sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

A 'Trégua de Natal'...

Neste dia de Natal (celebrada nesta sexta-feira, 25), que este ano é atípico em virtude da pandemia global do coronavírus ainda em curso, compartilho aqui um vídeo de uma peça publicitária de uma marca de supermercados britânico em 2014, que comemorava os 100 anos da trégua não-oficial de Natal ocorrida em 1914 entre soldados britânicos e alemães, em trincheiras próximas à cidade belga de Ypres. Segundo os historiadores, durante o confronto mortal da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), na véspera de Natal, o canto dos soldados entoando "Noite Feliz" ressoou nos campos da morte. A bela canção, um dos clássicos deste período, trouxe aos homens a lembrança do nascimento de Jesus Cristo e os fez sair das trincheiras e confraternizar em paz. Abaixo o vídeo via YouTube/Sainsbury's. 


Este fato ocorrido no Natal de 1914 (o qual lembro nas palavras do monsenhor Sérgio Costa Couto da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), nas transmissões da Missa do Galo para TV Globo nos últimos anos) é retratado por filmes e documentários. Abaixo, você confere os dois vídeos. Um via YouTube/Nerdologia. Outro via YouTube/Fotografando o Mundo. 



A história virou também música com a canção 'Pipes of Peace', do britânico Paul McCartney - o mesmo que compôs a canção, no álbum homônimo em 1983. Segundo o blog Canal dos Beatles, o tema da faixa-título foi inspirado pela leitura de um poema de autoria do indiano Rabindranath Tagore, vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1913. A frase “in love all of life’s contraditions dissolve and disappear” (com amor, todas as contradições da vida dissolvem-se e desaparecem) é o mote principal da canção título. O tema “paz” serviria como contraponto à “guerra”, utilizado em seu trabalho anterior, ‘Tug Of War’. Abaixo, você ouve a canção via YouTube/PAUL McCARTNEY.


Que a trégua de Natal no primeiro ano da Primeira Guerra Mundial sirva como inspiração neste período em que vivemos nos dias de hoje - mesmo em que nós não podemos abraçar ao próximo por motivos de prevenção. 

Que o verdadeiro significado do Natal, o nascimento de Jesus Cristo, seja repleto de LUZ, PAZ, AMOR, ALEGRIA, AMIZADE, FÉ, BONDADE, CARINHO, REFLEXÃO... E, acima de tudo, FELICIDADE. Pra você, pra sua família, pro seus amigos e pra todos nós. 

Em nome do autor deste blog, desejo a todos e todas um FELIZ e ABENÇOADO NATAL!

*Com informações do YT/Olavo Mendonça e YT/Gabriel Rezende.

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma enchente para a história