sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Almanaque Semanal :: #23

Confira um resumo dos fatos da semana selecionados pelo editor. 

 *OBSERVAÇÃO:  Esta coluna contêm informação e opinião. 

Semana 52 de 52 do ano de 2023.

O resumão de 2023 
(Parte 3 - final)


*Descrição da foto: Mosaico do Eclipse Solar Anular em João Pessoa (PB), na tarde de 14 de outubro, registrado pelo fotógrafo Maximiliano Brito.

#especial 

Gente querida! Esta coluna, que traz um apanhado dos principais fatos ou acontecimentos que marcaram a semana - a partir de fontes confiáveis - selecionados por este que vos escreve baseado nos moldes de algumas colunas do jornal impresso, retornava com um especial sobre alguns fatos ou acontecimentos que marcaram este ano que termina. Na primeira parte, publicada no último dia 15, os destaques nacionais, internacionais, da música, da tecnologia e da ciencia. Na segunda parte, publicada na última semana, os destaques da economia e da tecnologia, além de outros destaques nacionais e internacionais. E termina esta semana com os destaques do cotidiano, do esporte, da mídia e da comunicação. Além de homenagear aqueles que se foram e as efemérides. (Além de uma surpresa na parte final desta edição - na seção Canção da Semana.)

As paralisações do Metrô e no audiovisual 
O ano que termina ficou marcado por paralisações. Em São Paulo (SP), os metroviários pararam três vezes. A categoria é contra a concessão de linhas de trem e metrô para a iniciativa privada. Enquanto os passageiros enfrentaram filas nos pontos e ônibus lotados. No Grande Recife, a greve do Metrô durou três semanas. Eles reivindicaram reajuste salarial e reestruturação do metrô. Já nos Estados Unidos, o sindicato que representa atores e atrizes de Hollywood cruzaram os braços por quatro meses, algo que não se via há mais de 60 anos e paralisou grande parte da produção cinematográfica e televisiva do país. A categoria reivindicaram por melhores salários e outros benefícios.

Recorde de medalhas para o BR no Pan
No Esporte, destaque para os Jogos Pan-americanos realizados em Santiago. O Brasil ficou em segundo lugar no quadro geral de medalhas, assim como na edição anterior em Lima (2019). Mas com o recorde absoluto ultrapassando a barreira de 205 medalhas totais. O ‘Pan’ deu vagas olímpicas em 21 esportes e a delegação brasileira conseguiu se classificar em diversas modalidades. Recorde também no Parapan, onde o Brasil ficou na liderança com quase 350 medalhas totais

Fora do Pan… 
…quatro atletas brasileiros se destacaram este ano. No tênis, Bia Haddad alcançou seu maior título da carreira com uma vitória histórica no WTA Elite Trophy. No skate, Rayssa Leal é tricampeã na STU Open Rio - o que é inédito - e campeã da SLS Super Crown, a Liga Mundial de Skate Street, com direito a maior nota da carreira. No Surfe, Filipe Toledo é bicampeão mundial e o Brasil faturou o sétimo título da WSL. E no Mundial de Ginástica, Rebeca Andrade conquistou seis medalhas, no pódio formado totalmente por mulheres negras. Entre elas está a estadunidense Simone Biles que, após um período sabático para cuidar da saúde mental, retornou em grande estilo.

No Mundial Feminino (da FIFA™)… 
…a seleção brasileira, que marcou a despedida de Marta, caiu na primeira fase. A seleção estadunidense, campeã da edição anterior, caiu nas oitavas. Já as anfitriãs, a Austrália se deu bem, mas caiu na semifinal e não conseguiu o terceiro lugar. As ‘Matildas’ tiveram a melhor campanha nesta edição, enquanto a Nova Zelândia caiu na primeira fase. Com um público de 1,9 milhões de torcedores e média de 309,10 pessoas por partida, a edição, a primeira com 32 seleções, teve recordes de audiência, de torcedores nos estádios e de arrecadação. Quem ganhou foi a Espanha - com o título inédito. Mas a atitude do então presidente da federação espanhola por beijo forçado em jogadora custou caro e está suspenso do futebol por três anos.

No futebol masculino…
…fortes emoções! No Mundial de Clubes da FIFA™, relacionado ao ano anterior, o Flamengo não pegou o Real Madrid e ficou pelo caminho. Real Madrid que conquistou o seu quinto título, mas ficou pelo caminho na Champions League pelo Manchester City que conquistou o seu título inédito - assim como neste Mundial de Clubes da FIFA™. Fluminense, São Paulo, Vitória e Amazonas também conquistaram títulos pela primeira vez na Libertadores, Copa do Brasil e nas Séries B e C do Campeonato Brasileiro, respectivamente. Enquanto o Santa Cruz foi eliminado na Série D e não jogará nenhuma divisão do futebol nacional no próximo ano. Na Sul-americana, o Fortaleza chegou a final, mas perdeu para a LDU que conquistou o seu segundo título. E na Série A do Brasileirão, uma história de novela: Botafogo permaneceu líder por mais de 30 rodadas até perder por 8 rodadas seguidas e é ultrapassado pelo Palmeiras, tornando-se campeão na última rodada, enquanto o Santos foi rebaixado pela primeira vez da história e no primeiro ano após a partida do Pelé. 

Na Mídia e na comunicação…
…muita coisa aconteceu em 2023. No Reino Unido, a BBC juntou os sinais do canal de notícias do seu país e Internacional em um único canal de TV. Na Áustria, o jornal mais antigo do país com mais de três séculos deixou de circular no papel e migrou para o digital. No Brasil, o jornal Estado de Minas mudou de formato no impresso, do standard para o berliner, e alterou o seu projeto gráfico. Enquanto o Valor Econômico teve alteração no seu grafismo, principalmente na primeira-página, desde o início - em 2000. Já o argentino Clarín também mudou de visual. No Brasil, Daniela Lima saiu da CNN Brasil e foi para a GloboNews. Adriana Araújo estreando como titular do 'Jornal da Band', da TV Bandeirantes. A despedida de Fausto Silva na televisão de forma digna - e que, mais tarde, recebeu o transplante do coração. E um dos jornais mais importantes do mundo, o The New York Times, chegou a edição #60000 na sua versão impressa.

As efemérides do ano 
2023 foi o ano dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, dos 100 anos da Warner Bros, da Disney, da Rádio MEC (a primeira estação radiofônica em transmissão regular do Brasil), da revista estadunidense Time e do jornal A Notícia de Joinville (SC); dos 95 anos do jornal O Povo (de Fortaleza, CE); dos 85 anos do jornal O Popular (de Goiânia, GO) e do jornal A Tribuna de Vitória (ES); dos 70 anos da Record - que alterou seu logotipo - e do Sistema Correio (desde a fundação do extinto Correio da Paraíba); dos 60 anos da TV Anhanguera (afiliada Globo em Goiás e Tocantins); dos 50 anos do jornal francês Libération (marco no jornalismo europeu) e do semanário português Expresso; dos 30 anos do EuroNews e da Rádio Cabo Branco FM; dos 25 anos dos jornais Folha de Pernambuco (Recife) e Extra (Rio de Janeiro, RJ); e dos 20 anos da TV TEM e da Vanguarda (ambas afiliadas da TV Globo no interior de São Paulo). Três programas da TV Globo comemoraram o seu 50º aniversário: ‘Globo Repórter’, ‘Fantástico’ e ‘Esporte Espetacular’. Entre os artistas e personalidades, Dori Caymmi e Cesar Camargo Mariano completaram 80 anos; Lulu Santos e Fábio Jr. completaram 70; William Bonner e Xuxa (que ganhou documentário no Globoplay) completaram 60; Angélica completou 50 e Sandy completou 40.

Àqueles que perdemos
Mas foi o ano em que perdemos Glória Maria, Gilson Ricardo, Roberto Dinamite, David Crosby, Paulo Caruso, Juca Chaves, Bóris Fausto, Palmirinha Onofre, Rita Lee, Tina Turner, Luiz Schiavon (lembro dele quando assistia o Faustão na infância), Lúcia Hippolito, Gil Rocha, João Donato, Tony Bennet, Aracy Balabanian, Dom Geraldo Majella Agnelo, Dad Squarisi, Bob Parker (do ‘The Price Is Right’, da estadunidense CBS), MC Marcinho, Walewska, Jimmy Buffett, Raimundo Varela, Matthew Perry (o Chandler Bing da série ‘Friends’), Ron Cephas Jones (o William Hill da série ‘This Is Us’), Siqueira Campos, Sara Tavares, João Leite Neto, Palhinha, Paulo Roberto Martins, Lolita Rodrigues, Rita de Cássia, Henry Kissinger, Gil Brother Away, Ricardo Pereira, Carlos Lyra, Colin Burgess, Pedrinho (do hit 'Acorda, Pedrinho' do Jovem Dionísio), Jacques Delors, Lee Sun-Kyun (que interpretou Park Dong-ik do premiado filme 'Parasita'), Wolfgang Schäuble, PC Siqueira… E dos meus amigos Samuel e Cris.

O eclipse de 'Anel de Fogo'
E termino o resumão com o principal acontecimento do ano: o Eclipse Solar Anular que foi visível nas Américas em Outubro. No Brasil - onde foi observado nas regiões Norte e Nordeste, João Pessoa foi a melhor capital do país onde o fenômeno astronômico (e, ao mesmo tempo, astrológico) foi observado. Entre as histórias, estão o casal que se casaram em Cabedelo durante o eclipse em curso e um jovem que saiu de Joinville de moto, por cinco dias, para observar o fenômeno na Paraíba. Além da foto do surfista Ítalo Ferreira registrado por Marcelo Maragni que chamou a atenção nas redes sociais e teve quatro meses de estudo. Antes, um outro Eclipse Solar Total e Híbrido cruzou os céus do Pacífico em Abril. Na Austrália Ocidental, cerca de 20 mil pessoas na pequena cidade de Exmouth presenciaram o fenômeno. Abaixo, o vídeo via YouTube/Jornal da Paraíba (caso não conseguir visualizar, clique aqui).


O próximo encontro entre a Lua e o Sol que será visível em João Pessoa ocorrerá em agosto de 2045, só que, desta vez, será total. E concluo esta retrospectiva com a frase do jornalista Frank Reynolds (1923-1983), que cobriu o Eclipse Total Solar para a rede de TV estadunidense ABC em 26 de Fevereiro de 1979: “Que a sombra da Lua caia sobre o mundo em PAZ!”

Que 2024 que se inicia nesta segunda-feira, 1 de Janeiro, seja, acima de tudo, de ESPERANÇA! 

*Com informações do G1, G1 São Paulo, G1 Pernambuco, GE.globo (Globo Esporte), The Sydney Morning Herald, Folha de S. Paulo, BBC Media Centre, UOL, Estado de Minas, Valor Econômico, Site Band.com.br, The New York Times, Time Magazine, CNN Brasil, Site Tudo Rádio, Site NSC Total, O Povo (Fortaleza, CE), O Popular (Goiânia, GO), Expresso, EuroNews, Jornal da Paraíba, Folha de Pernambuco, Extra (Rio de Janeiro, RJ), Portal Correio, Site da TV Cultura, Super Rádio Tupi (Rio de Janeiro, RJ), G1 Bahia, O Estado de S. Paulo, Rádio CBN, G1 Paraná, Correio Braziliense, G1 Rio de Janeiro, Correio (da Bahia), O Globo (Rio de Janeiro, RJ), Público (Lisboa, Portugal), Portal R7, G1 Ceará, G1 Paraíba, G1 Rio Grande do Norte, 9News.com.au (Nine Network).

--------------------

A troca de sinal de TV na Paraíba
O ano de 2023 termina com mudança de afiliação de rede de televisão em João Pessoa (PB). Nesta quinta-feira (28), a TV Bandeirantes saiu do canal 10.1 (DTV 16 UHF) para o 14.1 (DTV 23 UHF). A TV Arapuan, que era afiliada da RedeTV! desde o início, em outubro de 2008, firmou o contrato de afiliação da estação de Morumbi em outubro. A mudança afetou também a Rádio BandNews FM que saiu da FM 103.3 para FM 101.1 - uma das frequências do Sistema Arapuan. Além da troca de canal de uma retransmissora em Campina Grande, saindo do canal 40.1 para 22.1, e da implantação de sinal em Patos, no canal 34.1. Enquanto a TV Manaíra, que anteriormente, além da repetidora da TV Globo Nordeste do Recife (PE), era TV O Norte e TV Clube e foi afiliada da extinta Manchete, SBT e Record, tinha o seu futuro incerto desde o anúncio da troca de rede, assim como a sua estação de rádio. Após semanas de especulação, a estação local transmitirá o sinal da RedeTV!, que era da Arapuan. A mudança causou a perda da estação de Osasco no canal 11.1 de Campina Grande. Já a FM 103.3 terá uma programação jornalística e musical - mais para adulto-contemporâneo, voltada para o público de 'classe A'.

Enquanto isso...
...outras duas capitais do Brasil tinham a possibilidade de troca de sinal de rede, mas seguem pendentes. No Espírito Santo, o SBT encerraria a parceria com a TV Tribuna para uma nova estação de TV em Vitória. A mudança aconteceria no dia 1º de julho, mas uma decisão judicial obrigaria a renovação de contrato do canal 7.1 (DTV 42 UHF) por mais cinco anos. Em Alagoas, a Globo decidiu encerrar a parceria com a TV Gazeta por quase 50 anos, devido aos escândalos dos últimos meses, para uma nova estação de um grupo que controla a TV Asa Branca. A mudança iria acontecer no primeiro semestre do ano que vem, mas o Ministério Público Estadual acolheu o pedido do canal 7.1 de Maceió (DTV 21 UHF) para que a rede seja obrigada a renovar seu contrato por mais cinco anos. 

Por outro lado... 
...a TV Sucesso, atual afiliada da Record no interior de Goiás, vai transmitir o sinal da Bandeirantes no Estado, incluindo a capital, Goiânia, que, atualmente, é transmitida pela TV Goiânia, que já foi comunicada pela rescisão de contrato. Segundo o site TVPop, a mudança acontecerá em março do ano seguinte. Ainda não sabe se a mudança afetará também o sinal da Rádio BandNews FM que é do grupo da TV Goiânia. 

--------------------

#InBrief

DEMOGRAFIA :: O IBGE divulgou, na última sexta-feira (22) ,novos dados do Censo 2022. Pela primeira vez, o número de brasileiros que se declaram pardos cresceu 11,9% desde 2010 e ultrapassou o de brancos (que teve uma queda), tornando-se o maior grupo racial do país, com 45,3% da população. 

• TURISMO :: Mesmo com as passagens aéreas com preços altos, o brasileiro está viajando mais. A informação é do UOL. Segundo a pesquisa da CNC, o turismo deve faturar R$ 155,87 bilhões na alta temporada - entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, considerada a maior desde 2012. 

• JOÃO PESSOA :: Um vazamento de gás natural foi registrado na Avenida Epitácio Pessoa, sentido Praia - entre o supermercado e o fast food, no final da tarde desta terça-feira (26). Por medida de segurança, houve bloqueio total nos dois sentidos. Em alguns bairros, o fornecimento de gás foi suspenso. 

• VATICANO :: Em sua mensagem de Natal com a benção 'Urbi et Orbi' (de Roma para o Mundo), nesta segunda-feira (25), o papa Francisco condenou fervorosamente a guerra - principalmente em Israel e na Ucrânia. Na Missa do Galo, o pontífice mencionou, em sua homilia, que 'o amor muda a história'. 

• REINO UNIDO :: Em sua segunda mensagem de Natal - a primeira depois da sua coroação (realizada em maio), o rei Charles III enfatizou a importância do cuidado com o meio ambiente. E disse que as pessoas ajudem os menos favorecidos em um momento de dificuldades econômicas e conflitos globais.

• ASTRONOMIA :: Os moradores da região Nordeste e em alguns Estados do Brasil foram surpreendidos pela 'bola de fogo' que apareceu em minutos. Ao G1 Paraíba, o astrônomo esclareceu que, na verdade, era rastros de lixo espacial de um foguete chinês, lançado em 2018 e que reentrou na atmosfera da Terra.

CAAPORÃ :: A cidade, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa (PB) e perto da divisa com o estado de Pernambuco, completou, nesta quarta-feira (27), o seu 60º aniversário de emancipação política. Entre as atividades estavam a Corrida de Emancipação e o desafio de futevôlei. 

JORNALISMO :: A partir do próximo mês, Ricardo Villela será o novo diretor-geral de jornalismo da Globo no lugar de Ali Kamel, que deixa o cargo depois de 13 anos para ocupar a recém-criada função de coordenador do Conselho Editorial do Grupo Globo. Miguel Athayde será o novo diretor-executivo.

REALITY :: Na próxima sexta-feira (5), acontecerá, na programação da TV Globo, a divulgação dos participantes da 24ª edição do Big Brother Brasil que começará no próximo dia 8. Para a edição do ano que vem, o faturamento será maior que a edição anterior e contará com 19 marcas patrocinadas

NASCIMENTOS :: Miguel (pelo quarto ano seguido), Helena e Gael foram os nomes mais escolhidos para o registro de crianças em 2023 no Brasil. Dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais apontam que nos últimos anos, cresceu o poder de influência dos 'influencers'. 

PANTONE :: A empresa estadunidense anunciou no início deste mês que a cor de 2024 é 'Peach Fuzz' (13-2023). Com um tom de pêssego "gentil e aveludado com uma aura envolvente que enriquece o coração, a mente e o corpo", ela traz proximidade, conexão, elegância, modernidade, suave e aconchegante. 

• DINHEIRO :: Dólar US$ - Comercial: R$ 4,85. Dólar US$ - Turismo: R$ 5,04. Euro - Comercial: R$ 5,37. Euro - Turismo: R$ 5,62. Libra Estrelina - Comercial: R$ 6,18. Dólar Canadense - Comercial: R$ 3,66. Dólar Australiano - Comercial: R$ 3,31. (Fonte: UOL e InfoMoney) 

--------------------

ANIVERSARIANTES... 🎂 
...da semana que passou. SEG 25 DEZ: Gleide Alves, Kelly Albuquerque, Larissa Alcantara. TER 26 DEZ: Heron Cid (jornalista e comunicador - João Pessoa, PB), Thaís Carvalho, Sílvio Romero de Albuquerque (Caaporã, PB), Camilla Silva. QUA 27 DEZ: Roberto Canazio (comunicador - Rio de Janeiro, RJ). QUI 28 DEZ: Priscila Rocha. SEX 29 DEZ: Roberta Sallinet (jornalista - Porto Alegre, RS), Vanessa Nunes (jornalista). 
...deste fim de semana. DOM 31 DEZ: Tácia Albuquerque, Deigiano Pereira. 
...da semana que virá. SEG 1 JAN: Tathy Andrade, Pâmela Dornelas, Edinalva Almeida. TER 2 JAN: Edson Ximenes. QUA 3 JAN: Jonaldo Brito. QUI 4 JAN: Taynara Gabriel (estudante - Alhandra, PB). SEX 5 JAN: Laryssa Correia, Jefferson Lacerda, Railson Ramos Damasceno. SAB 6 JAN: Lisandra Lacerda Lanzini, Regina Oliveira, Aianny Rodrigues.  

--------------------

CANÇÃO DA SEMANA 🎶 
Sofia Gayoso - Diferente  
*Composta por: Sofia Gayoso. 
© 2023 Turtle's Audio.

(Poderia ser resumida, mas lá vai o 'textão'.) Ela é a nova cara do pop paraibano e uma das revelações da nova geração da Música Popular Brasileira. Paraibana de João Pessoa, ela se interessou pela arte desde a infância (inclusive, o seu sonho seria atriz ou apresentadora de TV), mas especialmente pela música, sob influência de sua mãe. Formou-se em Direito, mas, na pandemia, largou a advocacia para se dedicar à sua paixão. No ano passado, lançou cinco singles que se somam aos outros nove que ela acumula desde 'Mundo de Sofia'. Participou do 'Canta Comigo Teen' da Record (dentro do programa 'Hora do Faro') e foi a responsável por criar a música tema da 19ª edição da Copa América de Basquete Masculino - FIBA AmeriCup - realizada no Recife. Além de fazer covers em suas redes sociais, é criadora do projeto 'Music For You', no qual produz músicas personalizadas sob encomenda para alguém que conta uma história de vida pessoal, de um casal ou, até, de uma empresa, transformando em letra e melodia. Este ano, ela participou do VI Festival de Música da Paraíba com a canção 'Menina do Norte', brilhou muito na véspera de São João de Campina Grande (PB), no projeto 'Nordeste in Jazz na Bourbon Street e no Jazz Mansion, ambas em São Paulo (SP) - onde ela vive atualmente (porém, não larga da sua terra natal) - e durante a apresentação de Juliette em João Pessoa (inclusive, o reel do seu cover da canção 'Quase Não Namoro', de Juliete e Marina Sena, com voz e violão e com toque francês no refrão, foi parar no Instagram oficial da Billboard Brasil). Além de lançar quatro dos cinco singles do seu primeiro EP (que inclui 'Pesadelo' e o recente 'Muitos Beijinhos'), apostando no pop regional nordestino, sem deixar de lado o estilo jazzy das músicas iniciais que falam de amor e refletem sobre a vida e o empoderamento feminino. Uma de suas canções é o 'Só Minha', considerado um hino do combate a violência contra a mulher. Inclusive, ela é voluntária do Instituto RE.TOMAR que, desde 2020, auxilia mulheres vítimas de violência doméstica. Pra fechar a última edição desta coluna do ano com chave de ouro, compartilho, no vídeo abaixo, a sua primeira canção que marca o início da sua nova fase e que faz jus ao nome do seu primeiro álbum: 'Diferente'. Escrita, composta e cantada por ela: Sofia Gayoso. Com produção de André Victor Leite. Por sinal, esta canção virou tema de uma campanha publicitária da C&A para a região Nordeste. E, em meu nome, fica aqui o meu CARINHO, RESPEITO e ADMIRAÇÃO, tanto profissional quanto pessoa, à esta paraibana ARRETADA, INCRÍVEL, ESPECIAL, SIMPÁTICA, GENEROSA e EXTRAORDINÁRIA!


--------------------

PONTO FINAL. • Gente querida, você acabou de conferir mais uma edição desta coluna. Ao longo deste ano que termina, este espaço, considerado o 'carro-chefe' deste blog, não foi atualizado por problemas operacionais que ainda persiste. Pra não passar em branco, resolvi voltar em edições especiais divididas em três partes. Não foi fácil produzir este conteúdo - em meio a tantas limitações, mas deu certo! Aliás, fiz um esclarecimento, em julho, sobre a minha ausência e o acesso comprometido por aqui. 2023 não foi um bom ano para este que vos escreve, o que causou um 'efeito dominó'. Mas, ao mesmo tempo, ME FEZ FORTE! E entre as coisas boas que aconteceram neste ano atípico e de outras adversidades, está a conclusão do graduação de Comunicação Social da Faculdade em João Pessoa (PB), além da colação de grau. Espero que 2024 seja, no mínimo, melhor que este ano. E, assim que puder - e até que o problema operacional do meu PC seja resolvido, retorno com uma nova edição desta coluna - assim como outras seções e posts temáticos. Desde já, agradeço pela sua companhia e pela sua compreensão. Pra quem está chegando agora, SEJA BEM-VINDO e BEM-VINDA e confira os posts anteriores. Mesmo como comunicólogo (ou comunicador) profissional, uso este blog como um dos meus portfólios. E espero que continue prestigiando por aqui no ano que vem, que, inclusive, vem muitas novidades a qual anuncio em breve. Concluo com o vídeo da campanha de Fim de Ano do Grupo RBS deste ano que traz a importância de VIVER O AGORA tornando o amanhã melhor e convida a refletir sobre o poder de transformar o mundo. Vídeo abaixo via YouTube da empresa, criada pela agência Escala e produzida por Mhytago Produções. E é nesse clima que o meu maior desejo para o ano que virá daqui a poucos dias seja, ACIMA DE TUDO, de ESPERANÇA e de DIAS MELHORES. Pra mim, pra você e pra todos nós! MUITO OBRIGADO e um FELIZ ANO-NOVO à todos e todas! E (pelo menos por aqui, nesta coluna), ATÉ BREVE!


--------------------

ESTOU NO... 
...TwitterInstagram e Threads: @eulucianoamorim.

E lembre-se: VALORIZE O JORNALISMO PROFISSIONAL! Confie e se informe em FONTES CONFIÁVEIS. Grande parte deste conteúdo foi usado a partir de fontes confiáveis.

*Com informações do Site Paraíba Já, ClickPB, Site Polêmica Paraíba, Site NaTelinha, Site TVPop, Blog do Márcio Rangel, G1, UOL, G1 Paraíba, Meio&Mensagem, O Globo (Rio de Janeiro, RJ), Portal Correio, A União (João Pessoa, PB), Site ConexãoBeat, Portal IG, Blog da C&A.

*Concluída às 10:45 UTC-2 de 29 DEZ 2023. 

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma enchente para a história