Confira um resumo dos fatos da semana selecionados pelo editor.
Semana 30 de 52 do ano de 2020.
Um 2020 sem olimpíada
Este último final de semana deste mês de julho seria o primeiro fim de semana de competições dos Jogos Olímpicos em Tóquio, Japão, com as primeiras medalhas e de novas histórias e recordes. Mas não aconteceu - e nem vai acontecer nas próximas duas semanas. A cerimônia de abertura seria nesta sexta-feira, 24, sendo que dois dias antes ocorriam competições de Futebol e de Softbol. Mas como acontece a cada ano bissexto, este ano é diferente. A 32ª edição dos Jogos Olímpicos (de Verão) da Era Moderna foi adiado para, pelo menos, o próximo ano.
O anúncio do adiamento foi no dia 24 de março, pelo comitê organizador local. E o motivo foi a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que impactou a organização do evento e também a preparação dos atletas. E ressaltou que sem o ambiente saudável pra todos, não há olimpíada, como relata o repórter Carlos Gil no Jornal Nacional, da TV Globo, em 30 de março.
O anúncio foi sob pressão dos atletas e entidades, além de alguns profissionais de imprensa, como estações de TV detentoras de transmissão. Os Comitês Olímpicos do Canadá, Noruega e Reino Unido iriam boicotar se a Olimpíada fosse realizado hoje. O Comitê Olímpico Brasileiro e as equipes norte-americana de natação e corrida também solicitaram o adiamento.
É a primeira vez na história em que uma olimpíada é adiada ou postergada. De 1896, em Atenas, até 2016, no Rio de Janeiro, houve três cancelamentos. Em 1916, em Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial. E nos anos de 1940, em Tóquio, e 1944, em Londres, durante a Segunda Guerra Mundial.
A 32ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão em Tóquio, ocorrerão nos dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021, isso se a 'poeira' da pandemia baixar. Na quarta-feira passada, 15, a organização do evento prevê uma versão simples para reduzir custos. E diferente das edições anteriores.
Será a segunda vez que a cidade de Tóquio realizará uma olimpíada, a última vez foi em 1964. Além disso, será a primeira cidade a sediar os Jogos Olímpicos duas vezes na Ásia. E a quarta a serem realizados no Japão - incluindo os Jogos Olímpicos de Inverno de 1972 (Sapporo) e 1998 (Nagano). Também será a segunda edição de três edições consecutivas no Extremo Oriente, entre Jogos de Inverno de 2018 em Pyeongchang e os de 2022 em Pequim.
A 32ª edição terá 339 eventos em 50 disciplinas de 33 modalidades. Entre os estreantes estão o Surfe, o Skate e Beisebol. A expectativa é de quase 12 mil atletas de 206 países que vão participar na próxima olimpíada. A nomenclatura 'Tokyo 2020' permanecerá, mesmo com o adiamento.
Vamos torcer para que, quando a 'poeira' da pandemia baixar - e creio que VAI PASSAR, ocorram os Jogos Olímpicos na 'terra do Sol Nascente'. Assim como os outros eventos de entretenimento e de esporte que foram cancelados e adiados por causa da pandemia do novo coronavírus neste 'sabático' e 'trágico' ano de 2020.
Para marcar a (nova) contagem regressiva para os Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico Internacional promoveu nesta quinta-feira, 23, uma transmissão especial direto do Estádio Olímpico de Tóquio. A transmissão foi pela internet para todo o mundo. Com emoção e com tom de esperança e de otimismo, a cerimônia contou com a presença da nadadora Rikako Ikee, de 20 anos, que foi diagnosticada com leucemia, e com o "reaparecimento" da chama olímpica, guardado em um lugar secreto. Além disso, exibiu um vídeo emocionante com imagens de atletas olímpicos afirmando que, daqui a um ano, "estaremos mais fortes" e que "os Jogos Olímpicos serão uma oportunidade de celebrar" esse momento de superação.
Hope Fuels the Flame 🔥
Recap an incredible and emotional event last night, where swimmer @rikakoikee delivered a beautiful message of hope to athletes and everyone around the world. 🌍
Além dos Jogos Olímpicos, os Jogos Paralímpicos de Verão em Tóquio, que será a 16ª edição, também foi adiada para o ano que vem. Será entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro de 2021 e terá 540 eventos em 22 modalidades. A estimativa para a próxima edição é de quase 4500 atletas.
Outros esportes adiados
Além de Jogos Olímpicos e Paralímpicos, outros eventos de modalidades esportivas que seriam realizados este ano, foram postergados para 2021. Entre os eventos, estão o Mundial de Esportes Aquáticos, na cidade japonesa de Fukuoka, entre julho e agosto do próximo ano. E o Mundial do Atletismo na cidade norte-americana de Eugene, em agosto do próximo ano. Ambas, datas previstas sob alterações nas próximas semanas. No Rio de Janeiro, a Meia Maratona Internacional deste ano será, excepcionalmente, virtual, adiando para o ano que vem com o nome de '2020-2021 Special Edition'.
Saiba mais...
O site de internet Surto Olímpico publicou nesta quinta-feira, 23, um guia atualizado sobre os 'Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizado', que serve como referência para o acompanhamento do processo classificatório para os Jogos de Tóquio daqui a 52 semanas. As informações estão no link clicando aqui.
--------------------
#coronacrise
Entre a esperança...
A semana que termina começou com esperança. Nesta segunda-feira, 20, foi divulgado os primeiros resultados da vacina da Universidade de Oxford, uma das mais avançadas na luta contra a COVID-19, segundo a OMS. Segundo o artigo publicado pela revista científica The Lancet, os resultados foram promissores. E comprova que ela é segura e produziu resposta imune em 1.077 voluntários testados no Reino Unido. No entanto, o artigo alerta que são necessários mais pesquisas antes da confirmação. A terceira etapa de testes está em andamento em vários países, incluindo aqui no Brasil.
*
Além a de Oxford, uma outra vacina, desenvolvida na China, também apresentou bons resultados. Nesta terça-feira, começou a testagem do 'CoronaVac' em 9 mil voluntários de seis estados brasileiros. Se forem comprovadas a eficácia, a previsão é de que estejam disponíveis para a população, em escala global, até o final do primeiro semestre de 2021. Aliás, as palavras do diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, numa conferência especial nesta quarta-feira, 22, confirmam o que dizem os especialistas e autoridades públicas e sanitárias desde o final de abril deste ano. Ou seja, teremos uma longa caminhada até lá...
...a tragédia...
Enquanto isso, a gente assiste a alta contínua de casos e de óbitos no Brasil e no Mundo. E nesta semana, o Jornal Nacional, da TV Globo, teve o encerramento em silêncio em homenagem aos familiares das vidas perdidas por COVID-19 no Brasil duas vezes em uma semana - pela quarta vez. Nesta segunda-feira, encerrou com mais de 80 mil. Nesta sexta-feira, 24, encerrou com mais de 85 mil. Mais um encerramento TRISTE e DOLOROSO de tantos desde 9 de maio.
O QUARTO encerramento TRISTE e DOLOROSO do #JN DURANTE ESTA SEMANA. Na segunda-feira (20 JUL), encerrou com 80.251 vidas perdidas. Nesta sexta-feira - 24, encerrou com 85.385. Ambos são dados do Consórcio de Imprensa c/ Sec. Est. da Saúde. #covid19 (PIC @limaalef e @lucasfelix) pic.twitter.com/6wLRA8fAWw
— Luciano Amorim (de 🏠) 🌎🏴 (@lucianoamorim94) July 25, 2020
E não é só no 'JN', alguns telejornais locais das emissoras e afiliadas Globo também estão fazendo a atitude nos moldes do principal telejornal da casa. Nesta segunda-feira, o 'MG2', da Globo Minas, encerrou em silêncio em homenagem aos +2000 vidas perdidas em Minas Gerais. São VIDAS PERDIDAS que não são números. São HISTÓRIAS. Fica aqui a minha solidariedade aos familiares das vítimas.
— Luciano Amorim (de 🏠) 🌎🏴 (@lucianoamorim94) July 15, 2020
...e a incerteza
A medida que a pandemia continue avançando, surgem mais 'pontos de interrogação', adiamentos e cancelamentos em série. Aparentemente, parece que não vai ocorrer o desfile da Independência do Brasil nas ruas de cada cidade brasileira no feriado de 7 de Setembro e também os Festejos Juninos em Campina Grande (PB) adiado para outubro. Além de outros períodos ameaçados como as Festas de Fim de Ano, a Alta Temporada com as Férias de Verão aqui no Brasil e o Carnaval, os dois últimos no ano que vem e que, em algumas ocasiões, serão diferentes assim como o formato dos Jogos Olímpicos em Tóquio adiado para julho. A Quaresma e a Semana Santa do próximo ano será assim como este ano, porém com alterações dependendo da situação.
*
Como diz o texto de primeira página do jornal espanhol El País (Madrid, Espanha) do dia 21 de junho, sobre o fim do estado de emergência (ou 'estado de alarma') na Espanha depois de quase 100 dias: "apenas uma vacina, ainda em teste por enquanto, será capaz de restaurar completamente a antiga vida diária". Ou seja, até lá, teremos este 'NOVO (E PROVISÓRIO) NORMAL'...
Aqui na região onde moro, no Litoral Paraibuco (que juntam as cidades de Caaporã, Alhandra e Pitimbu, na Paraíba, e Goiana, em Pernambuco), alguns locais estão voltando, porém de forma gradual. Em Caaporã (PB), alguns estabelecimentos como academias e restaurantes foram retomadas respeitando os protocolos - baseando no 'Plano Novo Normal Paraíba', do Governo do Estado. Em Goiana (PE), as praias, de Carne de Vaca até Atapuz, foram reabertas e liberadas para o banho de mar, porém sob protocolos, enquanto as praias de Pitimbu (PB) permanecem fechadas. Mesmo com as reaberturas, ainda é preciso muita cautela. Como citei na edição #2 há duas semanas atrás, a pandemia ainda não acabou e é preciso redobrar os cuidados de prevenção. E é de RESPONSABILIDADE e de CONSCIÊNCIA de todos, para não retroceder.
Turismo no 'novo normal'
O jornal Zero Hora (Porto Alegre, RS) publicou na edição de fim de semana no dia 12 deste mês, há dois sábados atrás, uma reportagem, assinada pela jornalista Aline Custódio, sobre o turismo em tempos de pandemia. Segundo o professor da Victoria University of Wellington (Nova Zelândia), Ian Yeoman, em uma conferência virtual em maio, 'a simplicidade, as viagens curtas, a segurança e a conexão com as famílias e os amigos serão as principais tendências para os próximos quatro anos'. Outra aposta neste período será o turismo local, com passeios de carro num raio de até 500 quilômetros - por ser uma distância segura para retornar. Para a coordenadora do curso técnico em guia de turismo do SENAC-RS, Mariana Holf, 'o Brasil viverá três momentos distintos de turismo nestes primeiros meses'. A primeira, será viagens locais. No final do ano, será a vez de viagens nacionais. Enquanto viagens internacionais só ocorrerão até o fim de 2021 - se a 'poeira' da pandemia baixar. Além de sérios protocolos sanitários.
Alhandra: Novena diferente
Nesta terça-feira, 21, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção em Alhandra (PB) divulgou a programação da novena deste ano, que será diferente do que em anos anteriores. Como mencionei na edição anterior no final de semana passado, a edição deste ano será modificada sob protocolos sanitários. A Festa da Assunção começará no dia 5 de agosto com a solenidade de Nossa Senhora das Neves. No dia seguinte, 6, celebrará a primeira noite da novena. E no dia 15, no final de tarde, terá uma procissão sem a presença de fieis. Abaixo, confira a programação completa da novena via Instagram da Paróquia (@paroquiansassuncao_).
O jornal Folha de S. Paulo publicou na edição impressa desta sexta-feira, 24, uma reportagem sobre os locais com maior ou menor risco para COVID-19 a partir de médicos americanos da Texas Medical Association e do infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia, Dr. Marcelo Otsuka. Segundo o jornal, atividades como ir ao cinema, ao estádio, frequentar academia e presenciar um culto religioso com mais de 500 pessoas são consideradas 'risco alto'. Enquanto outras atividades como buscar comida no restaurante são consideradas 'risco baixo'. Atividades como ir a praia, ao shopping ou jantar na casa de alguém consideram 'risco moderado'. E os demais classificam entre riscos 'moderado-baixo' (Ex: ir ao supermercado) e 'moderado-alto' (Ex: viajar de avião e atos de abraçar/cumprimentar). A reportagem trouxe também as recomendações de sempre. A lista completa você confere clicando aqui.
E mais uma tradição quebrada...
O Bola de Ouro, promovido pela revista France Football, não será entregue pela primeira vez desde 1956, em virtude da pandemia do novo coronavírus. A organização da tradicional premiação ressalta que não há como avaliar o desempenho em um ano atípico como este, o qual diz que 'um ano tão único não pode, nem deve, ser tratado como um ano comum'. O anúncio da decisão dividiu opiniões. A premiação de 'Ballon d'Or' é destinada aos melhores jogadores de futebol do mundo, nas categorias masculino, feminino, goleiro e sub-21. Enquanto isso, a FIFA anunciou em maio o cancelamento da cerimônia de entrega do 'The Best'. De 2019, porque a entidade deixou a premiação de 2020 em aberto.
A ficção imitando a realidade
#televisao :: Séries de TV baseada em medicina 'tipo' 'Plantão Médico' (ER, NBC, 1994-2009) vão abordar situação atual nas próximas temporadas. Nos Estados Unidos, o seriado 'Grey's Anatomy', da rede estadunidense ABC, vai retratar o tema na 17ª temporada que ainda não tem previsão de lançamento. No Brasil, a jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, informou que o seriado 'Sob Pressão', da Globo, terá uma temporada extraordinária com três episódios inéditos sobre a pandemia, além de homenagear aos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente do combate ao coronavírus. A exibição ocorrerá ainda este ano. Aliás, aproveitando sobre este subtema pra dizer que tudo o que estamos vivendo atualmente viraria um filme daqui a uns anos (pode escrever)...
E pra finalizar sobre o tema...
...nada melhor descrever as recomendações. Cuidado pelas notícias falsas, as 'fake news'. Informe-se em um veículo confiável, em todas as mídias. Valorize o jornalismo profissional. Respeite o distanciamento social. Se sair quando for necessário como mercado ou farmácia, use máscara. Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel. Valorize a ciência e os cientistas. E, se possível, FIQUE EM CASA.
--------------------
A solidariedade fora da pandemia
No Rio de Janeiro (RJ), um repórter passou um sufoco na tarde desta quarta-feira (22). Enquanto aguardava para entrar ao vivo no telejornal local 'RJ1' - ou 'RJTV Primeira Edição', da TV Globo Rio, o repórter Rogério Coutinho foi surpreendido por um homem atingido pelo choque em um alagamento, e entrou na água para ajudá-lo. Antes do momento, ele já mostrava o cais do Valongo estava alagado e técnicos da prefeitura estavam trabalhando no local. Minutos depois, retornou e contou sobre o acidente - como você confere abaixo via perfil do repórter Edivaldo Dondossola no Twitter. O funcionário da prefeitura foi socorrido e retirado debaixo d'água desacordado. Foi levado para o Hospital Souza Aguiar e, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação, recebeu alta no mesmo dia.
Amigo @rogeriocoutin estava se preparando pra entrar ao vivo. Um funcionário da prefeitura do Rio trabalhava numa obra ali perto, quando sofreu uma descarga elétrica, caiu na água e começou a se afogar. Coutinho largou o microfone e entrou na água para salvá-lo. Aqui o registro pic.twitter.com/5LzklDH3Nb
Uma atitude inusitada está causando polêmica aos que degustam a memória da televisão brasileira no YouTube. Nesta semana, o canal /Pedro Janov, foi excluído na plataforma por, segundo o administrador Danilo Rodrigues, reivindicação da Globo, alegando direitos autorais. O canal era um dos mais requisitados por sites e emissoras (inclusive a própria Globo) para contar a história da televisão. A reportagem gordofóbica exibida no Jornal da Globo em 1993 ultrapassou 1 milhão de visualizações no Twitter somente nos últimos três dias. O vídeo foi publicada por Renata Corrêa, roteirista com trabalhos no 'Fantástico' e no 'Fora de Hora' e só viralizou porque foi encontrada e publicada em um canal. Ao portal NaTelinha, Danilo relata que já teve vídeos com restrição por reivindicação de direitos autorais e afirma que a emissora endureceu a caça a seu conteúdo no YouTube.
O conteúdo
3/4 do conteúdo do seu canal era material antigo da Globo, enquanto o restante eram gravações caseiras de SBT, Record, Band e emissoras já extintas. Segundo o autor, nenhum vídeo era monetizado, o qual o administrador não faturava um centavo para preservar a memória da TV. O 'strike' de Pedro Janov no YouTube causa preocupação e incertezas de outros donos ou administradores de canais com outras relíquias da TV. Um deles perdeu vídeos por reivindicação de direitos autorais. Em nota ('automática', para alguns), a Globo respondeu ao portal NaTelinha que 'não houve alteração na política.' e que 'a disponibilização de qualquer conteúdo da estação de TV em plataformas digitais, sem a prévia autorização, congura pirataria'. O assunto foi o mais comentado no Twitter. E 'estamos de olho' sobre este tema nas próximas semanas. Afinal, diz aquele ditado: 'esquecer o passado, não tem futuro'.
--------------------
#InBrief
• INICIATIVA 1 :: A Prefeitura de Pitimbu (PB) está instalando novos abrigos de ônibus (ou de outros transportes) com espaços para divulgar o turismo e as belezas naturais do município. O objetivo é criar um meio de interação com a sociedade através das potencialidades turísticas da cidade.
• INICIATIVA 2 :: Os abrigos foram instalados nos principais pontos da sede, Pitimbu, e se estenderá em outros locais, como distrito de Acaú, nas próximas semanas. Aliás, essa iniciativa me lembra dos abrigos de transportes localizados em cada ponto da Ilha de Itaparica (BA), lugar onde nasci.
• MISTÉRIO :: Moradores de Santos (SP) estão surpreendidos pelos destroços do navio misterioso na praia de Embaré, revelado pela maré baixa desde 2017. Segundo o jornal A Tribuna, uma das hipóteses indica que sejam os restos de um veleiro alemão que teria encalhado no local em 1890.
#obtuario#inmemoriam :: Nesta terça-feira, 21, morreu o músico Pinto do Arcodeon. Ele tinha 72 anos, e estava internado em um hospital particular em São Paulo (SP) onde tratava de um câncer. Nascido na cidade de Conceição, no Vale do Piancó do Estado da Paraíba, Francisco Ferreira Lima gravou cerca de 20 álbuns, entre LPs e CDs, além de suas composições para outros artistas como Elba Ramalho - sua amiga de infância - e Genival Lacerda. Uma das canções mais conhecidas no seu repertório é "Neném Mulher", de 1989, composta por ele mesmo, que compartilho aqui no vídeo abaixo em homenagem a um dos ícones da Música Nordestina, que em julho do ano passado se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba. Além de músico, foi vereador na cidade de João Pessoa entre 1993-1997. Aos familiares e amigos, a minha solidariedade. E ao sanfoneiro, a minha gratidão. Via YouTube/Brazil Music Online.
--------------------
PONTO FINAL. • Estamos caminhando para a última semana do sétimo mês deste ano. Mas tem uma empresa de fast-food estadunidense reconhecida no mundo que está 'decretando' o fim do 'trágico' ano de 2020 de forma antecipada nas redes sociais - com o gorro de Papai Noel, um dos símbolos do Natal, em cima do logotipo. E com a hashtag: #2020JaPodeAcabar.
*Com informações do GLOBOESPORTE.com, Portal Surto Olímpico, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Correio do Povo, Zero Hora, Jornal do Commercio (PE), Diario de Pernambuco, Correio Braziliense, Diário do Nordeste, G1 PB, Jornal da Paraíba (Online), Portal NaTelinha, G1 RJ, Portal do Litoral PB, A Tribuna (Santos, SP), The New York Times.
Nenhum comentário:
Postar um comentário