sábado, 1 de agosto de 2020

Almanaque Semanal :: #5

Confira um resumo dos fatos da semana selecionados por mim.

Semana 31 de 52 do ano de 2020.

1975-2020: 
Um comunicador múltiplo 


#obtuario #inmemoriam :: Nesta terça-feira, 28, o Brasil perdeu um dos grandes nomes da comunicação, da música e da crônica esportiva. Rodrigo Rodrigues tinha 45 anos e estava internado no Rio de Janeiro por complicações do novo coronavírus. Ele estava afastado dos trabalhos desde 10 de julho, quando relatou que um amigo com quem tivera contato recente testou positivo. No dia 13, o apresentador fez o exame, que também diagnosticou a Covid-19. 

No início, ele tinha sintomas leves e sentia bem. Cumpria o isolamento em casa, mas a situação mudou no último sábado, 25, quando deu entrada no hospital com vômitos, desorientação e dor de cabeça. O boletim médico do hospital informou que o apresentador foi diagnosticada uma trombose venosa cerebral, e passou por uma cirurgia na noite de domingo para aliviar a pressão intracraniana. Porém, nesta terça-feira, 28, ele não resistiu e teve morte encefálica confirmada.

Rodrigo de Oliveira Rodrigues foi uma das grandes personalidades da televisão no Brasil na atualidade. Sua carreira começou em 1995 na Rede Vida. Teve passagens na TV Cultura (onde integrou e apresentou o programa 'Vitrine'), TV Bandeirantes e SBT. Na área de esporte, ingressou em 2011 pela ESPN Brasil, depois passou pela TV Gazeta e desde janeiro de 2019, integrava a equipe de esportes da Globo. No rádio, comandava dois programas na Rádio Globo - entre 2017 e 2019: 'Trilha de Craques' e 'Galera da Bola'.

Na música, ele montou a banda 'The Soundtrackers', especializada em tocar trilhas de grandes sucessos do cinema. E também era autor dos livros "As Aventuras da Blitz" e "Almanaque da Música Pop no Cinema".

A perda precoce de 'RR', como era carinhosamente chamado, comoveu aos profissionais de imprensa, da mídia, de pessoas que conviveram com ele e uma legião de admiradores. Na noite desta terça-feira, o SporTV e a ESPN Brasil realizaram um 'pool', entre 21:30 e 22:00 UTC-3, em homenagem ao comunicador. No SporTV estavam, no estúdio, o apresentador Fred Ring e o comentarista Paulo Nunes, enquanto na ESPN, estavam a apresentadora Marcela Rafael e o jornalista Paulo Calçade, ambos em casa via videoconferência.


Rodrigo Rodrigues foi um grande profissional. Sempre vou lembrar dele das suas apresentações do programa 'Vitrine' (TV Cultura) - ao lado de Sabrina Parlatore. E do 'Galera da Bola' (Rádio Globo) - o qual depois da última rodada do Brasileirão 2017, se apresentou durante três horas. Além da sua alegria e da sua simpatia. Aliás, vou lembrar dele neste vídeo aqui via YouTube /Videos da Net como um dos grandes momentos da carreira dele.

 

Fica aqui a homenagem deste blog ao comunicador que vai fazer muita falta. E fica aqui a minha solidariedade aos familiares, profissionais de imprensa e da mídia e pessoas que conviveram com ele. 

--------------------

#coronacrise


BR: A caminho de mais um marco trágico 
O comunicador Rodrigo Rodrigues é um dos mais de 90 mil vítimas da COVID-19 no Brasil, marca triste alcançada nesta quarta-feira, 29, que bateu mais um recorde diário de mortes e casos - porque houve atraso de dados da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo nesta terça-feira, 28. Tudo indica que, infelizmente, estamos caminhando para os 100 mil nos próximos dias. Aliás, com os encerramentos em silêncio do 'Jornal Nacional', da TV Globo - e também de alguns telejornais locais das afiliadas, em respeito as famílias das vítimas da doença no Brasil. Com as perdas do radialista José Paulo de Andrade e do jornalista Rodrigo Rodrigues. E também de um amigo meu conhecido que mora em Caaporã (PB). O mês de julho terminou como o MAIS TRISTE deste ENLUTADO ano de 2020. No mundo todo, são mais de 675 mil, segundo a OMS, sendo 151 mil nos Estados Unidos e 46 mil no Reino Unido. E digo mais uma vez: são VIDAS PERDIDAS que não são números. São HISTÓRIAS. Fica aqui a minha solidariedade aos familiares das vítimas. 

Mas não é só notícias negativas... 
...há também notícias positivas. E de esperanças em meio ao CAOS. No mundo todo, são mais de 11,1 mil recuperados (segundo WorldOMeters), sendo 1,8 no Brasil (segundo dados do Ministério da Saúde). Um dos recuperados é o comentarista esportivo Maciel Júnior, da Rádio Jornal do Commercio (Recife, PE), que no último sábado, 25, retornou aos microfones da estação de rádio, em casa, pra comentar a partida entre Sport x Fortaleza pela Copa do Nordeste (em andamento). Dois dias depois, na segunda-feira, 27, voltou a comandar o programa 'Fórum Esportivo', no estúdio. Emocionado, agradeceu as homenagens recebidas de familiares, amigos e colegas de trabalho, aproveitou para agradecer aos profissionais de saúde, se solidarizou aos familiares de vítimas e desejou força aqueles que enfrentam a doença. Maciel estava internado durante 24 dias entre os meses de abril e maio, sendo 21 na UTI e entubado por 11 dias. Se recuperou nos últimos dias. E agora, voltou ao que ele mais gosta: comentar futebol.

Ver essa foto no Instagram

Abertura ao vivo e emocionante

Uma publicação compartilhada por Maciel Júnior (@macieljroficial) em




E tem mais... 
Além de Maciel Júnior, outra personalidade da comunicação que também se recuperou do coronavírus foi Marcelo Magno, apresentador do telejornal local 'Piauí TV 1ª Edição' (ou 'Piauí1'), da TV Clube (Teresina, PI). Ele foi diagnosticado por COVID-19 em março, chegou a ficar entubado na UTI, se recuperou e foi considerado o primeiro caso recuperado no Estado do Piauí. Em 30 de abril, o jornalista retornou a apresentação do telejornal local marcado pela emoção. Aliás, a afiliada da Globo ficou quase 14 dias de quarentena porque houve poucos casos de coronavírus na estação de TV. Entre os dias 20 de março de 6 de abril, os telespectadores piauienses acompanharam as notícias do Estado por telejornais da Globo Nordeste, do Recife (PE). 


O editor de coluna deseja melhoras e vida longa aos profissionais de imprensa, Maciel Júnior e Marcelo Magno. Como também aos outros desta categoria que se recuperaram (e que estão se recuperando) da doença e também aqueles pelo Brasil e ao redor do globo.

'Uma grande onda'
É o que diz a porta-voz da Organização Mundial de Saúde, Margaret Harris, nesta terça-feira, 28, que descreveu sobre a pandemia do novo coronavírus. A Organização alertou que não tem características sazonais, como o da influenza, e fez um alerta sobre pensar em ondas quando se fala da pandemia. Além disso, a intensidade da circulação do Influenza pode mudar de ano para ano. Já o coronavírus não respeita uma sazonalidade e circula com grande intensidade independentemente da época e estação do ano. Nas últimas semanas, surgiram novos casos, provocando recordes diários, em alguns países como Hong Kong, Japão e Espanha. E parece que vai ser assim até que surge uma vacina eficaz e segura, em meados de 2021, como informa a reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira, 29.

Em busca de uma vacina
Três dos nove países que desenvolvem uma vacina para o Sars-Cov-2 testada em humanos estão em fase final, segundo a atualização mais recente da Organização Mundial da Saúde, nesta quarta-feira, 29. Ainda segundo a entidade, há 164 pesquisas em desenvolvimento, sendo 25 já em estágio clínico mas apenas cinco na Fase 3. Na última sexta-feira, a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, afirmou que vacinas contra a COVID-19 poderão ser aprovadas com mais rapidez após resultados de testes indicarem segurança na imunização. Se forem comprovada a eficácia, a vacina estará disponível, de forma gradual, até o final do primeiro semestre de 2021.

'Não pega só em idosos...'
As falas do diretor-geral, do diretor de emergências e da líder técnica da Organização Mundial da Saúde, durante a uma entrevista coletiva em Genebra nesta quinta-feira, 31, demonstraram mais uma prova de que a doença maldita atinge a todos, independente de classes, raças, etnias... E de faixas etárias. O doutor Tedros Adhanom demonstrou preocupação com aumento das infecções entre os jovens e alertou que a população jovem 'não são invencíveis' e que 'podem se infectar, morrer ou transmitir o vírus a outros'. Já o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, afirmou que, apesar dos jovens não serem a maioria dos mortos pela doença, a ciência ainda não sabe quais serão os efeitos a longo prazo da infecção. No fim das contas, é preciso CONSCIÊNCIA. E RESPONSABILIDADE.

Aliás...
...nesta quinta-feira, 30, completou seis meses que a OMS declarou a situação de emergência global. Naquele dia, a doença circulava por 19 países e nenhuma morte fora da China havia sido registrada. Na China, haviam 213 mortes registradas e quase 10 mil casos espalhados pelo território chinês. Atualmente, até o fechamento desta edição, são mais de 17 milhões de infectados e mais de 675 mil vidas perdidas em 216 países e territórios. Segundo o o diretor de emergências da entidade, Michael Ryan, na coletiva desta quinta, a resposta dos sistemas de saúde e governos afetados pela Covid-19 foi lenta e insuficiente na maioria dos países. E considerou a atual situação como a pior emergência global em saúde pública. Uma pandemia que (cada vez mais) ainda está longe de acabar...

O que era remarcado, foi cancelado
Nesta sexta-feira, 31, a Prefeitura de Campina Grande (PB) anunciou, de forma definitiva, o cancelamento dos seus Festejos Juninos, considerado 'O Maior São João do Mundo'. O evento estava planejado entre os dias 5 de junho e 5 de julho, mas em virtude da pandemia do coronavírus, foi adiado para 9 de outubro e 8 de novembro. Porém, a medida da situação atual, de preservar vidas e as incertezas nos próximos meses o influenciaram o cancelamento definitivo do São João deste ano na Rainha da Borborema - que é inédito em todas as edições. Até porque o ciclo junino já passou e realizar uma festa fora de época ficaria sem clima - e até perdia a graça. Fica para o ano que vem... No mesmo dia, a prefeitura antecipou as comemorações de Fim de ano para o dia, acredite, 11 de outubro, no dia do 156º aniversário de emancipação política da cidade. 

Reabertura do Santuário em Aparecida
Em Aparecida, no Vale do Paraíba do Estado de São Paulo, o Santuário Nacional reabriu as portas nesta terça-feira, 28. Durante quatro meses - desde o início da pandemia e medidas de isolamento social, ela estava fechada e as celebrações foram realizadas pela Internet e pela TV, o qual, em alguns momentos, alcançou o segundo lugar na audiência segundo Kantar IBOPE (dados em São Paulo) num sábado ou domingo. As atividades foram retomadas sob protocolos sanitários - uma delas é o distanciamento de cada banco com até dois visitantes. O Santuário ficará aberto entre 6h e 18h nos dias úteis e entre 5h e 20h nos fins de semana. Mesmo com a reabertura, as procissões e excursões ainda estão proibidas.

Agenda religiosa em João Pessoa...
Em João Pessoa, teve início neste domingo, 26, a festa de Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade e do Estado da Paraíba, que começou com uma carreata que saiu da Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro, em direção ao Santuário da Penha - no bairro homônimo da cidade. Diferente de anos anteriores, este ano é diferente em virtude da pandemia. As celebrações ocorrem às 19h, sob protocolos sanitários e a presença de fieis agendados. Nesta quarta-feira, 5, dia do 435º aniversário da cidade, terá uma programação especial. Uma delas é a missa solene realizada, no estilo 'drive-in', no estacionamento do Santuário Mãe Rainha, no bairro do Bessa. Antes, haverá a Oração do Santo Terço, na Basílica, seguida de carreata. A programação completa está na parte de 'Destaques' no Stories do Instagram Oficial da Arquidiocese da Paraíba (@arquipb). 

...e em Alhandra
No mesmo dia, ocorrerá a celebração de Nossa Senhora das Neves em Alhandra (PB) - assim como em Caaporã (PB) o qual a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição confirmou via perfil oficial no Instagram. No dia seguinte, 6, começa a Festa de Nossa Senhora da Assunção, que será modificada sob protocolos sanitários. Durante a novena, as celebrações ocorrem às 19h e contará com a presença de fieis agendados com capacidade de até 30%. No dia 15, no final de tarde, terá uma procissão sem a presença de fieis. A programação completa da novena você confere no Instagram da Paróquia (@paroquiansassuncao_).

Basquete: o retorno da NBA
#desporto :: A NBA retornou nesta quinta-feira, 30, depois de quatro meses e meio de paralisação por causa da pandemia. A temporada regular 2019-2020 retorna com sede única, na Disney em Orlando (Flórida, Estados Unidos), sem a presença de público e de sérias restrições sanitárias. Os 88 jogos do reinício da NBA contarão para as classificações finais da atual temporada e as estatísticas da temporada regular, que vai até o dia 14 deste mês. Segundo o GLOBOESPORTE.com, caso seja necessário, a NBA utilizará as datas 15 e 16 de agosto para definir as últimas vagas aos playoffs - que começa a partir do dia seguinte, 17. As finais de Conferência ocorrem a partir de 15 de setembro. E as finais da temporada 2019-2020 da NBA ocorrerão entre 30 de setembro e 13 de outubro, caso necessário uma sétima partida.

'Reprises' substituindo às 'reprises'...
#televisao :: Como antecipou a jornalista Carla Bittencourt, na coluna 'Telinha' do jornal Extra (Rio de Janeiro, RJ), a Globo anunciou as reprises das próximas novelas substituindo pelas atuais reprises em três horários. Na faixa das nove, a reprise da novela 'A Força do Querer' (2017) substituirá a reprise de 'Fina Estampa' (2011). Na faixa das sete, 'Haja Coração' (2016) vai substituir 'Totalmente Demais' (2016). E na faixa das seis, 'Flor do Caribe' (2013) vai substituir 'Novo Mundo' (2017) - que era uma prévia da nova novela 'Nos Tempos do Imperador', porém as gravações foram suspensas e sem previsão de retorno. Com isso, as atuais novelas produzidas em andamento, como 'Amor de Mãe' e 'Salve-se Quem Puder', voltarão no ano que vem - se a 'poeira' da pandemia baixar, com redução de capítulos e de elenco de duas novelas. As novas produções da rede de TV também ficarão para o ano que vem.

E pra finalizar sobre o tema... 
...nada melhor descrever as recomendações. Cuidado pelas notícias falsas, as 'fake news'. Informe-se em um veículo confiável, em todas as mídias. Valorize o jornalismo profissional. Respeite o distanciamento social. Se sair quando for necessário como mercado ou farmácia, use máscara. Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel. Valorize a ciência e os cientistas. E, se possível, FIQUE EM CASA. 

--------------------


Aniversário da cidade onde nasci
Nesta sexta-feira, 31, a cidade de Vera Cruz, BA, cidade onde nasci, comemora o seu 58º aniversário de emancipação política. Ela fica na Ilha de Itaparica e, por ser próxima ao Recôncavo, faz parte da Região Metropolitana de Salvador. Ocupa 87% da área do território da maior Ilha da Bahia de Todos os Santos e possui 24 localidades. São 40 quilômetros em 14 praias banhadas por águas mornas e protegidas por recifes. Um lugar que respira natureza e história. E que tenho muitas saudades de lá. Pra não ficar muito mais extenso aqui, resolvi publicar em um outro espaço pra contar sobre a cidade e as informações de lá. Pra saber mais, clique aqui. Nos vídeos abaixo, compartilho uma vista aérea das praias da Penha e Barra do Gil, um dos lugares onde frequentei durante a infância. Vídeos via YouTube /Passeios e Viagens e /Trilha Vertical. E PARABÉNS a cidade - e aos moradores - de Vera Cruz pelos 58 anos.



--------------------

Uma situação inusitada...
...aconteceu na cidade de Fort Valley, no estado norte-americano da Virginia. Uma moradora foi surpreendida ao se deparar com um urso gigante em seu quintal. Ela encontrou o animal "tirando um cochilo" na piscina infantil dos seus netos. Segundo a reportagem da agência Folhapress, do jornal Folha de S. Paulo, publicada no jornal Folha de Pernambuco desta terça-feira, 28, Regina Keller, que que reside há 12 anos na mesma casa localizada perto da região da Floresta Nacional George Washington, disse a CNN International que estava regando seu jardim quando se deparou com o urso. Ela não se intimidou com o urso gigante e ficou observando por cerca de uma hora.

--------------------

Vai ter premiação da Emmy...
Foi anunciado nesta terça-feira, 28, os indicados para a edição de 2020 do Primetime Emmy Awards. A série "Watchmen", da HBO baseado na HQ, recebe 26 indicações e é a produção mais indicada do ano. Entre as séries de comédia, “The Marvelous Mrs. Maisel” recebe com 20 indicações. E entre as séries dramáticas, “Ozark” e “Succession" empataram com 18 indicações cada. A Netflix lidera com 160 indicações, superando a HBO, com 107. A 72ª edição ocorrerá em 20 de setembro. E será diferente de edições anteriores em virtude da pandemia do coronavírus. O apresentador é Jimmy Kimmel. 

...e do VMA
A MTV anunciou nesta quinta-feira, 30, os indicados da edição deste ano do Video Music Awards. Lady Gaga e Ariana Grande lideram a lista e concorrem em nove categorias cada. Na sequência, Billie Eilish e The Weeknd ficaram com seis indicações cada. A 37ª edição ocorrerá no dia 30 deste mês em Barclays Center, em Nova York, porém diferente por causa da pandemia.

--------------------

#InBrief

• SÍMBOLO... :: O desenho original dos aros olímpicos, criado pelo Barão Pierre de Coubertin, foi arrematado em leilão realizado em Cannes (Suíça) no último domingo, 26, por 185 mil euros (cerca de R$ 1,1 milhão). Segundo o Metro Jornal, Os anéis entrelaçados representam a união dos continentes.

• ...OLÍMPICO :: O desenho original dos aros olímpicos mede 21 x 21,5cm, é autografado e feito de grafite e tinta gauche. A relíquia estava em uma coleção particular na Suíça. Criada em 1913, teve a sua primeira aparição nos Jogos de 1920 em Antuérpia (Bélgica), depois da Primeira Guerra Mundial.

• OLIMPÍADA :: Enquanto os Jogos Olímpicos de Tóquio foram postergados para o ano que vem por causa da pandemia do coronavírus, a olimpíada de 2024 em Paris já tem data marcada. A abertura da 33ª edição será em 26 de julho, às 20:24 - hora de verão local. E o encerramento será em 10 de agosto.


• MARTE :: O robô Perseverance, da Nasa, decolou nesta quinta-feira, 30, da Força Aérea de Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida. Batizada de Mars 2020, a missão deve coletar amostras do solo, observar a geologia e estudar a viabilidade da vida humana no 'planeta vermelho'.

• TELEVISÃO 1 :: Após 36 anos, o seriado 'Chaves' saiu da grade do SBT. Segundo o portal NaTelinha, há um impasse gerado pela mudança contratual entre a Televisa, detentora dos direitos das fitas, e o Grupo Chespirito, dona dos roteiros escritos por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014).

• TELEVISÃO 2 :: A primeira exibição de 'Chaves' na TV aberta foi em 24 de agosto de 1984. A última exibição foi nesta sexta-feira, 31, mesmo dia em que o Multishow exibiu na TV Paga. A atração também saiu do Amazon. Segundo a comunidade Fórum Chaves, a situação também acontece em outros países.

• COMUNICAÇÃO 1 :: O jornal O Globo (Rio de Janeiro, RJ) comemorou nesta quarta-feira, 29, o seu 95º aniversário. Pra marcar a data, o periódico promoveu ações como 'lives' durante a semana e um caderno especial no impresso, com conteúdo no site, sobre 'o papel do jornal no mundo em transformação'.

• COMUNICAÇÃO 2 :: Fundado em 1925 pelo jornalista Irineu Marinho, O Globo é o maior jornal em circulação do Brasil, tanto impresso quanto somados impressos+digitais, com uma tiragem de mais de 100 mil exemplares, segundo dados do IVC (em dezembro de 2019, apenas impressos). Em 2025, fará 100 anos.

• DINHEIRO :: Dólar US$ - Comercial: R$ 5,21. Dólar US$ - Turismo: R$ 5,50. Euro - Comercial: R$ 6,13. Euro - Turismo: R$ 6,26. Libra Estrelina - Comercial: R$ 6,83. (Fonte: UOL)

--------------------

ANIVERSARIANTES... 🎂 
...da semana que passou. SEG 27 JUL: Vitória Polliany (João Pessoa, PB). Ana Carolina Raimundi (jornalista - Rio de Janeiro, RJ). TER 28 JUL: Karem Fabiani (jornalista - Florianópolis, SC), Jessyka Mayara (Alhandra, PB), Carlos Siqueira (jornalista - Campina Grande, PB). QUA 29 JUL: Kalyne Andrade (Curitiba, PR), Jaciele Felix (Caaporã, PB), Natalia Shayenne (Caaporã, PB). QUI 30 JUL: Renata Queiroga (Alhandra, PB). SEX 31 JUL: Alex Lucena (radialista/comunicador - Recife, PE), Cíntia Lima (jornalista - Miami, Flórida, USA), Aline Pimentel (Caaporã, PB), Junior Mota (Caaporã, PB). 
...deste fim de semana. SAB 1 AGO: Felipe Chemale (repórter - Porto Alegre, RS), Anny Kelly Mendonça (Caaporã, PB). DOM 2 AGO: Gedalva Eloi (Caaporã, PB), Rodrigo Raposo (jornalista e cantor - Recife, PE), Ricardo Souza.   
...da semana que virá. SEG 3 AGO: Juliana Cavalcante (repórter - Salvador, BA), Romero Eloi (Caaporã, PB). TER 4 AGO: Hortência Felix (Alhandra, PB), Danny Silva (Caaporã, PB). QUA 5 AGO: Carlos Eduardo Éboli (jornalista e comentarista esportivo - Rio de Janeiro, RJ), Kako Marques (jornalista esportivo - João Pessoa, PB), Neuma Rosa (Teixeira de Freitas, BA). QUI 6 AGO: Ray Soares (Recife, PE). DOM 9 AGO: Heloísa Pessoa (Caaporã, PB), Léo Saballa Jr. (jornalista - Porto Alegre, RS), Álvaro Viana (Caaporã, PB). 

--------------------

CANÇÃO DA SEMANA 🎶 
Renato e Seus Bue Caps - Meu Primeiro Amor  
*Versão da canção 'You're Going To Lose That Girl', de The Beatles. 
*Composta por: Paul McCartney, John Lennon. 
*Álbum: Isto É Renato e Seus Blue Caps.
© 1965 CBS.

#obtuario #inmemoriam :: Nesta terça-feira, 28, morreu no Rio de Janeiro, RJ, o músico Renato Barros, vocalista da banda Renato e Seus Blue Caps que tinha 76 anos e estava internado havia 10 dias num hospital de Jacarepaguá, depois de passar por uma cirurgia no coração. Ele teve complicações pulmonares e não resistiu. Segundo o portal G1, A banda de rock era a que estava há mais tempo em atividade no Brasil e que o nome foi inspirado em uma banda americana. Nos anos 1960, a banda fez sucesso com hits como “Até o fim”, " Menina Linda ", “Não te esquecerei” e “Feche os Olhos”. Entre tantas canções, selecionei um que compartilho aqui em homenagem ao músico, a canção "Meu Primeiro Amor", de 1965, versão de 'You're Going To Lose That Girl', dos Beatles, composta por Paul McCartney e John Lennon.


--------------------

PONTO FINAL. • Prestes a sediar a próxima Copa do Mundo da FIFA em 2022, o Qatar revelou nesta segunda-feira, 22, o desejo de sediar uma olimpíada e paraolimpíada em 2032. Segundo o GLOBOESPORTE.com, a candidatura levantou novos questionamentos sobre a viabilidade de uma competição esportiva em temperaturas tão altas, onde, no verão, os termômetros costumam bater os 50°C. Outro questionamento é o calendário, como o próximo Mundial que será realizado no final do ano em vez de junho e julho - como faz a cada quatro anos. Além de Qatar, Índia, Austrália (Queensland) e China (Xangai) também são candidatos. Ainda é cedo pra definir a próxima cidade-sede dos Jogos Olímpicos daqui a doze anos.

--------------------

ESTOU NO... 
...Twitter e Instagram: @lucianoamorim94.

*Com informações do GLOBOESPORTE.com, Metro Jornal, Jornal do Commercio, Portal Observatório da TV, G1, Reuters, Folha de S. Paulo, G1 PB, Folha de Pernambuco, NaTelinha, Jornal O Globo.

---

Um comentário:

  1. Conteúdo completíssimo, a parte triste é ter que esperar mais uma semana para a nova edição do almanaque.

    ResponderExcluir