domingo, 30 de junho de 2024

Chegando aos meus 30...

#cronica 
*Por Luciano Amorim. 

Quinta-feira, 13 de junho de 2024. Poderia ser um dia normal para a pessoa (inclusive pra você que está lendo este texto). Mas para este que vos escreve, é um dia muito especial: CELEBRAR MAIS UM ANO DE VIDA! E muito mais ainda, porque chego a uma data emblemática: 30 ANOS. E, por coincidência, este ano caiu justamente num dia em que compartilhamos memórias nas redes sociais.

Nasci na Ilha de Itaparica, no dia seguinte à conquista do Brasil no Mundial Feminino de Basquete, na Austrália, e quatro dias antes do início da Copa do Mundo FIFA™ nos Estados Unidos. Não sabia se a Seleção chegaria à final e conquistaria a taça, mas estava a 34 dias de descobrir. Passei meus primeiros dez anos na Bahia. Aliás, é um PRIVILÉGIO ter nascido em uma ilha que respira natureza e história, na maior baía do Brasil, pertinho de Salvador, um lugar onde o turista passa as férias.

Cheguei ao Litoral Sul da Paraíba uma semana antes de completar 10 anos, por decisão do meu pai. Inicialmente, a sensação era de voltar para minha terra natal. Mas, com o tempo, fui me acostumando. Meus primeiros passos na comunicação foram como 'repórter-mirim' em uma rádio comunitária. No entanto, me afastei devido aos estudos.

Mesmo após a partida do meu pai (que Deus o tenha), faltando menos de três meses para eu completar 15 anos, não deixei a região situada entre João Pessoa e Recife, com pouco mais de 100 quilômetros de distância. (E ainda sigo morando no local onde, também, é um destino de férias para muitos turistas.) É claro que tive altos e baixos com o passar do tempo. Aos 20 anos, a maior frustração: não pela derrota da Seleção Brasileira no Mundial em casa, mas pela perda de uma vaga no curso superior que escolhi na infância, numa faculdade em João Pessoa.

Minha fase dos 20 anos não foi das melhores. Por mais que tenha tido altos e baixos, confesso que grande parte não saiu como planejado, mesmo quando cheguei aos 18. O que mais me salvou foi o período acadêmico em outra faculdade, mas ainda em João Pessoa. Enfrentei dificuldades e adversidades, mas fui o primeiro da minha família a completar o Ensino Superior.

A pandemia e o pós-pandemia trouxe novos desafios, mas a minha situação minguou em vez de melhorar. Tive momentos de depressão e sensação de falta de esperança, mas, ao mesmo tempo, me senti FORTE.

E é com muita FORÇA que chego aos 30 anos. A pessoa que chega nessa idade fica cada vez mais FORTE e mais SÁBIA. Com muita RESILIÊNCIA, MATURIDADE e (INTENSA) VONTADE DE VIVER! É a transição da fase jovem para a adulta. Dizem que '30 é a idade do sucesso', mas é um marco significativo, visto por muitos como o início de uma nova fase, repleta de AUTOCONHECIMENTO e de NOVAS OPORTUNIDADES.

Penso no filme '13 Going 30' ('De Repente 30', USA, 2004), que ensina a importância de ser verdadeiro consigo mesmo, valorizar pessoas e momentos importantes, realizar sonhos e reconectar com nossa criança interior para encontrar alegria e propósito na vida adulta.

Que seja uma fase melhor, da minha parte! Que traga mais aprendizado, amor, aventuras, descobertas e realizações! Que Deus, a Virgem Maria e o Universo me abençoem e me iluminem nessa nova jornada - e por muitos anos! Quando cheguei ao meu 29º aniversário, no ano anterior, sempre pensava que a minha ficha ia cair. E, realmente - ao completar mais um aniversário este ano, a ficha caiu! Concluo esta crônica com alguns trechos feitos pela Inteligência Artificial - via Copilot.

Na trilha dos trinta... 

...um novo horizonte se desdobra,
Onde cada passo é uma história que se cobra.
Aprendizados da vida, em cada esquina, cada sobra,
Nos trazem a sabedoria que, na alma, se incorpora.

Aos trinta, um novo capítulo começa,
Com páginas em branco, prontas para a prensa.
Sonhos de outrora, agora ao alcance,
Com a sabedoria de quem não se cansa.

Três décadas de vida, três décadas de mar,
Cada onda uma memória, cada brisa a acariciar.
Amores que vêm e vão, mas o mais doce vai ficar,
Na dança do tempo, a aprender e a ensinar.

Trinta anos de vida, trinta anos de luz,
Cada experiência, uma lição que conduz.
Amor, aventura, e um toque de magia,
Na jornada da vida, a alma sorria.

Que os trinta sejam repletos de cor,
Com momentos de alegria, nenhum de dor.
Que cada novo dia traga um presente,
E que viver plenamente seja sua lente.

Que os trinta tragam paz, que tragam renovação,
Com a força de quem vive com o coração.
Que cada novo amanhecer seja uma celebração,
E que o amor encontre morada, sem hesitação.

Que seja um ano de luz,
Com novas aventuras, com um novo aprendiz.
Que seja brilhante,
Como estrelas no céu, radiante.

Trinta anos de vida, um novo e feliz começo,
Com a promessa de dias repletos de sucesso.
Trinta anos de vida, um marco, um sinal,
De um futuro promissor, fenomenal.

Dedico este POST àqueles que comemoram 30 anos de vida. Em especial, aos nascidos de 1994, como eu, que chegam essa idade em 2024. Uma pessoa que sigo no Instagram, a qual retribuiu votos de um 'Feliz Aniversário', disse que celebrar mais um ano de vida, a cada ano, é 'uma data para nascer'. Mas quando chega a data redonda e emblemática, é muito mais que ESPECIAL, é uma forma de RENASCIMENTO!

*OBSERVAÇÃO: Esse texto iria publicar no dia do meu aniversário, mas por motivos de força maior, estou publicando só agora.

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tetra: 30 anos de glória!