domingo, 13 de setembro de 2020

Almanaque Semanal :: #10

Confira um resumo dos fatos da semana selecionados pelo editor.

Semana 37 de 52 do ano de 2020.

A mídia impressa no Brasil 


Nesta quinta-feira, 10, foi lembrado, por este que vos escreve e por algumas pessoas, o Dia da Mídia Impressa no Brasil. Em 1808, foi criado na cidade do Rio de Janeiro o primeiro jornal impresso do Brasil - que, naquela época, era período colonial. A Gazeta do Rio de Janeiro. Feito nas máquinas da Impressão Régia, seu lançamento marcou o início da imprensa no Brasil. Com o passar dos anos, a data, 10 de Setembro, foi lembrada no calendário como Dia Nacional da Imprensa, até 1999 porque hoje em dia é muito raro alguém lembrar a data. Este mês, é lembrado outros meios de comunicação no Brasil como a Televisão e o Rádio, mas a mídia impressa ainda não é lembrado e que, provavelmente, está prestes a virar uma 'esquecida' ou uma 'extinção'.

Desde a criação da prensa, em meados de 1440 pelo alemão Johannes Gutenberg, a mídia impressa passou por várias transformações, do linotipo ao off-set, até a chegada da impressão colorida - embora grande parte circula em preto e branco. Conquistou leitores nas duas últimas décadas do Século XX, inclusive teve tiragens maiores entre 500 mil e 1 milhão. Mas a partir da primeira década do Século XXI, com o advento da Internet, as tiragens começaram a cair e na metade do século seguinte, houve uma queda (timidamente) brusca. 

Um dos motivos do declínio do impresso são a queda de anúncios, redução e limitação de páginas e cadernos, de exemplares e de distribuição nas bancas. Além da crise econômica recente e da desvalorização do real frente ao dólar americano ou canadense. Mas para o editorial do Notícias do Dia (Florianópolis, SC) publicado em 14 de agosto, no dia do 14º aniversário e em que lançou a nova fase com projeto gráfico, os periódicos "desapareceram por falhas de gestão ou porque não conseguiram evoluir perdendo a sintonia com seus leitores". E que, contrariando o que dizem os "futurólogos de plantão", "a revolução provocada pela internet não foi a responsável pelo fim do meio".

De forma 'indireta', o editorial do Notícias do Dia acrescenta que "um jornal só sobrevive enquanto tiver razão de existir, tendo propósito, sendo relevante". O meio "tem o poder de influenciar e motivar a sociedade" e "tem a missão de ajudar o leitor a entender e refletir sobre o cotidiano". E afirma que "os brasileiros confiam no noticiário dos jornais (que estão entre os campeões de credibilidade, ao lado do rádio e da televisão) porque nem tudo o que está nas redes sociais é verdade" - o que este que vos escreve concordo, que, para a publicação, "são uma fonte permanente de notícias falsas". 

O jornal impresso, assim como o rádio ou a televisão (aberta ou paga), é um dos meios de comunicação 'offline' que pode se reinventar, basta encontrar um caminho correto como diz o artigo do jornalista Eduardo Tessler no site Meio&Mensagem. Sem deixar de lado a principal essência, a informação de qualidade com reportagens aprofundadas e com análise e opinião dos articulistas e dos leitores. No Brasil, são mais de 100 jornais em circulação afiliados a Associação Nacional de Jornais. A maioria são de caráter 'generalista' - que inclui notícias, esportes e variedades. Além dos jornais diários e semanais, seja em circulação paga ou gratuita, tem outros periódicos segmentados como publicações voltadas para medicina. E outras em formato de publieditorial - ou conteúdo patrocinado. Sim, ainda existe espaço para anunciar no impresso. E não é só eu que estou dizendo, são alguns dos profissionais do mercado.

Pra não ficar muito mais extenso aqui, resolvi publicar em um outro espaço uma crônica sobre esse meio que é um dos mais importantes da comunicação, baseado no editorial do jornal Notícias do Dia no mês passado, no artigo do jornalista Eduardo Tessler no portal Meio&Mensagem e um editorial de primeira página de T. T. Catalão publicado no Correio Braziliense em 1999. Você confere a minha crônica clicando aqui. E no vídeo abaixo, você confere uma reportagem do então telejornal RIC Notícias na então RIC TV Florianópolis (atual NDTV) exibida em 30 de outubro do ano passado sobre a importância do jornal impresso com leitura aprofundada e reflexão. Vídeo via YouTube/Programa ND Notícias.


E, como sempre digo, mesmo em tempos de internet, com desinformação e notícias falsas ('fake news'), a mídia impressa continua imortal. E sempre será no presente e no futuro, se reinventando a cada dia. Respeito cada um aqueles que contrariam o meio ou que usam apenas internet, mas sou uma das pessoas que não abro mão do toque e do cheiro do periódico. Tenho muito carinho e admiração ao jornal impresso. E olha que escrevo de uma pessoa que admiro o meio desde a infância e que, há quase 15 anos, coleciono algumas edições de jornais no meu 'acervão'. 

Finalizo com mais um trecho daquele editorial do Notícias do Dia publicado em 14 de agosto que dizia assim: "Um jornal serve para servir. Sem jornal, a sociedade fica sem defesa porque a verdade não aparece. Sem jornal não há memória, porque o papel é o documento e se perpetua no tempo. Sem jornal a democracia fica ameaçada". E vou além: sem jornal, ficaríamos perdidos. Valorize a mídia impressa. E VIDA LONGA ao meio, em especial ao jornal. 

--------------------

#coronacrise

O primeiro feriadão depois da flexibilização
O feriado do 198º aniversário da Independência do Brasil (1822), comemorado nesta segunda-feira (7), foi o primeiro depois das medidas de flexibilização por governos municipais e estaduais. Claro que não ocorreu desfile na maioria dos 5570 municípios brasileiros porque, como cada evento, geram aglomerações. Teve cerimônia simples em algumas localidades como fez no feriado estadual de 2 de julho há dois meses em Salvador. Mesmo sem desfile, as pessoas buscaram alternativas naquele dia. Uma delas é ir a praia, sendo grande parte presenciou pela primeira vez depois de dias e meses confinados em casa. Mesmo com os protocolos sanitários como o uso de máscara (exceto quando mergulhar) e o distanciamento entre lugares como guarda-sois, teve algumas pessoas que descumpriram medidas sanitárias e muita aglomeração em algumas orlas das cidades litorâneas. A maior lotação foi no Rio de Janeiro, entre o último domingo (6) e nesta segunda-feira (7). Além disso, houve aglomeração em parques e bares. 

Preocupação e temor de 'segunda onda'
As cenas de irresponsabilidade no último feriado causou preocupação para as autoridades sanitárias que temem uma possível segunda onda de infecção do novo coronavírus e o aumento de novos casos nas próximas duas ou três semanas. Na coletiva realizada nesta sexta-feira (11), o pesquisador do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco, Jones Albuquerque, lembrou o que ocorreu no feriado da Independência dos Estados Unidos no último 4 de julho, onde houve aglomerações e descontrole. Aliás, poderia ser uma 'reedição' do que aconteceu durante o período da 'Influenza Hespanhola' (1918-1920) quando em Filadélfia (Pennsylvania, Estados Unidos), foi realizado, em 28 de setembro de 1918, um desfile para arrecadar fundos para as tropas americanas na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que levou 200 mil pessoas às ruas. Resultado: 72 horas depois, todos os 31 hospitais da cidade estavam lotados e provocaram mais de 4,5 mil mortes durante duas semanas. Espero que isso não se repita por aqui...

No entanto...
...ainda teve pessoas que aproveitaram o feriado de 7 de setembro em casa - como aconteceu em outras datas comemorativas desde o início da pandemia em março. Algumas relataram em seus perfis nas redes sociais que, mesmo com a reabertura de locais como praias, ainda vão demorar mais um pouco, pelo menos até a descoberta da vacina. Aliás, para alguns, esta semana completou seis meses e/ou 180 dias de cumprimento da quarentena voluntária. Voluntária para algumas pessoas, porque para outros, ainda não é respeitada. Não estou aqui para julgar ninguém neste período, mas ainda é o momento de responsabilidade e de conscientização de todos e com o próximo, porque a pandemia do novo coronavírus ainda não acabou. Basta seguir as recomendações no final deste tema.

Em busca da vacina...
A ciência continua correndo contra o tempo para a descoberta de uma vacina. Segundo o relatório recente da OMS, nesta quarta-feira (9), 145 vacinas estão em desenvolvimento, sendo 34 testadas em humanos. As vacinas de Oxford/Astrazeneca, Sinovac, Moderna e Pfizer/BioNtech estão em fase 3. Mas no meio do caminho, a da Oxford/Astrazeneca teve os testes suspensos nesta semana. Em um comunicado nesta terça-feira (8), a farmacêutica esclareceu que o protocolo de segurança foi acionado após um dos voluntários no Reino Unido apresentar uma reação adversa que pode estar vinculada à vacina. A empresa não divulgou detalhes do caso, mas o jornal The New York Times informou que o paciente teve mielite transversa, uma síndrome inflamatória que afeta a medula espinhal. Após seis dias de investigação, a universidade e a farmacêutica anunciou neste sábado (12) a retomada dos ensaios clínicos. Segundo o portal G1, a medida foi adotada após a confirmação pela Autoridade Reguladora da Saúde de Medicamentos (MHRA) de que era seguro continuar com os testes.

Enquanto isso...
...a pesquisa IBOPE encomendada pelo jornal O Globo (Rio de Janeiro, RJ) e publicada na edição desta segunda-feira (7) mostra que para 72% dos entrevistados os alunos só devem retornar presencialmente às escolas depois que uma vacina para o novo coronavírus estiver disponível. O levantamento foi realizado, pela internet, entre os dias 21 e 31 de agosto com 2.626 brasileiros com mais de 18 anos e das classes A, B e C. Ainda segundo o jornal O Globo, o Amazonas é o único estado brasileiro que já retornou as aulas presenciais. Outros estados estão voltando de forma gradual, desde que possuem planos para a volta de forma escalonada e com medidas de prevenção. Enquanto isso, alguns países da Europa como Espanha voltaram as aulas nesta segunda-feira (7), sob o temor e preocupação da possível segunda onda. Especialistas temem que o sistema híbrido e os novos recuos em razão dos novos riscos de contágio aumentem a evasão escolar no país. Aliás, a parada nas aulas ao longo prazo pode causar uma perda de 1,5% na economia global até o fim deste século, como diz o estudo da OCDE nesta terça-feira (8). Segundo a entidade, o Brasil é um dos países com mais tempo sem aula em virtude da pandemia.

Os reflexos da pandemia
Uma delas é o preço do arroz que aumentou nos últimos dias no Brasil. Teve casos em que o preço do pacote de 5 kg de arroz, comprado por R$ 10 a R$ 15, disparou. E também alguns supermercados que limitaram a compra de arroz e outros alimentos. Segundo os economistas ouvidos pelo jornal Folha de Pernambuco, três fatores justificam o aumento dos preços: a entressafra de produtos, a alta (descontrolada) do dólar e o aumento da demanda. Ao jornal Folha de S. Paulo, produtores dizem que a disparada do preço de arroz como é um resultado de uma 'tempestade perfeita'. Além disso, houve também aumento em feijão, óleo de soja, leite longa vida e frutas. A alta do arroz virou meme nas redes sociais e até o preço do sushi é motivo de pânico. Enquanto isso, o consumidor troca um dos pratos típicos do almoço, ao lado do feijão, por macarrão.

Reconhecimento
A IBC reconheceu o trabalho das agências de notícias e de empresas de comunicação ao redor do globo como o papel fundamental em que, neste ano, o trabalho dos jornalistas foi, e está sendo, fundamental para informar e educar a população sobre a pandemia do novo coronavírus, enquanto operavam com dificuldades pelo distanciamento social. O anúncio do prêmio International Honour for Excellence foi divulgado nesta sexta-feira (11) em uma videoconferência. Entre as empresas escolhidas estão o Grupo Globo (Brasil), a CNN (Estados Unidos), a BBC News (Reino Unido), ITV News (Reino Unido), NBC News International (Estados Unidos) e a Zee TV (Índia). Segundo o portal G1, a cerimônia acontece há 53 anos e desde 1992 é realizada em Amsterdã, nos Países Baixos. 

Na TV, o retorno do reality em andamento
Neste domingo (13), a Globo retorna à grade a temporada atual, em andamento, do 'The Voice Kids'. Iniciada no primeiro domingo deste ano (5 de janeiro), a quinta temporada teve a última exibição inédita em 15 de março. No domingo seguinte, 22 de março, por conta da pandemia, exibiu os melhores momentos das Audições às Cegas e Batalhas, até 19 de abril, quando deixou de ser exibido temporariamente por reprises do programa 'Tamanho Família'. Em 7 de agosto, o portal GSHOW anunciou o retorno do reality para completar a temporada. Mas dois dias antes do retorno, a cantora Claudia Leitte anunciou nesta sexta-feira (11) a sua saída do júri da 5.ª temporada, sendo substituida por Mumuzinho. Neste domingo, o reality retorna com uma edição especial que relembra os melhores momentos e o que aconteceu nesta temporada até aqui. No domingo seguinte (20), começam as fases finais. 24 participantes mirins seguem na competição e vão se apresentar diretamente em suas casas, sob protocolos sanitários, enquanto no palco principal dos Estúdios Globo (Rio de Janeiro, RJ), ficarão apenas os técnicos e os dois apresentadores. A grande final será em 11 de outubro e todos os quatro eventos serão realizados AO VIVO.

#cadaVIDAimporta
(*A campanha deste blog como forma de respeito e solidariedade às famílias que perderam pessoas queridas da pior tragédia sanitária da história no Brasil e no Mundo.) No dia em que o Brasil chegou a triste marca de 100 mil vidas perdidas pela pandemia, no último dia 8 de agosto, o jornal Folha de S. Paulo publicou um vídeo em homenagem a àqueles que morreram pela doença e aos que enfrentam ausência. Atualmente, já são mais de 130 mil vidas perdidas no Brasil, entre as mais de 910 mil ao redor do globo. E cada uma delas era o amor da vida de alguém. Fica aqui o meu respeito e a minha solidariedade aos familiares das vítimas no Brasil e ao redor do globo da maior crise sanitária da história do Século 21. Vídeo via YouTube/TVFOLHAOFICIAL.


E pra finalizar sobre o tema... 
...nada melhor descrever as recomendações. Cuidado com as notícias falsas, as 'fake news'. Informe-se em um veículo confiável, em todas as mídias. Valorize o jornalismo profissional. Respeite o distanciamento social. Se sair quando for necessário como mercado ou farmácia, use máscara. Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel. Valorize a ciência e os cientistas. E, se possível, FIQUE EM CASA. 

--------------------

#SetembroAmarelo
Nesta quinta-feira (10), foi lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e Promoção de Vida, data criada em 2003 para conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio. Neste dia, o 'Jornal Nacional', da TV Globo, exibiu uma reportagem sobre a importância da data. E descreve que, com a pandemia do novo coronavírus, aumentou o número de pessoas com depressão, angústia, ansiedade e outras patologias de ordem mental que podem causar um profundo desinteresse pela vida. Para a reportagem, o tratamento médico e o diálogo costumam ser eficazes para evitar novas mortes. Para ver o vídeo, clique aqui. E abaixo, dois vídeos. Um,  no vídeo abaixo via YouTube/Unnimax - Administradora, sobre como cuidar da sua saúde mental durante a pandemia. E outro, via YouTube/Jornalismo TV Cultura, uma entrevista com o psiquiatra Júlio Peres exibida no 'Jornal da Tarde' na última terça-feira (1) sobre o assunto.



E lembre-se, como diz em algumas frases: 'FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO'. Se precisar ajuda, ligue 188 (CVV). É gratis e funciona 24/7 em todo o território nacional.

--------------------

USA: Céu laranja na Costa Oeste 
O ano de 2020 está sendo marcado por casos surreais. Em quase nove meses teve de tudo - e muito além da pandemia do novo coronavírus. E nesta semana, mais um caso entrou pra lista. Na manhã desta quarta-feira (9), a cidade de San Francisco e região, na Califórnia (Estados Unidos), amanheceu com céu alaranjado. Isso mesmo. Céu alaranjado, que durou quase todo o dia. O principal motivo: os incêndios em série na Costa Oeste que estão fora de controle nos últimos dias. Para os meteorologistas, as fumaças vindas de incêndios cobrem quase a parte norte dos Estados Unidos. O assunto gerou repercussão nas redes. Uns dizem que estariam em um lugar de outro planeta, como marte. Outros dizem que era um filme apocalíptico. Abaixo, você confere os dois vídeos sobre o dia alaranjado na Área da Baía de San Francisco. Via YouTube/ABC7 News Bay Area (KGO-TV) e YouTube/San Francisco Chronicle.
G1, Associated Press.



--------------------

#InBrief

• 9/11 #NeverForget :: A cidade de Nova Iorque relembrou nesta sexta-feira (11) a tradicional homenagem às quase 3 mil vidas perdidas por ataques do World Trade Center e em outros dois locais nos Estados Unidos há 19 anos. Este ano, a cerimônia foi diferente em virtude da pandemia do coronavírus. 

• BEIRUTE :: O porto da capital do Líbano foi atingido por um incêndio nesta quinta-feira (10) no mesmo local onde houve uma megaexplosão em agosto. Informações locais dizem que o fogo, que foi controlado no dia seguinte, vem de um armazém onde pneus estavam estocados. 

• RECIFE :: Na manhã desta quinta-feira (10), um incêndio atingiu a antiga sede do Diario de Pernambuco no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas, o qual a equipe informou que não era de grandes proporções. Ninguém estava no local. 

• NORONHA :: Um vídeo mostra tubarões na beira da Praia do Sancho nesta quinta-feira (10). Segundo Ana Clara Marinho, do blog Viver Noronha, o registro no local do arquipélago foi analisado por especialistas, que afirmaram ser animais da espécie limão.

• SISMO :: A terra tremeu nesta semana, mas não foi no interior da Bahia. Foi em Caruaru, agreste de Pernambuco. Entre a noite de terça-feira (8) e durante a quarta-feira (9), foram registrados mais 10 tremores de terra em menos de 24 horas. Os mais fortes tiveram magnitude de 2,5, 2,0 e 1,8.

• CIÊNCIA :: Uma nova espécie de cupim foi descoberta na região do Cariri da Paraíba pelo professor Alexandre Vasconcellos, da Universidade Federal da Paraíba. A Tauritermes bandeirai foi identificada nas cidades de São João do Cariri, São José dos Cordeiros e São José da Mata.

• HISTÓRIA :: Com o uso da tecnologia, pesquisadores conseguiram reconstituir a face de uma índia que viveu há 2 mil anos no Agreste de Pernambuco. A indígena, que pertenceu a um grupo nômade e tinha idade entre 15 e 18 anos, é considerada a parente mais antiga dos pernambucanos.

• SALVADOR :: Um avião gigante pousou no aeroporto de Salvador na manhã desta sexta-feira (11). Com 69 m de comprimento e 21 m de altura, o segundo maior avião de carga do mundo é ucraniano e partiu de Santiago, no Chile, com um maquinário importado de 83 toneladas.

• HAMBÚRGER :: Começou nesta sexta-feira (11) e vai até o dia 4 de outubro o festival gastronômico Recife Love Burger 2020. Sob protocolos sanitários em virtude da pandemia, o evento reúne 26 estabelecimentos em cinco cidades do Grande Recife, oferecendo diversas opções de culinária. 

• REGIONALISMO :: Na manhã da próxima segunda-feira (14), será acesa a Chama Crioula, que marca o início das comemorações da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul. A centelha será acesa em Guaíba em direção à Porto Alegre, de catamarã, repetindo o trajeto em 1835.

IMPRENSA :: O vice-presidente Editorial e Institucional do Grupo RBS (Porto Alegre, RS), o jornalista Marcelo Rech, foi reeleito presidente da Associação Nacional de Jornais para o biênio 2020-22, durante reunião virtual dos Conselhos de Administração e Fiscal e da Diretoria da entidade.

• TELEVISÃO 1 :: Com passagens pela Globo e com rápida aparição no SBT, Glenda Kozlowski é a nova contratada da TV Bandeirantes e vai comandar um programa, como um resgate, que tornou tradição nos domingos da emissora nos anos 80 e 90, o 'Show do Esporte', com 12 horas de duração.

• TELEVISÃO 2 :: Pra marcar a abertura de uma série de comemorações do 70º aniversário da Televisão no Brasil, o convidado do 'Roda Viva' na próxima segunda-feira (14) será o empresário e diretor de televisão, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. É às 22:00 UTC-3 na TV Cultura.

• NOVELA :: A partir da próxima terça-feira (15), a TV Bandeirantes começa a reprisar a novela 'Floribella', exibida entre 4 de abril de 2005 e 12 de agosto de 2006, com 344 episódios em 2 temporadas. Dirigida por Elizabetta Zenatti, a trama foi o remake da produção argentina 'Floricienta'.

 • #ERRATA  *Atualizado às 00:35 UTC-2 de 15 SET 2020 :: Na nota anterior, escrevi que a TV Bandeirantes iniciaria a reprise da novela 'Floribella' (2005) a partir desta segunda-feira (14). Na verdade, inicia a partir desta terça-feira (15). Corrigi acima. E pelo erro, pedimos desculpas.

• DINHEIRO :: Dólar US$ - Comercial: R$ 5,33. Dólar US$ - Turismo: R$ 5,63. Euro - Comercial: R$ 6,31. Euro - Turismo: R$ 6,53. Libra Estrelina - Comercial: R$ 6,80. (Fonte: UOL)

--------------------

ANIVERSARIANTES... 🎂 
...da semana que passou. SEG 7 SET: Andressa Domingos. QUA 9 SET: Ana Alice Fernandes. QUI 10 SET: Geovana Vitória (Pitimbu, PB), Érika Leal (jornalista - João Pessoa, PB). SEX 11 SET: Virgínia Santos (Caaporã, PB), Danyella Farias (Garanhuns, PE).  
...deste fim de semana. SAB 12 SET: Joseane Santos (Caaporã, PB). DOM 13 SET: Gleidise Rebouças (Salvador, BA). 
...da semana que virá. SEG 14 SET: Kelly Costa (jornalista - Porto Alegre, RS). QUA 16 SET: Edu Cesar (Porto Alegre, RS), Denise Delmiro (jornalista - João Pessoa, PB). QUI 17 SET: Wenddy Gianely (Caaporã, PB), Gerardo Rabello Filho (João Pessoa, PB). DOM 20 SET: Dayane Viana (Pitimbu, PB), Dário Kennedy (jogador de futebol). 

--------------------

CANÇÃO DA SEMANA 🎶 
Rita Lee - Sassaricando
*Composta por: Luiz Antonio, Oldemar Magalhães, Ze Mario.
*Álbum: Pérolas. 
© 1987 EMI Music Brasil Ltda.

Nesta terça-feira (8), o canal pago Viva começou a reprisar a novela 'Sassaricando', exibida na TV Globo entre 9 de novembro de 1987 e 11 de junho de 1988. Escrita por Sílvio de Abreu, com direção de Cecil Thiré, Lucas Bueno e Miguel Falabella, e direção geral de Cecil Thiré e Atílio Riccó, a trama teve como tema a participação das mulheres no mercado de trabalho. O elenco contou com Paulo Autran (in memoriam), Tônia Carrero (in memoriam), Eva Wilma, Irene Ravache e Cláudia Raia. Pra marcar a reprise, compartilho aqui a canção, do mesmo nome, na voz de Rita Lee e composta por Luiz Antonio, Oldemar Magalhães e Zé Mario. Uma canção que virou (e ainda está sendo tocada) uma das marchinhas de carnaval. Com 184 capítulos, a trama está na lista das novelas que entrarão no catálogo do Globoplay nos próximos meses, sem data prevista. Via YouTube/Rita Lee - Tema. 


--------------------

PONTO FINAL. • O que você acabou de ler até aqui foi a edição #10 deste espaço. Desde 5 de julho, publico aqui, em um dia de fim de semana, um apanhado dos fatos ou acontecimentos que marcaram a semana selecionados por este que vos escreve. O formato é nos moldes de algumas colunas do jornal impresso. O processo é feito por etapas. Planejar a estrutura. Pautar assuntos que serão destaque na edição seguinte. Montar os assuntos selecionados em formatos diferentes. Inclusão imagens, gráficos, vídeos do YouTube ou de outros sites de vídeos e publicações de redes sociais. Até finalizar a edição. Porém, assim como grande parte dos posts que publico neste blog em data marcada, tem algumas ocasiões que farei uma pausa, porque tenho outras atividades ou afazeres pessoais e de estudos. Desde já, agradeço a você que nos prestigia neste espaço semanal e também neste blog. E convido a continuar prestigiando por aqui e conferir também os meus outros posts de meses atrás. A todos vocês, o meu MUITO OBRIGADO!

--------------------

ESTOU NO... 
...Twitter e Instagram: @lucianoamorim94.

*Com informações do G1, Folha de Pernambuco, Jornal O Globo, Folha de S. Paulo, Correio Braziliense, GSHOW, Notícias da TV, Associated Press, Diário do Nordeste, AFP, G1 PE, G1 Caruaru e Região (PE), G1 PB, G1 BA, G1 RS e Metro Jornal.

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma enchente para a história