quinta-feira, 13 de junho de 2024

O que foi notícia no dia em que nasci

Quando vim ao mundo no dia 13 de junho de 1994, o Brasil vivia os últimos dias do Cruzeiro Real, antes da mudança de moeda que seria implementada no mês seguinte: o Real. O presidente Itamar Franco estava na reta final de seu mandato, e o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, se encontrava com a Família Real do Japão no tapete vermelho da Casa Branca, em Washington D.C. Foi o dia seguinte às Eleições Europeias, da conquista da seleção brasileira no Mundial Feminino de Basquete, e faltavam apenas quatro dias para o início da Copa do Mundo FIFA™ nos Estados Unidos (a Seleção comandada por Parreira chegaria à final e conquistaria o tetra 34 dias depois). 

Graças à tecnologia, pude destacar alguns assuntos que foram notícia no dia do meu nascimento, a partir das edições impressas dos jornais, além de outras fontes. O resultado você confere a seguir...

• As 'Meninas do Basquete'
Foi o dia seguinte à conquista da seleção brasileira no Mundial Feminino de Basquete realizado em Sydney (New South Wales), na Austrália. As 'Meninas do Basquete' de Hortência, Paula e Janeth venceram as chinesas por 96 a 87. Além do título inédito, garantiram a vaga para os Jogos da XXVI Olimpíada em Atlanta (1996). A delegação comandada pelo técnico Miguel Angelo da Luz desembarcou ao país na noite de terça-feira (14), em São Paulo. Na disputa para o 3º Lugar, as Estadunidenses venceram as anfitriãs australianas por 100 a 95. Na 12ª edição, participaram 16 equipes. Além de Sydney, Hobart (Tasmânia), Adelaide (Austrália Meridional) e Launceston (Tasmânia) foram as cidades que, também, sediaram o Mundial.

• A contagem regressiva para a Copa
A quatro dias para o início de mais um Mundial, a seleção brasileira realizou seu último amistoso em Fresno (interior da Califórnia), no Bulldog Stadium, e goleou o El Salvador por 4 gols a 0. Jorginho e Zinho foram os destaques da partida. Mas a preocupação foi de Romário e Ricardo Gomes. O então atacante do Barcelona seguiu, mas o então zagueiro do Vasco ficou de fora e retornou ao Brasil pra acompanhar pela TV. O Brasil iniciava a sua sexta tentativa ao quarto título oito dias após o meu nascimento, no dia 20, enfrentando a Rússia (que venceu por 2 a 0 em Paro Alto - região de San Francisco). E, na raça, fez sua melhor campanha até chegar a final 34 dias depois do meu nascimento, no mês seguinte, quando enfrentou a Itália na Final e o resto desta história, todo mundo sabe...

• Moda e solidariedade em Salvador 
Na cidade vizinha onde nasci - do outro lado da Baía de Todos os Santos, a modelo Luiza Brunet preparava para o lançamento de uma grife criada para o projeto social em Salvador. Lançada no dia seguinte (14) no Solar da Unhão, casarão seiscentista que, nos dias de hoje, funciona como Museu de Arte Moderna localizada no Centro da cidade - antes da Bahia Marina e do Elevador Lacerda, a Modaxé foi criada pelos estilistas italianos Augusto Perrone e Nicola Civini para os meninos de rua do Projeto Axé, criado em 1990 pelo pedagogo Cesare de La Rocca e que atende, naquela época, a 3.000 meninos e meninas. A linha foi totalmente produzida pelas crianças e adolescentes, que criaram modelos coloridos e criativos para serem vendidos na boutique, do mesmo nome, que também seria inaugurada no mesmo dia, no Pelourinho. Na véspera, Luiza passava a tarde ensaiando com as crianças no local. Parte do seu custo foi bancado por empresas.

• O resgate do golfinho Flipper
Na Baixada Santista (no Estado de São Paulo), um golfinho apareceu ferido na manhã de ontem em Guarujá, na Praia do Tombo. Batizado de Flipper, o animal estava com a pele de barbatana esfolada, em local próximo à marca que foi feita pela Sociedade Internacional de Proteção aos Animais. O animal atraiu grande número de pessoas e recebeu até sardinhas de pescadores. Brincou com alguns surfistas, mas evitou aproximar-se da areia. Era o mais querido do litoral paulista e viveu por nove anos no Oceanário de São Vicente, mas acabou não se adaptando ao mar. Ficou conhecido nacionalmente por ser o último de sua espécie a viver em um cativeiro no Brasil. Três dias depois, o animal saiu do local para o litoral paranaense, onde foi avistado pela última vez no final de 1995. (A Tribuna com Site Arca Brasil)

• A transição para a nova moeda
Faltando 17 dias para a troca de moeda, o Brasil ainda vivia de incertezas. O Real, que está até hoje, chegaria com preços altos em Dólar (USD). Segundo a pesquisa do Vox Populi, realizada entre os dias 4 e 7 de junho em 684 cidades de dez Estados e publicada no Jornal do Brasil no dia seguinte (14), pouco mais de 2/4 da população ainda não acredita que o programa econômico do governo não acabe com a inflação. Naquela época, os brasileiros pagaram mais caro do que os estadunidenses, italianos e argentinos por vários produtos e ganharam salários menores. No Rio de Janeiro, a nova moeda chegaria com ganho baixo de salário e alto custo de vida. Em Manaus, parte da população não tinha ideia de como seria a nova moeda e nem como proceder diante da nova economia.
*
O governo ampliou a fiscalização na Sunab nos supermercados, recomendada pelo presidente Itamar Franco ao ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, que estava dividido entre os economistas do Banco Central do Brasil e os empresários. Ele ouviu os banqueiros para definir os juros e queria moderação para evitar recessão. O Banco Central distribuiu 3 mil toneladas da nova moeda que entraria em circulação no dia 1º de julho. A cotação para a Unidade Real de Valor naquela data foi de CR$ 2.157,78 (cruzeiros reais). E o salário mínimo era em URV (a 64,79 - ou CR$ 139.802,56).

• Presidenciáveis à todo vapor
Os jornais destacavam as campanhas eleitorais dos presidenciáveis faltando três meses e meio para o primeiro turno das eleições gerais (a primeira que inclui presidente, governador, senador e os deputados federais e estaduais). O então candidato Fernando Henrique Cardoso chamou indiretamente o grupo sindical de 'picaretas' que tentam abortar o plano econômico do Governo. Já Luiz Inácio Lula da Silva defendia o capital estrangeiro em um comício. Enquanto Leonel Brizola afirmava que, ignorando as pesquisas de opinião, era o candidato mais preparado e que tinha muita confiança para chegar ao segundo turno. Já o senador catarinense Esperidião Amin levou um grande susto na madrugada do dia anterior e sofreu acidente no KM 42 da Via Anchieta, na Baixada Santista, mas saiu ileso. Na pesquisa Vox Populi divulgada na edição dominical do Jornal do Brasil (do dia 12), o então candidato do PT liderava as pesquisas, mas apresentava queda, enquanto o candidato do PSDB ficava em segundo lugar. No dia seguinte (14), todos os 12 presidenciáveis pediram registro no TSE.

• As eleições europeias
Protestos e trocas de comando marcaram o dia seguinte às eleições do parlamento europeu. Enquanto líderes de esquerda renunciaram na Itália e o partido do então primeiro-ministro Felipe Gonzalez sofreu a primeira derrota em 12 anos, os eleitores europeus deixaram uma clara mensagem de que a maioria dos governos das nações do principal bloco econômico do mundo, que naquela época era formada por 12 países-membros (incluindo o Reino Unido, na época), não estavam fazendo o suficiente para enfrentar o desemprego. Por outro lado, os grupos que sustentam o chanceler Helmut Kohl recuperaram das derrotas anteriores na Alemanha, enquanto os socialistas portugueses conquistaram uma apertada vitória sobre governistas social-democrata de Anibal Cavaco Silva. Em meio ao pleito, houve o plebiscito na Áustria sobre a inclusão do país ao bloco. 64% dos austríacos votaram a favor e o país aderiu à União Europeia no primeiro dia do ano seguinte. 

• O encontro diplomático EUA-Japão
Em Washington D.C., o então presidente estadunidense Bill Clinton encontrou com o imperador Akihito e a imperatriz Michiko, ambos japoneses, em uma recepção na Casa Branca, marcada pela calorosa cordialidade. Pelo tom dos discursos, as recentes diferenças entre os dois países na área comercial estavam solucionadas. Os monarcas japoneses, que foram recebidos em um jantar de gala no mesmo local, estavam no país desde o dia 10 (sexta-feira) e passariam por outras 11 cidades durante duas semanas. (A Tribuna com Agência Estado e Reuters)

• Prevenção às vésperas do Inverno
Há uma semana para o Solstício que marca o início do Inverno no Hemisfério Sul (às 11:47 BRT UTC-3 da próxima terça-feira, 21), aumenta a possibilidade de riscos de incêndios domésticos pelo uso frequente de aquecedores, estufas, lareiras e fogões à lenha. Segundo a reportagem do jornal Pioneiro de Caxias do Sul (RS) - na página 2 da editoria Caxias, o uso simultâneo de aparelhos elétricos pode acarretar em curtos-circuitos. Os bombeiros alertaram sobre os perigos dos aquecedores.

• Mancha de óleo no litoral gaúcho 
No Rio Grande do Sul, uma mancha de óleo contaminava aves no litoral sul. A denúncia da existência de gaivotas com penas manchadas de óleo na Praia de Cassino podem determinar que o núcleo de educação e monitoramento ambiental vistorie a costa. Ao jornal Pioneiro, o agronomo Alcídio Witeck acreditava na contaminação das aves pela carga derramada de alguma embarcação. Há poucos dias, o navio Kamari afundou a 140 quilômetros de Rio Grande e existe a suposição que a contaminação seja do óleo que carregava. O oceanógrafo Paulo Roberto de Castro garante que, naquele dia (13), não foram encontrados vestígios de óleo no local.

• Os destaques do automobilismo
No GP do Canadá da Fórmula 1, no circuito Gilles Villeneuve em Montreal, Michael Schumacher (Benetton-Ford) venceu a disputa e ampliou a vantagem no mundial (a terceira vitória consecutiva). Barrichello terminou em 7º lugar. Foi a terceira corrida (a sexta daquela temporada) após a morte do brasileiro tricampeão Ayrton Senna (1960-1994), em um acidente fatal no GP de San Marino, na cidade Italiana de Ímola, marcada por acidentes (além da morte de um outro piloto, o austríaco Roland Ratzenberg - 1960-1994). Enquanto na IndyCar, o canadense Paul Tracy, da equipe Marlboro Penske, venceu no GP de Dretoit e Fitipaldi é segundo. 

• A maratona junina em Campina Grande
O Jornal do Commercio de Manaus publicou, em sua edição dominical, uma reportagem, reproduzida do jornal Folha de S. Paulo do dia 2 do mesmo mês, sobre o São João de Campina Grande daquele ano. No Parque do Povo, foram instalados três palcos e uma cidade cenográfica decorada. Na época, a área totalizava 42 mil m², o que corresponde à metade do estádio do Maracanã. Dentre os destaques daquela edição, figuravam Dominguinhos, Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho, Elba Ramalho, Genival Lacerda, Os Três do Nordeste, Capilé e Marinês. Ao todo, foram realizados 80 shows, além das 586 quadrilhas juninas que se apresentaram no local e em seu entorno. A expectativa era de que aproximadamente 400 mil turistas de diversas partes do país visitassem a cidade durante o evento, conforme estimativa da Empresa Paraibana de Turismo. O evento é considerado um dos três maiores do país, ao lado dos realizados em Caruaru (PE) e Estância (SE).

• As primeiras-páginas
Neste dia, os jornais publicaram as seguintes manchetes...

O GLOBO 
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 
- CADERNO DE ESPORTES / 
--> Basquete é campeão mundial 
---> Hortência e Paula brilham e dão adeus a Seleção
--> Distenção pode tirar Gomes do Mundial 
- Lei contra abusos pode começar pelas escolas
- Ricupero quer moderação nos juros para evitar recessão
- FH chama de picaretas sindicalistas contra o Real
- Lula defende o capital estrangeiro em comício
--> Informática / Uma supercabeça eletrônica
--> Segundo Caderno / Frankfurt divide meio eleitoral

O ESTADO DE S. PAULO 
São Paulo, São Paulo 
- BC distribui 3 mil toneladas da nova moeda

FOLHA DE S. PAULO 
São Paulo, São Paulo 
- 18 morrem em chacina na periferia de S. Paulo

JORNAL DO BRASIL 
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 
- PSDB lidera eleição em três estados (Pesquisa Vox Populi/JB)
- Basquete feminino é campeão mundial 
--> Seleção pode ficar sem Ricardo Gomes
- Tecnofobia é a nova doença dos que não se adaptam a era digital
- Real chega com carioca ganhando salário baixo e pagando caro para viver

A TRIBUNA 
Santos, São Paulo 
- CADERNO DE ESPORTES 
--> Carioca e santista vencem os 10 KM
--> Meninas do basquete são campeãs mundiais 
--> Seleção faz sua melhor apresentação
- Ricupero ouve banqueiros para definir os juros
--> Ministro está dividido entre os economistas do BC e os empresários.
- Espiridião Amin fere o pé em acidente na Anchieta
- (Golfinho) Flipper aparece ferido na Praia do Tombo (em Guarujá)

ZERO HORA
Porto Alegre, Rio Grande do Sul 
- As meninas do Brasil 
--> O basquete feminino é campeão do mundo
- Brasil faz 4 em El Salvador 
- Inter vence Gre-Nal por 1 a 0

PIONEIRO
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul 
- Governo amplia fiscalização na Sunab nos supermercados 
--> Recomendação neste sentido foi feita pelo presidente Itamar ao ministro da Fazenda Rubens Ricupero
- CADERNO DE ESPORTES / No último teste antes da Copa, a seleção brasileira derrotou o El Salvador por 4 a 0. Em Sydney, Hortência liderou o basquete feminino na conquista do campeonato mundial. No Gauchão, Caxias empatou com o Brasil de Pelotas e o Juventude ficou no 0 a 0 com o Guarany de Garibaldi.
- Comércio / Dia dos Namorados movimenta as lojas
--> Os empresários esperam que o volume de negócios fique 30% acima do apurado nas vendas durante o ano. 

JORNAL DO COMMERCIO 
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 
- General denuncia vazio de autoridade 
--> SNI, 30 anos após, um órgão para esquecer
- Plano deixará má herança
- Governo admite falta do real logo no início
- ESTUDO IERJ/JC
--> Propostas concretas para emprego e renda
- ESPORTES 
--> Brasil na final do mundial de basquete
--> Parreira define time para estreia na Copa
--> Brasileiros correm nos EUA e Canadá
- O Seu Dinheiro 
--> Cardeneta é opção mais segura para os pequenos
--> Fundão e ouro perdem para URV
--> Popularidade não justifica preço cobrado
--> Alta da CUB supera inflação
--> Comprar um bem pode terminar em mau negócio
- O País 
--> Dia dos Namorados, muitas histórias e apenas um tema 
- O Mundo 
--> Eleições europeias podem decidir a sorte de quatro

JORNAL DO COMMERCIO 
Manaus, Amazonas
- Itamar atropela equipe e exige juros baixos
--> Aplicações podem ser alteradas ainda este mês
- Última chance para a seleção acertar tudo
- Vendas crescem 17,69% de janeiro a abril deste ano
- Workshop vai definir plano ambiental
- Multivacinação atinge objetivo com esquema
- Vendedores de lanche abusam de preços
- Real confunde população de Manaus 
- JC na TV 
--> Guilherme e Paula festejam aniversário do filho na cadeia
- Arte & Fatos
--> Bumbás de Parintins ultimam mundo de magia e toadas

O FLUMINENSE 
Niterói, Rio de Janeiro 
- Supermercados preparam novo ajuste de preços
- COPA 94: Parreira tira últimas dúvidas 
- Obras começam a mudar visual da cidade 
- Deslizamento atinge prédio em Icaraí
- Dois mortos e um ferido em atentado 
- Namorados não aquecem as vendas 
- Vacinação com protesto 
- 2º CADERNO
--> Festas juninas para animar noites frias
--> Domingo agitado e de bom gosto 
--> Toque oriental nas passarelas

• Os indicadores econômicos
No mercado financeiro do último dia útil (10), a Bolsa de Valores de São Paulo e do Rio fecharam em alta (+3,0% e +3,3%, respectivamente). O dólar comercial, paralelo e turismo estavam na casa dos CR$ 2 mil. E a Unidade Real de Valor para o dia do meu nascimento custava CR$ 2.157,78. Já a caderneta de poupança, com o vencimento para aquele dia, rendia 44,53%. No dia 13, as Bolsas de Valores começava a semana em baixa (-2,43% em São Paulo e -0,42% no Rio). E a URV para o dia seguinte custava CR$ 2.196,55. Um detalhe importante: naquela época, não havia o Euro. As moedas de países europeus eram diferentes, como Marco Alemão, Franco Francês, Lira Italiana, Peseta Espanhol e Escudo Português. Estávamos nos últimos dias antes da implementação do Real. O jornal Pioneiro de 13 de junho destacou um roteiro detalhado para mostrar à população como ficaria o país com a nova moeda (a partir de 1º de julho). Abaixo, os números do mercado financeiro do dia 13 de junho.

// MERCADO / 13 JUN 1994 /

CÂMBIO / DÓLAR
COMERCIAL / 2.157,45 / 2.157,50
PARALELO / 2.190,00 / 2.210,00
TURISMO / 2.085,00 / 2.155,00

URV para 14/06: CR$ 2.196,55

CÂMBIO / OUTRAS MOEDAS
Libra Esterlina / 2.927,00 / 3.234,66
Marco Alemão / 1.163,67 / 1.285,97
Franco Francês / 342,32 / 378,30
Lira Italiana / 1,196 / 1,324
Franco Suíço / 1.378,55 / 1.523,43
Iene Japonês / 18,69 / 20,66

BOLSAS / Variação / Pontos
São Paulo / -2,43% / 29.469
Rio de Janeiro / -0,42% / 109.738

POUPANÇA
Vencimento 14/06: 44,5391

CDB / Prazo pós 30 dias (em URV)
Variação no mês: 1,02%
Variação no ano: 13%
Taxa overnight: 57,61

TAXA REFERENCIAL (Juros)
13/06: 43,84%

INFLAÇÃO
IPCA (IBGE)
Abril/94: 42,68%
Acumulado no ano: 303,72%
Acumulado em 12 meses: 3.828,49%
IGPM (FGV)
Maio/94: 42,58%
Acumulado no ano: 473,13%
Acumulado em 12 meses: 4.384,89%

OURO
Grama (BM&F): CR$ 26.470,00

SALÁRIO MÍNIMO
64,97 URV = CR$ 139.802,56

• A programação de TV
No momento em que nasci na manhã daquele dia, grande parte das redes de televisão exibiram programas infantis. Na Globo, os bonecos caninos da 'TV Colosso'. Na Manchete, o 'Dudalegria' era comandada por Duda Little. Na Cultura, o 'Glub Glub'. E o SBT, o programa Sérgio Mallandro. Enquanto na Bandeirantes, passava a Cozinha Maravilhosa da Ofélia. E na Record, Ana Maria Braga comandava o 'Note e Anote'. As telenovelas exibidas na Globo foram 'Tropicaliente', 'A Viagem' e 'Fera Ferida' (este último, em seus últimos capítulos), além da reprise de 'Rainha da Sucata' (1990), em 'Vale a Pena Ver de Novo'. No SBT, passava 'Éramos Seis' - em seu quarto remake. E na Manchete, '74.5: Uma Onda No Ar'. 

• Os filmes da TV e nos cinemas 
A Sessão da Tarde, da TV Globo, passava, naquele dia, 'Os Espertinhos' (The Experts), filme estadunidense de comédia de 1989 dirigido por David Thomas e que contava com John Travolta no elenco principal. Aliás, Comédia e Suspense ganharam destaques. Ainda na TV Globo, a Tela Quente passava 'Darkman' (USA, 1990, 120min, Suspense). Enquanto na TV por assinatura, a então TVA Filmes passavam os filmes 'Uma Linda Mulher' e 'Instinto Selvagem'. Nos cinemas, destaque para as estreias de 'My Girl 2' ('Meu Primeiro Amor 2'), 'Fearless' ('Sem Medo de Viver'), 'Showdown' ('A Hora de Vencer') e 'The Paper' ('O Jornal'). Além da exibição de dois filmes que consagraram os Oscars deste ano: 'A Lista de Schindler', de Steven Spielberg (vencedor de 7 Oscars incluindo melhor filme), e Philadelphia, de Jonathan Deme (com Tom Hanks que levou Oscar de Melhor Ator).

• O que tocava nas paradas 
A canção mais ouvida no dia em que eu nasci foi 'I Swear', do grupo estadunidense All-4-One, que ficou no topo das dez primeiras do Hot 100 dos Estados Unidos, da revista Billboard (a 4ª semana seguida na liderança entre as 11 ao longo de 1994) e ganhou o Grammy de Melhor Performance Pop por dupla ou grupo no ano seguinte. No Reino Unido, a mais tocada naquele dia foi 'Love Is All Around', da banda de rock soft escocesa Wet Wet Wet, que fez parte da trilha sonora do filme '4 Weddings and a Funeral' (USA, 1994, Comédia/Romance) - que estreava nos cinemas do Brasil no início do mês seguinte. Infelizmente, não há dados do 'hit parade' daquele dia no Brasil. Mas naquele período, o axé de Olodum e o pagode de Só Pra Contrariar dominaram as paradas. Além de trilhas de novelas como 'Caminhos do Sol', de Yahoo; 'Linger', de The Cranberries (ambas da novela 'A Viagem' da TV Globo); e 'Always', de bon Jovi (da novela 'Quatro por Quatro', da TV Globo). Já a mais tocada naquele período junino foi 'Timidez', da banda Cavalo de Pau.

• A meteorologia 
Naquele dia, a previsão meteorológica para Salvador indicava céu parcialmente nublado, com temperaturas oscilando entre 21°C e 30°C. A Lua estava na fase Nova, ocorrida em 9 de junho, e seguia em direção à fase Crescente, prevista para o dia 16. Quanto às marés, estavam baixas no final da manhã e altas no final da tarde. Informações obtidas a partir do Jornal do Brasil, com dados fornecidos pelo Observatório Nacional e pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

• O universo da pesquisa
Realizei consultas em 10 periódicos brasileiros de 7 cidades diferentes. Os jornais Pioneiro, A Tribuna de Santos, Jornal do Brasil, Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, Jornal do Commercio de Manaus e O Fluminense foram acessados através da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (RJ), onde o acesso é gratuito. Já os jornais O Globo, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo foram consultados em seus respectivos acervos, porém, o acesso é restrito aos assinantes de cada jornal. O jornal Zero Hora (apenas a primeira-página) foi acessado através da versão digital do periódico, disponível apenas para assinantes. Porém, há muito tempo, tinha uma ação onde o internauta buscava a capa do jornal no dia em que nasceu e recebia via e-mail. As publicações conjuntas do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro, Jornal do Commercio de Manaus e O Fluminense ocorreram entre domingo (12 de junho) e segunda-feira (13 de junho).

• Referências

Pioneiro
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul
13 JUN 1994 / ANO 46 / #5775
http://memoria.bn.br/DocReader/885959/185256 

Pioneiro
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul 
14 JUN 1994 / ANO 46 / #5776 
http://memoria.bn.br/DocReader/885959/185285 

A Tribuna 
Santos, São Paulo 
13 JUN 1994 / Ano 101 / #80 
http://memoria.bn.br/DocReader/153931_06/101293 

A Tribuna 
Santos, São Paulo 
14 JUN 1994 / Ano 101 / #81 
http://memoria.bn.br/DocReader/153931_06/101323

Jornal do Brasil
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
13 JUN 1994 / Ano CIV / VOL. 66
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_11/146183

Jornal do Brasil
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
14 JUN 1994 / Ano CIV / VOL. 67
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_11/146231

Jornal do Commercio
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 
12-13 JUN 1994 / Ano 167 / #207 
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_18&pagfis=49824 
http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_18/49824 

Jornal do Commercio 
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 
14 JUN 1994 / Ano 167 / #208 
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_18&pagfis=49912 
http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_18/49912

Jornal do Commercio
Manaus, Amazonas 
12-13 JUNHO 1994 / Ano XC / #36373
https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=170054_02&pagfis=57921 
http://memoria.bn.gov.br/docreader/170054_02/57921 

Jornal do Commercio
Manaus, Amazonas 
14 JUNHO 1994 / Ano XC / #36374 
https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=170054_02&pagfis=57957 
http://memoria.bn.gov.br/docreader/170054_02/57957

O Fluminense
Niterói, Rio de Janeiro 
12-13 JUNHO 1994 / Ano CXVII / #33975 
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=100439_13&pasta=ano%20199&pesq=&pagfis=38896 
http://memoria.bn.gov.br/DocReader/100439_13/38896 

Folha de S. Paulo
São Paulo, São Paulo 
13 JUN 1994 / Ano 74 / #23812 
(Disponível em https://acervo.folha.com.br - RESTRITO AOS ASSINANTES)

O Globo 
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 
13 JUN 1994 
(Disponível em https://oglobo.globo.com/acervo - RESTRITO AOS ASSINANTES)

O Estado de S. Paulo 
São Paulo, São Paulo 
13 JUN 1994 
(Disponível em https://www.estadao.com.br/acervo/ https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19940613-1-nac-0001-999-1-not - RESTRITO AOS ASSINANTES)

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tetra: 30 anos de glória!