sexta-feira, 31 de julho de 2020

Uma crônica sobre Vera Cruz, na Ilha de Itaparica


Nesta sexta-feira, 31, a cidade de Vera Cruz, BA, cidade onde nasci, comemora o seu 58º aniversário de emancipação política. Ela fica na Ilha de Itaparica e, por ser próxima ao Recôncavo, faz parte da Região Metropolitana de Salvador. Ocupa 87% da área do território da maior Ilha da Bahia de Todos os Santos e possui 24 localidades. São 40 quilômetros em 14 praias banhadas por águas mornas e protegidas por recifes. A biodiversidade é um dos atrativos naturais com diversas áreas de mata atlântica, restingas e manguezais. Possui duas unidades de conservação municipais: o Parque Ecológico de Baiacu e a Área de Proteção Ambiental Recife. 


Uma parte da população vive tipicamente da pesca, alimentando-se de frutos do mar como ostra, aratu, lagosta e caranguejo. A cultura é retratada fortemente pelas festas religiosas com procissões marítimas e terrestres. Um dos atrativos históricos são as ruínas de igrejas. A de Nossa Senhora da Conceição, há beira do mar na praia homônima. E do Nosso Senhor de Vera Cruz, em Baiacu - o último construído em 1561 e considerado Patrimônio Histórico da Ilha. Mar Grande, o 'marco zero' da cidade, é o local de maior movimentação e frequentado pelos jovens, especialmente durante o verão. 


Um dos lugares que me chamo a atenção em Vera Cruz são as árvores na beira-mar das praias da Penha e Conceição. Das águas calmas e até cristalinas nas praias de Coroa, Barra do Gil e Penha. E a Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Mar Grande, junto com a praça que foi revitalizada em 2017 - embelezando ainda mais o local. Cidade de nascença onde morei nos primeiros dez anos. A última vez que passei por lá foi há quinze anos e três meses, em abril de 2005. De lá pra cá, a saudade foi grande e só aumentou nos últimos dois anos e agora, neste período de isolamento social, que por sinal, um dos lugares que visitarei quando a quarentena acabar, em um futuro próximo se DEUS quiser, é Vera Cruz.

Pra chegar até lá você tem três opções. Pela lancha na travessia Mar Grande/Salvador, saindo após do Mercado Modelo na Capital até a Praça principal em Mar Grande. Pelo Ferry boat saindo do Terminal de São Joaquim até o Bom Despacho, no município de Itaparica. E pela estrada, pela rodovia estadual BA-001, na entrada pela da Ponte do Funil, em Jiribatuba. 

Nos vídeos abaixo, compartilho uma vista aérea das praias da Penha e Barra do Gil, um dos lugares onde frequentei durante a infância. Vídeos via YouTube /Passeios e Viagens e /Trilha Vertical. 



Dito isto, PARABÉNS a cidade - e aos moradores - de Vera Cruz pelos 58 anos. Um lugar que respira natureza e história. E vale a pena conhecer esse lugar, não agora neste período de pandemia, mas em um futuro próximo quando a 'poeira' baixar e tudo isso passar. Quem sabe pode ser uma boa opção em seu roteiro de viagem. 


---

Nenhum comentário:

Postar um comentário