Semana 36 de 52 do ano de 2020.
Acima de tudo, a VIDA
Acima de tudo, a VIDA
O mês de setembro, que começou nesta terça-feira (1), é totalmente dedicado a prevenção ao suicídio e promoção de vida. Criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida no Brasil, a campanha tem como o principal objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.
Em 2019, a A Organização Mundial da Saúde estimou, em um relatório, que cerca de 800 mil pessoas morreram por suicídio por ano - referentes a 2016. No Brasil, foram registrados 13.467 casos, a maioria são homens. A taxa global foi de 10,5 por 100 mil habitantes. Um fenômeno complexo que afeta indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.
Este ano, vivemos a pior crise sanitária da história do Século 21 e da nossa geração. E com isso, o aumento de casos, principalmente durante o período do isolamento social, preocupam os psiquiatras. Eles alertam que o suicídio e a depressão deve marcar uma 'nova onda' (entre as quatro) da pandemia, como diz o jornal O Globo (Rio de Janeiro, RJ) nesta semana, podendo envolver impactos na saúde mental.
Durante este mês, diferentes atividades irão marcar a data, convidando as pessoas a pensar sobre a importância de preservar a vida e de estar atento aos sentimentos de quem está por perto. Este ano, como os locais que geram aglomeração estão fechados por medidas de prevenção, a maioria irão realizar de forma virtual, através das plataformas digitais. Além de ações como iluminação em locais públicos com a cor amarela - como ocorre a cada ano. A data exata é no dia 10 (este ano, cairá numa quarta-feira), que é lembrado mundialmente desde 2003.
No vídeo abaixo, via YouTube/Psicologicamente, você confere um pouco mais sobre o Setembro Amarelo e sobre a importância da campanha que ocorre, não só durante 30 dias, e sim, durante os 365 dias do ano.
E lembre-se, como diz em algumas frases: 'FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO'.
--------------------
#coronacrise
Seis meses de PANDEMIA MUNDIAL
Neste domingo (6), faz seis meses que a Organização Mundial de Saúde declarou o surto do novo coronavírus, surgida na China em dezembro de 2019, como estado de PANDEMIA GLOBAL. Naquele dia, 11 de março, foram registrados 124 mil casos ao redor do globo e 4.566 mortes em 113 países e territórios. No início, países adotaram medidas rígidas, fechamento de escolas e shows, restrição de viagens e suspenderam eventos esportivos e culturais. De lá pra cá, houve o aumento descontrolado de casos e mortos. Hoje, 180 dias depois, chegamos a 27 milhões infectados e 880 mil vidas perdidas em 218 países e territórios ao redor do globo, além de 19 milhões que se recuperaram da doença.
Mas ainda não podemos baixar a guarda
Mesmo com a reabertura e flexibilização de alguns locais e redução de casos diários, ainda é preciso muita cautela. Entendemos que a pandemia ainda não acabou e parece que, dizem os especialistas de medicina e os profissionais de imprensa nos últimos dias que, teremos que conviver com o vírus por um tempo, pelo menos até o ano que vem. Basta seguir as orientações sanitárias que você encontra no final deste tema. É preciso tomar muito cuidado e muita responsabilidade de cada um para não retroceder. E vai ser assim até a descoberta da vacina ou medicamento eficaz e seguro. Ainda estamos em um momento difícil e sensível, mas com a certeza de que tudo isso vai passar - e assim espero.
Em busca da vacina
O mundo inteiro está de olho na corrida contra o tempo para a descoberta de uma vacina, uma das soluções definitivas para o fim desta pandemia e da crise global em que vivemos. Até aqui, as vacinas de Oxford/Astrazeneca, Sinovac, Moderna e Pfizer/BioNtech estão em fase 3. Nesta quinta-feira (3), os Estados Unidos anunciou que a vacina contra COVID-19 poderia estar pronta no final de outubro. No dia seguinte (sexta-feira, 4), os pesquisadores russos dizem, em um artigo científico pela revista “The Lancet”, que os resultados da vacina russa, a Sputinik V - lançada no mês passado pelo governo russo e causou uma forte desconfiança da comunidade internacional, são promissores. E que, nesses testes preliminares, ela foi considerada segura e eficaz.
Entretanto...
...a porta-voz da OMS, Margaret Harris, disse, em uma coletiva nesta sexta-feira (4) que não espera uma vacinação ampla contra a doença até meados de 2021, enfatizando a importância de checagens rigorosas sobre a eficácia e a segurança das vacinas. E que nenhuma das candidatas a vacina que estão em testes clínicos avançados demonstrou, até agora, 'sinal claro' de eficácia em um nível mínimo de 50% buscado pela entidade. Já os especialistas ouvidos pelo jornal O Globo (Rio de Janeiro, RJ) dizem que A corrida para imunizar o mundo contra a COVID-19 pode levar ao lançamento de uma vacina não muito eficaz o quepode acabar piorando a pandemia. E que, diante de um cenário de competição entre políticos e empresas comerciais para licenciar a primeira vacina, estudiosos defendem que o ideal seria aguardar até que resultados abrangentes mostrassem pelo menos entre 30% e 50% de eficácia.
Enquanto isso...
...a AstraZeneca vai divulgar, em meados deste mês, mais resultados pra saber 'se a sua tentativa teve sucesso', informou a Airfinity. Já as norte-americanas Moderna e a Pfizer/BioNTech também vão divulgar os primeiros resultados no mês que vem, quando têm uma reunião agendada com o FDA (Food and Drugs Administration), órgão americano similar à Anvisa. Mas independente da situação, o que espero é que a vacina contra a COVID-19 esteja disponível o mais breve possível, seja pelo final deste ano ou em meados do ano que vem.
Brasil: uma queda lenta e estável
Um estudo do centro de controle de epidemias do Imperial College aponta que, nesta semana, a taxa de contágio da COVID-19, que indica quantas pessoas são infectadas, em média, por cada paciente do novo coronavírus, voltou a ficar abaixo de 1,0 no Brasil. Há duas semanas, a taxa já esteve abaixo de 1, com 0,98, mas tinha subido para 1,0 na semana passada. Agora, nesta semana, caiu para 0,94. Em tese, neste momento, 100 pessoas infectadas podem transmitir o vírus para outras 94 no Brasil. Segundo a instituição, é a menor taxa desde abril. Uma taxa abaixo de 1 indica a desaceleração no contágio e especialistas consideram que a pandemia começa a ser controlada quando ela permanece assim por, no mínimo, duas semanas seguidas. Enquanto isso, a média móvel de casos pela doença no Brasil continua abaixo de 1000 por dia, segundo dados do Consórcio de Imprensa compilados com as Secretarias Estaduais de Saúde.
Infectada pelo vírus por cinco meses
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriram que uma mulher ficou 152 dias infectada pela novo coronavírus sem apresentar sintomas graves da doença. A indormação é do jornal O Globo (Rio de Janeiro, RJ) publicada nesta terça-feira (1). Segundo o periódico, essa é a mais longa persistência de coronavírus já documentada no mundo e evidencia o importante papel dos assintomáticos na propagação da pandemia. E os científicas identificaram que, ao contrário do que se imaginava, pode ser transmitido mesmo após a segunda semana de infecção. Identificada apenas como a 'Paciente Número 3', a profissional de saúde adoeceu em março, sem maior gravidade. Ela teve sintomas leves por três semanas e não ficou internada.
Um 7 de Setembro sem desfile
Na próxima segunda-feira (7) será comemorado o 198º aniversário da Independência do Brasil. Nesta data, em 1822, Dom Pedro I proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, deixando de ser uma colônia portuguesa e passando a ser uma nação independente. Para marcar a data, a cada ano, ocorrem os desfiles cívicos em cada município e outras ações como hasteamento das bandeiras. Este ano, será diferente. Em virtude da pandemia e da atual situação em que vivemos, a maioria das cidades não realizarão os seus desfiles cívicos porque, assim como qualquer evento, geram aglomerações. Apenas comemorações simples como aconteceu na cerimônia da Independência da Bahia no dia 2 de julho, em Salvador. Para as bandas ou grupos de fanfarras, o momento é de frustração, mas com um tom de otimismo, como a Banda Marcial Joana de Morais, de Acaú (distrito de Pitimbu, PB) em seu post no seu perfil no Instagram que compartilho aqui.
Feriado com responsabilidade
O feriado nacional da Independência do Brasil é um dos primeiros depois da reabertura de locais como praias e museus em algumas cidades. Em Pernambuco, o feriadão empolga comerciantes de praia no Recife e em Porto de Galinhas (Ipojuca). Aqui na região onde moro, no Litoral Paraibuco, apenas as praias de Goiana (PE) estão reabertas desde 21 de julho. Em Pitimbu (PB), as pousadas e as áreas de lazer reabriram as portas. Mas tudo sob protocolos sanitários. Pelo calendário daqui, o feriado de 7 de Setembro marca o início da alta temporada que começa com 'pré' neste período, passando para as Festas de Fim de Ano e as Férias de Janeiro - como ápice - e termina entre o carnaval e o primeiro fim de semana de março - podendo ser 'postergado' para a Semana Santa. Aliás, a próxima alta temporada será diferente e até atípica de outros anos em virtude da pandemia.
E no mesmo dia...
...é comemorado nos Estados Unidos o 'Labor Day', o Dia do Trabalho no solo estadunidense. O país é o único no planeta a não celebrar o Dia Mundial do Trabalho em 1º de maio, sendo celebrado a cada primeira segunda-feira de setembro do ano. A data marca também o fim do ciclo de férias de verão e é celebrado com festas, desfiles e eventos esportivos. Assim como o feriado daqui, o feriado estadunidense também será diferente por causa da pandemia.
Um evento que cumpriu na data prevista
No último domingo (30), foi realizado em Nova Iorque mais um Video Music Awards. Realizado no Barclays Center, a cerimônia foi o primeiro grande evento a acontecer desde o surgimento da pandemia do novo coronavírus e uma das poucas a não ter sua data afetada pela pandemia. Na premiação, sob protocolos sanitários, destaque para a cantora Lady Gaga que levou 5 prêmios, incluindo Artista do Ano e Música do Ano, com a canção 'Rain On Me', em parceria (ou 'Feat.') com Ariana Grande. Outro destaque foi para a banda de k-pop BTS que levou quatro prêmios. O prêmio de Clipe do Ano ficou com o canadense The Weeknd com a canção 'Blinding Lights'. Promovida pela MTV, o VMA, como é popularmente chamado, acontece anualmente desde 1984.
E outro que está acontecendo
É o Festival de Cinema de Veneza que começou nesta quarta-feira (2). O primeiro do gênero a ser realizado presencialmente após cancelamentos e adiamentos causados pela pandemia do novo coronavírus. Entre as medidas adotadas estão o distanciamento no tapete vermelho, o uso obrigatório de máscaras em todos os lugares, como filas e salas de exibição, e a medição da temperatura. Na abertura do festival, os chefes dos principais festivais de cinema da Europa se reuniram para dar uma demonstração de solidariedade a uma indústria que foi uma das atingidas pela pandemia. A 77ª edição vai até o próximo sábado (12).
E mais um evento cancelado este ano
É o festival musical Lollapalooza, em São Paulo (SP). Inicialmente marcado para os dias 3, 4 e 5 de abril, o festival foi adiado para 4, 5 e 6 de dezembro. Mas não vai ocorrer e a organização decidiu cancelar a 9ª edição em 2020, em virtude da situação atual da pandemia do novo coronavírus. Em um comunicado pelas redes sociais, a organização diz que a prioridade neste momento é a segurança dos fãs, artistas, parceiros, equipe e comunidades. A 9ª edição do festival é mais um da lista de eventos que foram adiados para o ano que vem. E já tem data marcada: será nos dias 10, 11 e 12 de setembro - mesmo mês em que ocorre mais uma edição do Rock In Rio (ainda a definir). E garante que a pessoa que comprou os ingressos para edição deste ano continuam válidos para as novas datas.
O Lollapalooza Brasil não vai mais acontecer em dezembro de 2020 seguindo as orientações das autoridades de saúde nacionais. pic.twitter.com/hJI5dLLGx7
— Lollapalooza Brasil (@LollapaloozaBr) September 4, 2020
#cadaVIDAimporta
(*A campanha deste blog como forma de respeito e solidariedade às famílias que perderam pessoas queridas da pior tragédia sanitária da história no Brasil e no Mundo.) No Rio de Janeiro (RJ), uma projeção no Cristo Redentor, um dos principais cartões-postais da cidade, homenageou as vidas perdidas por COVID-19 ao redor do globo. Foi no dia 1º de julho. Naquele dia, o número de mortos eram mais de 500 mil. Além do tributo, trouxe homenagens de agradecimento a funcionários de saúde e voluntários por seus esforços durante a pandemia que neste dia completa 180 dias e que ainda está longe de acabar. Abaixo, o vídeo via YouTube/DW Brasil (Deutsche Welle).
E pra finalizar sobre o tema...
...nada melhor descrever as recomendações. Cuidado pelas notícias falsas, as 'fake news'. Informe-se em um veículo confiável, em todas as mídias. Valorize o jornalismo profissional. Respeite o distanciamento social. Se sair quando for necessário como mercado ou farmácia, use máscara. Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel. Valorize a ciência e os cientistas. E, se possível, FIQUE EM CASA.
--------------------
E a terra voltou a tremer na Bahia
Moradores das cidades do Recôncavo Baiano voltaram a sentir tremores de terra durante quase esta semana. O primeiro caso de tremor relatado por moradores da Bahia, nos últimos dias, ocorreu no último sábado (29). No dia seguinte (domingo, 30), foi registrado um outro terremoto, dessa vez com magnitude alta, de 4,6. Até esta quarta-feira (2), a Rede Sismográfica Brasileira detectou 22 ocorrências em um intervalo de cinco dias. Para o laboratório de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foram detectadas 17. Segundo o portal G1 BA, houve relatos de abalos em algumas localidades de Salvador e também nos estados de Sergipe e Alagoas. No Rio Grande do Norte, houve um tremor de magnitude 6,5 em Pedra Preta, a 960 km da costa de Natal. A magnitude dos tremores variou entre magnitude 1.8 e 4.6. Por causa da situação, várias imóveis ficaram danificados. Em São Miguel das Matas, cerca de 70 casas tiveram comprometimento na estrutura e dez famílias precisaram deixar os imóveis. Em Amargosa, a Igreja de Senhor do Bonfim foi atingida pela rachadura. Paulo Sérgio Luz, da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia, alerta que, a qualquer momento, pode haver registro de novo tremores na região, porém, pediu calma à população.
Outros tremores na Bahia
No mês de julho, um terremoto de 3,5 de magnitude na escala Richter foi registrado no litoral sul da Bahia, na altura da cidade de Ilhéus. O tremor foi registrado por sismólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que fazem o monitoramento. Naquele dia, ninguém ficou ferido. À TV Bahia, o coordenador do Laboratório de Sismologia da UFRN, Aderson Nascimento, disse que os terremotos podem ser sentidos no Brasil por causa da pressão das placas tectônicas, já que o país está no interior de uma delas. Ainda de acordo com a TV Bahia, houve registros de tremor no estado desde o Século 19. A maior magnitude durante o período foi em dezembro de 1899, quando houve o tremor de magnitude de 3.5 numa área atualmente pertencente a Amargosa. Em Salvador, houve o tremor de magnitude 2.8 em janeiro de 1724 - naquela época era a capital do Brasil.
--------------------
Canais de TV paga no Globoplay
Desde esta terça-feira (1), os canais da programadora de TV por assinatura Globosat,que será substituída por Canais Globo, estão transmitindo ao vivo pelo Globoplay, plataforma de streaming VOD do Grupo Globo. Um sonho antigo, de sete anos, que se tornou realidade após a unificação das empresas Globo, como diz o diretor da programadora, Paulo Marinho, em uma coletiva nesta segunda-feira (31). Estão disponíveis os canais Multishow, GloboNews, SporTV 1, SporTV 2, SporTV 3, GNT, Viva, Gloob, Gloobinho, Off, Bis, Mais Globosat, Megapix, Universal TV, Studio Universal, SYFY, Canal Brasil e Futura. Chamada de Globoplay + canais ao vivo, a nova categoria terá um valor mensal de R$ 49,90 (no plano anual, custará R$ 42,90) e esta disponível para atuais assinantes. Para novos assinantes, ela poderá ser adquirida a partir de 1º de outubro.
*
Nada muda para o acesso apenas ao conteúdo de streaming (com íntegras de novelas, humor e produções internacionais), que continuará disponível por uma assinatura mensal de R$ 22,90. Tanto para a assinatura 'básica' quanto para os não-assinantes, está disponível a programação ao vivo da Globo (a partir da localização da área de abrangência disponível) e do Canal Futura. Além dos canais Globo ao vivo, a plataforma também passa a ofertar combos com programação dos canais Telecine, Premiere e Combate. Agora, o período de experiência gratuito será de 30 dias. Houve também uma mudança no logotipo com as cores usadas desde o início, em novembro de 2015, e que este ano fará 5 anos, além da alteração de grafismo nas divulgações pela TV ou plataformas digitais.
E tem mais...
Na mesma semana em que o Globoplay incluiu os Canais Globo na TV paga para o seu streaming VOD, a Amazon começou a disponibilizar nesta quarta-feira (2) um um agregador de plataformas de streaming dentro do Prime Video. O usuário pode complementar sua experiência com um pequeno adicional para garantir títulos de canais de assinatura, expandindo o catálogo de séries e filmes com milhares de novos títulos. Isso significa que, a partir da aba 'Canais', os assinantes poderão contratar serviços a parte para utilizar na mesma plataforma do Prime Vídeo, sem precisar instalar outros aplicativos ou fazer espelhamento para a TV, caso a Smart TV não tenha o app em questão. Entretanto, cada “canal” é contratado a parte. Os primeiros disponibilizados foram Noggin, Paramount+, Looke, MGM e StarzPlay. Os valores variam entre R$ 9,90 e R$ 19,90. Atualmente, o assinante Amazon Prime tem acesso a vários serviços da Amazon por R$ 9,90 por mês.
--------------------
Além do mês de prevenção ao suicídio, do início da Primavera no Hemisfério Sul e da Televisão no Brasil - que este ano completa o seu 70º aniversário, um outro acontecimento que precisaria chamar a atenção também merce ser lembrado. Setembro é o mês da mídia impressa no Brasil. Em 10 de setembro de 1808, foi criado no Rio de Janeiro o primeiro periódico do país, o 'Gazeta do Rio de Janeiro'. A data era lembrada a cada ano, 10 de setembro, como Dia Nacional da Imprensa, até 1999. Mas este que vos escreve continuo lembrando esta data (de modo imaginário) como o Dia da Imprensa e do Jornal Impresso no Brasil. Nos últimos anos, o digital tomou conta e passou do impresso. Entretanto, ainda tem gente que não abre mão do meio, mesmo em tempos de internet. Para marcar a data, farei aqui neste espaço, durante este mês, várias ações para lembrar o meio que para alguns dizem que estaria ameaçado de extinção. Mas para isso não acontecer, basta se reinventar. Abaixo, compartilho um vídeo sobre o processo de um jornal impresso, da rotativa até a distribuição, a partir do parque gráfico do The New York Times em Queens, Estado de Nova Iorque (Estados Unidos). Vídeo via YouTube/Insider em inglês (postado em outubro de 2019).
----------------
#InBrief
• RECESSÃO :: A pandemia do novo coronavírus, o setor de serviços paralisado e a redução no consumo das famílias fez o Produto Interno Bruto no Brasil cair 9,7% no segundo trimestre na comparação ao período anterior. Segundo o IBGE, é o pior resultado desde o começo da série histórica em 1996.
• SALVADOR :: O prefeito ACM Neto determinou nesta terça-feira (1) a criação de sete novos bairros da capital da Bahia. Uma delas estão Chame-Chame e Horto Florestal. As novas localidades foram estabelecidos por critérios da lei municipal 9.278/2017. Com isso, a cidade tem 170 bairros.
• RECESSÃO :: A pandemia do novo coronavírus, o setor de serviços paralisado e a redução no consumo das famílias fez o Produto Interno Bruto no Brasil cair 9,7% no segundo trimestre na comparação ao período anterior. Segundo o IBGE, é o pior resultado desde o começo da série histórica em 1996.
• SALVADOR :: O prefeito ACM Neto determinou nesta terça-feira (1) a criação de sete novos bairros da capital da Bahia. Uma delas estão Chame-Chame e Horto Florestal. As novas localidades foram estabelecidos por critérios da lei municipal 9.278/2017. Com isso, a cidade tem 170 bairros.
• NATUREZA :: Durante cinco dias, 72 baleias jubarte, sendo 18 eram filhotes, foram avistadas entre Salvador e Itacaré, no Litoral da Bahia, durante uma expedição de monitoramento feita por equipes do projeto Baleia Jubarte. Estima que a população brasileira do animal seja de cerca de 20 mil.
• BEIRUTE :: Um mês depois da megaexplosão na zona portuária que atingiu parte da capital do Líbano no mês passado, equipes que trabalham no local conseguiram localizar sinais vitais vindos dos escombros. Até aqui, autoridades locais reportaram ao menos 220 mortos e milhares de desabrigados.
• OLIMPÍADA :: Escondida em um lugar secreto desde a cerimônia que (re)iniciou a contagem regressiva de 1 ano para a 32ª edição dos Jogos Olímpicos em Tóquio, a chama olímpica reapareceu nesta terça-feira (1) e ficará exposta no Museu Olímpico Japonês para o público até 1º de novembro.
• CORINTHIANS :: O time paulistano anunciou, no dia do seu 110º aniversário nesta terça-feira (1), o seu 'naming rights' da sua arena, em Itaquera (bairro de São Paulo, SP). A proprietária é a Hypera Pharma. Com isso, nos próximos 20 anos, o nome do estádio será chamada de Neo Química Arena.
• BEIRUTE :: Um mês depois da megaexplosão na zona portuária que atingiu parte da capital do Líbano no mês passado, equipes que trabalham no local conseguiram localizar sinais vitais vindos dos escombros. Até aqui, autoridades locais reportaram ao menos 220 mortos e milhares de desabrigados.
• OLIMPÍADA :: Escondida em um lugar secreto desde a cerimônia que (re)iniciou a contagem regressiva de 1 ano para a 32ª edição dos Jogos Olímpicos em Tóquio, a chama olímpica reapareceu nesta terça-feira (1) e ficará exposta no Museu Olímpico Japonês para o público até 1º de novembro.
• CORINTHIANS :: O time paulistano anunciou, no dia do seu 110º aniversário nesta terça-feira (1), o seu 'naming rights' da sua arena, em Itaquera (bairro de São Paulo, SP). A proprietária é a Hypera Pharma. Com isso, nos próximos 20 anos, o nome do estádio será chamada de Neo Química Arena.
• GAMES :: A Nintendo divulgou nesta quinta-feira (3) os planos de comemoração dos 35 anos de lançamento de “Super Mario Bros.”. Segundo o Metro Jornal, o título “Super Mario 3D All Stars” será lançado no dia 18, incluindo os jogos “Super Mario 64” (1996) e “Super Mario Galaxy” (2007).
• SENNA :: O piloto brasileiro (1960-1994) tricampeão da Formula 1 será tema de um documentário na Netflix. Além disso, a plataforma de streaming VOD anunciou também que vai criar uma minissérie ficcional focada no piloto. A produção terá oito episódios e será lançada em 2022.
• TELEVISÃO 1 :: A RBS TV (Porto Alegre, RS) começou a exibir neste sábado (5) a segunda temporada do programa local 'Posso Entrar?'. Em formato virtual devido a pandemia do coronavírus, a apresentadora Cris Dias vai receber os convidados por meio de entrevistas online e depoimentos em vídeos.
• TELEVISÃO 2 :: Exibida na RBS TV, a segunda temporada do programa 'Posso Entrar?', gravada num estúdio especial na emissora de TV local, é produzida pela Estação Filmes. Na primeira temporada, no ano passado, a atração local ficou por conta da DaTerra Filmes. É exibida nas tardes de sábado.
• 'PANTANAL' :: A TV Globo confirmou que vai produzir, no ano que vem - de forma prevista, o 'remake' da novela exibida na extinta Manchete e que fez história na televisão brasileira entre março e dezembro de 1990. A trama de Benedito Ruy Barbosa será exibida no horário das 21h.
• NOVELA :: A Globo vai reprisar 'Laços de Família' a partir da próxima segunda-feira (7). A trama do autor Manoel Carlos completou 20 anos em 5 de junho e será a segunda reexibição desde 2005 na faixa 'Vale a Pena Ver de Novo'. Com 209 capítulos, estará disponível no Globoplay no próximo dia 14.
• RELÓGIO 2 :: Chile e Paraguai são os dois países da América do Sul que adotam o Horário de Verão. No Paraguai, os relógios serão adiantados em uma hora à meia-noite (UTC-4) do dia 4 do mês que vem, usando o fuso igual o de Brasília (UTC-3) durante o período que vai até o dia 28 de março de 2021.
• DINHEIRO :: Dólar US$ - Comercial: R$ 5,30. Dólar US$ - Turismo: R$ 5,60. Euro - Comercial: R$ 6,29. Euro - Turismo: R$ 6,49. Libra Estrelina - Comercial: R$ 7,04. (Fonte: UOL)
--------------------
ANIVERSARIANTES... 🎂
...da semana que passou. SEG 31 AGO: Janine e Janaine Rolim (gêmeas - João Pessoa, PB), Sayuri Okamura (João Pessoa, PB). Adriana Nazário (Caaporã, PB). TER 1 SET: Karla Pontes (Itambé, PE). SEX 4 SET: Michelle Santos (Caaporã, PB).
...deste fim de semana. SAB 5 SET: Rachel Sheherazade (jornalista - São Paulo, SP), Kenedy Correia (Caaporã, PB). DOM 6 SET: Túlio Milman (jornalista - Porto Alegre, RS), Luciene Rodrigues (Caaporã, PB).
...da semana que virá. SEG 7 SET: Andressa Domingos. QUA 9 SET: Ana Alice Fernandes. QUI 10 SET: Geovana Vitória (Pitimbu, PB), Érika Leal (jornalista - João Pessoa, PB). SEX 11 SET: Virgínia Santos (Caaporã, PB), Danyella Farias (Garanhuns, PE). SAB 12 SET: Joseane Santos (Caaporã, PB). DOM 13 SET: Gleidise Rebouças (Salvador, BA).
--------------------
CANÇÃO DA SEMANA 🎶
Ivan Lins - Pot-Pourri: O Amor É O Meu País / Meu País (LIVE)
*Composta por: Ivan Lins, Ronaldo Monteiro De Souza, Vitor Martins.
*DVD Ao Vivo No Rio De Janeiro.
© 2004 EMI Records Brasil Ltda.
Para marcar a data do 198º aniversário da Independência do Brasil comemorado na próxima segunda-feira (7), compartilho aqui uma canção especial. Uma não, duas, dentro do 'Pot-Pourri'. E ambas do Ivan Lins. 'O Amor É O Meu País', canção de 1970 composta por ele e Ronaldo Souza. E 'Meu País', canção de 1992 composta por ele e Vitor Martins. Sendo a última é a minha trilha sonora deste 7 de Setembro e do meu orgulho de ser brasileiro apesar dos vários problemas atuais.
--------------------
O episódio foi comentado, e até virou meme, na internet brasileira e repercute até hoje, como o jornalista João Gabriel Galdea que escreveu na coluna Baianidades publicada no jornal Correio (da Bahia) há dois sábados atrás. Oito anos e (quase) nove meses se passaram e, com uma cortesia da produção do evento, a Iasmin, de 11 anos, e sua mãe (Vívian Sodré, 38) foram assistir a apresentação da dupla e teve a oportunidade de conhecer o verdadeiro Patati e Patatá, embora que não houve o contato por medidas de distanciamento. (Abaixo, o vídeo via YouTube/Correio24hBahia.)
POVO SATISFEITO COM VERDADEIRA DUPLA DE PATATI E PATATÁ https://t.co/7grxtSTu8O
— #ETC (@epictimechat) September 1, 2020
--------------------
*Com informações do G1, Agencia France Presse, Valor Econômico, Reuters, Jornal O Globo, G1 Jornal Nacional, UOL, Jornal do Commercio (Recife, PE), O Tempo, Folha de S. Paulo, O Liberal, DW Brasil (Deutsche Welle), G1 BA, Agora RN, Site Minha Operadora, Site TecMundo, GLOBOESPORTE.com, Site F5 (Folha de SP), Metro Jornal, GSHOW, Correio* (da Bahia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário