domingo, 19 de julho de 2020

Almanaque Semanal :: #3

Confira um resumo dos fatos da semana selecionados pelo editor.

Semana 29 de 52 do ano de 2020.

Empatia e solidariedade 

Desde que a Organização Mundial da Saúde declarou, há quatro meses, o surto do novo coronavírus como pandemia e das primeiras medidas preventivas evitando o contágio, a palavra solidariedade, usada em situações oportunas como festas de fim de ano, se multiplicou durante o período - e ainda se multiplica até hoje. O psicanalista e microbiologista Bruno Severo disse ao jornal Folha de Pernambuco, na edição de fim de semana no impresso publicada em 28 de março deste ano, que fazer o bem melhora a saúde mental, promovendo 'o bom humor, o sentimento de bem-estar e a felicidade'. 

Além de ações de generosidade, uma outra palavra ganhou força neste período difícil, a empatia, uma ação em que o indivíduo coloca no lugar do outro buscando agir ou pensar da forma como ela pensa ou agiria nas mesmas circunstâncias através de sentimentos ou emoções. Segundo o portal Cuidaí, a pessoa que pratica a empatia pode trazer benefícios, aumentando a conexão social e os comportamentos de ajuda. Além de melhorar a capacidade de regular as emoções durante períodos de estresse. E que 'ser empático é ter a sensibilidade de ouvir alguém na essência e entender os seus desconfortos e suas alegrias'. 

Mais do que seguir recomendações de autoridades sanitárias, este período em que nós vivemos atualmente é marcado pelo autoconhecimento, da simplicidade, de reflexão, de aprendizado e de se reinventar. Que a empatia e a solidariedade permanecem sempre - mesmo depois da 'poeira' da pandemia baixar. E que as duas palavras de atitude possam construir uma sociedade melhor. 

--------------------

#coronacrise 

Quatro meses...  

 

Nesta terça-feira, 14, completou 4 meses e 120 dias que estou cumprindo a minha QUARENTENA voluntária, que começou no dia em que a faculdade onde estudo começou a suspender aulas presenciais (o qual o restante das aulas do semestre passado foram remotas - e será assim neste semestre). O Isolamento Social é uma das formas de evitar o contágio do vírus e recomendado pelas autoridades sanitárias como uma das formas de prevenção. Uma QUARENTENA que ainda está longe de acabar. 

Aliás...
...neste sábado, 18, atingiu o 200º dia do ano 2020 - restando 166 para acabar. Nesta quinta-feira, 16, às 12:21 UTC-3, chegou a 54% - segundo Twitter/ProgressBar202_. Pelas contas que fiz, chego a conclusão: dos 54% deste ano, aproximadamente 33% (desde 17 de março - às 17:38 UTC-3, que comecei a minha QUARENTENA) e 34% (desde 14 de março - às 01:48 UTC-3, três dias depois da OMS declarar PANDEMIA) foram só de pandemia, quarentena, lockdown, restrições e por aí vai...

Futuro incerto
Em Genebra, na Suíça, durante a conferência de imprensa da Organização Mundial de Saúde desta segunda-feira, 13, o diretor-geral, o doutor Tedros Adhanom, disse que aquele normal que existia até o segundo ou terceiro domingo de março não voltará tão cedo em qualquer lugar do planeta. Enquanto isso, no Recife, o secretário estadual de Saúde, André Longo, disse, em uma coletiva desta quarta-feira, 15, que o vírus 'ainda está entre nós' e que, mesmo com a reabertura com flexibilizações de serviços não-essenciais em Pernambuco (e também em algumas cidades ou regiões do Brasil), a população precisa aprender a conviver com o 'novo normal', com medidas preventivas. 

Folia 2021 'ameaçado'?
A medida de que a pandemia continue avançando, seguem as incertezas. Uma delas é a possibilidade de não realizar o Carnaval do ano que vem - entre 13 e 16 de fevereiro. Em Salvador, o prefeito ACM Neto disse que, caso não estiver uma vacina até novembro, a festa (por ser uma data móvel) será adiada entre maio e junho. Isso mesmo, até, no máximo, o mês de JUNHO. No Rio, seis das 12 escolas de samba do Grupo Especial não poderão desfilar no próximo ano se uma vacina não for encontrada. E em São Paulo, o governo estadual afirmou que os eventos que geram aglomerações, como o período da folia, dependerão da existência de uma vacina e do comportamento da pandemia em 2021.

E o Verão e Fim de Ano?!
Além dos eventos de Carnaval, outra indefinição é os outros eventos que vem antes do período da folia, como Verão ou Alta Temporada - aqui no Brasil. A dúvida é como vai ficar os eventos ou festivais como a Festa do Senhor do Bonfim em Pitimbu (PB), o Fest Verão Paraíba em Intermares (Cabedelo, PB), o Festival de Verão de Salvador (BA) e o Planeta Atlântida em Xangri-lá (RS). E antes da Alta Temporada, tem também as Festas de Fim de Ano. Em São Paulo, a prefeitura anunciou o cancelamento do Réveillon na Avenida Paulista. No Rio, ainda é incerto. Ou seja, sem a possibilidade de réveillon, teremos um ano 'interminável'...

E a vacina?!
Na próxima semana, começam uma nova fase de testes da vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac e Instituto Butantan. Além disso, tem também a vacina britânica testada no Brasil, que, assim como a chinesa, é a mais adiantada e desenvolvida no mundo, segundo a OMS. A reitora da Universidade Federal de São Paulo, Soraia Smaili, disse a GloboNews a manhã desta quarta-feira, 15, que, se for comprovada a eficácia, poderá ter o registro liberado em junho de 2021. E que, por ser emergencial, o prazo para a aprovação reduziu, segundo os cientistas, de 18 para 12 meses. Por isso, segundo a reitora, os primeiros resultados serão divulgados até o início do ano que vem.

As 'quatro ondas'
No dia 29 de junho, a jornalista Izabella Camargo, que hoje apresenta o noticiário 'Primeira Hora' da Rádio Bandeirantes de São Paulo, postou em seu perfil no Instagram as quatro ondas da pandemia, segundo os especialistas de medicina. Sendo que a 'quarta onda' pode envolver impactos na saúde mental - como ansiedade, depressão e Sindrome de Burnout. Entre os dia 5 e 11 deste mês, ela entrevistou especialistas que compartilharam suas experiências e pesquisas. As entrevistas estão em seu canal no YouTube que você confere clicando aqui. No dia 28 de maio, um psiquiatra falou ao telejornal 'Bom Dia Pernambuco', da Globo Nordeste, sobre o assunto, que você confere no vídeo clicando aqui. E abaixo, confere o post.

Ver essa foto no Instagram

Pandemia e suas ondas. Síndrome de Burnout - epidemia invisível! . 1ª Onda: Mortalidade e morbidade imediatas do COVID-19. Cauda da 1ª onda: recuperação pós-UTI. . 2ª Onda: Impacto das restrições de recursos em condições não relacionadas ao COVID - todas as coisas urgentes e comuns para as quais as pessoas precisam de tratamento imediato - agudas. . 3ª Onda: O impacto do atendimento interrompido de condições crônicas (as pessoas ficaram em casa). . 4ª onda: trauma psíquico, doença mental, TEPT, lesão econômica, burnout e outras. ♻️🧠💚 Falaremos sobre isso na semana REACENDA- entre 6 e 11 de julho! #saude #saudemental #burnout #esgotamentoprofissional #saudeemocional #autoduicado #prevenção #terapia #medicinadotrabalho fonte: https://hcldr.wordpress.com/2020/04/07/the-pandemics-4th-wave/

Uma publicação compartilhada por Izabella Camargo (@izabellacamargoreal) em


A renovação da fé 
No Recife, a Festa de Nossa Senhora do Carmo deste ano foi diferente. Pela primeira vez em 324 anos, não houve a tradicional procissão com a imagem da padroeira, que nesta quinta-feira, 16, ficou exposta durante todo o dia para receber a visita ordenada dos fiéis. Sem procissão e celebrações restritas, os fiéis reverenciaram a Santa, fortalecendo a esperança para superar a pandemia. As pessoas que não foram até a Basílica, no Centro da cidade, puderam acompanhar as missas na internet, através das redes sociais e do YouTube. 

Outras festas sob protocolos  
Ao que tudo indica, as duas festas religiosas que ocorrerão, em duas cidades daqui da região, nos próximos dias serão semelhantes ao que aconteceu na Festa do Carmo no Recife. No próximo domingo, 26, começa a programação da Festa das Neves em João Pessoa (PB), que vai até o dia 5 do mês que vem. Segundo a Arquidiocese da Paraíba, a programação deste ano será realizada com missas em 'drive-in', lives musicais e carreatas em vez de procissões. No mesmo dia em que é celebrada a Nossa Senhora das Neves na capital da Paraíba, começa em Alhandra (PB) a Festa de Nossa Senhora da Assunção, que vai até o dia 15, que também será diferente com protocolos sanitários. 

E mais adiamentos... 
Em Ribeirão Preto (SP), a 19ª edição do Festival João Rock, que seria em setembro deste ano, foi adiada para 19 de junho de 2021, emendando a edição comemorativa dos 20 anos do Festival. Segundo a organização, os ingressos vendidos para o evento serão válidos para a nova data. No Recife, a 28ª edição do Abril Pro Rock também foi adiada para o ano que vem. No esporte, a Liga Mundial de Surfe decidiu cancelar a temporada 2020 do circuito, e que a temporada 2021 vai começar no no final deste ano no Havaí. E em Senegal, um acordo entre o Comitê Olímpico Internacional e o governo local anunciaram o adiamento dos Jogos Olímpicos da Juventude, que seriam em 2022 em Dakar, para 2026. 

O 'novo normal' na TV 
Algumas redes de televisão no Brasil e em alguns países estão voltando as gravações na área de entretenimento, porém sob protocolos sanitários. Alguns programas de auditórios estão utilizando uma 'plateia virtual'. Na Dramaturgia, as gravações das atuais novelas como 'Amor de Mãe' e 'Salve-se Quem Puder', ambas da TV Globo, ainda estão suspensas e, segundo a jornalista Carla Bittencourt, do jornal Extra (Rio de Janeiro, RJ), só voltarão no ano que vem. Enquanto isso, a reprise de 'Fina Estampa' (2011) será substituída pela outra reprise, a novela 'A Força do Querer' (2017), na faixa das nove. 

E pra finalizar sobre o tema... 
...nada melhor descrever as recomendações. Cuidado pelas notícias falsas, as 'fake news'. Informe-se em um veículo confiável, em todas as mídias. Valorize o jornalismo profissional. Respeite o distanciamento social. Se sair quando for necessário como mercado ou farmácia, use máscara. Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel. Valorize a ciência e os cientistas. E, se possível, FIQUE EM CASA. 

--------------------

O rádio brasileiro de luto. 
#obtuario #inmemoriam :: O Brasil perdeu uma das grandes personalidades do rádio. Quando o bipe do relógio da Rádio Bandeirantes de São Paulo marcou 8:00 UTC-3 da manhã desta sexta-feira, a jornalista Thays Freitas anunciou o falecimento de um dos grandes nomes da história do rádio. José Paulo de Andrade. O jornalista e radialista tinha 78 anos e estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o último dia 7, depois de ser diagnosticado pelo coronavírus. 
*
Zé Paulo - como é carinhosamente chamado, tinha 60 anos de carreira no rádio, sendo 57 na Rádio Bandeirantes. Foi locutor esportivo durante 14 anos, radioescuta de plantão e comentarista. Em 1973, quando migrou para o jornalismo, estreou o programa jornalístico 'O Pulo do Gato', um dos programas de maior audiência no começo da manhã e que está no ar até hoje, no comando dele. Além da sua participação no 'Jornal Gente' e debates eleitorais. Também foi âncora de telejornais da TV Bandeirantes e interpretou o Don Diego/Zorro em 'As Aventuras do Zorro' (1969). 
*
Para este que vos escreve, sempre admirei o trabalho de José Paulo de Andrade, o qual considero como um dos grandes nomes do rádio de São Paulo e do Brasil. Ele era uma das minhas referências na comunicação local, nacional e internacional. Vai fazer muita falta e que será lembrado por muito tempo. O editor deseja força e solidariedade aos familiares e pessoas que conviveram com ele. Abaixo, você confere um vídeo do áudio em homenagem ao eterno 'canhão do Rádio'. Via YouTube da Rádio Bandeirantes, narrado por Nelson Gomes. 
*
No segundo vídeo, a última vez que ele apresentou o programa 'O Pulo do Gato' no dia 3 deste mês. Via YouTube de Edu Cesar. E no terceiro vídeo, a abertura do programa 'O Pulo do Gato' em 2 de Outubro de 2013, via YouTube/HDTV ETC.




--------------------


A 'Bola de Fogo' no Sertão
Uma fato extraordinário aconteceu no Sertão da região Nordeste do Brasil. Nesta quarta-feira, 15, um meteoro brilhante foi observado no céu do Sertão dos estados de Pernambuco e Paraíba. Foi às 18:59 UTC-3 da noite. Segundo o jornal Folha de Pernambuco, o fenômeno é chamado de 'grande bólido', que, de acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, são considerados raros e costumam ser observados cerca de oito vezes por ano no Brasil. Além de Pernambuco e Paraíba (como as cidades de Serra Talhada, Custódia e Princesa Isabel), o bólido também foi visto no interior do Ceará e da Bahia. O fenômeno repercutiu nas redes sociais. 

A "passagem" de Neowise 
Além da 'bola de fogo' no Sertão do Nordeste, um outro fato excepcional também está chamando a atenção na Astronomia. Descoberto pela Nasa em 27 de março, o cometa Neowise está sendo visto a olho nu durante este mês, quando sua trajetória cruza com a Terra. Sua aproximação máxima da Terra será nesta quinta-feira, 23. O cometa pode ser visto de madrugada e antes do nascer do Sol. Há registros de sua passagem em diferentes países do hemisfério norte. Segundo o cálculo dos astrônomos, a próxima "passagem" do Neowise pela Terra será daqui a, aproximadamente, 6800 anos, no ano de 8796.

--------------------

Problemas no WhatsApp e Twitter 
No final da tarde desta terça-feira, 14, usuários do WhatsApp relataram problemas no funcionamento da plataforma. Segundo o portal G1, inicialmente, as reclamações dos internautas eram direcionadas ao serviço de desktop, WhatsApp Web. Porém, houve também na versão para smartphones. A instabilidade durou até uma hora. No dia seguinte, 15, um ataque de hackers no Twitter causou instabilidade em contas verificadas de personalidades e empresas. No entanto, a plataforma alertou que instabilidades ainda podem ocorrer.

--------------------

Raridade no YouTube 
Neste sábado, 18, faz exatos 40 anos que ocorreu o encerramento, de forma melancólico, da primeira estação de TV no Brasil, que dois meses antes de completar o seu 40º aniversário, foi tirada do ar por decisão do governo federal, em virtude da grave crise financeira dos Diários Associados, que controlavam o canal. E na quinta-feira passada, 9, um vídeo postado pelo canal Video Archives Brasil no YouTube mostrou os últimos momentos da emissora, com o final da vigília - que durou 18 horas ininterruptas, a exibição do tape da missa do papa João Paulo II no Rio de Janeiro, o apelo final lido pelo locutor e a saída do sinal do ar. Um registro raro que até então tinha apenas um vídeo de uma reportagem feita pela Band, que exibiu cenas filmadas diretamente na sede da emissora em seu telejornal da época. O vídeo do encerramento da Tupi é um documento importante da história da televisão no Brasil, que aqui a dois meses, chegará ao seu 70º aniversário.


--------------------

#InBrief

• FRIO :: A cidade de Salvador (BA) registrou nesta sexta-feira, 17, a temperatura mais fria do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, os termômetros marcaram 20,8ºC. O frio é causado pela Frente Fria que traz chuva e ventos fortes para a capital da Bahia neste fim de semana.

• FUTEBOL :: A FIFA definiu nesta quarta-feira, 15, a tabela os horários das partidas da próxima Copa do Mundo no Qatar. A primeira fase terá quatro partidas por dia. E a diferença entre o fuso local e o daqui (UTC-3) é de seis horas - ou até cinco, caso houver o horário de verão daquele ano.

• DEMOGRAFIA :: A população mundial terá quase dez bilhões de pessoas no ano de 2064. De acordo com um estudo da Universidade de Washington publicado nesta terça-feira, 14, a população deve cair para quase 9 bilhões de pessoas em 2100. No Brasil, a tendência é que a população comece a cair em 2034.

• STREAMING :: A NBCUniversal lançou nesta quarta-feira, 15, o seu novo serviço de Streaming VOD, o Peacock. Ele se junta a gigantes como Netflix, Hulu, HBO e Amazon Prime na tentativa de 'substituir a televisão'. Em seu catálogo estão os programas da NBC, filmes, séries e conteúdos exclusivos.

• HISTÓRIA :: O 'RJ2' da TV Globo noticiou no dia 3 deste mês que o arranha-céu que abrigou a Rádio Nacional e o jornal 'A Noite' será leiloado em agosto. Inaugurado em 1929 no Centro do Rio de Janeiro (RJ), o imóvel, o primeiro da América Latina, é um marco da arquitetura da cidade.

• DINHEIRO :: Dólar US$ - Comercial: R$ 5,38. Dólar US$ - Turismo: R$ 5,68. Euro - Comercial: R$ 6,16. Euro - Turismo: R$ 6,34. Libra Estrelina - Comercial: R$ 6,76. (Fonte: UOL)

--------------------

ANIVERSARIANTES... 🎂 
...da semana que passou. TER 14 JUL: Mariane Moura (personal trainer - Pelotas, RS), Carla Arantes (jornalista - João Pessoa, PB), Alice Bastos Neves (jornalista esportivo - Porto Alegre, RS). QUA 15 JUL: Érika Lima (Caaporã, PB), Gleicy Lopes (Caaporã, PB). QUI 16 JUL: Glayce Mary Figueiredo (Caaporã, PB). SEX 17 JUL: Nicole Weber. 
...deste fim de semana. SAB 18 JUL: Fabiano Villela (jornalista - Belém, PA), Martinelly Isla (Caaporã, PB). 
...da semana que virá. SEG 20 JUL: Yannah Muniz Albuquerque (Alhandra, PB), Núbia Alexandre (Caaporã, PB), Andressa Lauren (Caaporã, PB). QUI 23 JUL: Helen Dorneles (Porto Alegre, RS), Claiton Selistre (Florianópolis, SC). SEX 24 JUL: Isadora Silva. Deizielly Souto. SAB 25 JUL: Flávia Fernanda (Pitimbu, PB). DOM 26 JUL: Andreia Santos. 

--------------------

CANÇÃO DA SEMANA 🎶 
Roberto Carlos - Eu Quero Apenas* (LIVE)   
*Composta por: Roberto Carlos, Erasmo Carlos. 
*Álbum: Roberto Carlos em Jerusalém. 
© 2011 TV Globo. 
*Canção de 1974. 

Nesta segunda-feira, 20, comemora-se o Dia Internacional do Amigo. E escolhi a canção 'Eu Quero Apenas', de 1974, composta por Roberto Carlos e Erasmo Carlos, que dedico aos meus grandes amigos e amigas reais e virtuais. À eles, o meu abraço virtual - mesmo neste período de quarentena! O vídeo abaixo foi durante a sua apresentação, ao vivo, em Jerusalém (Israel). Via YouTube/Roberto Carlos (VEVO).


--------------------

PONTO FINAL. • Uma situação inusitada aconteceu na região metropolitana do Recife. Foi na passagem de bloco do telejornal local 'NE1', da Globo Nordeste, nesta terça-feira, 14, antes do intervalo comercial...


O flagrante repercutiu nas redes sociais e ganhou até uma versão do ritmo musical brega-funk...


ESTOU NO... 
...Twitter e Instagram: @lucianoamorim94.

*Com informações do G1, Jornal do Commercio (PE), Diario de Pernambuco, Folha de S. Paulo, Correio* (da Bahia), A Tarde, Folha de Pernambuco, Correio Braziliense, GLOBOESPORTE.com, Portal TV História, BAND.com.br, Público (Lisboa), Época Negócios, O Estado de S. Paulo, NBC Los Angeles - KNBC-TV, G1 BA, G1 RJ.

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma enchente para a história