (Caaporã, PB). QUA 3 FEV: Marcos Pereira (Camaçari, BA). SEX 5 FEV: Allycia Souza (Caaporã, PB), Fhall Marques (Caaporã, PB).
...deste fim de semana. SAB 6 FEV: Lucas Gomes (Pitimbu, PB). DOM 7 FEV: Vitória Diniz (Caaporã, PB), Natália Oliveira (João Pessoa).
...deste fim de semana. SAB 6 FEV: Lucas Gomes (Pitimbu, PB). DOM 7 FEV: Vitória Diniz (Caaporã, PB), Natália Oliveira (João Pessoa).
...da semana que virá. SEG 8 FEV: Marcilene Barros (Caaporã, PB). TER 9 FEV: Mel Andrade (Cajazeiras, PB). QUI 11 FEV: Núria Saldanha (jornalista - Washington, D.C., USA), Aline Guilhermino (Caaporã, PB). SEX 12 FEV: Gabrielly Silva (Caaporã, PB), Cezar Paredão (cantor - Pitimbu, PB). DOM 14 FEV: Shirley Ribeiro (Alhandra).
--------------------
CANÇÃO DA SEMANA 🎶
Lulu Santos Feat. Vitor Kley - A Cura
*Composta por: Lulu Santos, Antonio Cicero and S.Santos.
*Canção de 1988.
© 2021 Midas Music.
Na primeira coluna deste ano, compartilho a canção 'A Cura', do intérprete Lulu Santos e composta por ele mesmo e Antonio Cicero and S.Santos. Ela é como referência sobre o início do processo de vacinação no Brasil e em alguns países. A canção de 1988 ganhou uma nova versão com a participação do Vitor Kley. A regravação foi lançada nesta quarta-feira (27), nas plataformas digitais de música, e que você confere abaixo o vídeo via YouTube/Midas Music.
--------------------
--------------------
*Com informações do G1, UOL, CNN Brasil, Correio Braziliense, TV Cultura (São Paulo, SP), Rádio Jornal do Commercio (Recife, PE), O Globo, Site NaTelinha, RTVE.es, Portal do Litoral PB, G1 PB, G1 RS, Metro Jornal, G1 PE, Folha de Pernambuco, Site CinePOP.
---
Nenhum comentário:
Postar um comentário