domingo, 20 de setembro de 2020

Almanaque Semanal :: #11

Confira um resumo dos fatos da semana selecionados pelo editor.

Semana 38 de 52 do ano de 2020.

Os 70 anos da TV no Brasil 


Nesta sexta-feira (18), comemora-se o 70º aniversário da Televisão no Brasil. Às 22:00 UTC-3 de 18 de setembro de 1950, foi inaugurada a primeira transmissão de TV no Brasil e na América do Sul. A PRF-3 TV Tupi, canal 3 de São Paulo - que dez anos depois mudou para o canal 4, fundado pelo Assis Chateaubriand, dos Diários Associados. Ela foi extinta em 18 de julho de 1980, quase dois meses antes do seu 30º aniversário, e atualmente, o prefixo atual ZYB 855 Canal 4 de São Paulo (SP) pertence ao Sistema Brasileiro de Televisão, do Grupo Sílvio Santos.

Muitas transformações passaram durante sete décadas. O formato de tubo e em preto e branco - e em sinal analógico, a implementação do video-tape (1959), a transmissão por cores (1972) e por satélites (1983). Até a modernidade nos dias de hoje com o sinal digital terrestre (2007) e em alta definição. O formato de tela também mudou, do quadrado 4:3 para o retangular 16:9 - entretanto, algumas emissoras exibem, de forma rara, alguns conteúdos, como os de cinema, em formato cinemascope 21:9.

Algumas curiosidades sobre a televisão no solo brasileiro. O programa de maior duração da história é o religioso 'Mosaico na TV', transmitido desde 16 de julho de 1961. Seguido pelo  'Programa Sílvio Santos', criado em 1963 como o programa de auditório e de variedades mais antigo no país, sendo o mais duradouro em todo o mundo apresentado pelo mesmo apresentador e que passou por várias estações de TV até a chegada do SBT, criada em 1981 e que está até hoje.

Entre os jornalísticos de maior duração estão a 'Retrospectiva' (desde 1967) e o 'Jornal Nacional', (desde 1969), ambos da TV Globo. Este último é o serviço noticioso mais antigo na TV brasileira, embora o 'Repórter Esso', iniciada no rádio em 1941 e foi até 1968, foi apresentado na extinta TV Tupi entre 10 de abril de 1952 e 31 de dezembro de 1970, durando 18 anos. Já o 'Mesa Redonda', exibida pela TV Gazeta de São Paulo, é o programa esportivo com maior duração e está no ar desde 1970. 

No entretenimento, a novela 'Chiquititas', do SBT, é o que tem maior duração. Adaptada da original Argentina e escrita originalmente pela autora Cris Morena, a trama, exibida em parceria com a argentina Telefe, contou com 807 capítulos em 5 temporadas entre 28 de julho de 1997 e 19 de janeiro de 2001. Entretanto, a novela 'Redenção', da extinta Excelsior exibida entre 16 de maio de 1966 e 2 de maio de 1968, é a maior telenovela brasileira, com 596 capítulos, que não passou por diversas temporadas e mudanças de elenco. A faixa de filmes mais antiga na TV brasileira é o 'Domingo Maior' da TV Globo (desde 1972).


Hoje em dia, a estação de TV mais antiga em atividade no Brasil é a ZYB 854 Canal 7 (digital 20 UHF e virtual 7.1) de São Paulo (SP), a RecordTV. A estação de TV pública mais antiga em operação no país é a ZYA 505 Canal 2 (digital 15 UHF e virtual 2.1) de Brasília (DF), a TV Brasil, enquanto a estação de TV educativa mais antiga em operação no país é a ZYB 306 (antigo ZYB 54) Canal 11 (digital 40 UHF e virtual 11.1) do Recife, a TV Universitária.

Segundo dados do site Teleco em 2018, o Brasil conta com 583 geradoras de TV e 13.692 retransmissoras concessionadas pela Anatel. O estado brasileiro com maior número de estações de TV locais concessionadas pela Anatel é São Paulo, com 96 emissoras. Entre as redes de TV nacionais estão a Globo (122 emissoras, sendo 5 próprias), RecordTV (110 emissoras, sendo 15 próprias), SBT (102 emissoras, sendo 8 próprias), Cultura (63 emissoras - o maior número do tipo público/educativo), Bandeirantes (62 emissoras, sendo 16 próprias - o maior número deste tipo), TV Brasil (61 emissoras, sendo 4 próprias), RedeTV! (59 emissoras, sendo 5 próprias), Gazeta (14 emissoras), Record News (11 emissoras, sendo 2 próprias) e CNT (6 emissoras, todas próprias).

Tem também as emissoras que, por ser a única 'cabeça-de-rede', tem o maior número de RTV's no Brasil, como a RBI, Rede Família e RBTV. Grande parte são religiosas como as católicas Rede Vida, TV Aparecida, Canção Nova, Nazaré e Século 21; e as evangélicas RIT, Gênesis e Super. Tem também as redes de televisão regionais como a Meio Norte (Piauí), Cidade Verde (Mato Grosso) e Amazon Sat (Amazonas). Hoje em dia, existe no país cerca de 25 redes de televisão comerciais e 10 redes de televisão educativas. A maioria dos canais abertos estão disponíveis em operadoras de TV por satélite ou via cabo (o serviço de TV por Assinatura no país foi lançado em 28 de março de 1989) e pelas parabólicas (lançado em 1983 a partir do Brasilsat 1).

No começo, era de tubo e ficava apenas em algum cômodo da casa, como sala. Hoje em dia, ela está em qualquer lugar. Seja no aparelho portátil como alguns smartphones que captam sinal digital terrestre no aparelho ou em um streaming VOD via internet no PC ou aparelho móvel como tablet. E mesmo com o crescimento dos serviços de Streaming VOD nos últimos anos, a TV aberta ou paga continua presente na vida do brasileiro, independente de qualquer situação como a atual em que vivemos como diz o jornalista Flavio Ricco em sua coluna publicada em jornais em 29 de junho deste ano. E se reinventando a cada dia. 

É o meio que transmite informação e emoção. Que vibra com as transmissões esportivas ou de eventos musicais. Que chora. Que se diverte. E por aí vai. O meio é o preferido por 63% dos entrevistados segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2016. Neste período de pandemia do novo coronavírus, é o segundo meio confiável em informações sobre a doença segundo Datafolha. E mais, o Brasil é um dos países onde mais se assiste televisão segundo o estudo Barômetro de Engajamento de Mídia, feito em 2013 pela Motorola Mobility. Este que vos escreve digo que, assim como cada brasileiro, também gosto de assistir TV, fazendo parte do dia-a-dia. 

Nos dois vídeos abaixo, você confere, no YouTube/Gui de Televisão, a evolução dos logotipos das emissoras da TV e, no YouTube/Douglas Oliveira, vinhetas das principais emissoras de TV, atualmente, no Brasil.



O futuro da televisão
Ao que tudo indica que, para os profissionais de comunicação, o futuro da televisão será o "AO VIVO". Uma das afirmações é o diretor de televisão e o empresário Boni em entrevista ao 'Roda Viva', na TV Cultura, nesta segunda-feira (14). A tendência é que o futuro da TV será voltado para o jornalismo - com coberturas jornalísticas, eventos AO VIVO e em tempo real como esporte e o conteúdo local e regional, enquanto produções de entretenimento estarão nos Streaming VOD. Vamos acompanhar as tendências, que uma delas - o qual sugiro, é a multiprogramação no sinal digital terrestre, como acontece nos Estados Unidos. Outra sugestão é a hora certa (incluindo a temperatura local) e o prefixo de cada estação de TV local, ambas que ocorreram no passado e que estão em falta nos dias de hoje. 

Especiais durante a semana
Nesta semana, diversas ações marcaram as comemorações dos 70 anos das primeiras transmissões da TV no Brasil. Houve reportagens especiais em quase todas as emissoras de televisão, como '70 Anos No Ar', exibida no 'Jornal da Band' (antigo 'Jornal Bandeirantes') da TV Bandeirantes. Mas destaco duas. O da TV Globo, com um especial, em duas partes, exibida no 'Globo Repórter' nesta sexta-feira (18) e na próxima (26) - e que a primeira parte está disponível clicando aqui. E o da TV Cultura, com a série inédita 'Os Campeões de Audiência', que começou a exibir nesta quinta-feira (17) com quatro episódios a cada semana. E que compartilho aqui o vídeo do primeiro episódio via YouTube/TV Cultura. 


Nesta edição deste espaço, fica aqui o meu reconhecimento e o meu respeito aos profissionais das estações de televisão, nacional ou local. Do passado e do presente - e também do futuro. E VIDA LONGA a janela eletrônica. 

--------------------

#coronacrise

O temor da segunda onda na Europa 
A Europa teme uma possibilidade de segunda onda de contágio do novo coronavírus. Nos últimos dias, o velho continente registrou mais contágios por semana do que durante o primeiro pico da pandemia. O que levou alguns países a retornar restrições e adotar novas quarentenas para conter aumento nos casos, que, entre março e abril, chegou a ser considerado o epicentro da pandemia. Em Portugal, o país entrou em estado de contingência, que entrou em vigor nesta terça-feira (15). Na Espanha, algumas províncias autonômicas voltaram a adotar restrições. Na França, Itália e Dinamarca, limitação de pessoas. Já no Reino Unido, o governo descarta a possibilidade de um novo 'lockdown'. Enquanto em Israel, o governo anunciou uma nova quarentena, que começou nesta sexta-feira (18) e vai durar três semanas. 

Ao que tudo indica...
...a adoção de novas medidas restritivas em países da Europa confirmam um estudo assinado por pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Science em 14 de abril que "as estratégias intermitentes de distanciamento social talvez precisem ser empregadas até 2022 para evitar que o novo coronavírus continue a colocar em risco os sistemas de saúde mundo afora". Ou seja, teremos que conviver com essa realidade até a descoberta da vacina ou medicamento seguro e eficaz.

No Brasil...
...o último feriado, de 7 de Setembro, refletiu o aumento de novos casos de COVID-19, nos últimos dias, em algumas cidades, como Santos e Guarujá, no Litoral de São Paulo. Ou seja, como citei na edição anterior, uma 'reedição' do que aconteceu durante o período da 'Influenza Hespanhola' (1918-1920) quando em Filadélfia (Pennsylvania, Estados Unidos), foi realizado, em 28 de setembro de 1918, um desfile para arrecadar fundos para as tropas americanas na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que levou 200 mil pessoas às ruas. Resultado: 72 horas depois, todos os 31 hospitais da cidade estavam lotados e provocaram mais de 4,5 mil mortes durante duas semanas. Entretanto, o país registra média móvel semanal abaixo de 800 óbitos e abaixo de 35 mil casos, ambos por dia. E uma taxa de contágio estável, abaixo de 1,0.

Afinal, volta ou não às aulas presenciais?!
Segue as incertezas para a possibilidade do retorno gradual às aulas presenciais, um dos setores afetados pela pandemia do coronavírus. Nesta segunda-feira (14), três entidades internacionais pedem prioridade na volta às aulas, desde que sejam adotadas medidas de prevenção e proteção. A OMS, Unicef e Unesco pediram aos governos para que coloquem a abertura de escolas como prioridade, e não bares e eventos de massa. E que não existem evidências suficientes ainda para declarar que foi a reabertura que agravou a transmissão da COVID-19 em uma comunidade. Enquanto isso, alguns estados brasileiros continuam com as escolas fechadas por tempo indeterminado. Autoridades locais dizem que a retomada das aulas ocorrem ainda este ano. O fim de ano está aproximando e a discussão ainda vai persistir.

Ônibus x COVID
Um estudo realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos anunciou, nesta quarta-feira (16), que não há relação entre o aumento de casos da COVID- 19 e o uso de ônibus. Segundo o jornal Folha de Pernambuco, o material analisou dados de 15 sistemas de transporte de 171 cidades brasileiras durante 17 semanas. Diante de números altos de infetados e mortos pelo coronavírus, o uso do transporte coletivo tornou-se uma preocupação para os usuários. No entanto, a Associação reconhece que não é possível dizer que não há contaminação no transporte coletivo. Mesmo assim, ainda segundo o jornal, especialistas são cautelosos quanto aos dados e alertam para os cuidados que a população deve continuar seguindo.

O retorno do futebol europeu 
#desporto :: Aparentemente, alguns países europeus deram início a temporada 2020/2021 no futebol, ainda sobre as incertezas em virtude da pandemia do novo coronavírus. Na França, o Ligue 1 começou no dia 21 do mês passado e com o retorno do público, de forma reduzida, nos estádios. No Reino Unido, o Premier League, na Inglaterra, começou na última quinta-feira (12), mesma data em que teve início a mais uma temporada no País de Gales. Já o Scottish Premiership, na Escócia, teve início no dia 1 do mês passado, enquanto o NIFL Premiership, na Irlanda do Norte, começará em 17 do mês que vem. Na Espanha, a La Liga teve início também na última quinta-feira (12), mesma data em que começou a atual temporada do Eredivisie, em Países Baixos. 

E tem mais...
...nesta sexta-feira (18), teve início a Primeira Liga, em Portugal, e a Bundesliga, na Alemanha. Neste sábado (19), teve início o Calcio Serie A, na Itália. Normalmente, os campeonatos europeus iniciam suas temporadas no mês de agosto. Este ano foi diferente em virtude da pandemia. Nada muda para o fim da temporada dos torneios, que ocorrem entre abril e maio. Porém, depende da situação atual de cada país europeu.

Na América do Sul... 
...a Taça Libertadores da América deste ano retornou nesta terça-feira (15), depois de seis meses. A última vez foi entre os dias 10 e 12 de março, com a 2ª rodada da fase de grupos. Nesta semana, o evento intercontinental voltou pra completar o restante da fase de grupos. A previsão é que as fases finais começam em novembro e a final será em janeiro do ano que vem, em partida única no Rio de Janeiro (RJ). O que surpreendeu foi os direitos de transmissão. Em 7 de agosto, a Globo, que até março transmitia as partidas na TV aberta e no SporTV, rescindiu o contrato da Libertadores até 2022, alegando uma readequação da estratégia da emissora à crise econômica, por causa da pandemia, e novas condições de mercado. A Conmebol teve que buscar outras emissoras interessadas na transmissão e, na última quinta-feira (10), fechou a compra dos direitos de transmissão para o SBT. E não parou por aí, a entidade e a Bandeirantes fecharam um acordo para criar pay-per-view na TV por assinatura para transmitir os jogos.

Outros eventos esportivos 
Nos Estados Unidos, o US Open foi um dos primeiros abertos de tênis do mundo depois da flexibilização e sob protocolos sanitários. O evento ocorre entre o final de agosto e início de setembro, mas a 140ª edição ocorreu na primeira quinzena de setembro, entre 31 de agosto e 13 de setembro. Quem ganhou foi, na categoria simples, o austríaco Dominic Thiem e a japonesa Naomi Osaka. O brasileiro Bruno Soares e o austríaco Mate Pavić ganharam na categoria dupla masculina, enquanto a alemã Laura Siegemund e a russa Vera Zvonareva são as vencedoras na dupla feminina. O próximo torneio de tênis é a 124ª edição do Roland Garros que começa no próximo domingo (27) e vai até o dia 11 do próximo mês, também sob protocolos sanitários. No ciclismo, a 107ª edição do Tour de France começou no dia 29 de agosto e termina neste domingo (20). A 103ª edição do Giro d'Italia começa entre 3 e 25 do mês que vem, enquanto a 75ª edição de La Vuelta a España vai de 20 de outubro a 8 de novembro.

#cadaVIDAimporta
(*A campanha deste blog como forma de respeito e solidariedade às famílias que perderam pessoas queridas da pior tragédia sanitária da história no Brasil e no Mundo.) Nesta semana, os Estados Unidos está prestes a atingir a mais uma triste marca: 200 mil vidas perdidas por COVID-19. No último fim de semana, a revista Time estampou em sua capa, com as laterais na cor preta, em vez de vermelho, pela segunda vez na história (a última foi na semana depois dos atentados do 11 de setembro em 2001), o crescente número de óbitos diários do país com o título "um fracasso americano".


Por trás da estatística, estão pessoas. São histórias que foram interrompidas por um inimigo invisível que assusta o mundo há (quase) dez meses e ainda sem data para acabar. E fica aqui o meu respeito e a minha solidariedade aos familiares das quase 200 mil vidas perdidas nos Estados Unidos. E também às famílias das mais de 950 mil ao redor do globo, sendo mais de 135 mil no Brasil, da maior crise sanitária da história do Século 21.

E pra finalizar sobre o tema... 
...nada melhor descrever as recomendações. Cuidado com as notícias falsas, as 'fake news'. Informe-se em um veículo confiável, em todas as mídias. Valorize o jornalismo profissional. Respeite o distanciamento social. Se sair quando for necessário como mercado ou farmácia, use máscara. Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel. Valorize a ciência e os cientistas. E, se possível, FIQUE EM CASA. 

--------------------

#SetembroAmarelo
Seguimos neste mês dedicado a prevenção ao suicídio e promoção de vida. Outro tópico, entre os vários, está o comportamento da imprensa em noticiar suicídio. Na América Latina, jornalistas estão redefinindo a forma de comunicar suicídios, os quais os casos de pessoas que tiram a própria vida foram abordados pela mídia como “um espetáculo”, 'tipo' sensacionalista. Para a consultora regional de saúde mental da Organização Pan-Americana da Saúde, Claudina Cayetano, uma cobertura jornalística responsável pode contribuir para a prevenção do suicídio, reduzindo o risco de um comportamento imitador, ajudando a modificar falsas percepções e incentivando as pessoas a procurarem ajuda. Para saber mais sobre este assunto, compartilho abaixo este vídeo via YouTube/Scio Education. 


--------------------

#InBrief

• ESPANHA :: Em meio a pandemia da COVID-19, um novo surto do vírus do Nilo Ocidental, que é transmitida pela picada de um mosquito e tem sintomas semelhantes aos da gripe e causando tremores, febre, coma e uma inflamação do cérebro em casos extremos, deixou quatro mortos no sul do país.

• INCÊNDIOS :: O fogo na Costa Oeste dos Estados Unidos e no Pantanal Brasileiro destruiu mais de 5 milhões de hectares de florestas, afetando a qualidade do ar de grandes cidades. No Pantanal, as queimadas já superam em 16 dias todos os setembros, considerando o pior mês da história.
Diario de Pernambuco, Agencia France Presse, Folha de S. Paulo.

• FURACÕES :: Nesta sexta-feira (18), imagens de satélite registraram três tempestades ao mesmo tempo em seis horas no Atlântico Norte. No Golfo do México, o furacão Sally causou uma morte, alagamentos e estragos no sul dos Estados Unidos, especialmente no estado de Alabama.

• SISMO :: Um terremoto de magnitude 6.9 da escala Richter foi registrado no Atlântico próximo ao arquipélago de São Pedro e São Paulo na noite desta sexta-feira (18). Segundo os pesquisadores, há possibilidade de novos tremores na região nos próximos dias, mas não há risco de tsunami.

• CIÊNCIA :: Há possível vida fora da Terra. Mas não é em Marte. Astrônomos de universidades dos Estados Unidos, do Reino Unido e do Japão identificam uma possível presença de vida no planeta Vênus. O estudo foi publicado nesta segunda-feira (14) pela revista científica Nature Astronomy.

• TELEVISÃO :: Na próxima segunda-feira (21), a Globo começa a reexibir, em versão especial, a novela 'A Força do Querer' (2017) no horário das 21h. Escrita por Glória Pérez, a trama substitui 'Fina Estampa' (2011). Os 172 capítulos estão disponíveis no Streaming VOD Globoplay.

• DINHEIRO :: Dólar US$ - Comercial: R$ 5,37. Dólar US$ - Turismo: R$ 5,67. Euro - Comercial: R$ 6,37. Euro - Turismo: R$ 6,69. Libra Estrelina - Comercial: R$ 6,96. (Fonte: UOL)

--------------------

ANIVERSARIANTES... 🎂 
...da semana que passou. SEG 14 SET: Kelly Costa (jornalista - Porto Alegre, RS). QUA 16 SET: Edu Cesar (Porto Alegre, RS), Denise Delmiro (jornalista - João Pessoa, PB). QUI 17 SET: Wenddy Gianely (Caaporã, PB), Gerardo Rabello Filho (João Pessoa, PB).
...deste fim de semana. DOM 20 SET: Dayane Viana (Pitimbu, PB), Dário Kennedy (jogador de futebol). 
...da semana que virá. TER 22 SET: Anne Karolyne (Goiana, PE), Lucy Santos (Capaorã, PB). QUA 23 SET: Maurício Amorim (meu sobrinho - Vera Cruz, BA), Kaline Silva (Caaporã, PB), Kenia Santos (Caaporã, PB). QUI 24 SET: Danilo Alves (jornalista/repórter - João Pessoa, PB), Rosângela Dantas (Santa Rita, PB). SEX 25 SET: Ewanda Batista (minha tia paterna - Caaporã, PB). SAB 26 SET: Shirlei Paravisi (Porto Alegre, RS). DOM 27 SET: Gisa Veiga (jornalista - João Pessoa, PB). 

--------------------

CANÇÃO DA SEMANA 🎶 
Buenas e M'Espalho - A Bombacha da Modernidade 
*Composta por: Érlon Pericles. 
*Álbum: A Bombacha da Modernidade 
© 2008 Master Discos.

Pra marcar o Dia do Gaúcho, comemorado neste domingo (20) no Estado do Rio Grande do Sul celebrando a Revolução Farroupilha que durou entre 1835 e 1845, compartilho aqui uma canção tipicamente gaúcha, do regionalismo. 'A Bombacha da Modernidade', canção de 2009 pelo grupo 'Buenas e M'Espalho' (formado por Ângelo Franco, Shana Müller, Érlon Péricles e Cristiano Quevedo) e composta por Erlon Péricles. *Vídeo via YouTube/Angelo Franco - Tema.


--------------------

PONTO FINAL. • Ainda sobre Televisão, só que no nosso continente, as Américas, outras curiosidades - tirando o Estados Unidos e o Canadá. Como já dissemos, a TV Tupi, se estaria no ar nos dias de hoje, seria a estação de TV mais antiga em operação na América do Sul. Com o fim da Tupi, a ZYB 854 Canal 7 de São Paulo, que pertence a RecordTV, assumiu o posto como a mais antiga em atividade no Brasil. Entretanto, a emissora de TV mais antiga em operação na América do Sul é a LS 82 TV Canal 7 (digital 23 UHF) de Buenos Aires, na Argentina, a Televisión Pública fundada em 17 de outubro de 1951 como a LR3-TV. E mais, somando todos os países da América Latina, a estação de TV mais antiga em operação na região luso-franco-hispânica fica no México. A XHTV Canal 4 (digital 15 UHF e 4.1 virtual) da Cidade do México, fundado em 31 de agosto de 1950, dias antes do início das transmissões da TV Tupi em São Paulo. Atualmente pertence ao Foro TV, canal de notícias em sinal aberto da Televisa.

--------------------

ESTOU NO... 
...Twitter e Instagram: @lucianoamorim94.

*Com informações do G1, El País, RTP Notícias, Jornal O Globo, Folha de S. Paulo, Correio* (da Bahia), GLOBOESPORTE.com, Site Oficial das Nações Unidas, Diario de Pernambuco, Agencia France Presse, G1 RN, G1 Jornal Nacional e Wikipedia.

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma enchente para a história