Semana 39 de 52 do ano de 2020.
A natureza ameaçada
A natureza ameaçada
Este mês que termina está sendo marcado por incêndios que devastaram a Costa Oeste dos Estados Unidos em pleno verão e o Pantanal Brasileiro em inverno com o período seco. Nos Estados Unidos, o estado da Califórnia registrou, somente este ano, mais de 8 mil incêndios florestais, que atingiram mais de 14.500 quilômetros quadrados, informou a agência de notícias Asssociated Press ao portal G1. Imagens de satélite registraram focos de fumaças que chegaram até ao nordeste do país, além do céu alaranjado na região de San Francisco.
*
No Brasil, a região do Pantanal Mato-grossense tem o maior número mensal de focos de incêndios da história, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Desde o início do ano, as chamas já consumiram mais de 21% do bioma, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. E mais, dados da pesquisa 'Contas de Ecossistemas: Uso da Terra nos Biomas Brasileiros (2000-2018)', do Instituto Brasileito de Geografia e Estatística, apontam que a devastação nos seis biomas brasileiros somou uma área 5,2 vezes superior ao tamanho do território continental de Portugal em 18 anos. O levantamento indica que a principal transformação no uso da terra foi a expansão das fronteiras agropecuárias do país.
*
Tanto na Costa Oeste estadunidense, quanto no Pantanal brasileiro, como também o que aconteceu na Austrália no início deste ano, os dados preocupam. É preciso providências de autoridades locais pra combater os incêndios e preservar as florestas. Abaixo, você confere os vídeos via YouTube/BBC News Brasil, YouTube/DW Brasil e YouTube/Jornalismo TV Cultura.
--------------------
#coronacrise
#cadaVIDAimporta
(*A campanha deste blog como forma de respeito e solidariedade às famílias que perderam pessoas queridas da pior tragédia sanitária da história no Brasil e no Mundo.) Dois dados tristes em dois países marcaram esta semana. Nesta terça-feira (22), o monitoramento da Universidade Johns Hopkins diz, embora outros dados como WorldOMeters registraram no último fim de semana, que os Estados Unidos chegou a marca de 200 mil vidas perdidas por COVID-19, sendo o primeiro país a alcançar esse número de vítimas da doença no mundo desde o início da pandemia. Houve diversas homenagens pra marcar a marca trágica. Em Washington D.C., bandeiras foram colocadas em um campo para lembrar as vítimas. No Brasil, o número de vidas perdidas pela doença chegou a atingir 140 mil nesta sexta-feira (25). É como se fosse 99,78512467% da população atual, estimada pelo IBGE (2020), de quatro cidades daqui da região onde moro (no Litoral Paraibuco, que juntam as cidades de Caaporã, Alhandra e Pitimbu, na Paraíba, e Goiana, em Pernambuco) estivessem sumidas no mapa.
*
Tudo indica que o número de vidas perdidas por COVID-19 ao redor do globo chegará a 1 milhão nos próximos dias - pelo menos até o próximo fim de semana, segundo sites de monitoramento. Repito: por trás da estatística, estão pessoas. São histórias que foram interrompidas por um inimigo invisível que assusta o mundo há (quase) dez meses e ainda sem data para acabar. Fica aqui o meu respeito e a minha solidariedade aos familiares das mais de 200 mil vidas perdidas nos Estados Unidos. E também às famílias das mais de 990 mil ao redor do globo, sendo mais de 140 mil no Brasil, da maior crise sanitária da história do Século 21.
• #UPDATE *Atualizado às 14:00 UTC-2 de 27 SET 2020 :: Às 13:24 UTC-2 deste domingo (27), o site de monitoramento em tempo real WorldOMeters atingiu a uma marca trágica desde o início da pandemia: 1.000.175 vidas perdidas por COVID-19 ao redor do globo.
E vai demorar muito mais...
Neste sábado (26), faz 200 DIAS... Isso mesmo. DUZENTOS DIAS depois que a Organização Mundial da Saúde declarou o surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2) como PANDEMIA. Uma PANDEMIA GLOBAL que já dura seis meses e 200 dias. E parece que vai durar ainda mais. Um grupo de epidemiologistas da Universidade de Princeton (Estados Unidos) simularam cenários para os próximos cinco anos. O estudo foi publicado na revista científica 'Science'. Segundo o jornal O Globo (Rio de Janeiro, RJ), publicada na edição impressa desta terça-feira (22), o cenário mais pessimista é que a COVID-19, sem vacina e com imunidade natural fraca, voltaria anualmente e em picos grandes. Já no cenário mais otimista, com a imunidade natural forte e duradoura e com a descoberta da vacina que irá disponibilizar no meio do ano que vem, o pico não se repetiria até 2025. E mais, em entrevista ao jornal O Globo nesta segunda-feira (21), o epidemiologista britânico Adam Kucharski diz que o mundo ainda sofrerá com a ameaça pandêmica por, pelo menos, um ou dois anos. Ou seja, "teremos o nosso dia a dia afetado" até meados de 2022 - entre 600 e 750 dias.
Em busca da vacina...
A ciência continua correndo contra o tempo para a descoberta de uma vacina. Segundo o relatório recente da OMS, nesta quarta-feira (23), 149 vacinas estão em desenvolvimento, sendo 38 testadas em humanos. As vacinas de Oxford/Astrazeneca, Sinovac, Moderna e Pfizer/BioNtech estão em fase 3. Em São Paulo, o governo do Estado afirmou nesta quarta-feira (23) que a vacina da Sinovac/Instituto Butantan, ainda testada em alguns estados, não apresentou efeitos colaterais em 94,7% dos 50 mil voluntários testados no país asiático, embora que a entidade brasileira afirma que ainda não existe nenhum indicativo de eficácia da vacina. Segundo o jornal O Globo, há expectativa no Butantan de que um resultado preliminar de eficácia possa surgir já em outubro. Mas pra isso, depende da aprovação do imunizante pela Anvisa, para uso na população. O Estado prevê ter 60 milhões de doses do produto até o fim de fevereiro de 2021. As primeiras cinco milhões devem chegar em outubro e a expectativa é ter 46 milhões de doses, população atual segundo dados estimados do IBGE, até o fim do ano.
Enquanto isso...
...países da Europa estão dando um passo à trás. No Reino Unido, houve recordes de casos entre quinta-feira (24) e sexta-feira (25), o que impôs ao país a ter novas restrições, que incluem o fechamento de todos os pubs, bares e restaurantes às 22h (horário local). O decreto, que entrou em vigor nesta quinta-feira (24), diz também que as novas regras durarão em até, no máximo, seis meses. Segundo o portal G1, nas últimas duas semanas, seis dos maiores países da Europa viram o número diário de novos casos duplicar. A Espanha é o país europeu a ter novos casos diários.
Dois casos que chamou a atenção...
O primeiro é um estudo coordenado por pesquisadores brasileiros e publicado na plataforma de pesquisas medRxiv que encontrou uma potencial correlação entre a incidência da COVID-19 e a imunidade adquirida contra o vírus da dengue. O trabalho, liderado pelo neurocientista e professor catedrático da Universidade de Duke (EUA) Miguel Nicolelis e assinado por pesquisadores da USP, Fiocruz e UFPB - embora ainda não foi revisado pelos pares, identificou que a curva epidemiológica do novo coronavírus foi substancialmente atrasada em regiões atingidas pela dengue neste ano e em 2019, uma correlação que aponta uma possível similaridade entre a resposta imunológica aos dois patógenos. O segundo é um estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Medicina de Chicago (Estados Unidos) e publicado na revista científica JAMA Network Open no início do mês, que concluiu que a deficiência nos níveis de vitamina D pode aumentar o risco de contrair a doença. As informações das ambas são do jornal O Globo.
A volta do público nos estádios em debate
#desporto :: Continuam as incertezas sobre o retorno do público nos estádios em plena pandemia que ainda está longe de acabar. No Brasil, a CBF começa a colocar em prática o plano de retorno de público nos estádios de futebol, com capacidade de até 30% e sob protocolos sanitários. A maioria dos clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol é favorável a medida. Enquanto isso, alguns países da Europa, como França e Alemanha, já estão adotando a medida desde o início dos seus campeonatos. A mesma coisa aconteceu na Supercopa da UEFA, que reúne o campeão da Liga dos Campeões com o da Liga Europa e que foi realizado este ano em Budapeste, na Hungria. A presença de público no Puskás Aréna foi de 15.180 espectadores dos 68 mil de capacidade. Em campo, FC Bayern München venceu o Sevilla FC por 2 gols a 1, numa partida que levou para a prorrogação, e conquistou o bicampeonato.
Outros eventos esportivos
Neste domingo (27), começa a 124ª edição do Roland Garros, principal torneio internacional de tênis que vai até o dia 11 do mês que vem em Paris (França) e sob protocolos sanitários. No ciclismo, a 103ª edição do Giro d'Italia começa no próximo sábado (3) e vai até o dia 25 do mês que vem, enquanto a 75ª edição de La Vuelta a España vai de 20 de outubro a 8 de novembro. No automobilismo, a temporada 2020 da Formula 1 vai contar com mais 8 circuitos a partir deste domingo (27) em Sochi (Rússia). Inicialmente com 8 ou 9 corridas e com outras canceladas (incluindo o GP do Brasil) em virtude da pandemia, a 71ª edição (e em comemoração ao 70º aniversário) termina no dia 13 de dezembro com o GP de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). Já a IndyCar, que começou em 6 de junho, terminará no próximo sábado (3) com o GP de Indianápolis (Speedway, Indiana) ou no dia 25 do mês que vem com o GP de St. Petersburg (Flórida). No Basquete, as finais da NBA começarão na próxima quarta-feira (30) e vai durar, pelo menos, até o dia 13 do próximo mês.
Premiações televisivas diferentes
No último domingo (20), foi realizada a 72ª edição do Primetime Emmy Awards, promovida pela Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas. Este ano, a maior premiação da TV americana realizou a primeira edição "virtual" de sua história em virtude da pandemia, com grande parte dos convidados recebendo os prêmios de forma remota. No Staples Center, em Los Angeles (Califórnia, USA), estavam presentes o apresentador Jimmy Kimmel e alguns convidados como a atriz Jennifer Aniston. Na premiação, os grandes vencedores foram as séries "Schitt's Creek" (Pop TV), com sete premios. "Watchmen" (HBO), com quatro. E "Succession" (HBO), com quatro. Nesta quinta-feira (24), foi realizada, em São Paulo (SP), a terceira edição do MIAW, promovida pela MTV. Este ano, a premiação não teve a presença de plateia. Apenas pelas apresentadoras, as amigas Bruna Marquezine e Manu Gavassi. Criada no México em 2013 pela MTV Latinoamerica, a premiação destaca o melhor da geração Y nas áreas da música, dos filmes e do mundo digital.
Um Verão 2021 'atípico'
A pandemia que afetou os eventos ou festivais musicais que causaram cancelamentos ou adiamentos este ano pode afetar também o ano seguinte. Inclusive no próximo Verão aqui no Brasil e no Hemisfério Sul. O Planeta Atlântida, maior festival musical da estação mais quente do ano no país - e que ocorre a cada primeiro fim de semana de fevereiro do ano, comunicou nesta quinta-feira (24), em suas redes sociais, que não realizará a 26ª edição no ano que vem. E diz ainda que não combinaria o festival 'em um formato drive-in ou realizar uma live'. Com o tom de otimismo, a organização começou a contagem regressiva para a 26ª edição no verão do outro ano, em 2022. Uma atitude sensata e responsável. Chega a ser triste, mas foi uma decisão necessária para respeitar aos artistas, aos que admiram ou curtem o festival (carinhosamente chamado de 'planetários') e aqueles que fazem pelo evento. Aliás, em 2013, o festival seria cancelado no final de semana seguinte à tragédia da Boate Kiss em Santa Maria (RS) que vitimou 242 pessoas. A 18ª edição, que estava planejada nos dias 1 e 2 de fevereiro, foi adiada para os dias 15 e 16 de fevereiro de 2013 - que foi marcado pelas homenagens. Agora é aguardar outros eventos deste tipo como Fest Verão Paraíba em Intermares (Cabedelo, PB) e o Festival de Verão de Salvador (BA).
Sim, gente, é triste, mas não teremos Planeta Atlântida em 2021. :( Vamos ficar aqui contando os minutos para que 2022 chegue logo e a gente possa matar a saudade da melhor vibe do Planeta ❤️ pic.twitter.com/qhOqXOgOkF
— Planeta Atlântida (@planetatlantida) September 24, 2020
Enquanto isso, no Rio de Janeiro (RJ), a Liga das Escolas de Samba e a Associação de Blocos anunciaram o adiamento do próximo carnaval, que aconteceria em fevereiro, para uma data prevista a definir. Já o Carnaval em Salvador (BA) foi adiado para o meio do ano, em uma data de julho. Em São Paulo, será o terceiro adiamento em quase 130 anos. Segundo o portal G1 SP, as pessoas chegaram a fazer festas no feriado de carnaval e no mês para quando foi adiado, em 1892 e 1912. Em julho, a prefeitura anunciou o adiamento pela terceira vez, em virtude da pandemia, e poderá ser realizado também no meio do ano. Resta esperar, nas próximas semanas, uma resposta pra saber se haverá a folia em Pernambuco no mês de fevereiro ou não. Mas o que tudo indica, o próximo verão por aqui será, aparentemente, 'atípico' em virtude da pandemia.
Os possíveis cenários para o Eurovision 2021
Entre os eventos que não ocorreram este ano e que adiaram para o ano seguinte está a 65ª edição do Festival da Canção Eurovision. Este mês, inicia o ciclo de preparação para a próxima edição. Na última semana, a EBU e as emissoras holandesas NPO, NOS e AVROTROS projetaram quatro cenários para realizar o evento. No vídeo abaixo via YouTube/Eurovision Song Contest, o supervisor executivo do Festival, Martin Österdahl, e o produtor executivo da 65ª edição, Sietse Bakker, explicam, em inglês, sobre os cenários. Até o momento, 25 países e a Austrália confirmaram a participação, sendo 19 em que seus artistas participariam este ano e que vão participar novamente no ano seguinte. A 65ª edição ocorrerá nos dias 18, 20 e 22 de maio em Rotterdam Ahoy, na cidade holandesa de Roterdã.
E pra finalizar sobre o tema...
...nada melhor descrever as recomendações. Cuidado com as notícias falsas, as 'fake news'. Informe-se em um veículo confiável, em todas as mídias. Valorize o jornalismo profissional. Respeite o distanciamento social. Se sair quando for necessário como mercado ou farmácia, use máscara. Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel. Valorize a ciência e os cientistas. E, se possível, FIQUE EM CASA.
--------------------
#SetembroAmarelo
Este mês que termina foi dedicado a prevenção ao suicídio e promoção de vida. Ao longo dos últimos quatro fins de semana, você acompanhou neste espaço os vídeos via YouTube sobre a importância do período, a data em tempos de pandemia e o comportamento da imprensa em noticiar o suicídio. Pra fechar a série especial, compartilho aqui dois vídeos. O primeiro via YouTube/Rede D'Or São Luiz. E o segundo via YouTube/Unnimax - Administradora. E que este período não dure apenas 30 dias do mês de setembro, e sim em durante os 365 dias do ano.
E lembre-se, como diz em algumas frases: 'FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO'. Se precisar ajuda, ligue 188 (CVV). É gratis e funciona 24/7 em todo o território nacional.
--------------------
A mídia impressa e os formatos 📰
Assim como em outros países, o brasil tem vários formatos diferentes do jornal impresso. O principal é o broadsheet (ou 'standard'), entre 381x578mm (formato norte-americano) e 305x559mm (formato usado pelo The New York Times), que é impresso em editoras ou gráficas de grande porte. Traz maior espaço para conteúdos e anúncios. Por outro lado, o seu manuseio se torna difícil em locais pequenos como ônibus. O berliner, que mede 315x470mm, é diferente do broadsheet. Um formato europeu que, além de ser impresso em menor custo e de boa legibilidade, facilita a leitura. É usado em alguns jornais populares, mas na região Sul do Brasil e na Argentina, destacam-se por apresentarem o mesmo conteúdo dos standards. Nos últimos anos, grande parte dos periódicos trocaram de formato como Diário do Nordeste (Fortaleza, CE), Folha de Pernambuco (Recife, PE) e Folha de Londrina (PR).
*
Já o tabloide, entre 280x430mm e 318x282mm, é bem diferente do berliner e ocupa a metade do standard - que dobra em duas partes. É muito usado em jornais com segmento sensacionalista, mas é usado também em periódicos com segmento generalista como O Liberal de Americana (SP) e jornais do Grupo Sinos (RS). Assim como o berliner, o tabloide também oferece espaço para os anúncios. E o compacto - ou micro, que é encontrado nos jornais Destak e Metro Jornal. Existem também outros formatos que no Brasil encontra-se muito raro: como o Suíço (320x475mm), Nórdico (400x570mm) e Broadsheet UK (375x597mm). Os tipos de diagramação são horizontal, vertical e modular. E formato das colunas são variáveis: entre 4, 5 ou 6 para todos os formatos.
Hoje em dia, os jornais brasileiros circulam mais em formato berliner do que standard. E é uma das apostas para o meio nos dias de hoje para este que vos escreve. Os periódicos de segmento generalista precisam seguir o exemplo de Zero Hora (Porto Alegre, RS) e El País (Madri, Espanha), que circulam naquele formato e o trazendo conteúdo usado nos 'jornalões'. É um formato leve, moderno e 'charmoso'. Ainda dá tempo!
• REFERÊNCIAS
Rachele Kanigel (2006). The student newspaper survival guide. [S.l.]: Wiley-Blackwell. 153 páginas. ISBN 0813807417, ISBN 9780813807416
KHATTAK, J. The bottom line of broadsheet-to-compact format change. INMA. Fevereiro 2005.
MOLINA, Matías M. Os melhores jornais do mundo: uma visão da imprensa internacional. 2.ed. São Paulo. Globo, 2008.
STANDARD POSTER SIZES: https://standardpostersizes.com/categories/newspaper/?lang=pt
Site DiagramaAção: http://diagramaacao.blogspot.com/2009/12/formatos-de-jornais.html
Slide Diagramação de Jornais: https://pt.slideshare.net/aulasdejornalismo/diagramao-de-jornais-34227592
--------------------
Os 70 anos da Televisão no Brasil
Compartilho aqui o vídeo do segundo episódio da série documental 'Os Campeões de Audiência', dirigida por Henrique Bacana e exibida na TV Cultura nesta quinta-feira (24) e que conta a história da Televisão no Brasil com a participação de mais de 70 personalidades que fizeram e fazem parte da história nas últimas sete décadas. Vídeo via YouTube/TV Cultura.
Nesta sexta-feira (25), foi exibida na TV Globo a segunda parte do especial sobre os 70 anos da Televisão no Brasil no 'Globo Repórter'. Está disponível no Globoplay no link clicando aqui.
--------------------
A 'dança das cadeiras' na Globo NE
#televisao :: Nesta terça-feira, a estação própria da TV Globo no Recife anunciou mudanças nas apresentações de seus três telejornais locais. Meiry Lanunce, que apresentava a segunda edição do 'NETV' desde janeiro de 2017 além de comandar o 'Bom Dia Pernambuco', passou a fazer reportagens de rua. Em seu lugar no telejornal noturno está Márcio Bonfim, que apresentava a primeira edição do 'NETV' durante 14 anos passando o bastão para Pedro Lins, que apresentava o 'Bom Dia Pernambuco' desde janeiro de 2017 passando o bastão para Clarissa Góes, que fazia reportagens de rua há três anos. O editor deseja sorte aos profissionais citados nesta nova jornada.
--------------------
Bebê a caminho
O editor de coluna deseja felicidades a jornalista Denise Delmiro, que nesta terça-feira (22), durante o telejornal 'Bom Dia Paraíba' da TV Cabo Branco (João Pessoa, PB), anunciou a sua gravidez. Em virtude da pandemia, a pernambucana, que comanda o telejornal desde o ano passado, se afastou da apresentação e está trabalhando em casa, em home-office, até a licença-maternidade. No estúdio, quem está comandando o telejornal matinal local é o jornalista Pedro Canísio. Felicidades a Denise e ao seu esposo, o jornalista Mário Aguiar. E também ao meu conterrâneo Pedro, no comando do telejornal durante o período.
--------------------
#InBrief
• FIM :: A Duralex, famosa pelas louças 'inquebráveis' e por produzir diversos tipos de louça vendidos no Brasil e no mundo, entrou em recuperação judicial na França após 75 anos de atividades. Entretanto, a Nadir Figueiredo, que pertence a marca, garantiu a continuidade dos produtos.
• SISMO :: O governo da Bahia homologou, por 180 dias, estado de emergência em São Miguel das Matas, no Recôncavo, uma das cidades afetadas após terremotos de até magnitude 4,6 no final de agosto. Segundo o G1 BA, a prefeitura já havia decretado a situação de emergência no início deste mês.
• RECIFE :: Uma estátua do escritor Ariano Suassuna (1927-2014), localizada na Rua da Aurora no centro da cidade, foi alvo de vandalismo e amanheceu quebrada e depredada na manhã desta segunda-feira (21). A Emlurb diz que o monumento de 1,8 metro, inaugurado em 2017, vai ser reparado.
• FIM :: A Duralex, famosa pelas louças 'inquebráveis' e por produzir diversos tipos de louça vendidos no Brasil e no mundo, entrou em recuperação judicial na França após 75 anos de atividades. Entretanto, a Nadir Figueiredo, que pertence a marca, garantiu a continuidade dos produtos.
• CIÊNCIA :: Pesquisadores da UFPB identificam uma espécie de peixe em nove locais distintos da bacia do rio Jaguaribe, em João Pessoa e no município de Cabedelo. O Xiphophorus maculatus é conhecido popularmente como “plati” ou “molinésia” e seu habitat natural é na América Central.
• HOMENAGEM :: O cantor e compositor Chico Science (1966-1997) foi lembrado por uma espécie e gênero totalmente novos entre crustáceos encontrados em Pernambuco por pesquisadores da UFPE e UFRS, em um estudo sobre a diversidade de camarões em locais da costa pernambucana.
• RELÓGIO 1 :: Neste domingo (27) começa o Horário de Verão na Nova Zelândia. Os relógios serão adiantados em uma hora às duas da manhã (UTC+12). Com quinze horas de diferença com o fuso de Brasília no meio do ano, os neozelandeses viverão com o fuso UTC+13 que vai até 5 de abril de 2021.
• RELÓGIO 2 :: No mesmo dia, também iniciou o Horário de Verão no arquipélago de Samoa, que vai até 5 de abril de 2021. No próximo domingo (3), Sydney e mais quatro estados da Austrália vão adiantar os relógios em uma hora. Além do Paraguai, na América do Sul, passando a usar o fuso daqui.
• DINHEIRO :: Dólar US$ - Comercial: R$ 5,55. Dólar US$ - Turismo: R$ 5,69. Euro - Comercial: R$ 6,46. Euro - Turismo: R$ 6,67. Libra Estrelina - Comercial: R$ 7,08. (Fonte: UOL)
--------------------
ANIVERSARIANTES... 🎂
...da semana que passou. TER 22 SET: Anne Karolyne (Goiana, PE), Lucy Santos (Capaorã, PB). QUA 23 SET: Maurício Amorim (meu sobrinho - Vera Cruz, BA), Kaline Silva (Caaporã, PB), Kenia Santos (Caaporã, PB). QUI 24 SET: Danilo Alves (jornalista/repórter - João Pessoa, PB), Rosângela Dantas (Santa Rita, PB). SEX 25 SET: Ewanda Batista (minha tia paterna - Caaporã, PB).
...deste fim de semana. SAB 26 SET: Shirlei Paravisi (Porto Alegre, RS). DOM 27 SET: Gisa Veiga (jornalista - João Pessoa, PB).
...da semana que virá. SEG 28 SET: Luana Mendes (Caaporã, PB). TER 29 SET: Taynar Souza (Caaporã, PB), Nathalia Veloso (João Pessoa, PB), Ivan Carlos (Caaporã, PB). QUA 30 SET: Mariana Alexandre (nutricionista - Caaporã, PB), Ivilla Freire (João Pessoa/Pitimbu, PB), João Paulo (João Pessoa, PB), Sandra Amorim (Guarulhos, SP). QUI 1 OUT: Giulia Perachi (jornalista - Guaíba, RS), Letícia Correia (Caaporã, PB). SEX 2 OUT: Camila Martins (jornalista - Porto Alegre, RS), Renatha Vicente (Caaporã, PB), Patrick Bonfim (Alhandra, PB), Leonardo Bonesso (jornalista - Porto Alegre, RS), Susi Niermann (Gregorsmarienhütte, Osnabrück, Deutschland). SAB 3 OUT: Milena Galdino.
--------------------
CANÇÃO DA SEMANA 🎶
Armandinho - Amor de Primavera (LIVE)
*Composta por: Armandinho.
*AO VIVO de Camboriú, SC, 2015.
*Álbum: Volume 5.
© 2009 Alba Produções Artísticas LTDA.
Nesta terça-feira (22), às 10:31 UTC-3 (13:31 GMT), ocorreu o Equinócio de Setembro que marca o início do Outono no Hemisfério Norte e Primavera aqui no Hemisfério Sul. Pra marcar a chegada da estação das flores, que antecede a estação mais quente do ano daqui a três meses, compartilho aqui o vídeo da canção 'Amor de Primavera', de 2009, na voz do Armandinho e composta por ele mesmo. Vídeo via YouTube/Armandinho e Banda.
--------------------
GLOBOESPORTE.com
Oi oi oi, estou no @Twitter novamente. // And to start i have chosen @Alceu_Valenca // Och jag får hjälp av Media Laura!!! Nu kör vi! #PiaNoTwitter #SelecaoFeminina pic.twitter.com/sl3OEU5MYz
— Pia Sundhage (@PiaSundhage) September 20, 2020
--------------------
*Com informações do G1, Associated Press, Diario de Pernambuco, Jornal O Globo, O Estado de S. Paulo, Época Negócios, UOL, G1 RJ, G1 SP, EUROVISION.tv, Jornal da Paraíba, O Tempo (Belo Horizonte, MG), G1 BA, G1 PE, G1 PB, Folha de Pernambuco e GLOBOESPORTE.com.
---