Confira um resumo dos fatos da semana selecionados pelo editor.
Semanas 52 e 53 do ano de 2020.
Uma crônica sobre 2020
Uma crônica sobre 2020
A capa da revista estadunidense Time, divulgada nas redes sociais no último dia 5 deste mês e publicada na última segunda-feira (14), descreve sobre este ano que termina. 2020 foi considerado o 'pior ano de todos'. Segundo a publicação, a humanidade já enfrentou outros momentos difíceis na história, como as duas guerras mundiais, mas diz que a maior parte da população é muito nova e não viveu essas tragédias do passado, nem nada parecido com a pandemia global do coronavírus.
2020 foi o ano que retrocedeu vários anos: 1918 com 1929 com 1968 com 1972 com 1986... Mas foi o ano que retrocedeu 102 anos em 9 meses. A pandemia global do coronavírus (COVID-19 ou SARS-CoV-2), o qual a doença - então desconhecida - identificada pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan - e que completou 1 ano no dia 1º deste mês, assolou (e continua assolando) os cinco continentes, considerando a pior crise sanitária da história deste século e muito semelhante ao da 'Influenza Hespanhola' entre 1918 e 1920.
Durante nove meses, as nossas rotinas mudaram. Escolas e Instituições de ensino fechadas. Ruas e locais vazios. Economia em recessão em alguns países. Tradições quebradas ou adaptadas - como feriados de Páscoa ou Festejos Juninos. Eventos cancelados, suspensos e adiados para o ano seguinte (e até para outro ano). Este ano não teve Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Campeonato Europeu de Futebol, Copa América, Festival da Canção Eurovision... Foi um ano que, literalmente, 'nunca existiu'!
Fora da pandemia global teve de tudo. Inclusive dentro do CAOS. O ano que, por pouco, quase não ocorreu uma possível Terceira Guerra Mundial com a tensão Estados Unidos x Irã. Além dos incêndios florestais na Austrália, a água suja na Cedae na região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) e o início da saída de Reino Unido na União Europeia - o qual a transição termina nesta sexta-feira (31). Dentro do CAOS sanitário teve alguns vulcões em erupção como Krakatoa (Indonésia), invasão de gafanhotos na fronteira do Brasil com a Argentina, o apagão elétrico que durou mais de 20 dias em 13 das 16 cidades do Amapá e incêndios no Pantanal Mato-grossense (Brasil) e na Califórnia (Estados Unidos) - o que deixou a cidade estadunidense de San Francisco amanhecer com o céu alaranjado.
2020 foi o ano da diversidade. Os negros ganharam espaço na luta contra o preconceito e pelo respeito. As cenas de racismo como no futebol e os assassinatos de George Floyd durante a operação policial numa rua da cidade estadunidense de Minneapolis no final de maio e de João Alberto no supermercado na cidade brasileira de Porto Alegre geraram revolta social e uma onda de protestos em cidades pelo mundo. Nas edições de reality show da TV, todos os vencedores deste ano foram negros, como a médica paulista Thelma Guedes na 20ª edição do 'Big Brother Brasil' (TV Globo).
E em um ano em que não aconteceu nada mas teve de tudo, outros destaques que me chamou atenção. No ano em que a Televisão no Brasil completou 70 anos, houve lançamento da CNN Brasil na TV por Assinatura e do Loading na TV Aberta. No Digital, a chegada do Disney+ ao Brasil agitou a concorrência entre os Streamings de Vídeo Sob Demanda. Sem falar da eleição de Joe Biden como 46º presidente dos Estados Unidos encerrando quatro anos turbulentos da era Trump.
Caótico. Pandêmico. Enlutado. Pesado. Trágico. Conturbado. Sabático. Difícil. Inexistente. O ano que termina foi como se fosse um ciclone-bomba que invadiu Santa Catarina no final de junho e uma megaexplosão na zona portuária de Beirute no início de agosto. Foi o ano em que se transformou em um filme de ficção científica como diz a escritora e crítica de cinema Stephanie Zacharek, autora do texto de destaque da última edição da revista Time: "Se 2020 fosse um filme distópico, você provavelmente desligaria depois de 20 minutos". A frase do saudoso narrador esportivo Luciano do Valle retrata sobre o que aconteceu este ano. Afinal, 'não há palavras pra descrever' sobre 2020. Um ano pra esquecer - como dizem algumas pessoas e também em um uma série do jornal português Público? Não. Vamos lembrar por muito tempo.
*Abaixo, o vídeo via YT/TV Folha (do jornal Folha de S. Paulo - São Paulo, SP).
Que 2021 que se inicia nesta sexta-feira, 1 de Janeiro, seja de dias melhores para todos nós em meio a tantas dificuldades. E, acima de tudo, ESPERANÇA!
E mais...
Montei um playlist no meu perfil do YouTube um compilado de vídeos sobre os fatos que marcaram este ano. A seção '#Review2020: O ANO EM REVISTA' você confere clicando aqui. Já a retrospectiva produzida pelo departamento de jornalismo da TV Globo está disponível no Globoplay que você confere, se quiser, clicando aqui.
--------------------
#coronacrise
O que de temia, está acontecendo...
Entre os meses de setembro e outubro, houve uma diminuição lenta de casos e mortes por coronavírus no Brasil e no mundo. Mas voltou a assustar com a temida segunda onda. Na Europa, governos locais decretaram fechamento parcial e até restrições severas neste fim de ano. Nos Estados Unidos, o repique começou na primeira semana de novembro e explodiu depois do feriado de Ação de Graças. No Brasil, os descuidados (dentro e fora) no período de campanha das eleições municipais influenciando o aumento de casos - e nem saímos da primeira. A preocupação das comunidades científica e médica é com as festas de fim de ano. Ao jornal O Globo (Rio de Janeiro), pneumologista da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, prevê o primeiro mês de 2021 como 'o mais triste da história' por falta de consciência cívica.
E não para por aí...
...uma nova variante do coronavírus detectada no Reino Unido preocupa o mundo às vésperas das festas de Fim de Ano, o que deixou o país a decretar novas restrições na Inglaterra. Na última quinta-feira (24), um estudo da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres diz que a nova cepa da COVID-19 é "entre 50% e 74%" mais contagiosa". Divulgada na internet e que ainda não confirmada por nenhuma revista científica, a estimativa coincide com a de "50% a 70%" informada na última segunda-feira (21) em entrevista coletiva por cientistas que assessoram o governo britânico. Por isso, todo cuidado é pouco. Não podemos baixar a guarda e mantenha os cuidados de prevenção como você confere no final deste tema.
Aliás...
...como mencionei no texto de abertura, a pandemia global do coronavírus deste ano tem semelhança com a pandemia da 'Influenza Hespanhola' - entre 1918 e 1920, como conta a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz ao programa 'Canal Livre' da TV Bandeirantes no dia 20 deste mês e que você confere nos dois vídeos abaixo (se quiser) via YouTube/bandjornalismo. Ela é uma das autoras do livro 'A Bailarina da Morte', que aborda o período da gripe espanhola no Brasil. Participaram neste programa os jornalistas Sérgio Gabriel, Fernando Mitre e Fernando Mattar, além da participação da microbiologista Natalia Pasternak.
Esperança à vista
No dia 8 deste mês, uma idosa de 90 anos foi a primeira pessoa a ser vacinada no Reino Unido - país onde começou a vacinação com a vacina Pfizer/BioNTech. Entre novembro e dezembro, foram concluídas os estudos e aprovadas as duas primeiras vacinas contra a COVID-19: Pfizer/BioNTech e Moderna. Outros países como Estados Unidos, Canadá, Suíça e países da União Europeia. Ao todo, 47 países já iniciaram o processo de vacinação - segundo a CNN Brasil. Até o fechamento desta edição, o levantamento da Bloomberg aponta que cerca de 5,6 milhões já foram vacinados em 25 países. No Brasil, o processo ainda não começou por motivos políticos. No estado de São Paulo, o governo divulgaria o resultado da eficácia da CoronaVac (da chinesa Sinovac) neste mês, mas foi adiada em duas datas, para a frustração da comunidade científica. O motivo é por questão contratual. Agora, o governo estadual divulgou, na última semana, uma nova data para 7 de Janeiro. Entretanto, a data do início da vacinação não foi alterada.
Estudos, testes e pesquisas
O ano de 2020 termina com testes e estudos sobre a doença que ainda é nova para os cientistas e médicos. Na última quarta-feira (23), pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz afirmam que pessoas que tiveram COVID-19 podem ser reinfectadas. Eles observaram que a primeira exposição ao coronavírus pode não produzir memória imune em casos brandos. Um outro estudo, publicado pela revista científica Royal Society Open Science, aponta que usar uma máscara cirúrgica ou feita à mão, que são fundamentais como medidas de prevenção ao combate, libera menos de uma gotícula grande de saliva a cada mil disparadas durante a fala ou a tosse. Segundo a CNN Brasil, os cientistas britânicos apontaram que as máscaras capturam 99,9% das gotículas de saliva com mais de 20 micrômetros.
E tem mais
No Reino Unido, cientistas testam um medicamento que previne a infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2. O estudo, já na fase 3 de ensaios em humanos, avalia a eficácia do tratamento baseado na chamada terapia de anticorpos. Segundo o portal G1, pesquisadores da University College London Hospitals (UCLH) e da AstraZeneca, a farmacêutica que desenvolve uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford, estimam que o tratamento possa impedir que os pacientes tenham complicações da doença por 12 meses desde que tomem o medicamento até, no máximo, oito dias após a exposição ao vírus. O medicamento poderá estar disponível entre março e abril de 2021. Entretanto, a divulgadora científica Mellanie Fontes-Dutra, em uma 'thread' no seu perfil do Twitter, diz que somente a vacina poderá gerar uma resposta imunológica de longa duração.
Campanhas que impactam
Quatro governos de quatro estados brasileiros lançaram neste mês peças publicitárias impactantes que retratam transmissão entre pessoas da mesma família quando uma delas não respeita o isolamento e as regras de cuidado pessoal. Os governos da Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará e Amazonas também alertam para riscos de transmissão de COVID-19 nestas festas de fim de ano. São campanhas fortes, mas necessárias. E até pra enxergar a situação real em que vivemos. Abaixo, você confere os vídeos via YT/Governo da Bahia, YT/Governo do Rio Grande do Sul, YT/Governo do Ceará e YT/Governo do Estado do Amazonas.
#cadaVIDAimporta
(*A campanha deste blog como forma de respeito e solidariedade às famílias que perderam pessoas queridas da pior tragédia sanitária da história no Brasil e no Mundo.) Durante o link ao vivo para a GloboNews no dia 20 deste mês, o repórter Pedro Neville se emocionou ao dar a notícia da morte de Nicette Bruno, vítima da COVID-19 e estava internada em na Casa de Saúde José, no Rio de Janeiro (RJ). Segundo o jornal O Estado de S. Paulo (São Paulo, SP), Pedro relembrou que a própria mãe, Lilian, também morreu em decorrência do novo coronavírus. Durante a reportagem, ele pediu para a âncora no estúdio, Lilian Ribeiro, um espaço para uma “observação pessoal”. E relembrou o período em que a mãe ficou internada. E aproveitou ainda para fazer um alerta como você confere em um tweet do jornalista André Trigueiro, em seu perfil no Twitter (caso você não veja abaixo, clique aqui).
Ao reportar a morte da atriz Nicette Bruno pela #Covid_19 nosso colega @_pedroneville contou ao vivo como perdeu a mãe recentemente pelo mesmo motivo. Um testemunho emocionante e um apelo contundente p/que todos se protejam desse vírus que já ceifou a vida de 187 mil brasileiros pic.twitter.com/uCQae4cU2O
— André Trigueiro (@andretrig) December 20, 2020
Em entrevista a revista Quem no dia 1º deste mês, a filha da atriz Beth Goulart conta que Nicette cumpria isolamento durante 10 meses, mas que acabou sendo infectada com o novo coronavírus após a visita de um parente. Nicette passou 21 dias internada e no dia 20 deste mês, morreu por "complicações decorrentes da covid-19", como diz a nota da Casa de Saúde São José. Ela tinha 87 anos e era casada com o ator Paulo Goulart, que morreu em 2014 vítima de câncer renal. Aliás, lembro do casal em uma peça publicitária de seguros que passava nos intervalos da TV Bandeirantes em meados de 2001 e 2002, se não me engano. Ela deixa três filhos - uma delas é a atriz Beth Goulart. E uma legião de admiradores. Fica aqui a minha solidariedade aos familiares da atriz e também as mais de ___ mil no Brasil e 1 milhão e __ mil ao redor do mundo que estão em luto na pandemia.
Futebol brasileiro 'in progress'
#desporto :: O ano de 2021 começa com a temporada do futebol brasileiro de 2020 ainda em andamento. Em virtude da pandemia, os torneios foram suspensos em março e retomados entre julho e agosto sob protocolos sanitários. No dia 30 de Janeiro, termina a Série B do Campeonato Brasileiro (iniciada em 7 de Agosto). No dia seguinte, 31, termina a Série C (iniciada em 8 de Agosto). Em 7 de Fevereiro, termina a Série D (iniciada em 6 de Setembro). E em 24 de Fevereiro, termina a Série A (iniciada em 8 de Agosto). A Copa do Brasil, que começou no dia 5 de Fevereiro deste ano, termina em 10 de Fevereiro - antes do período do Carnaval.
*
Nas competições intercontinentais, a Libertadores da América terão as semifinais nos dias 5 e 13 de Janeiro e a final única em 30 de Janeiro. Já a Sul-Americana terão as semifinais nos dias 6 e 14 de Janeiro e a final única em 23 de Janeiro. Ambos são da CONMEBOL. Enquanto isso, quatro estados brasileiros ainda estão ocorrendo os seus torneios estaduais. O Capixaba vai até esta quarta-feira (30). O Tocantinense vai até 6 de Fevereiro. O Amazonense, que foi suspenso este ano, volta no ano que vem em formato enxuto, de 10 a 22 de Fevereiro. E o Goiano vai até 28 de Fevereiro, como último torneio desta temporada do futebol brasileiro. Segundo a CBF, a temporada 2021 começará quatro dias depois do término da primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2020.
E pra finalizar sobre o tema...
...nada melhor descrever as recomendações. Cuidado com as notícias falsas, as 'fake news'. Informe-se em um veículo confiável, em todas as mídias. Valorize o jornalismo profissional. Respeite o distanciamento social. Se sair quando for necessário como mercado ou farmácia, use máscara. Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel. Valorize a ciência e os cientistas. E, se possível, FIQUE EM CASA.
--------------------
A música em 2020 nos streamings
Dois principais serviços de streaming de música anunciaram suas retrospectivas deste ano. No Deezer, os usuários podem descobrir as suas músicas mais tocadas e quanto tempo ouviram canções no APP. No Spotify, o 'Wrapped 2020' era aguardado por usuários. Ela mostra curiosidades como música mais escutada e tempo em minutos que passou ouvindo faixas na plataforma de streaming. Tanto no Spotify quanto Deezer, o Pop dominaram o mundo. No Brasil, quem dominou, mais uma vez, foi o 'sertanejo' (atual, o universitário), além do 'brega funk' e o novo ritmo, o da 'pisadinha'.
*
Entretanto, no meu perfil do Spotify (único serviço de streaming que uso), não tem nenhuma canção dos ritmos da atualidade. Só música boa com canções bons. Grande parte são canções do período do último Verão, do Carnaval e do Festival da Canção Eurovision (de anos anteriores - por causa do projeto #EurovisionAgain). Além de canções que me motivam. A seguir, o ranking dos dez primeiros colocados na minha retrospectiva do Spotify.
#01 :: MFÖ - Sufi
#02 :: Beth Carvalho - Sonhando Eu Sou Feliz
#03 :: Viradouro, Zé Paulo Sierra - Viradouro De Alma Lavada
#04 :: Gilberto Gil - Mico Preto
#05 :: André Rio - Sou Teu Amor
#06 :: Kaoma - Lambamor
#07 :: Pablo Milanés, Ana Belén - De Que Callada Manera
#08 :: Fafá de Belém - Pirilampo
#09 :: IZA - Brisa
#10 :: O Galo da Madrugada, Cristina Amaral - Galo, Xilogravura e Cordel
--------------------
Uma história de Natal
E é de uma pessoa conhecida deste que vos escreve. Em João Pessoa (PB), o jornalista e professor universitário Rodolpho Raphael reencontrou sua mãe biológica após 30 anos de separação forçada, após descobrir a história por trás de carta. Segundo o portal G1 PB com informações da TV Cabo Branco, ele foi deixado na porta dos pais adotivos seis dias antes do Natal de 1990 e reencontrou a família também perto do Natal. O assunto ganhou repercussão nacional. A história completa está nos links dos sites Razões Para Acreditar e G1 PB. E também no vídeo via Instagram/razoesparaacreditar.
O editor de coluna cumprimenta e deseja FELICIDADES ao jornalista e professor Rodolpho e os pais biológicos e adotivos e também familiares de ambos.
--------------------
A virada da década
Para alguns, a década começou no primeiro dia de 2020. Outros, começará no primeiro dia de 2021. Tanto no final 9 quanto no final 0, a virada de década surgem debates a cada dez anos. No ano passado, fiz a minha retrospectiva da década de 2010 nos 'Stories' do meu perfil do Instagram. Entretanto, a retrospectiva da década publicada em cada primeira página do jornal Folha de S. Paulo desde a última quinta-feira (24) que me deixou dúvidas. A reportagem da BBC publicada no G1 no final do ano passado ouviu os dois lados. Para a Organização Internacional de Padronização (ISO), a nova década começaria em um ano acabado em 0 e vai até em um ano acabado em 9. Já a Real Academia Espanhola, a nova década começará em um ano acabado em 1 e vai até em um ano acabado em 0. A reportagem da BBC conclui: "a definição depende do que cada um prefere adotar". E que "se o importante for festejar, talvez seja possível utilizar os dois critérios e celebrar duas vezes".
--------------------
#InBrief
• SALVADOR :: Os 16 sinos históricos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição serão revitalizados e passarão a contar com uma tecnologia eletromecânica, capaz de reproduzir sons como a Ave Maria. Segundo o G1 BA, o sistema, que foi criado na Itália, será o primeiro instalado no Brasil.
• PERNAMBUCO :: O Governo estadual lançou um passaporte local para incentivar o turismo no estado entre moradores e turistas. Embora que o documento não tem validade oficial, a distribuição é feita de graça em Centros de Atendimento ao Turista. Na primeira tiragem, foram confeccionados 50 mil exemplares.
• ECOLOGIA :: A Universidade Federal de Pernambuco aprovou, no último dia 18, a proibição de comercialização e uso de recipientes e embalagens descartáveis de material plástico ou similares, nas unidades acadêmicas e administrativas. A medida entra em vigor na próxima segunda-feira (4).
• PRESERVAÇÃO :: Em Xangri-Lá, Litoral Norte do Rio Grande do Sul, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região determinou, na última segunda-feira (21), uma série de medidas de proteção a dois sambaquis. A ação, de autoria da MPF, iniciou em 2013, após constatação da degradação do local.
• SALVADOR :: Os 16 sinos históricos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição serão revitalizados e passarão a contar com uma tecnologia eletromecânica, capaz de reproduzir sons como a Ave Maria. Segundo o G1 BA, o sistema, que foi criado na Itália, será o primeiro instalado no Brasil.
• ECOLOGIA :: A Universidade Federal de Pernambuco aprovou, no último dia 18, a proibição de comercialização e uso de recipientes e embalagens descartáveis de material plástico ou similares, nas unidades acadêmicas e administrativas. A medida entra em vigor na próxima segunda-feira (4).
• PRESERVAÇÃO :: Em Xangri-Lá, Litoral Norte do Rio Grande do Sul, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região determinou, na última segunda-feira (21), uma série de medidas de proteção a dois sambaquis. A ação, de autoria da MPF, iniciou em 2013, após constatação da degradação do local.
• ASTRONOMIA :: Na última semana houve a conjunção entre Júpter e Saturno, formando um ponto de luz brilhante. A última vez que fenômeno foi observado da terra foi em 1226. Chamada de 'Estrela de Belém', o fenômeno teve o pico na última segunda-feira (21). O próximo será em 15 de março de 2080.
• CINEMA :: O filme 'Mulher Maravilha 1984' foi considerado a maior bilheteria do ano desde o fechamento de cinemas. Dirigida por Patty Jenkins, o longa arrecadou cerca de 36,1 milhões de dólares (US$) nos cinemas globais. O filme teve seu lançamento mudado três vezes desde final de 2019.
• CINEMA :: O filme 'Mulher Maravilha 1984' foi considerado a maior bilheteria do ano desde o fechamento de cinemas. Dirigida por Patty Jenkins, o longa arrecadou cerca de 36,1 milhões de dólares (US$) nos cinemas globais. O filme teve seu lançamento mudado três vezes desde final de 2019.
• NASCIMENTOS :: Miguel, Arthur e Helena foram os nomes mais registrados nos cartórios do Brasil em 2020, de acordo com levantamento do portal de Transparência do Registro Civil, da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais. Depois de 2 anos seguidos, Enzo Gabriel ficou de fora.
• COMUNICAÇÃO :: O jornal Diário de Notícias voltou a circular suas edições diárias da versão impressa nas bancas de Lisboa e Portugal nesta terça-feira (29), dia do seu 156º aniversário. Durante 30 meses - desde 17 de junho de 2018, o periódico circulava apenas em formato semanal e o restante no digital.
• CALENDÁRIO :: Preparei, neste blog, uma lista de acontecimentos que irão ocorrer este ano, inclusive feriados e ciclos. Entre elas estão Olimpíadas e Rock In Rio. Mas isso depende da situação atual em que vivemos como a pandemia global ainda em curso. A lista completa você confere clicando aqui.
• DINHEIRO :: Dólar US$ - Comercial: R$ 5,18. Dólar US$ - Turismo: R$ 5,33. Euro - Comercial: R$ 6,37. Euro - Turismo: R$ 6,59. Libra Estrelina - Comercial: R$ 7,06. (Fonte: UOL)
--------------------
ANIVERSARIANTES... 🎂
...da última semana. SEG 21 DEZ: Layne Queiroz, Isabelle Correia, Vinicius Brito. TER 22 DEZ: Gessé Pereira, Ingrid Correia, Vanessa Hubner Girotto (jornalista - Chapecó, SC). QUI 24 DEZ: Naninha Mathias. SEX 25 DEZ: Gleide Alves, Kelly Albuquerque, Larissa Alcantara. SAB 26 DEZ: Thaís Carvalho, Sílvio Romero de Albuquerque, Camilla Silva. DOM 27 DEZ: Roberto Canazio (comunicador - Rio de Janeiro, RJ).
...da semana que passou. SEG 28 DEZ: Priscila Rocha. TER 29 DEZ: Roberta Sallinet (jornalista - Porto Alegre, RS), Vanessa Nunes (jornalista). QUI 31 DEZ: Deigiano Pereira. SEX 1 JAN: Pâmela Dornelas, Edinalva Almeida.
...deste fim de semana. SAB 2 JAN: Edson Ximenes. DOM 3 JAN: Jonaldo Brito.
...deste fim de semana. SAB 2 JAN: Edson Ximenes. DOM 3 JAN: Jonaldo Brito.
...da semana que virá. TER 5 JAN: Laryssa Correia, Jefferson Lacerda, Railson Ramos Damasceno*. QUA 6 JAN: Lisandra Lacerda Lanzini, Regina Oliveira, Aianny Rodrigues. SEX 8 JAN: Myllena Campelo (nutricionista - Pitimbu, PB), Marina Ashley. SAB 9 JAN: Isabela Mendes. DOM 10 JAN: Lucinha Pires*, Dilma Eduardo.
--------------------
CANÇÃO DA SEMANA 🎶
Nicole - Ein Bisschen Frieden (Ein Bißchen Frieden)
*Music: Ralph Siegel.
*Lyrics: Bernd Meinunger.
*Conductor: Norbert Daum.
Eurovision Song Contest 1982 - Germany.
*LIVE at Eurovision Song Contest Greatest Hits (2015).
© 2015 EBU/BBC.
Compartilho aqui a canção 'Ein Bißchen Frieden', vencedora do Festival da Canção Eurovision de 1982 representando a Alemanha. Na voz de Nicole, escrita por Bernd Meinunger e composta por Ralph Siegel, a canção tem uma letra pacifista defendendo que é necessário a paz no mundo, descrevendo a beleza natural do mundo em que vivemos. Naquele ano, a Europa vivia em plena Guerra Fria. Traduzida em português como 'Um Pouco de Paz', a canção teve versões feitas em diversas línguas como espanhol, francês, neerlandês, inglês e italiano. Vídeo via YT/Eurovision Song Contest.
--------------------
--------------------
*Com informações do Jornal O Globo, G1, Agencia France Presse, UOL, Agência Brasil, CNN Brasil.
---
O Estado de S. Paulo, Quem Acontece, Correio Braziliense, Site GLOBOESPORTE (ge.globo), TechTudo, G1 PB, Site Razões Para Acreditar, BBC News Brasil, G1 BA, G1 PE, G1 RS, Jornal do Commercio (Recife, PE), Poral Making Of, Diário de Notícias (Lisboa, Portugal).
Nenhum comentário:
Postar um comentário