terça-feira, 25 de janeiro de 2022

A minha trilha sonora da alta estação


#Verao2022

Gente querida, como mencionei na edição #20 do 'Almanaque Semanal', o Verão deste ano no Brasil e no Hemisfério Sul é marcado pela retomada gradual. Nesta alta temporada, 8 dos 12 principais festivais no litoral brasileiro consultados pelo editor estão sendo realizados. Mesmo uma grande parte das atividades sob protocolos sanitários e cuidados, o jeito é aproveitar a alta estação na melhor forma possível. 

E a música é uma das combinações com a estação do sol. O Pop e o Eletrônico continua sendo um dos ritmos que embalam a alta estação. Nos últimos anos - e como mencionei nos anos anteriores, os ritmos mais tocados são, além dos dois ritmos citados, o brega-funk (o tal do 'passinho' surgido no Recife), sertanejo (o 'universitário') e o Forró estilizado - além do 'pisadinha'.

Que fique bem claro, cada um tem o seu estilo musical (o qual respeito) - principalmente nesta alta temporada. E por isso, assim como nos dois verões passados, selecionei aqui o meu playlist especial com as canções que são a cara da estação mais quente do ano. Destaque para as canções 'On My Mind', por Laura Rizzotto; 'Um Céu, Um Sol e Um Mar', por Juliana Gorito e Nós Dois; 'Adrenalina', por Senhit e Flo Rida; 'Leviating', por Dua Lipa e Dababy; e 'By Your Side', por Calvin Harris e Tom Grennan. Entre os artistas, destaco David Guetta, Tundra Beats, KEiiNO e Surfaces. 

A minha playlist do Verão deste ano, que selecionei via Spotify (lucianoamorim94) está aqui abaixo. São pouco mais de 100 canções (ainda em atualização até março) - embora que as primeiras 100 estão aqui abaixo. Pra ouvir o restante, clique abaixo ou aqui. Ouça, desfrute, sinta o clima e VIVA O VERÃO!


---

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

É verão outra vez...


#Verao2022

Depois de uma alta temporada atípica, sem graça e sem clima diante do caos em que vivemos no ano passado, com restrições e eventos cancelados ou suspensos, o Verão deste ano no Brasil e no Hemisfério Sul é marcado pela retomada gradual. Apesar do avanço da vacinação, ainda não baixamos a guarda. Mas nada apaga a energia e a vibração da estação mais quente do ano. É o verão da ‘transição’ com a certeza de um grande verão no próximo ano - quando a pandemia passar. E é nesse clima e nesse pique que inicio a cobertura de verão aqui neste blog. 

*Conteúdo extraído da edição #20 da seção 'Almanaque Semanal' em 23 JAN 2022.

---

domingo, 23 de janeiro de 2022

Almanaque Semanal :: #20

Confira um resumo dos fatos da semana selecionados pelo editor. 

Semanas 1, 2 e 3 de 52 do ano de 2022.
*Concluída às 03:00 UTC-2 de 23 JAN.

 *ESCLARECIMENTO:  Esta edição seria publicada no último fim de semana, entre sábado 15 e domingo 16. Entretanto, por motivos pessoais - e até de força maior, a edição #20 desta coluna foi publicada neste fim de semana, com os assuntos selecionados pelo editor durante esta semana e alguns das semanas anteriores (não estranhe!). Desde já, agradeço a sua compreensão.

2022 

Depois de um 2021 marcado entre o CAOS como o pior momento da pandemia no Brasil e no Mundo e a ESPERANÇA como a chegada das vacinas e o avanço da vacinação diminuindo o registro de casos e de óbitos por COVID-19, o ano que começou no dia 1º deste mês (um sábado) será marcado de RECOMEÇO, de RECONSTRUÇÃO e de DIAS MELHORES. 

Entretanto, seguimos como diz a jornalista Renata Vasconcellos no 'Jornal Nacional' (TV Globo): 'atentos e vigilantes'. Isso porque nas últimas semanas - desde a semana que antecede o Natal - houve registros de epidemia de gripe (em pleno verão brasileiro) e de alta nos casos do coronavírus causados pela variante ômicron. 

Mesmo com quase 3/4 da população vacinada no Brasil e com as flexibilizações de atividades, o momento ainda é de cautela e prudência. Mantenha os cuidados usando máscara, por exemplo. E vacine-se (seja por dose de reforço ou quem ainda não tomou uma ou duas doses). A PANDEMIA (que é GLOBAL) AINDA NÃO ACABOU. E cabe a cada um de nós fazer a nossa parte porque a responsabilidade é COLETIVA como diz o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, na coletiva no último dia 6: "a pandemia não vai acabar até que a gente acabe com ela". 

No mais, 2022 terá datas ou acontecimentos importantes como os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, do centenário da Semana de Arte Moderna em São Paulo, do bicentenário da independência do Brasil e da Copa do Mundo FIFA™ no Qatar que, excepcionalmente, ocorrerá no final do ano. Mas será um ano desafiador por conta das eleições gerais no Brasil. 

Que 2022 seja um ano de ESPERANÇA pra todos nós. Até porque, o Ano-Novo só é realmente novo se a gente tomar atitudes novas. Em meu nome, desejo a todos e todas - em especial a você que lê este texto de abertura - um FELIZ ANO-NOVO!

--------------------

#Index
  1. #coronacrise 
    • 'Tsunami' de casos
    • A procura de testes 
    • Internações 
    • E em meio a tudo isso... 
    • Incertezas no turismo 
    • Eventos cancelados ou adiados 
    • E os eventos esportivos...
    • #cadaVIDAimporta
  2. #TodosPelasVacinas
  3. #verao2022 
    • É verão outra vez...
    • Os festivais musicais 
    • A alta estação em 'multitelas' 
    • Pitimbu: o torneio de Beach Soccer
  4. O 33º Salão de Artesanato da Paraíba 
  5. A volta do Faustão na TV 
  6. #BBB22 
  • E MAIS: 
    • #InBrief 
    • Aniversariantes 
    • Canção da Semana 
    • Ponto Final.

--------------------

#coronacrise

'Tsunami' de casos 
A primeira semana do ano-novo começou com um aumento de casos da COVID-19 no planeta. Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde informou que o mundo bateu o recorde de infectados registrados no intervalo de uma semana: 9,5 milhões. Só no último dia 5, o planeta chegou ao recorde de 2,5 milhões de infectados em um único dia, sendo quase 1 milhão nos Estados Unidos, pouco mais de 270 mil na França e pouco mais de 220 mil no Reino Unido. Na semana passada, o mundo chegou ao novo recorde: 3,25 milhões de casos diários - número maior do que a Europa e a Ásia inteiras juntas. No Brasil, a situação é preocupante. Uma projeção feita pela Universidade de Washington (do Estado homônimo, não o da Capital, o D.C), no último sábado, apontou que os casos diários da doença no país podem chegar a 1 milhão ainda neste mês
*
A explosão de infectados é reflexo das festas de fim de ano e da disseminação da variante Ômicron, identificada na África do Sul em novembro do ano passado. No Brasil, especialistas ouvidos pelo G1 acreditam também que os dados ficaram represados por conta da instabilidade do sistema de notificações do Ministério da Saúde - o qual, até o momento, o problema não foi resolvido. A nova onda de contaminações obrigou países e cidades da Europa a voltar às medidas restritivas para conter o avanço da COVID-19. Nos Estados Unidos, a diretora do Centro de Controle de Doenças, Rochelle Walensky, disse ao programa 'Today Show' da NBC que a recente alta de casos no país ainda não chegou ao pico. E que autoridades de saúde pediram para que os estadunidenses não sejam complacentes diante da variante altamente transmissível. 
Apesar do aumento recente de infectados, a situação atual é diferente da de há 12 meses atrás. Basta olhar o número de óbitos. Segundo o WorldOMeters, o planeta registrava, em 8 de janeiro do ano passado, mais de 15,5 mil mortes por dia. Um ano depois, em 8 de janeiro deste ano, o número chegou a pouco mais de 5 mil. Só no Brasil, segundo dados do Consórcio de Imprensa compilados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, o número de vidas perdidas diárias em 7 de janeiro do ano passado era de 1.120. Um ano depois e em 7 de janeiro deste ano, o número chegou a 148 - isso com a divulgação parcial por causa do apagão de dados da Saúde. Pela comparação de um ano pra cá, tudo indica que a queda de óbitos e de casos pela doença só foi possível graças à vacinação (que no Brasil começou a dar efeito em julho do ano passado). A vacina contra a COVID-19 não impede de contrair o vírus, pelo contrário, evita gravidade, hospitalizações e internações. E até chegar a óbito. Por isso, a vacina, além de cuidados não farmacológicos, é a única arma para combater a terrível doença.  

A procura de testes 
No Brasil, o crescimento recente de infectados por COVID-19 causado pela nova variante, a Ômicron, gerou buscas por testes e filas nos postos. Em João Pessoa, mais de 200 pessoas testaram positivo para a doença em um mutirão gratuito em quatro pontos da cidade no último dia 8 - uma delas fica no Busto de Tamandaré. Ao todo, 1845 testes foram realizados. Na Bahia, dados divulgados pela Central Integrada de Comando e Controle da Secretaria Estadual da Saúde apontou um aumento de 653% nos casos registrados nos primeiros seis dias do ano. Segundo a Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias, o número de testes rápidos realizados na segunda quinzena de dezembro cresceu mais de 50% na comparação com a primeira. A reportagem do ‘Jornal Nacional’ da TV Globo no último dia 3 diz ainda que o Brasil é um país que ainda testa pouco à população. Por isso, é preciso testar mais para que se possa isolar mais infectados mais precocemente, para interromper a cadeia de contágio do vírus.

Internações 
Vários estados já registram aumento significativo nas internações por COVID-19 nas últimas semanas. Na Bahia, mais de 80% dos pacientes internados em leitos de UTI não tomaram a vacina contra a doença, segundo o Governo do Estado. Em Minas Gerais, levantamento da Secretaria de Estado de Saúde apontou que mais de 50% dos internados com Covid-19 em UTIs não se vacinaram. Além disso, cerca de 70% dos internados nos leitos de enfermaria para tratamento da doença também não tomaram nenhuma dose da vacina contra a doença. No Reino Unido, 90% dos infectados pela doença não tomaram dose de reforço. Segundo o jornal O Globo, os não vacinados representam 90% das mortes em todo o mundo. O jornal diz ainda que o impacto da variante na vida real depende da vacinação. Para a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, o risco da Ômicron levar a internação é até 70% menor.

E em meio a tudo isso... 
…ocorre um surto de gripe fora de época (e em pleno verão no Hemisfério Sul). Só que, nas últimas semanas, houve registros de pacientes infectados com COVID-19 e gripe ao mesmo tempo, o que é batizado de ‘FLURONA’. E no interior de Goiás, um homem de 54 anos foi diagnosticado com COVID-19, gripe e dengue (uma das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti) ao mesmo tempo - o que um usuário do Twitter chamou de 'FLUDENGONA'. Ele tomou duas doses da vacina contra o coronavírus e não precisou ser hospitalizado. Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil asseguram que não se trata de uma nova doença e que os cuidados permanecem os mesmos. 

E mais…
…um estudo da Universidade de Chipre (ou Cyprus, na língua inglesa) identificou 25 casos de variante que combina a delta com a ômicron. de acordo com o professor de ciências biológicas da universidade europeia e chefe do Laboratório de Biotecnologia e Virologia Molecular, Leondios Kostrikis - em entrevista à Sigma TV no último dia 7, a descoberta foi chamada de “deltacron” devido à identificação de assinaturas genéticas semelhantes a ômicron dentro dos genomas delta.

Incertezas no turismo 
O aumento recente de infectados por COVID-19 causado pela Ômicron e de Influenza está causando incertezas no turismo, um dos setores mais afetados neste ciclo pandêmico e que está voltando aos poucos. No Brasil e em alguns países, os voos foram cancelados. Companhias aéreas como a Latam e Azul registraram aumento no número de dispensas médicas entre tripulantes. Um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias divulgado no último dia 6 apontou que o índice de resultados positivos para a doença em testes de farmácia triplicou na última semana do ano em comparação aos sete dias anteriores, saltando de 11,8% para 33,3%. Entre 27 de dezembro e 2 de janeiro, foram mais de 95 mil infectados – o equivalente a aproximadamente um terço dos testes realizados no período. Na semana anterior, foram 22 mil positivos – o que responde a 11,8% dos exames feitos em farmácias e drogarias. Na primeira semana do ano, as companhias de cruzeiros suspenderam operações no Brasil até 21 de janeiro, após surtos do coronavírus a bordo. A decisão foi tomada um dia depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomendou a paralisação imediata após dezenas de casos em navios na Baixada Santista (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). No último dia 12, a Anvisa recomendou suspensão definitiva da temporada de cruzeiros no país.

Eventos cancelados ou adiados 
Nos Estados Unidos, a Academia de Gravação anunciou no último dia 5 o adiamento da 64ª edição do Grammy (The GRAMMYs Awards), que iria acontecer no dia 31 deste mês. Em comunicado conjunto com a rede de TV estadunidense CBS, responsável pela transmissão, o motivo foi por causa do crescimento de casos de Covid-19 no país provocados pela variante Ômicron e promete divulgar "em breve" uma nova data para a premiação. No Brasil, este será o segundo ano seguido em que o carnaval será cancelado por causa da pandemia. Segundo o G1, mais de 10 capitais cancelaram blocos de rua até aqui, em especial cidades como Salvador, Recife, Olinda e Ouro Preto. Enquanto Rio de Janeiro e São Paulo mantêm os desfiles das escolas de samba. Em João Pessoa, a prefeitura decidiu cancelar os eventos de rua, muito frequentado nas prévias, e transferi-los para um local fechado. Mas nesta segunda-feira (17), o presidente do Folia de Rua, Sérgio Nóbrega, anunciou o cancelamento da edição deste ano. No fim das contas, vai ser como resume na primeira-página do jornal Meia Hora do Rio de Janeiro (RJ) da última quarta-feira (5)...


E os eventos esportivos... 
Diferente do ano que passou - que começava com os eventos de 2020 em andamento, a temporada 2022 do futebol brasileiro começou dentro do previsto - como acontecia em anos anteriores antes da pandemia. 21 dos 27 campeonatos estaduais iniciarão este mês. No último dia 8 e 9, começaram os campeonatos Cearense e Potiguar, respectivamente. No último fim de semana, começam os campeonatos Baiano, Sergipano e Piauiense. Neste fim de semana, irão começar os campeonatos Alagoano, Maranhense, Gaúcho, Catarinense, Pernambucano, Paranaense, Brasiliense, Mato-grossense e Tocantinense. E na próxima semana, iniciarão o Paulista, Carioca, Mineiro, Paraense, Amazonense e Capixaba. 
Não há datas finais dos estaduais, mas pelo calendário da CBF deste ano, irão terminar em abril. Quatro estaduais já confirmaram as datas: Paulista, Gaúcho, Catarinense e Cearense. Aliás, excepcionalmente este ano, os torneios estaduais, nacionais e intercontinentais irão começar e terminar mais cedo por causa da Copa do Mundo FIFA no Qatar, entre 21 de novembro e 17 de dezembro. A Série A do Campeonato Brasileiro, por exemplo, começará em 10 de abril e terminará em 13 de novembro - uma semana antes da abertura do Mundial. Na Europa, grande parte dos campeonatos nacionais irão terminar entre abril e maio. A final da UEFA Champions League será em 28 de maio em São Petersburgo, na Rússia. Já a final da UEFA Europa League será em 18 de maio em Sevilla, na Espanha.
Fora do futebol, outros eventos esportivos ocorrem ou ocorreram dentro do previsto. A 96ª edição da Corrida de São Silvestre, que seria no último dia de 2020 e foi adiada para 11 de julho do ano passado por causa da pandemia, foi remarcada para a data tradicional como nos anos anteriores: 31 de dezembro de 2021. Cerca de 20 mil inscritos foram vacinados. No dia seguinte ao primeiro dia do ano-novo, iniciou a 52ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que não ocorreu no ano passado por causa da pandemia. Com 128 clubes, a final irá ocorrer no dia do aniversário da cidade de São Paulo (SP), 25 deste mês. A 44ª edição do Dakar Rally começou no primeiro dia do ano-novo e terminou na última sexta-feira (14) com vitória do catari Nasser Al-Attiyah na categoria de carros, do britânico Sam Suderland na categoria de motocicletas, do francês Alexandre Giroud na categoria de quadriláteros e do chileno Francisco Lopez na categoria de protótipos leves. 
No tênis, dois principais torneios ocorrem na Austrália este mês, com os abertos em Sydney, Adelaide e Melbourne. O último está causando controvérsias antes da competição iniciar. Isso porque o sérvio Novak Djokovic, o tenista número 1 do mundo, foi barrado no continente-ilha por não ter se vacinado contra o coronavírus. Ele foi retido logo ao desembarcar no último dia 5 no aeroporto de Melbourne. Passou quatro dias detido num hotel perto do aeroporto da cidade - local onde serve de abrigo para refugiados, imigrantes ilegais e turistas cumprindo quarentena ao chegarem ao país. Mas na última segunda-feira (10), um juiz do estado de Victoria decidiu liberar o tenista, que, horas depois, fez o seu primeiro treino. 


Autoridades australianas investigaram se Djokovic mentiu em documento. Na última quarta-feira (12), Djokovic reconheceu o erro e, em um comunicado, admitiu ter escapado do isolamento após testar positivo para a COVID-19. Apesar da decisão judicial favorável, o sérvio ainda pode ser deportado pelo governo da Austrália. A lei de imigração do país garante ao ministro desta pasta, Alex Hawke, a autoridade para passar por cima do Poder Judiciário. A novela terminou no último domingo (16), quando a justiça australiana rejeitou o recurso e mantém o visto cancelado, o que impediu a participação do tenista no Australia Open e obrigou a deixar imediatamente o país, o qual será impedido de entrar no continente-ilha pelos próximos três anos - até 2025. 

#cadaVIDAimporta 
(*A campanha deste blog como forma de respeito e solidariedade às famílias que perderam pessoas queridas da pior tragédia sanitária da história no Brasil e no Mundo.) O ano de 2021 foi o mais letal em todo o planeta. Segundo o WorldOMeters, em 2020, foram 1.824.140 óbitos (às 00:15 GMT de 1 de janeiro de 2021); no ano que passou foi quase o triplo: 3.628.861 (às 23:59 GMT de 31 de dezembro de 2021), chegando a 5.453.001 vidas perdidas desde janeiro de 2020. No Brasil, segundo dados do Consórcio de Imprensa compilados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, foram 424.133 óbitos em 2021, mais do que o dobro do primeiro ano da pandemia: 194.976, totalizando 619.109 mortes pela doença desde março de 2020. 
E digo mais uma vez: por trás da estatística, estão pessoas. São histórias que foram interrompidas por um inimigo invisível que assusta o mundo há um ano e mais de dez meses. Fica aqui o meu respeito e a minha solidariedade aos familiares das mais de 5,5 milhões ao redor do globo, sendo mais de 620 mil no Brasil, da maior crise sanitária da história do Século 21.

E pra finalizar sobre o tema... 
...nada melhor descrever as recomendações. Cuidado com as notícias falsas, as 'fake news'. Informe-se em um veículo confiável, em todas as mídias. Valorize o jornalismo profissional. Respeite o distanciamento social. Se sair quando for necessário como mercado ou farmácia, use máscara. Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel. Valorize a ciência e os cientistas. E, se possível - inclusive caso esteja com suspeita ou infectado, FIQUE EM CASA. 

--------------------

#TodosPelasVacinas 💉

A vacinação no mundo 
No dia 8 do mês passado, completou um ano do início da vacinação no mundo. Uma idosa de 90 anos foi a primeira pessoa a ser vacinada no Reino Unido. Um ano e um mês depois, pouco mais de 2/4 da população mundial foram vacinados com imunização completa. Segundo o Our World In Data da Universidade de Oxford, 2021 terminou com 58% da população mundial com a primeira dose (cerca de 4,57 bilhões) e 49,4% (cerca de 3,89 bilhões) com a segunda dose - dados de 31 de dezembro do ano passado. Espanha, Portugal e Chile são um dos países que chegaram a 80% da imunização completa. 

No Brasil... 
...segundo dados do Consórcio de Imprensa compilados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, o ano que passou terminou com 75,58% (cerca de 161 milhões) da população com a primeira dose e 67,20% (cerca de 143 milhões) com a segunda dose - dados de 31 de dezembro do ano passado. Quatro estados chegaram a 70% da imunização completa: São Paulo, Piauí, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. 

1 ano do início da vacinação no BR 
A vacinação contra a COVID-19 iniciou no Brasil em 17 de janeiro do ano passado - e esta semana completou um ano. A médica Mônica Calazans foi a primeira pessoa a receber a primeira dose da vacina no país, horas depois da Agência Nacional da Saúde aprovar o uso emergencial dos imunizantes AstraZeneca e CoronaVac (Sinovac/Butantan). Doze meses se passaram e o Brasil está entre os países que mais aplicaram doses de vacina, como diz a reportagem do ‘Jornal Nacional’, da TV Globo, desta segunda-feira (17). “Uma sensação de que sobrevivemos”, como diz a participante campeã do 'Big Brother Brasil' do ano passado, Juliette Freire, ao telejornal. 
E vou muito além da citação da advogada/maquiadora/cantora - e como mencionei em posts do meu perfil do Instagram, chegar até aqui é como uma vitória ou uma conquista olímpica. Entretanto, apesar do avanço da vacinação por aqui, a guerra, que já dura há 22 meses, AINDA NÃO ACABOU. mas a sensação que tive, como aos que já se vacinaram - seja pela imunização parcial ou total, se resume em duas palavras: ALÍVIO. E RECOMEÇO.

#VacinaSim 
E pra quem ainda não se vacinou, VACINE-SE! E quem já tomou a primeira dose, tome a segunda - porque a imunização só ficará completa com as duas doses, exceto a Janssen com dose única. E quem já tomou as duas doses no intervalo de quatro meses após a segunda aplicação, tome a dose de reforço. E vacina boa é a que vem no braço. É um ato de AMOR e de EMPATIA pela sua proteção e aos que estão à sua volta.

--------------------

#Verao2022


É verão outra vez... 
Depois de uma alta temporada atípica, sem graça e sem clima diante do caos em que vivemos no ano passado, com restrições e eventos cancelados ou suspensos, o Verão deste ano no Brasil e no Hemisfério Sul é marcado pela retomada gradual. Apesar do avanço da vacinação, ainda não baixamos a guarda. Mas nada apaga a energia e a vibração da estação mais quente do ano. É o verão da ‘transição’ com a certeza de um grande verão no próximo ano - quando a pandemia passar. E é nesse clima e nesse pique que inicio a cobertura de verão aqui neste blog.

Os festivais musicais 
Este ano, 8 dos 12 principais festivais consultados pelo editor estão sendo realizados. No litoral da Paraíba, estão ocorrendo, em Cabedelo, os festivais Fest Verão e Verão Lovina. O primeiro ocorreu no dia 8 e 15 e ocorrerá neste sábado (22). Enquanto o segundo ocorreu nos dias 2, 9 e 16. Além de um novo festival, o Verão On, que ocorreu a beira-mar da Praia de Intermares nos dias 1 e 7 deste mês. 
Entre as atrações da primeira edição do Verão On estavam o Alok, Henrique e Juliano, Pedrinho Pegação, Rooftime, Liu, Dorgival Dantas, Matheus Fernandes e Menos é Mais. No Fest Verão, estavam no line-up Eric Land, Belo, Bell Marques, Wesley Safadão, João Gomes, Barões da Pisadinha, Vitor Fernandes, Tarcísio do Arcodeon, Bruno e Marrone, Xand Avião, Zé Vaqueiro e Márcia Fellipe. Já o Verão Lovina estão Matheus e Kauan, Leo Santana, Mojjo, Pedro Sampaio, Jonas Esticado, Avine Vinny, Nattan, Dennis e Felipe Amorim.
Ainda no litoral da Paraíba, em Pitimbu, foram realizados dois eventos. O Blitz na Praia, realizado nos dias 2 e 8 que contou com Ramon Schnayder, Glicio Lee, Vitor Fernandes, João Gomes, Robby, Felipe Amorim, Jonas Esticado e Priscila Senna. E o Beach Summer Fest, no último dia 9, com Samba da Garagem, Felipe Farra, Henry Freitas e Bell Marques. Este último, na minha opinião, foi um evento que deu no que falar e ficou para a história, tanto para a cidade e região quanto para o próprio festival. 
Entretanto, o ‘rival’ anunciou na semana passada uma data extra no Blitz na Praia, será na próxima sexta-feira (28) e contará com Glicio Lee (‘again’?!), Cezar Paredão (meu amigo, o qual admiro), Mari Fernandez e Nattan. E antes, no último domingo (16), ocorreu mais um evento na Arena Beach Soccer (o qual eu conto mais a frente) que contou com Márcia Fellipe, Cesar Xote 10 e Douglas Pegador. Em João Pessoa, ocorreu nesta sexta-feira (21) o festival Soul Summer com Vintage Culture como principal atração. 
No litoral de Pernambuco, estão os dois principais festivais. O Maraca Summer, que ocorreu no último dia 8 em Porto de Galinhas (Ipojuca, PE) com muito pagode com Thiaguinho, Leo Santana e Menos é Mais. E o Verão Tamandaré, o qual a primeira noite foi realizada no último dia 8 - mesmo dia do Maraca Summer - com Priscila Senna, Matheus e Kauan, Alok, João Gomes, Tarcísio do Arcodeon e Wallas Arrais. A segunda noite, que aconteceria no último dia 15 com Nattan, Wesley Safadão, Eric Land e Jorge e Mateus, foi cancelada em virtude do novo decreto do Governo do Estado com medidas restritivas para conter o avanço recente de casos da COVID-19 e da epidemia de Influenza. E em seu lugar, foi realizado um mini-evento que contou com Wesley Safadão, Eric Land e Lipe Lucena, com capacidade para 3 mil pessoas (com o esquema vacinal completo). 
Todos os eventos mencionados exigem comprovação de vacinação com o esquema vacinal completo, ou seja, só entra no evento quem tomou as duas doses da vacina contra a COVID-19. Além de outros protocolos sanitários. No entanto, autoridades sanitárias estão preocupadas sobre os eventos como a primeira noite do Fest Verão no dia 8, com público lotado no local. Diante disso, na semana passada, as prefeituras de João Pessoa e de Cabedelo publicaram novos decretos que atualizam regras para shows e eventos com até 80% e 60% da capacidade de público, respectivamente. Enquanto isso, a organização do Fest Verão promoveu no último sábado, 15, um mutirão de testes rápidos no local do evento por profissionais da secretaria de saúde da cidade. 

Enquanto isso…
…outros três principais festivais musicais não serão realizados no verão deste ano. No litoral do Rio Grande do Sul, o Planeta Atlântida na SABA (Praia de Atlântida, Xangri-lá). E na Bahia, o Festival de Verão de Salvador e o ‘Bye, Bye Verão’ em Mar Grande (em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica). Ambas pelo segundo ano seguido. Aliás, o ‘Bye, Bye Verão’ é organizado pela Prefeitura de Vera Cruz, assim como a programação musical da Festa do Senhor do Bonfim (o Pitimbu Fest) que é organizado pela Prefeitura de Pitimbu (PB) e que, provavelmente, seguirá nesta linha assim como no verão do ano passado. 
 
Aliás (e mudando de assunto)... 
…a programação religiosa da Festa do Senhor do Bonfim deste ano está mantida. Teve início nesta sexta-feira (21) e vai até o próximo domingo (30) e tem como tema ‘Senhor do Bonfim Fonte de Milagres’. No verão passado, as celebrações ocorreram na parte externa da Capela do Senhor do Bonfim para evitar aglomerações. O mesmo vai acontecer este ano, além de outros protocolos sanitários. A atração musical da festa organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França será pela cantora Adriana Arydes e Dunga.

A alta estação em 'multitelas' 
Como acontece a cada ano, algumas estações de TV locais ou nacionais trazem atrações ou conteúdos relacionados ao verão no sinal aberto ou por assinatura. Na Band Bahia, emissora própria da TV Bandeirantes, está sendo exibido, desde o dia 4 do mês passado, o ‘Band Verão Nordeste’ em rede regional para todo o Nordeste. Entre novembro de dezembro do ano passado, o ônibus do projeto rodou por todos os nove estados da região mostrando a cultura, a gastronomia e as belezas naturais de cada estado. A expedição é apresentada por Juliana Guimarães e a cantora Mari Antunes e é exibido durante os sábados à tarde, entre dezembro e janeiro, na TV e no YouTube da Band Bahia. Outro programa que é transmitido para todo o Nordeste é o ‘Verão Nordeste’ da TV Globo Recife (Nordeste), que reúne os nove estados  da região trazendo lugares e dicas de como aproveitar a estação do sol com segurança e responsabilidade. A atração foi exibida na manhã deste sábado (22) na TV e está disponível no G1 PE e no Globoplay. 
Na TV Correio, afiliada RecordTV em João Pessoa (PB), ocorre o ‘Verão é na Correio’, em sua 11ª edição. O programa é realizado no (recém inaugurado) Lovina Beach na Praia de Ponta de Campina em Cabedelo (PB) trazendo muita música, entrevistas, receitas, esportes que estão em alta na temporada, dicas de lazer, informações sobre saúde no verão e brindes para telespectadores e internautas. A apresentação é de Bruna Borges e Sérgio Montenegro e é transmitido ao vivo, na TV e no YouTube da estação de TV, durante os sábados de janeiro em quatro programas (nos dias 8, 15, 22 e 29). 
Na TV Tambaú, afiliada SBT em João Pessoa (PB), foi exibido no último dia 8 o especial ‘Esquenta Verão’ comandado por Heloise Desireé e Magally Mel trazando as tendências para esta alta estação. No sábado seguinte (15), foi exibido o primeiro programa do especial ‘Tambaú de Verão’ apresentado por Fernanda Albuquerque, gravado na Ponta dos Seixas, na capital da Paraíba - no ponto mais oriental das Américas. A atração traz muita música e matérias especiais mostrando as belezas do litoral paraibano. É exibido em quatro programas e vai até o dia 5 do mês que vem na TV, pelo portal T5 e pelo YouTube da TV Tambaú. 
Na TV Cabo Branco e TV Paraíba, afiliada TV Globo em João Pessoa e Campina Grande (PB), será exibido o especial ‘Verão Numa Boa’ em dois sábados: no próximo dia 29 deste mês e no dia 5 do mês que vem. Na Bahia, a TV Bahia, emissora da Rede Bahia afiliada TV Globo em Salvador, está realizando uma programação especial em um estúdio específico localizado na Vilas do Atlântico em Lauro de Freitas, região metropolitana da capital baiana, trazendo conteúdos especiais para os meios do conglomerado com apresentação de programas, entrevistas, shows e transmissões ao vivo. A cobertura vai até o final de fevereiro. 
No Rio Grande do Sul, o Grupo RBS está fazendo uma cobertura trazendo informação e entretenimento com ações de comunicação e conteúdos editoriais em todos os meios. Em Santa Catarina, a NSC Comunicação promove a 8ª edição do Conexão Verão com uma série de ações e programas especiais nas várias plataformas do conglomerado catarinense. Uma das ações é o Floripa Tem, em sua 14ª edição, que começou no dia 18 do mês passado e terminou no último domingo (16) no Hub da Beira-mar Norte. E no Espírito Santo, a TV Gazeta, afiliada TV Globo em Vitória, está exibindo durante este mês trazendo dicas de como aproveitar a alta estação além de passeios pelo litoral capixaba.

Pitimbu: o torneio de Beach Soccer 
Como cada janeiro do ano, Pitimbu (PB) se torna a capital do Futebol de Areia com o tradicional (e famigerado) Torneio de Beach Soccer, em sua quinta edição, que começou na última segunda-feira (10) e é considerado um dos maiores campeonatos a nível nacional. A novidade deste ano é uma arena com arquibancada coberta para os torcedores com capacidade de até 2.600 pessoas. Na abertura, houve homenagens, fogos de artifício e a presença do jogador Edson Hulk, pivô da Seleção Brasileira que participou no Mundial da FIFA no ano passado na Rússia. Abaixo, o vídeo da reportagem da edição paraibana do 'Globo Esporte' da TV Cabo Branco do dia seguinte (terça-feira, 11), com imagens da ASCOM/Lucas Barros, via YouTube/PORTALDOLITORALPB.


Entre a última segunda-feira (10) e o último sábado (15), foram realizados os jogos da fase de grupos. 13 equipes participantes foram divididas em quatro grupos sendo um por quatro equipes e outras três com três equipes cada. As quartas-de-final ocorreram nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18). A semifinal ocorreu na última quinta-feira (20). E a grande final, que contou com a participação do atleta paraolímpico Petrúcio dos Santos, ocorreu neste sábado (22) com Boca Juniors de Pitimbu como campeão deste ano. 
 
Além do Torneio de Beach Soccer… 
…outras atividades de verão ocorrem durante este mês em Pitimbu (PB). Na mesma arena onde é realizado as partidas do futebol de areia, ocorreu o Torneio dos Veteranos na última sexta-feira (21) e o Torneio de Futevôlei neste fim de semana (sábado, 22 e domingo, 23). Na Praia de Acaú, ocorreu no último domingo (16), a tradicional Corrida do Caíco, em sua 27ª edição (Abaixo, os vídeos via YouTube/PBPETV e /Bora Avoar). Todos os eventos estão sendo realizados pela prefeitura da cidade, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. Outra novidade é a transmissão das partidas de futebol de areia ao vivo, de forma inédita, pelo Facebook e Instagram da Prefeitura de Pitimbu com produção da DJC Mídia.



--------------------

33º Salão de Artesanato da Paraíba 
Começou na última quarta-feira (12) a 33ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, promovido pelo Governo do Estado. Este ano tem como tema ‘Toda Arte que vem do Mar’, homenageando as artesãs de João Pessoa, Cabedelo e Pitimbu que trabalharam com matérias-primas do ambiente-marinho, a exemplo de escamas de peixe e conchas de marisco, transformando estes e outros elementos em arte, preservando a cultura e raízes paraibanas. O evento tem uma galeria em homenagem a 11 artesãos como a Mestra Zefinha (1945-2018), de Pitimbu, por seus trabalhos por fibras de coqueiro. Além de uma réplica do Centro de Referência da Renda Renascença, cujo prédio está localizado em Monteiro, no Cariri do estado. Abaixo, o vídeo via YouTube/TVCorreioOficial.

 
Este ano, o Salão conta com mais de 400 expositores. Entre elas está o trabalho da artesã Gilma Pereira (minha prima paterna) como mestra de Fibras. Natural de Caaporã, ela foi uma das homenageadas da 25ª edição, em 2017, e produz, em seu portfólio, peças de fibra de coco cujo carro-chefe são as luminárias e as vassouras. Esteve presente, não só em quase todas as edições do Salão, como também em várias feiras de renome nacional e suas peças já ganharam fronteiras pelas mãos de apreciadores de outros países como França e Japão. 
No ano passado, a 32ª edição ocorreu em formato virtual em virtude da pandemia global. Este ano, a 33ª edição retorna em formato presencial, entretanto, sob protocolos sanitários e a entrada, que é gratuita, mediante a apresentação da carteira de vacinação contra a COVID-19 - e sendo facultativa a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado para o Hospital Padre Zé. A feira é uma oportunidade de comercialização e divulgação de produtos e geração de novos negócios. O local fica na Orla do Cabo Branco (Avenida Cabo Branco, 2660, após o Jangada Club) e vai até o dia 6 do próximo mês, das 16h às 22h. Pra quem é da região de João Pessoa, vale a pena conhecer!

--------------------


A volta do Faustão na TV 
#televisao :: Esta segunda-feira (17) se tornou mais um capítulo da história da televisão no Brasil. Às 20:30 UTC-3, Fausto Silva retornou a TV Bandeirantes após 33 anos. A última aparição foi em 6 de junho do ano passado, quando foi afastado do ‘Domingão’ porque precisou tratar uma infecção urinária e foi internado no dia 10. No dia 13, foi substituído por Tiago Leifert. No dia 16, recebeu sua alta médica, anunciada pela sua esposa Luciana Cardoso que que chegou a declarar que Faustão apresentaria a próxima edição do ‘Domingão’, o que não ocorreu porque no dia seguinte, 17, a TV Globo anunciou a saída antecipada do comunicador, que se afastou da emissora sem uma despedida oficial. Enquanto Tiago Leifert comandava em definitivo no espaço que era do Fausto até a chegada de Luciano Huck em setembro.
No primeiro minuto do primeiro dia de 2022, após o término do contrato com a TV Globo, o comunicador fez sua primeira aparição na TV Bandeirantes para uma atração especial do seu novo programa - embora que o anúncio do retorno foi no final de abril. O ‘Viradão do Faustão’, gravado no dia 16 do mês passado sob forte esquema de segurança pra evitar o possível vazamento e exibido no último dia 1º, repercutiu nas redes sociais e na quarta colocação entre os canais da Grande São Paulo com média de 1,2 ponto de audiência com pico de 1,8 segundo dados do Kantar IBOPE Media. Na reprise das 20:30 UTC-3, a média foi de 3,1 pontos e atingiu no máximo 4,3. 
*
A estreia, de fato - e pra valer, foi nesta segunda-feira (17). A nova atração comandada por ele será diário, ou seja, um quadro diferente em cada dia da semana. O apresentador vai estar acompanhado da jornalista Anne Lottermann e do filho João Guilherme. O Balé do Faustão, com 30 dançarinas fixas, segue assim como outros formatos que se tornaram assinatura do apresentador ao longo dos anos, como as ‘Cassetadas’. Uma equipe de 300 profissionais de todos os departamentos da Band trabalharam por seis meses para colocar a atração de pé. Abaixo, o vídeo via YouTube/Band Jornalismo.

 
Na estreia, dados do do Kantar IBOPE Media registrou média de 8,3 pontos e picos de 9,9 na Grande São Paulo, ultrapassando SBT e RecordTV e posicionando a emissora do Morumbi na vice-liderança, seguida da TV Globo. Cada ponto equivale a 74,6 mil domicílios na região da capital paulista.
O programa é exibido de segunda a sexta-feira, das 20:30 às 22:30, na TV Bandeirantes e com transmissão ao vivo no YouTube oficial do programa. Aos 71 anos de idade e 55 de carreira, o comunicador quer seguir fazendo o que sabe de melhor: entretenimento para toda a família, mas com desafios. E, gostando ou não, é um dos grandes nomes da comunicação brasileira que, aliás, a galera da 'timeline' no Twitter comenta ao mesmo tempo - principalmente na parte das 'Cassetadas'.

E um susto...
Na primeira semana da estreia, o comunicador testou positivo para a COVID-19 nesta quarta-feira (19), mas está assintomático e passa bem, segundo o comunicado da Band. A jornalista Anne Lottermann também testou positivo para a doença e também passa bem. Com isso, as gravações foram suspensas até este fim de semana. Entretanto, a exibição do programa não ficará prejudicada porque há edições gravadas até a próxima quarta-feira (26) e, como informa a nota da emissora, o comunicador deve retomar as gravações já no início da semana que vem. No estúdio-auditório João Jorge Saad, recebe metade da capacidade de público (com até mais de 350 pessoas) com a obrigatoriedade do uso de máscara e apresentando o esquema vacinal completo, além de outros protocolos sanitários.

--------------------


#BBB22 
No mesmo dia (ou melhor, na mesma noite) em que Fausto Silva estreou o seu novo programa na TV Bandeirantes, teve início a 22ª edição do 'Big Brother Brasil' na TV Globo. E não quero comentar muito sobre a edição deste ano do reality. Apenas algumas observações - ou tópicos. Destaco para a estudante de marketing e modelo Eslovênia Marques, que foi Miss Pernambuco 2018 - e qual sigo no Instagram desde que ela participou da Miss Brasil daquele ano. Aliás, são raras as pessoas que conheço com um nome de um país. Outro destaque que me chamou a atenção foi o cearense Vinicius, o carioca Eliezer, a gaúcha Bárbara e a goiana Jessilane. Todos do grupo Pipoca que, pelo terceiro ano seguido, divide com o grupo Camarote (que conta com o ator e apresentador Tiago Abravanel). Aliás, o único do Camarote que ganho destaque até aqui é a atriz e cantora Maria.


No primeiro dia (nesta segunda-feira, 17), apenas 17 dos 20 participantes entraram na casa. Outros três testaram positivo para a COVID-19 e permaneceram num hotel no Rio de Janeiro (RJ). Todos do grupo Camarote. Recuperados, a atriz e cantora Linn da Quebrada, o ator e cantor Arthur Aguiar e a empresária e influenciadora digital Jade Picon (que tem a idade mais nova deste reality com 20 anos) entraram na casa no quarto dia (nesta quinta-feira, 20). 
Na primeira semana houve as provas da imunidade diferentes para os dois grupos. No grupo Pipoca, venceram Laís e Bárbara, enquanto Arthur Aguiar e Douglas Silva venceram a prova para o Camarote. Os quatro se livraram do paredão da semana. Na disputa pela liderança e anjo, ganharam Douglas e Rodrigo. No entanto a decisão foi durante o programa na noite desta sexta-feira (21). Douglas foi o Líder da semana, enquanto Rodrigo ficou com o Anjo da semana. A formação do primeiro paredão será neste domingo (23). E isso foi só a primeira semana. Até 21 de abril (data prevista), tudo pode acontecer...

--------------------

#InBrief

• ACIDENTE :: Um deslizamento de pedra atingiu embarcações nos cânions de Furnas no último dia 8 em Capitólio (MG). 10 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas. A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a queda do paredão e as embarcações envolvidas no acidente passam por perícia

• CHUVAS :: O deslizamento de pedras de cânions de Furnas em Capitólio foi uma das causas das chuvas em Minas Gerais nas últimas semanas. Até esta terça-feira (18), 381 cidades decretaram estado de emergência - o maior número em 8 anos. Segundo a Defesa Civil local, 25 morreram. 

• OURO PRETO :: Um deslizamento de terra destruiu um casarão do século XIX da Prefeitura e um imóvel onde funcionava um depósito. O acidente ocorreu no Morro da Forca, localizado no centro histórico da cidade, na manhã desta quinta-feira (13). Segundo a Defesa Civil local, ninguém ficou ferido. 

• CALOR :: No Rio Grande do Sul, uma onda de calor provocaram temperaturas acima dos 40ºC e umidade relativa do ar em níveis de atenção. Mais da metade dos municípios está em situação de emergência por causa da estiagem. Na Argentina, a forte calor causou 'blackout' em Buenos Aires.

• NEVASCA :: No Hemisfério Norte, uma frente fria com uma combinação de neve, chuva e ventos fortes atinge a costa leste dos Estados Unidos. Pelo menos 20 mil casas ficaram sem energia nas Carolinas do Norte e do Sul - um dos mais afetados. Pelo menos 4,2 mil foram cancelados ou atrasados. 

• TONGA :: Uma erupção do vulcão submarino provocou um tsunami devastador perto do arquipélago no último sábado (15), causando muitos danos e dificuldades nas comunicações. As ondas chegaram até 15 metros. O país do Pacífico recebe aviões com ajuda humanitária da Austrália e Nova Zelândia.

• POLUIÇÃO :: O jornal Correio Braziliense publicou, na edição impressa do último dia 6, uma reportagem sobre dois estudos científicos publicados pela revista Nature por dois cientistas estadunidenses alertando que a poluição do ar é cada vez mais nociva e está ligada ao aumento de casos de asma.

• ENERGIA :: A capacidade de geração solar no Brasil deve dobrar este ano. A informação é do Jornal do Comércio de Porto Alegre (RS). Conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o setor fotovoltaico passará de 13 mil MW de potência instalada para quase 25 mil MW. 

• TAGUATINGA :: No Distrito Federal, uma parte de um prédio de 4 andares desabou no fim da manhã do último dia 6. Um vídeo gravado por testemunhas mostra o momento em que um dos quatro pavimentos vai ao chão. Não há informações de vítimas. Na semana passada, a Defesa Civil interditou o prédio

• DELIVERY :: O Uber Eats deixará de fazer entregas de restaurantes a partir do dia 8 de março. Em um comunicado realizado no último dia 6, a companhia disse que continuará funcionando, mas somente para itens de supermercados e lojas. A Abrasel diz que o anúncio deixará apreensão no setor. 

• GAMES :: A Microsoft anunciou nesta terça-feira (18) que vai comprar a Activision Blizzard, uma das maiores empresas de games do mundo, por US$ 68,7 bilhões, tornando a maior aquisição do mercado. Se o negócio for concluído, a Microsoft vai se tornar a terceira maior empresa de games do mundo. 

• DOLAR USD :: Pela primeira vez na história, a imagem de uma mulher negra estampa uma moeda nos Estados Unidos, a de 25 centavos - a mais usada. A escritora e ativista Maya Angelou (1928-2014) inaugura o programa da Casa da Moeda que vai homenagear 20 mulheres nos próximos quatros anos. 

• THE BEST 1 :: O jogador polonês Robert Lewandowksi, centroavante do Bayern de Munique, foi eleito pela FIFA o melhor jogador do mundo pelo segundo ano consecutivo, superando os finalistas Messi e Salah. A premiação foi nesta segunda-feira (17) na Suíça, valendo para a temporada 2020/2021. 

• THE BEST 2 :: Na premiação, o senegalês Édouar Mendy, do Chelsea, foi eleito o melhor goleiro do mundo. Chelsea que Thomas Tuchel e Emma Hayes foram eleitos os melhores treinadores do mundo, respectivamente. A espanhola Alexia Putellas foi eleita a melhor jogadora do mundo. 

• TELEVISÃO 1 :: O 'Today Show', da estadunidense NBC, chegou ao seu 70º aniversário na última sexta-feira (14). É o primeiro telejornal matutino do país e do mundo e é uma referência no formato que mistura jornalismo e entretenimento, o 'morning show' - que dura até hoje em alguns países. 

• TELEVISÃO 2 :: No primeiro dia do ano-novo, completaram 35 anos da ZYB 270 TV Cabo Branco (João Pessoa) e ZYB 271 TV Paraíba (Campina Grande). Durante este mês, as duas estações de TV afiliadas Globo na Paraíba exibem reportagens especiais, uma delas no 'JPB1' que você confere no G1 PB clicando aqui

• TELEVISÃO 3 :: Também no primeiro dia do ano-novo, completou 35 anos da ZYB 272 Canal 10 de João Pessoa (PB) - a segunda estação de TV da cidade após a TV Cabo Branco, que inicialmente era chamada de TV O Norte, passou para a TV Clube em 2009 e virou TV Manaíra em 2016 - que está até hoje.

• TELEVISÃO 4 :: O Canal 10 de João Pessoa (PB) era afiliada da extinta Manchete, SBT e RecordTV. Desde 1998, transmite a programação da TV Bandeirantes. A história virou documentário por Cleyton Fernandes, em seu trabalho seu conclusão de curso da UFPB em 2018, que você confere clicando aqui.  

• STREAMING :: Desde o último dia 6, os conteúdos em streaming do Telecine foram migrados para o Globoplay. Em um comunicado pela Globo, a mudança não tem impacto em preço da assinatura da plataforma. Assinantes dos canais na TV por assinatura continuam usando a plataforma anterior

• NATUREZA 1 :: Um halo solar se formou no céu do entorno do Litoral e Agreste dos estados da Paraíba e Pernambuco na última quinta-feira (13). O fenômeno natural acontece por causa da alta concentração de umidade do ar junto com a presença das nuvens médias e altas. Existe também halo lunar. 

• NATUREZA 2 :: No Litoral Norte Gaúcho, um fotógrafo registrou, na noite desta terça-feira (18), cores fluorescentes no mar de Capão da Canoa. O fenômeno se chama bioluminescência e segundo a bióloga marinha, plânctons são responsáveis pelo 'brilho' nas águas. Não há risco para os banhistas. 

• RARIDADE :: Um poema inédito assinado pelo escritor Mário Quintana (1906-1994) foi descoberto por um livreiro, dentro de um livro do poeta, em Porto Alegre (RS). Escritores ouvidos pelo G1 RS afirmam que não tem dúvida da legitimidade do documento que, segundo a associação, é original. 

• #inmemoriam :: Morreu nesta sexta-feira (21), no Rio de Janeiro (RJ), a cantora Elza Soares, aos 91 anos por causas naturais. Uma das maiores cantoras do Brasil, ela lançou 35 discos com mistura de samba, jazz, eletrônica, hip hop e funk. Foi considerada a 'Voz do Milênio' pela BBC Radio, em 1999. 

• DINHEIRO :: Dólar US$ - Comercial: R$ 5,45. Dólar US$ - Turismo: R$ 5,61. Euro - Comercial: R$ 6,18. Euro - Turismo: R$ 6,43. Libra Estrelina - Comercial: R$ 7,39. Dólar Australiano AUSD: R$ 3,90. Dólar Canadense: R$ 4,33. (Fonte: UOL, InfoMoney)

--------------------

ANIVERSARIANTES... 🎂 
...das últimas semanas. SEG 27 DEZ: Roberto Canazio (comunicador - Rio de Janeiro, RJ). TER 28 DEZ: Priscila Rocha. QUA 29 DEZ: Roberta Sallinet (jornalista - Porto Alegre, RS), Vanessa Nunes (jornalista). QUI 30 DEZ: Elza Galdino (fisioterapeuta - Caaporã, PB). SEX 31 DEZ: Deigiano Pereira, Tácia Albuquerque. SAB 1 JAN: Thayse Albuquerque (João Pessoa, PB). Pâmela Dornelas, Edinalva Almeida. DOM 2 JAN: Edson Ximenes. 
SEG 3 JAN: Vanessa Alves, Jonaldo Brito. TER 4 JAN: Taynara Gabriel (estudante - Alhandra, PB). QUA 5 JAN: Laryssa Correia, Jefferson Lacerda. QUI 6 JAN: Lisandra Lanzini (jornalista - Chapecó, SC), Regina Oliveira (Guarulhos, SP), Aianny Rodrigues (Caaporã, PB). SAB 8 JAN: Myllena Campelo (nutricionista - Pitimbu, PB), Adriana Pontes (publicitária - João Pessoa, PB), Marina Ashley (Santa Rita, PB). DOM 9 JAN: Giselle Araújo (publicitária - Sapé, PB), Raquel Correia (Alhandra, PB). 
SEG 10 JAN: Dilma Eduardo (Caaporã, PB). TER 11 JAN: Duda Felix (Caaporã, PB), Bianca Fringini, Georgia Azevedo (Brasília, DF), Rodrigo Fernandes (Caaporã, PB). QUA 12 JAN: Pedro Lins (jornalista - Recife, PE). QUI 13 JAN: Gilvânia Santiago (João Pessoa, PB), Leandro Correia (Caaporã, PB), Amanda Melo (perita criminal - João Pessoa, PB). SAB 15 JAN: Daniela Andrade (Alhandra, PB). DOM 16 JAN: Eliana Losekann (jornalista - Balneário Camboriú, SC). 
...da semana que passou. SEG 17 JAN: Nara Pontes (Pitimbu, PB), Maria Beatriz (Caaporã, PB). TER 18 JAN: Yara Matias (Caaporã, PB). QUA 19 JAN: Vanessa Gomes (Caaporã, PB), Laís de Oliveira (estudante - João Pessoa, PB). QUI 20 JAN: Lidiany Correia (Caaporã, PB), Cinthia Raasch (jornalista - Joinville, SC), Meire Souza (Salvador, BA), Nayalle Venceslau (Caaporã, PB). SEX 21 JAN: Mayara Queiroz (Caaporã, PB). 
...deste fim de semana. SAB 22 JAN: Padre Luiz Carlos Nascimento (Alhandra, PB), Juliana Felix. DOM 23 JAN: Rosane Marchetti (jornalista - Porto Alegre, RS), Nathalia Dielú (jornalista - Recife, PE), Caline Trajano de Brito.   
...da semana que virá. SEG 24 JAN: Lúcia Pires (jornalista - São Francisco de Paula, RS). TER 25 JAN: Bruno Sakaue (jornalista - João Pessoa, PB). DOM 30 JAN: Luci Jorge (jornalista - Porto Alegre, RS). 

--------------------

CANÇÃO DA SEMANA 🎶 
Elis Regina - O Bêbado e Equilibrista  
*Composta por: Aldir Blanc, João Bosco. 
© 1979 Warner Music Brasil Ltda.

Nesta quarta-feira (19), foi lembrado os 40 anos do falecimento de Elis Regina (1945-1982), aos 36 anos. Com 18 álbuns de estúdio e 6 ao vivo, além de outros 6 póstumos, a 'Pimentinha', como era chamada, foi uma das maiores intérpretes da música brasileira e era dona de uma voz única que, até hoje, continua emocionando os nossos corações, como diz a narração de Joyce Ribeiro do 'Jornal da Tarde' da TV Cultura. E entre as várias canções (como 'Fascinação', 'Como Nossos Pais ou 'Alô, Alô Marciano), está 'O Bêbado e Equilibrista', composta por Aldir Blanc e João Bosco. A canção é um clássico da música popular brasileira e hino informal da Lei da Anistia, em 1979, a que seria responsável por trazer de volta ao país, alguns dos brasileiros exilados pela ditadura militar (1964-1985). É cheia de referências e chega até a falar de um exilado - o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, citado como “o irmão do Henfil”. E um detalhe: Elis tinha três filhos de dois casamentos: a cantora e compositora Maria Rita, o cantor Pedro Mariano e o produtor musical João Marcello Bôscoli. Abaixo, o áudio do vídeo via YouTube/Elis Regina.


--------------------

PONTO FINAL. • Um casal do estado brasileiro de Tocantins viajaram para as Ilhas Maldivas, um dos destinos mais procurados para o turismo e mais frequentado por famosos, para comemorar os sete anos de casamento e passar o réveillon. Até aí, tudo bem. Mas durante a viagem, foram surpreendidos depois que um resultado positivo para COVID-19 impediu o retorno ao Brasil. Segundo o portal G1 TO, a seguradora se negou a custear os gastos com a quarentena, e agora eles terão que pagar uma conta de R$ 22 mil que não estava prevista. Ana Paula Toríbio e o esposo João Paulo cumprirão quarentena no arquipélago até esta quinta-feira (20) e ao retornar ao Brasil, irão acionar a Justiça. Ao portal G1 TO, Ana Paula destaca a necessidade de procurar um bom agente de viagens antes de viajar - principalmente neste ciclo pandêmico. 

--------------------

ESTOU NO... 
...Twitter e Instagram: @lucianoamorim94.

*Com informações do G1, Folha de S. Paulo, Zero Hora (Portal GZH), G1 PB, G1 BA, G1 Jornal Nacional, G1 MG, Jornal O Globo (Rio de Janeiro, RJ), Site Nexo Jornal, BBC News Brasil, Valor Econômico, G1 Santos e Região (SP), G1 RJ, G1 PE, G1 SP, GLOBOESPORTE.com, RTVE.es, Jornal A União (João Pessoa, PB), Site Band Notícias BA, Portal Correio, Portal T5, Site Coletiva.NET, NSC Comunicação, NSC Total, GSHOW TV Gazeta ES, Site Notícia Paraíba, UOL, Site TV Pop, Metro Jornal, Site Notícias da TV, GSHOW BBB, G1 Centro-Oeste (MG), G1 RS, Reuters, RFI, Correio Braziliense,  Jornal do Comércio (Porto Alegre, RS)  G1 DF, O Estado de S. Paulo, Correio da Bahia, Portal IG, Site LETRAS.mus.br, G1 TO. 

---


quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

O segundo aniversário deste blog

Gente querida, nesta quinta-feira (20) é comemorado o segundo aniversário deste novo blog. Pra quem não sabe, a primeira postagem foi em 20 de Janeiro do ano passado. Naquele post, além de apresentar detalhes sobre este espaço, mencionei também o meu retorno a escrever por aqui depois de três anos afastado - desde a última atualização no meu blog anterior. Aliás, para este que vos escreve, este blog é como se fosse um portfólio - embora que seja um comunicador amador.

Nos últimos 12 meses, foram 11 posts publicados e 1,18 mil visualizações - em 18 países. O número de posts foi menor do que o de 2020, mas o de visualizações cresceu um pouco. De janeiro de 2020 até aqui foram 41 posts publicados e 2,33 mil visualizações - em 18 países.

O post mais visto no ano que passou, 2021, foi um artigo sobre a não realização dos Festejos Juninos, que é tradição na região Nordeste do Brasil, pelo segundo ano seguido em virtude da pandemia global ainda em curso. O post foi publicado em 26 de junho e é o mais visto durante 24 meses. Quatro das 11 publicações do ano passado são da coluna 'Almanaque Semanal', seção que traz um apanhado dos fatos ou acontecimentos que marcaram a semana - a partir de fontes confiáveis - selecionados por este que vos escreve baseado nos moldes de algumas colunas do jornal impresso.

No final de julho - em meio ao acompanhamento olímpico 'in loco', fiquei afastado temporariamente por aqui por motivos operacionais. Até escrevi um post em 31 de julho sobre o esclarecimento. Durante o período, houve assuntos ou temas interessantes que chamou a atenção do editor como, por exemplo, a 32ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão (da era moderna) em Tóquio. Além de temas que ficaram acumulados nas últimas semanas (desde o ano passado) - que são muitos. 

Entretanto, estes motivos mencionados inviabilizaram a preparar uma nova edição do 'Almanaque Semanal'. Além de posts especiais como o aniversário das cidades de Itaparica (BA), que fez 190 anos de emancipação em outubro do ano passado, e de Pitimbu (PB), que fez 60 anos de emancipação no mês passado. Ambos estavam programados ou planejados, mas não chegaram a tempo. 

Aos poucos, estou voltando - como mencionei no post anterior. E assim que puder, retornarei aqui com uma nova edição do 'Almanaque Semanal', assim como a seção 'Radar do Litoral' (com informações sobre tábua de marés e situação das praias daqui da região onde moro) e outros posts que serão publicados em momento oportuno - grande parte em data marcada ou programada. E adianto que vem muita coisa legal por aí, o qual anuncio em breve. Enquanto isso, você confere as edições anteriores desta seção que você encontra na página inicial - e procurar postagens antigas. 

Em meu nome, Luciano Amorim, agradeço a você pela sua companhia ao longo dos últimos 24 meses e que continue prestigiando por aqui durante o ano de 2022. Finalizo agradecendo a DEUS, a minha família e aos meus amigos (reais e virtuais). E aos que prestigiaram o meu blog anterior - que, em um futuro próximo, será desativado e alguns dos conteúdos migrarão por aqui. 

E vamos que vamos neste 2022.

---

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Aos poucos, estou voltando...

Gente querida, faz tempo que não apareço por aqui. Como eu mencionei no outro post em julho do ano passado, estou afastado temporariamente por aqui por motivos operacionais. Nas últimas semanas - desde julho do ano passado, houve assuntos ou temas interessantes que chamou a atenção do editor como, por exemplo, a 32ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão (da era moderna) em Tóquio. Além de temas que ficaram acumulados nas últimas semanas - que são muitos. 

Entretanto, estes motivos mencionados inviabilizaram a preparar uma nova edição do 'ALMANAQUE SEMANAL', uma das seções deste blog que, em um dia de fim de semana, traz um apanhado dos fatos ou acontecimentos que marcaram a semana selecionados pelo editor nos moldes de algumas colunas do jornal impresso. Além de posts especiais como o aniversário das cidades de Itaparica (BA), que fez 190 anos de emancipação em outubro do ano passado, e de Pitimbu (PB), que fez 60 anos de emancipação no mês passado. Ambos estavam programados ou planejados, mas não chegaram a tempo. 

Assim que puder, retornarei aqui com uma nova edição do 'ALMANAQUE SEMANAL', assim como outros posts que serão publicados em momento oportuno - grande parte em data marcada ou programada. Enquanto isso, você confere as edições anteriores desta seção que você encontra na página inicial - e procurar postagens antigas. 

Neste primeiro post de 2022, compartilho aqui um vídeo da campanha de fim de ano do Grupo RBS do ano passado, muito conhecida com o seu jingle 'Vida' - assim como o 'Um Novo Tempo' em campanhas de fim de ano da TV Globo, na voz da atriz Glória Menezes. A campanha faz um convite à 'celebração da VIDA' neste ano que começou no último dia 1º, num sábado. E reforça a mensagem de viver intensamente, a aproveitar o privilégio de estar vivo.  Especialmente, neste momento de avanço da vacinação, em nível global e local, o que contribui para a retomada das atividades em todas as dimensões. Abaixo, o vídeo via YouTube/Grupo RBS.
 

E é isso que queremos para 2022 - e também para o pós-pandemia. Aproveitar, com INTENSIDADE, cada momento da VIDA e viver o presente. 

Em meu nome, desejo a todos e todas - em especial a você que lê este post - um FELIZ ANO-NOVO! Que 2022 seja cheio de SAÚDE, PAZ, HARMONIA e de ESPERANÇA em DIAS MELHORES. Ao mesmo tempo, agradeço a você pela sua companhia ao longo dos últimos 12 meses do ano passado e que continue prestigiando por aqui durante este ano. No próximo dia 20, o meu blog, o atual, comemora o seu segundo aniversário. E adianto que vem muita coisa legal por aí, o qual anuncio em breve. Finalizo agradecendo a DEUS, a minha família e aos meus amigos (reais e virtuais). E aos que prestigiaram o meu blog anterior - que, em um futuro próximo, será desativado e alguns dos conteúdos migrarão por aqui. 

Desde já, o editor agradece a sua compreensão. Aos poucos, estou voltando... Até já!  

*Com informações de Zero Hora (Portal GZH) e Portal Coletiva.NET.

---

Tetra: 30 anos de glória!