Confira um resumo dos fatos da semana selecionados pelo editor.
*OBSERVAÇÃO: Esta coluna contém informação e opinião.
Semana 50 de 52 do ano de 2023.
O resumão de 2023
O resumão de 2023
(Parte 1)
*Descrição da foto: Capa da revista estadunidense TIME (que completou 100 anos em março) publicada no final de fevereiro que destaca o diálogo entre jornalistas da revista e o chatbot criado pela OpenAI. A edição aborda como o uso de inteligência artificial deve causar uma revolução no mundo, e traz como exemplo ferramentas criadas pela plataforma. (Época Negócios)
#especial
Gente querida! Após quase dois anos, esta coluna está de volta! Pra quem não sabe, este espaço traz um resumo dos principais fatos ou acontecimentos que marcaram a semana - a partir de fontes confiáveis - selecionados por este que vos escreve baseado nos moldes de algumas colunas do jornal impresso. E retorna com uma edição especial. O ano que termina foi marcado por muitos acontecimentos no Brasil e no mundo - dentro e fora do noticiário. Mas ainda estou passando por um problema operacional - assim como outros motivos de força maior. E, por este motivo, não sobrou tempo para mencionar um assunto ou tema interessante que chamou a atenção - inclusive por aqui (a qual considero como o 'carro-chefe' deste blog). Então, resolvi fazer uma retrospectiva de forma resumida - em forma de artigo. Porém, ficou extenso que optei por dividir em tres partes. A primeira (onde você está vendo), destaca os destaques nacionais, internacionais, da música, da tecnologia e da ciencia. Já a segunda e a terceira parte você confere, respectivamente, nos dois próximos fins de semana.
IA, Barbie e Taylor Swift
O ano que termina será marcado por três principais tópicos que chamo a atenção. A Inteligência Artificial, que, apesar de ser uma revolução à humanidade, ainda gera polêmicas ou controvérsias. Inclusive, o responsável pela criação do ChatGPT foi demitido pelo conselho da própria empresa. Sam Altman iria para a Microsoft, mas a OpenAI decidiu retornar o seu comando. A onda rosa de uma boneca que virou filme, o qual chamou a atenção de muita gente, e superou as expectativas - tornando-se a maior bilheteria do ano e a primeira de uma cineasta mulher. E o fenômeno da cantora estadunidense, o qual, além de lançar seu álbum regravado após briga com sua antiga gravadora, sua turnê deu o que falar e poderá ser a mais lucrativa da história. Entretanto, causou alvoroço e, até, uma tragédia - como no Brasil. A turnê ‘The Eras Tour’, que virou até filme, vai até o final do ano seguinte.
Coldplay, Bruno Mars, Billie Elish...
Outros principais artistas internacionais se apresentaram no Brasil. O grupo britânico Coldplay se apresentou 11 vezes no país e contou com a participação de Milton Nascimento, Seu Jorge e Sandy. Já Paul McCartney se apresentou 5 vezes no país. Na primeira edição do The Town Festival, em São Paulo, Bruno Mars cantou o hit 'Evidências'. No Rio de Janeiro (RJ), durante um dos shows da turnê comemorativa da RBD, um dos integrantes cantou o refrão da canção de Joelma, de 2015, que viralizou nas redes. No Lollapalooza (em São Paulo, SP), Billie Elish estreou no país transformando músicas intimistas em hinos para a multidão. E em Belo Horizonte, a despedida do Skank no Mineirão foi em grande estilo.
O começo do fim da pandemia
Aos poucos, a vida vai voltando ao normal. E isso só foi possível graças à ciência e a vacinação. Em maio, a Organização Mundial da Saúde decretou o fim da emergência global de saúde pública da COVID-19, doença que causou mais de 7 milhões de vidas perdidas no mundo durante 3 anos - 700 mil no Brasil. Embora ainda não seja o fim da pandemia, o anúncio é o início do fim do capítulo mais triste da história da nossa geração, marcado pelo sofrimento e transformação, cujos reflexos e memórias serão sentidos para sempre.
O retorno do Carnaval e outros eventos
Após dois anos de restrições impostas pela pandemia, o Carnaval voltou com tudo no Brasil - principalmente em cidades-pólo. Em Salvador (BA), a folia marcou o centenário de Osmar, um dos símbolos da festa - junto com o Dodô. No Recife (PE), o Galo da Madrugada ressurgiu mais forte e grandioso como nunca. E o Homem da Meia Noite reencontrou e emocionou os foliões nas ladeiras de Olinda (PE). Além do retorno do Carnaval, eventos de verão como Planeta Atlântida e Festival de Verão de Salvador retornaram em grande estilo. E os festejos juninos também voltaram com tudo este ano. Em Campina Grande (PB), uma das atrações ganhou destaque, o qual irei contar, mais a frente, inclusive nesta edição.
Terremotos e erupções vulcânicas
A terra tremeu este ano. Na Turquia e na Síria, o abalo sísmico foi considerado o pior desastre natural na Europa em um século, segundo o porta-voz da Organização Mundial da Saúde. Mais de 50 mil morreram. No Marrocos, o tremor causou quase 3 mil vítimas e muitas consequências. No Afeganistão, o abalo causou 2,5 mil mortos. E nas Filipinas, um tremor danificou um shopping na Costa do Mimoanao. Na Islândia, uma série de tremores causou a evacuação de mais de 3 mil moradores da pequena cidade de Grindwvik, devido a uma possível erupção vulcânica. No Havaí, o Kilauea entrou em erupção três vezes neste mesmo ano. E na Itália, o Etna, o mais ativo da Europa, entrou em erupção.
O ano mais quente da história
Nunca teve um ano tão quente quanto este. Cientistas europeus apontam 2023 como o mais quente em 125 anos. O calor extremo é o reflexo do aumento de gases do efeito estufa combinados com o fenômeno El Nino. E a média global de temperatura ultrapassou, pela primeira vez, os 2°C (graus Celsius) acima da era pré-industrial. Pesquisadores alertam para o risco de catástrofe global no clima. Parafraseando a canção de Leo Santana, o planeta está entrando na 'Zona de Perigo'. Eventos climáticos marcaram este ano como tempestades no Litoral de São Paulo e no Sul do Brasil; furacão no México; seca nos rios do Amazonas e incêndios florestais no Canadá. Na América do Norte, a 'nevasca do século' matou mais de 60 pessoas nos Estados Unidos e uma tempestade de inverno incomum atingiu a Califórnia. Em Porto Alegre, o Rio Guaíba atingiu o maior nível desde a enchente histórica de 1941: 3,30 metros.
Contrastes da democracia no Brasil
O ano começou com a posse do 39º presidente do Brasil. Em cerimônia repleta de simbolismo, Luiz Inácio Lula da Silva, em seu terceiro mandato - o que é inédito, usou discursos de união, reconstrução e democracia. A passagem da faixa, o qual o antecessor recusou, foi recebida das mãos do povo. Mas na semana seguinte, ocorreram ataques às sedes dos três poderes e à democracia, por ‘apoiadores’ do antecessor que não se reelegeu no ano passado. Uma cena triste e vergonhosa que virou repercussão internacional. Mas o Estado Democrático de Direito deu a volta por cima. O prédio do STF foi revitalizado. E o Poder Judiciário condenou mais de 20 pessoas por atos golpistas.
Na política internacional...
...o então primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, dissolveu o parlamento e convocou novas eleições legislativas. No pleito realizado em julho, os conservadores saíram vitoriosos, mas não conseguiram maioria absoluta, o que abriu espaço para os socialistas. Sanchez se reuniu com partidos separatistas (o que causaram protestos no país) e conseguiram a reeleição no Debate de Investidura. Em Portugal, o premiê António Costa renunciou após ser alvo de operação policial. Após a renúncia, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa convocou novas eleições legislativas para o ano que vem. Na Austrália, um referendo que visava a criação de um comitê de defesa aos indígenas no parlamento foi rejeitado pelo eleitorado. E na Argentina, em meio a uma crise econômica sem precedentes, os eleitores de lá escolheram o 'menos pior', numa campanha marcada pela agressividade e incertezas.
Conflitos na Ucrânia e em Israel
A Guerra Russo-ucraniana completa, este mês, 22 meses. E ainda causa consequências. Segundo a agência de refugiados das Nações Unidas, mais de 6 milhões de pessoas fugiram do solo ucraniano por conta da invasão russa. A situação agrava o declínio populacional do país, que, em dez anos, poderia reduzir a população em até 11 milhões. E em meio ao conflito que dura quase dois anos, o mundo acompanhou mais um ataque entre Israel e Hamas, considerado o mais mortal da história da Faixa de Gaza e em 50 anos para o país. Mais de 10 mil morreram. No território palestino, os civis encurralados lutaram para sobreviver sem eletricidade ou água corrente. Houve uma série de reuniões no conselho de segurança das Nações Unidas apresentando propostas de resoluções incluindo a pausa humanitária. Pouco mais de 50 dias depois, os reféns foram libertados após uma trégua de 4 dias - que estendeu por até uma semana. Entretanto, não há previsão para o cessar-fogo.
Outros destaques internacionais
Na Colômbia, 4 crianças desaparecidas na amazônia devido a uma queda de um avião foram encontradas com vida após 40 dias de buscas, o que comoveu o país. Na Austrália, um grande incêndio destruiu um prédio de sete andares no centro de Sydney. Parte do imóvel desabou. E no Atlântico Norte, um submarino que fazia expedição turística para ver os destroços do Titanic implodiu. Todos os cinco tripulantes que estavam a bordo morreram e as buscas duraram quase uma semana.
A retrospectiva continua na próxima edição!
*Com informações do G1 (com Agencia France Presse e Reuters), BBC News Brasil, GSHOW, G1 Rio de Janeiro, GSHOW, G1 Pará, O Tempo (Belo Horizonte, MG), O Globo (Rio de Janeiro, RJ), G1 Pernambuco, Deutsche Welle, RaiNews.it, G1 Vale do Paraíba e Região (SP), G1 Amazonas, G1 Rio Grande do Sul, Folha de Pernambuco, ABC News (Australian Broadcasting Corporation), e 7News.com.au (Seven Network).
--------------------
A música em 2023 nos streamings
Entre os últimos dias de novembro e primeiros dias de dezembro de cada ano, as plataformas digitais de música apresentam suas retrospectivas do ano que termina. Um dos mais aguardados é a do Spotify que, além de trazer curiosidades como música mais escutada e tempo em minutos que passou ouvindo faixas, destaca também os gêneros favoritos, as músicas e artistas mais ouvidos pelo usuário. E, mais uma vez, foi dominado pelo sertanejo (o atual - o universitário). Por outro lado, Alok foi o artista brasileiro mais ouvido no exterior. Na categoria global, Taylor Swift foi a mais ouvida.
*
Entretanto, no meu perfil do Spotify (único serviço de streaming que uso), a minha retrospectiva foi marcado por uma variedade de canções e gêneros musicais com um mix de pop, eletrônico e romantismo. É claro que canções do período do último verão e do Festival da Canção Eurovision continuam mantidas. Mas tem um detalhe que me chamou atenção. Entre os artistas que mais ouvi na plataforma durante este ano está (nada mais nada menos que) aquela que foi destaque no São João de Campina Grande (PB) este ano: a minha querida e extraordinária Sofia Gayoso - a qual este que vos escreve admiro muito e que está iniciando sua carreira musical. Pra se ter uma ideia, das cinco canções da paraibana que já escutei entre as 100 na minha playlist pessoal específica, quatro aparece no TOP 50 e uma aparece no TOP 10.
*
A seguir, o ranking dos dez primeiros colocados na minha retrospectiva Spotify.
#01 :: Lalo Schifin - You Feel Good
#02 :: Alok, Ella Eyre, Kenny Dope, Never Dull - Deep Down
#03 :: Sonia - Better The Devil You Know
#04 :: Zizi Possi - O Amor Vem Pra Cada Um
#05 :: Donna Summer - Breakaway
#06 :: Loreen - Tattoo
#07 :: Gabriel Elias, Zabot - Golden Hour
#08 :: Sofia Gayoso - Diferente
#09 :: Sergio Mendes - Lua Soberana
#10 :: Robertinho de Recife - Broken Sea
--------------------
#InBrief
• PARAÍBA :: Foi apresentado nesta quinta-feira (11) o projeto da 'Ponte do Futuro' que ligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, entre a BR-230 e BR 101 Norte. A obra, que beneficiará a mobilidade da Grande João Pessoa, está orçada em R$ 500 milhões e será entregue no primeiro trimestre de 2026.
• SALVADOR :: Uma pesquisa do Ministério da Saúde aponta que a capital da Bahia é a que mais consome bebida alcoólica no Brasil. Segundo a reportagem da TV Bahia, dados mostram que o soteropolitano bebem 10% a mais que a média nacional, que é de 20,08%, e os homens bebem mais que as mulheres.
• EDUCAÇÃO :: O Ministério da Educação anunciou que o Sistema de Seleção Unificada, que oferece vagas em universidades públicas de todo o Brasil com base na nota do ENEM, passará a ter apenas uma edição por ano a partir de 2024. O edital, com mais detalhes, será publicado ainda nesta semana.
• SOCIEDADE :: Levantamento do IPEA a partir do Cadastro Único do Governo Federal apontam que a população de rua no Brasil cresceu em uma década. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a principal causa da evasão do lar envolve problemas com parentes ou companheiros. A média de idade é de 41 anos.
• PARAÍBA :: Foi apresentado nesta quinta-feira (11) o projeto da 'Ponte do Futuro' que ligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, entre a BR-230 e BR 101 Norte. A obra, que beneficiará a mobilidade da Grande João Pessoa, está orçada em R$ 500 milhões e será entregue no primeiro trimestre de 2026.
• SALVADOR :: Uma pesquisa do Ministério da Saúde aponta que a capital da Bahia é a que mais consome bebida alcoólica no Brasil. Segundo a reportagem da TV Bahia, dados mostram que o soteropolitano bebem 10% a mais que a média nacional, que é de 20,08%, e os homens bebem mais que as mulheres.
• SOCIEDADE :: Levantamento do IPEA a partir do Cadastro Único do Governo Federal apontam que a população de rua no Brasil cresceu em uma década. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a principal causa da evasão do lar envolve problemas com parentes ou companheiros. A média de idade é de 41 anos.
• CALOR :: Uma nova onda começou a partir desta quinta-feira (14) e vai atingir 15 Estados e o Distrito Federal. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de perigo que vai até este domingo (17). Entretanto, os meteorologistas ouvidos pelo G1 dizem que não será intensa como a de novembro.
• AUSTRÁLIA :: O ciclone tropical Jasper cruzou a costa do Extremo Norte do Estado de Queensland na tarde desta quarta-feira (13) com rajadas de vento de até 130 km/h. Entre as cidades afetadas estão Cairns e Port Douglas. A tempestade causou transtornos e deixou 40 mil residências sem energia.
• AUSTRÁLIA :: O ciclone tropical Jasper cruzou a costa do Extremo Norte do Estado de Queensland na tarde desta quarta-feira (13) com rajadas de vento de até 130 km/h. Entre as cidades afetadas estão Cairns e Port Douglas. A tempestade causou transtornos e deixou 40 mil residências sem energia.
• COP 28 :: Na conferência do clima da ONU realizada em Dubai entre os dias 30 de novembro e 13 de dezembro, representantes de quase 200 países aprovaram um acordo de transição energética para o fim dos combustíveis fósseis. Entretanto, o texto não especifica como isso deve ser feito na prática.
• STREAMING :: A partir do ano que vem, o Star+ deixará de existir no Brasil e seus conteúdos migrarão para o Disney+. A mudança acontecerá no primeiro semestre. Segundo o The Walt Disney Company, outros detalhes e o futuro dos assinantes da plataforma 'serão anunciados posteriormente'.
• STREAMING :: A partir do ano que vem, o Star+ deixará de existir no Brasil e seus conteúdos migrarão para o Disney+. A mudança acontecerá no primeiro semestre. Segundo o The Walt Disney Company, outros detalhes e o futuro dos assinantes da plataforma 'serão anunciados posteriormente'.
• IMPRENSA :: Nesta terça-feira (12), o The New York Times circulou nas bancas a edição #60000. Mas o repórter e colunista que trabalhava no jornal, David W. Dunlap relembra, naquela edição, a correção do número da edição do jornal que aconteceu na virada de 1999 para 2000, por Aaron Donovan e Allan M. Siegal.
• TURISMO :: A cidade de João Pessoa (PB) está na 3ª colocação entre os melhores destinos do Brasil para viajar. O Prêmio Melhores Destinos 2023/24 foi divulgado em novembro e foram escolhidos mais de 26 mil viajantes no país. Para o Réveillon, a expectativa é que a lotação chega ao 100%.
• CABEDELO :: Localizado na região metropolitana de João Pessoa (PB), a capital do verão brasileiro completou, nesta terça-feira (12), o seu 67º aniversário de emancipação política. Além de atividades como casamento coletivo, teve shows musicais de Xand Avião e Jonas Esticado na Praça Getúlio Vargas.
• DECORAÇÃO :: Começa na próxima terça-feira (19) a segunda edição do Luxo Decor Brasil na Orla de Cabo Branco em João Pessoa (PB). Segundo o site RC Vips, o tema da mostra de arquitetura, paisagismo e design deste ano é 'Arquitetura Viva' e conta com 32 ambientes distintos assinados por 40 profissionais.
• DINHEIRO :: Dólar US$ - Comercial: R$ 4,91. Dólar US$ - Turismo: R$ 5,10. Euro - Comercial: R$ 5,40. Euro - Turismo: R$ 5,61. Libra Estrelina - Comercial: R$ 6,27. Dólar Canadense - Comercial: R$ 3,66. Dólar Australiano - Comercial: R$ 3,28. (Fonte: UOL e InfoMoney)
--------------------
ANIVERSARIANTES... 🎂
...da semana que passou. SEG 11 DEZ: Barbara Nickel (jornalista - Porto Alegre, RS), Natacha Santino. TER 12 DEZ: Maelly Alves. QUA 13 DEZ: Aline Guedes (jornalista - João Pessoa, PB), Gabrielly Kawany (estudante de jornalismo - João Pessoa, PB). QUI 14 DEZ: Edvaldo Gomes, Glauber Castro (diretor de arte e arquiteto de festas - João Pessoa, PB), Caio Ismael (jornalista - João Pessoa, PB). SEX 15 DEZ: Miquéias Melo (turismólogo - Pitimbu, PB), Camila Emanuelle.
...deste fim de semana. SAB 16 DEZ: Keylla Pereira, Jardyellson Santos, Mayara Santos, Joicy Bezerra.
...da semana que virá. SEG 18 DEZ: Milena Albuquerque, Angélica Sattler (jornalista). TER 19 DEZ: Rodolpho Raphael (jornalista, comunicólogo e professor universitário - João Pessoa, PB). QUA 20 DEZ: Rhayanna Silva. QUI 21 DEZ: Layne Queiroz, Isabelle Correia, Vinicius Brito (comunicador - Porto Alegre, RS), Nay Cunha. SEX 22 DEZ: Gessé Pereira, Ingrid Correia, Vanessa Hubner Girotto (jornalista - Chapecó, SC). DOM 24 DEZ: Naninha Mathias.
--------------------
CANÇÃO DA SEMANA 🎶
The Beatles - Now And Then
*Composta por: John Lennon.
© 2023 Calderstone Productions Limited (a division of Universal Music Group).
O mundo musical foi surpreendido em 2023 pelo lançamento de uma música inédita dos Beatles. Anunciado pelo Paul McCartney em junho e confirmado no final de outubro, a 'última canção' do quarteto britânico foi lançada no início de novembro nas plataformas digitais de música, com direito a um videoclipe e um documentário de 12 minutos em seu canal oficial no YouTube. Escrita e cantada por John Lennon no final da década de 1970, ficou guardada por mais de quatro décadas até que foi resgatada e concluída com ajuda da tecnologia. E o resultado você confere abaixo, dirigida por Peter Jackson e nas vozes de Paul McCartney e Ringo Star, ambos responsáveis pelo projeto, além de George Harrison (1943-2001). Após o lançamento, a canção entrou no Top 100 mais ouvidos do mundo. Vídeo via YouTube/TheBeatles.
--------------------
--------------------
*Com informações do G1, Revista Globo Rural, Correio Braziliense, Site Eletro Vibez, Portal MaisPB, TV Bahia (Salvador, BA - Globoplay), Correio (da Bahia), O Estado de S. Paulo, ABC News (Australian Broadcasting Corporation), 9news.com.au (Nine Network), The New York Times, Jornal da Paraíba, Portal ClickPB, Site RC Vips e Site Tenho Mais Discos Que Amigos.
*Concluída às 20:30 UTC-2 de 14 DEZ 2023.
---
Nenhum comentário:
Postar um comentário