sábado, 10 de outubro de 2020

Almanaque Semanal :: #14

Confira um resumo dos fatos da semana selecionados pelo editor.

Semana 41 de 52 do ano de 2020.

A pandemia e as 'lives'... 


A pandemia global do novo coronavírus o obrigou a fechar casas de shows e suspender, cancelar ou adiar grandes eventos culturais e musicais, porque são locais que geram aglomerações e que classificam risco alto, segundo o Texas Medical Association. Pra não ficar parado, uma das alternativas neste período de quarentena ou isolamento social são as 'lives' que, para a presidente da Associação Brasileira de Captação de Recursos, Márcia Woods, ao jornal Folha de S. Paulo, se tornaram importante fonte de arrecadação para organizações sociais que apoiam as populações mais vulneráveis. 

Segundo o jornal, do final de março até 7 de junho, a mobilização de artistas para minimizar os impactos da COVID-19 rendeu R$ 17,6 milhões em doações angariadas durante 120 apresentações virtuais. E que apresentações musicais em plataformas digitais se tornaram importante fonte de arrecadação para organizações sociais que apoiam as populações mais vulneráveis. 

Com o passar do período, o prestígio por 'lives' vem perdendo força no Brasil, como diz a edição 'virtual' do jornal Diario de Pernambuco (Recife, PE) em 29 de julho. Segundo o Google Trends, após o auge no mês de abril, teve uma queda de 20% nas buscas do termo no mês de maio e não chegaram a 25% em julho do que eram em abril. Outro motivo é a cobrança de ingressos para as transmissões pela internet - tipo Pay-Per-View da TV por Assinatura, que foi alvo de polêmica após a dupla Anavitória anunciar que cobraria ingressos para uma série de seis lives nas redes sociais no valor de R$ 95. Para o jornalista Gustavo Cheluje, do jornal A Gazeta (Vitória, ES) no dia 10 de julho, é possível realizar este tipo desde que seja "criatividade, bom senso e preço justo".

Embora que seja, para muitos, a única opção de entretenimento neste período em que vivemos, as 'lives' vieram para ficar. Até que acompanhei algumas nos últimos dias como a da Ivete Sangalo, de Melim (duas vezes) e de Roberto Carlos. Entretanto, nada substitui os shows ou apresentações musicais e culturais presenciais, sejam fechados ou ao ar livre. O setor cultural foram os primeiros a fechar e será um dos últimos a abrir quando tudo isso passar - e caso haja vacina. E quando tudo isso passar, grande parte dos organizadores - sejam grandes ou pequenos - irão realizar um dos seus maiores festivais ou eventos dos últimos tempos, como aconteceu no Carnaval de 1919 no Brasil, após a epidemia da 'Influenza Hespanhola'. E, se DEUS quiser, irei presenciar em um deles. Até lá, paciência... 

--------------------

#coronacrise

"Há esperança"  
É o que diz a o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Dr. Tedros Adhanom, em uma reunião do Conselho Exevutivo da entidade nesta terça-feira (6). Segundo ele, há uma possibilidade da vacina contra a COVID-19 estar pronta até o final deste ano, sem dar mais detalhes. Nove vacinas experimentais fazem parte da iniciativa global Covax, que visa distribuir 2 bilhões de doses até o final de 2021. Segundo a OMS, existem 193 candidatas a vacina contra a doença, sendo 42 delas em ensaios clínicos. Nos Estados Unidos, a farmacêutica americana Moderna anunciou nesta quinta-feira (8) que não registrará patentes de sua vacina candidata contra a doença enquanto a pandemia do novo coronavírus persistir. 
*
No Brasil, o Governo do Estado de São Paulo sinalizou, nesta sexta-feira (9), que uma reunião no próximo dia 21 de outubro, no Ministério da Saúde, vai definir os próximos passos em relação à distribuição da CoronaVac, desenvolvida entre a empresa chinesa Sinovac e o Instituto Butantan. A informação é do jornal O Globo (Rio de Janeiro, RJ). Apesar de estar em fase final de testes, o imunizante ainda depende de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Com o imunizante aprovado, a vacinação poderia começar a partir de 15 de dezembro, a partir de profissionais de saúde. No Rio de Janeiro, um estudo clínico investiga se vacina BCG, geralmente utilizada contra tuberculose, pode prevenir casos graves da doença. Porém, não substituirá uma eventual imunização especifica contra o novo coronavírus, como dizem os pesquisadores.

OMS: 10% da população contaminada
A OMS estima que, até o momento, 10% da população já possa ter sido contaminada pelo coronavírus ao redor do globo. Durante a reunião do Conselho Executivo da agência realizada nesta segunda-feira (5), o diretor de emergência da entidade, Mike Ryan, disse que o mundo está entrando no que ele classificou como um "período difícil", uma vez que os surtos estão aumentando em partes do sudeste da Ásia e que os casos e mortes estão crescendo em partes da Europa e na região leste do Mediterrâneo. 
Até o fechamento desta edição, foram registrados mais de 37,4 milhões de infectados e mais de 1,1 milhão de vidas perdidas em 219 países e territórios ao redor do globo, além de mais de 28 milhões que se recuperaram da doença. 

Transmissão pelo ar 
Nesta segunda-feira (5), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão de saúde dos Estados Unidos, alertou que o novo coronavírus pode ser transmitido pelo ar em "determinadas situações". A entidade estadunidense aponta que as evidências apontam que pessoas podem ser infectadas mesmo a mais de dois metros de uma pessoa com o vírus. Mas, para essa transmissão ocorrer, é preciso que ambos estejam em um ambiente fechado e mal ventilado. E em algumas situações, a pessoa infectada está desenvolvendo uma atividade que exige respiração vigorosa, como exercícios físicos ou canto. Em 7 de julho, a OMS reconheceu a transmissão da COVID-19 pelo ar, quando um grupo internacional de cientistas publicou uma carta com evidências da transmissão aérea em lugares fechados e mal ventilados. 

Muito além da proteção do vírus  
As medidas de prevenção contra a doença surtiu um efeito positivo no controle de doenças respiratórias. Especialistas ouvidos pelo jornal O Globo (Rio de Janeiro, RJ) dizem que as medidas de distanciamento social, hábitos de higiene e o uso de máscara contra o coronavírus Sars-CoV-2 derrubaram casos de 'influenza' e de outras doenças respiratórias durante este ano. Segundo dados do InfoGripe/Fiocruz, até setembro, o Sars-CoV-2 foi a causa de cerca de 99,2% das mortes e 97,4% dos casos de síndrome respiratória aguda grave no Brasil.

Alto, porém estável 
A taxa de contágio do novo coronavírus no Brasil subiu em relação à semana passada. Segundo o boletim do Imperial College de Londres, divulgado esta terça-feira (6), a taxa de reprodução (Rt) que acompanha a evolução epidêmica no país subiu de 0,95 para 0,99. Ou seja, por pouco, não voltou a chegar a 1,0 - se mantendo abaixo por duas semanas seguidas pela primeira vez desde abril. No atual estágio da pandemia, então, cada cem contaminados no país contagiariam 99, que passariam a doença para 98, para 96 e assim por diante. Vem aí mais um feriado prolongado - o segundo desde a flexibilização. E é preciso muita cautela e responsabilidade pra não se repetir o que aconteceu no último feriado, no início do mês passado. 

Enquanto isso... 
...a Europa retrocedeu as fases do plano de flexibilização pra evitar uma possível segunda onda de contágio. Na França, bares de Paris fecharam novamente. Na Itália, o governo deve impor novas restrições para conter o número crescente de casos. As medidas em análise incluem tornar obrigatório o uso de máscaras mesmo ao ar livre em todo o país e reintrodução das restrições às reuniões sociais. Na Espanha, o governo autonômico de Madrid decretou estado de alerta. A capital espanhola foi a primeira capital da Europa a retornar um 'lockdown', mas nesta quinta-feira (8), a Justiça espanhola anulou o confinamento parcial que afetaria 'liberdades fundamentais'. No dia seguinte, o governo nacional decretou estado de emergência na capital e em oito cidades do entorno para evitar o contágio.

E enquanto isso... (PARTE 2) 
...segue as incertezas sobre o retorno às aulas presenciais - apesar de que o ano está começando a dar sinais de fim. Em São Paulo, o governo estadual estuda uma proposta que a rede estadual irá trabalhar o ano letivo de 2020 e 2021 como um ciclo único de ensino. Em Pernambuco, a Justiça estadual determinou, nesta terça-feira (6) a suspensão de aulas nas escolas estaduais. Mas três dias depois, nesta sexta-feira (9), o Tribunal de Justiça de Pernambuco suspendeu a liminar e autoriza aulas presenciais. Na Paraíba, a prefeitura de João Pessoa autorizou o retorno as aulas presenciais para ensino médio e superior.

A pandemia e a saúde mental 
Neste sábado (10), é lembrado o Dia Mundial da Saúde Mental. E em meio a pandemia, a OMS alerta para a crise global de saúde mental, um dos mais afetados neste período, e, nesta semana, declarou que a pandemia do novo coronavírus está sobrecarregando os serviços desse tipo em 93% dos países. Na coletiva desta sexta-feira (9), o diretor-geral da entidade, Dr. Tedros Adanhom, disse que o momento é aumentar o investimento em serviços em larga escala, para que, segundo ele, 'o acesso a serviços de saúde mental de qualidade se torne realidade para todos'. Segundo a entidade, cerca de 1 bilhão de pessoas vivem com um transtorno mental, e uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio. Neste sábado (10), a OMS promoveu o 'Grande Evento' que reuniu líderes internacionais e nacionais, defensores, esportistas e artistas, incluindo o grupo de K-pop. Você confere no vídeo abaixo via YouTube/World Health Organization (WHO).


Eventos adiados 
Em meio as incertezas em virtude da pandemia global do novo coronavírus, alguns eventos ou festivais estão sendo cancelados ou adiados para o ano que vem e até para o outro ano. Porque geram aglomerações, segundo autoridades sanitárias. No Rio Grande do Sul, a Feira Nacional da Soja deste ano, em Santa Rosa (RS), foi adiado para 2022, entre os dias 29 de abril e 8 de maio. No Estado de São Paulo, a Festa de Peão de Barretos foi adiada para o ano que vem pela primeira vez na história. Na Paraíba, a tradicional Romaria da Guia, em Lucena, foi cancelada devido a pandemia. Enquanto isso, outros eventos se adaptaram a esse período em que vivemos e sob protocolos sanitários. Como a Expointer, principal evento do agronegócio do país em Esteio (RS). E a Feira do Livro de Bento Gonçalves (RS).

Os eventos religiosos
Dois principais eventos religiosos acontecem no Brasil durante este mês. O Círio de Nazaré, em Belém (PA) - que ocorre a cada segundo final de semana de outubro do ano. E a Nossa Senhora Aparecida, na cidade que tem o seu nome na região do Vale do Paraíba (SP). Na capital do Estado do Pará, a 228ª edição será diferente em virtude da pandemia, com missas em portões fechados (sendo transmitidas na TV e nas redes sociais) e procissões suspensas. Em Aparecida (SP), as celebrações da Padroeira do Brasil ocorrem sem a presença de público - apenas pessoas ligadas à Arquidiocese da Aparecida e obras sociais. 

A situação dos eventos esportivos 
#desporto :: Nesta quinta-feira (8), começou a fase das eliminatórias, da América do Sul, da próxima Copa do Mundo FIFA em Qatar, daqui a dois anos e dois meses. As primeiras partidas iniciariam em março deste ano, mas foi adiada em virtude da pandemia global. Nas duas primeiras rodadas, as partidas serão realizadas sob protocolos sanitários. Em agosto, a FIFA aprovou as datas remarcadas para outubro. Na Europa, a Liga das Nações da UEFA retornam neste sábado (10) e vai até a próxima quarta-feira (14) com mais duas rodadas da Fase de Grupos. 
No Tenis, a a 124ª edição do Roland Garros, principal torneio internacional de tênis que começou no último dia 27 do mês passado, termina neste domingo (11) em Paris (França). No Ciclismo, a 82ª edição da Volta a Portugal, que começou no dia 27 do mês passado, terminou nesta segunda-feira (5). Já a 103ª edição do Giro d'Italia, que começou no último sábado (3), e vai até o dia 25 deste mês, enquanto a 75ª edição de La Vuelta a España vai de 20 de outubro a 8 de novembro. No automobilismo, a IndyCar, que começou em 6 de junho, terminará no dia 25 deste mês com o GP de St. Petersburg (Flórida). No Basquete, as finais da da temporada 2019-20 da NBA podem terminar neste domingo (11) ou na próxima terça-feira (13). O Los Angeles Lakers lidera por 3-2 sobre o Miami Heat e vai para o Jogo 6. Se o Heat vencer de novo, irá para a sétima e última partida.

#cadaVIDAimporta 
(*A campanha deste blog como forma de respeito e solidariedade às famílias que perderam pessoas queridas da pior tragédia sanitária da história no Brasil e no Mundo.) Em Washington D.C., cerca de 20.000 cadeiras vazias foram colocadas fora da Casa Branca no último domingo (4) para representar o tributo que a pandemia tem causado nos Estados Unidos. Vinte mil cadeiras vazias estavam alinhadas no Ellipse, um grande gramado fora da White House. Cada um representa 10 vidas perdidas para COVID-19. Segundo a CBS News - com informações da WUSA-TV, a instalação de 20.000 cadeiras vazias teve como objetivo servir como um alerta para a Casa Branca. 


Os Estados Unidos é o país onde registra mais óbitos pela doença (com quase 220 mil mortos), seguida por Brasil (que neste sábado, 10, atingiu a mais uma marca sombria de 150 mil mortos) e Índia (com quase 110 mil). E digo mais uma vez: por trás da estatística, estão pessoas. São histórias que foram interrompidas por um inimigo invisível que assusta o mundo há dez meses e meio e ainda sem sinal do fim da pandemia. Fica aqui o meu respeito e a minha solidariedade aos familiares das mais de 1,1 milhão ao redor do globo, sendo mais de 150 mil no Brasil, da maior crise sanitária da história do Século 21.

No berço da pandemia... 
Wuhan, na China, 'marco zero' da pandemia onde tudo começou no dezembro do ano passado, está voltando a dar sinais de normalidade, com ruas comerciais cheias e festas em piscinas. Localizada na província de Hubei, a cidade não registra novos casos desde maio, e moradores criticam a resposta global à pandemia, como você vê no vídeo abaixo via YouTube/DW Brasil.


E pra finalizar sobre o tema... 
...nada melhor descrever as recomendações. Cuidado com as notícias falsas, as 'fake news'. Informe-se em um veículo confiável, em todas as mídias. Valorize o jornalismo profissional. Respeite o distanciamento social. Se sair quando for necessário como mercado ou farmácia, use máscara. Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel. Valorize a ciência e os cientistas. E, se possível, FIQUE EM CASA. 

--------------------

#OutubroRosa 
O mês de Outubro é dedicado ao movimento global de conscientização para o controle do câncer de mama. No Rio Grande do Sul, a jornalista Alice Bastos Neves é um dos nomes engajados nas ações do Outubro Rosa no Estado. No início deste ano, ela foi diagnosticada com câncer de mama e, durante o tratamento, não afastou do trabalho e seguiu apresentando a edição gaúcha do 'Globo Esporte' em formato remoto (antes da pandemia). Em 3 de agosto, com a volta do telejornal esportivo após quase cinco meses fora do ar em virtude da pandemia, retornou ao estúdio da RBS TV (Porto Alegre, RS) após sessões de quimioterapia. Na última quinta-feira (1), Alice apareceu, pela primeira vez, sem peruca ao apresentar uma série sobre atletas que superaram o câncer de mama. 

Ver essa foto no Instagram

Vamos juntos nesse outubro rosa? 💪🏼👊🏼💗👩🏻‍🦲

Uma publicação compartilhada por Alice Bastos Neves (@alicebastosneves) em


A série de reportagem "Vitórias" vai ao ar às terças-feiras na edição gaúcha do 'GE'. Alice entrevistou mulheres que encontraram força e inspiração na prática do esporte para superar a luta contra o câncer e para buscar uma vida mais saudável. Em entrevista a Revista Donna na edição de Fim de Semana de Zero Hora, no último sábado (3), a jornalista falou, à reporter Nathália Carapelos, sobre os desafios e as lições que aprendeu com o tratamento. E revelou que um dos grandes desafios foi a perda de cabelos. Alice encarou a batalha contra o câncer com leveza. E com a alegria, uma de suas marcas registradas.

O editor de coluna deseja recuperação a jornalista Alice Bastos Neves. Assim como outras mulheres, do Brasil e do mundo, que lutaram, que estão lutando contra o câncer. E também aquelas que venceram a batalha. E procure um médico. 

--------------------

Os 10 anos do Instagram
Na última terça-feira (6), o Instagram completou 10 anos. A rede social de compartilhamento de imagens pelo aparelho celular foi lançado em 6 de Outubro de 2010, criado pelos americanos Kevin Systrom e Mike Krieger, apenas para o sistema operacional iOS, como aplicativo. Em 2012, disponibilizou para o Android e, no ano seguinte, para o Windows Phone. Em 9 de abril de 2012, o Facebook adquiriu a rede social. Houve muitas transformações - principalmente nos últimos cinco anos: a publicação de vídeos de 15s até 60s; os 'Stories' - semelhante ao SnapChat no qual o usuário posta a publicação que fica disponível em até 24h; e o IGTV - com vídeos de até 15 minutos ou mais. Além do recurso do 'AO VIVO'. Mas nada substitui as publicações no FEED - com os filtros criados pelo 'Insta' ou por opção do usuário. Atualmente, a rede social tem 800 milhões de usuários ao redor do globo, sendo 69 milhões no Brasil. E está disponível em 32 idiomas. Abaixo, o vídeo via YouTube/TecMundo.


O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo. Ela se popularizou nos últimos sete anos. Por outro lado, pode trazer problemas ao usuário - assim como qualquer rede social, podendo atrapalhar a sua saúde mental, segundo especialistas. No dia 5 de julho, a jornalista Lucieli Dornelles, da EPTV Ribeirão Preto (SP), publicou em seu perfil no Instagram uma reflexão com a mensagem na foto traduzida em inglês: 'Instagram não é vida real'. Uma reflexão que compartilho com vocês aqui.

Ver essa foto no Instagram

❗️Instagram não é vida real ⚠️ Eu quero te lembrar disso para que você nunca mais se compare com as pessoas que aparecem por aqui. ❤️ Toda página de rede social funciona com uma curadoria por detrás: você vê segundos ou minutos do que o outro escolhe te mostrar. E, até por isso, é tão importante fazer uma seleção das pessoas que você acompanha. Que tipo de sentimento elas despertam em você? Que gatilhos impulsionam na sua alma? Elas parecem perfeitas? Elas querem se mostrar perfeitas? E os conteúdos motivacionais que você costuma ver? Realmente motivam? Ou causam um efeito reverso porque parecem fáceis demais para todo mundo e tão distantes da sua realidade? Cuidado. Primeiro, porque mesmo que a maioria escolha não expor os problemas (e tudo bem que seja assim), estamos todos lutando contra as nossas fraquezas... somos todos cheios de conflitos. Mas tudo bem que seja assim também! Metaforicamente falando, é graças à sombra que a gente consegue enxergar e valorizar a luz. Segundo, porque a vida supostamente cor-de-rosa pode alimentar o seu imaginário de forma tóxica, como se todos ao seu redor fossem felizes e você não. Posto isso, reforço: escolha bem o que você vai consumir nesse mundo cheio de possibilidades que é o mundo virtual. Faça você também a curadoria do seu setor de following. E, por último, mas não menos importante, tenha em mente: dentro ou fora da internet, o que nos agrega valor é a certeza de que cada ser humano tem uma missão diferente. Um propósito, uma razão de ser. Nosso trajeto - que às vezes é tranquilo, às vezes é sinuoso - sempre nos leva à nossa melhor versão. E nada tem a ver com o trajeto do outro. Não se compare! Abrace a sua história, abrace quem você é. Esqueça tudo aquilo o que te diminui! Olhar para os lados faz com que você atrase a sua caminhada, entende? Opte por colocar lentes de aumento apenas naquilo que te inspira e te faz crescer - e verá como o progresso e a felicidade surgirão naturalmente no seu coração. Com carinho, Lu. 🙏🏻✨ . . #pensamentos #reflexão #instagramisnotreallife #thinkpositive #thinkaboutit #reflexãododia #quotestoinspire

Uma publicação compartilhada por LUCIELI DORNELLES (@lelidornelles) em


Ou seja, um recado para o usuário do Instagram - seja em perfil pessoal, profissional ou comercial: acima de tudo, EQUILÍBRIO e BOM SENSO ao postar uma foto ou vídeo, seja no 'FEED' ou no 'Stories'. 

Nostalgia nas atualizações
Pra comemorar os seus 10 anos, o Instagram trouxe novidades na nova atualização do aplicativo nos dispositivos móveis. Além da função de mapa de Stories - com data e calendário das histórias compartilhadas na rede - e recursos para reduzir o assédio, a rede social traz um recurso em que o usuário tem a opção de mudar o ícone do APP no aparelho para um dos logotipos antigos ou variados. Uma nostalgia para os usuários que adoraram o recurso da troca de ícone em comemoração aos 10 anos da rede social.

--------------------

A onda de calor histórica no Brasil
Na edição anterior, mencionei sobre a onda histórica de calor que desde a última semana atinge grande parte do Brasil com temperaturas recordes. Em Mato Grosso do Sul, os termômetros marcaram, nesta segunda-feira (5), 44,6ºC na cidade de Água Clara, considerando recorde de temperatura na atual onda de calor no país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. Em São Paulo, houve recordes de temperatura em Piracicaba (40,5ºC) e Campinas (40,3ºC). Com temperaturas de 5ºC acima da média em partes do Centro-Oeste, Sudeste e Tocantins, o INMET emitiu nesta quarta-feira (6) alerta para risco de morte por hipertermia em locais mencionados
 
Para a história... 
Na semana em que a onda histórica de calor atinge grande parte do país, um levantamento divulgado nesta quarta-feira (6) pelo centro de pesquisas global Copernicus Climate Change (C3S) apontou que o planeta teve o setembro mais quente da História em 2020. Segundo o jornal O Globo (Rio de Janeiro, RJ), o registro é 0,05 grau Celsius superior ao visto em setembro de 2019, que detinha o recorde até agora. A tendência é que as temperaturas permaneçam altas até o final do ano. Desta forma, os cientistas registram que 2020 pode se tornar o ano mais quente, superando o patamar de 2016.


Um dos motivos do ar seco é a baixa umidade do ar, abaixo de 20% segundo a recomendação da OMS. Além disso, algumas pessoas dizem que as queimadas dos últimos dias, como o do Pantanal, também influencia para a onda de calor, como menciona o tweet acima do jornalista André Trigueiro em seu perfil no Twitter. Os meteorologistas dizem que a onda de calor deve permanecer o final deste mês. Felizmente, ela não atingirá por aqui, na Paraíba e nos estados do entorno, segundo a Agência Estadual de Gestão das Águas. Mesmo assim, segue aqui as recomendações em sutuações assim: beber bastante líquido, evitar a prática de qualquer atividade física com exposição ao sol e usar protetor solar ou boné/chapéu. Ah, e não deixar a água parada.

--------------------

Os grafismos do jornais impressos 📰 
Outro tópico sobre a mídia impressa é o grafismo ou projeto gráfico. No início dos anos 1990, a partir do jornal O Estado de S. Paulo, os jornais passaram por suas reformulações gráficas. A média da atualização gráfica de um jornal é, em média, entre 4 e 7 anos. A paleta de cores também chama a atenção do leitor. Nos últimos 20 anos, grande parte dos periódicos adotaram, em suas primeiras páginas, destaques com maior fôlego - inclusive em casos excepcionais. Uma boa criatividade na diagramação, principalmente na capa, pode ganhar prêmios. Entre as premiações estão o Best of Newspaper Design, feito pela Society for News Design que destaca o melhor na área visual em jornalismo impresso. No vídeo abaixo, você confere uma reportagem exibida no programa 'Vitrine', da TV Cultura, em 1993, sobre a reformulação gráfica do jornal O Estado de São Paulo naquela época (a última atualização foi em 2010 e dura até hoje). Vídeo via YouTube/agconline.


Filmes ligados a mídia impressa 
Existe algumas ficções ligadas a mídia impressa. Uma delas é o 'The Post' (2017), dirigido por Steven Spielberg que dramatiza a história real dos jornalistas do The Washington Post tentando publicar documentos secretos sobre o envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, no início da década de 1970. Deixo aqui um fragmento do filme que me chamou atenção e resolvi compartilhar aqui. Repare como era a produção naquela época - diferente nos dias de hoje. Vídeo via YouTube/PazzaPotato.


▼ +INFO. 
The Post.
USA, 2017, 113 minutos.
Produção: DreamWorks Pictures, Amblin Partners, Amblin Entertainment, 20th Century Fox, Participant Media, Pascal Pictures, Star Thrower Entertainment. 
Distribuição: Universal Studios, 20th Century Fox.. 
Direção: Steven Spielberg. 
Elenco: Meryl Streep, Tom Hanks, Sarah Paulson, Bob Odenkirk, Tracy Letts, Bradley Whitford, Bruce Greenwood, Matthew Rhys.
Onde encontro: Netflix, YouTube Filmes, Google Play Filmes.
Classificação: 12 anos (BRA).
MINHA AVALIAÇÃO: [Não avaliado*].

As quatro cores
Concluo uma seção especial sobre a importância da mídia impressa e pela valorização do meio que está prestes a virar uma 'esquecida' ou uma 'extinção'. E pra isso não acontecer, basta se reinventar (assim como o rádio ou TV) e encontrar um caminho certo, como diz o jornalista Eduardo Tessler em seu artigo no portal Meio&Mensagem. Além de credibilidade, independência e modernidade. A minha crônica sobre a importância da mídia impressa você encontra clicando aqui. E grande parte do conteúdo que foi mencionado aqui - e em edições anteriores - foram baseados de referências de sites ou livros. E sempre houver alguma novidade sobre o meio (como projeto gráfico de um jornal ou números de tiragens no Brasil), registrarei aqui. Finalizo com as quatro cores que são a marca registrada na mídia impressa e que são usadas na indústria gráfica. 


No mais, valorize a mídia impressa. E VIDA LONGA ao meio, em especial ao jornal. 

*Fonte: Portal Imprensa.

--------------------

Premios Nobel 
A cada primeira semana de outubro do ano, a Academia Sueca anuncia os vencedores dos Premios Nobel. Nesta semana, foram anunciados os vencedores em cinco categorias. Nesta segunda-feira (5), O Nobel de Medicina vai para os três cientistas, os estadunidenses Harvey J. Alter e Charles M. Rice e o britânico Michael Houghton, pela descoberta do vírus Hepatite C - doença, para a qual não existe vacina, que pode se tornar crônica e causar câncer, levando à óbito. Nesta terça-feira (6), o Nobel de Física vai para o britânico Roger Penrose, o alemão Reinhard Genzel e a americana Andrea Ghez por descobertas sobre buracos negros. Ghez é a primeira mulher premiada neste ano, e a quarta a ganhar na categoria de Física na história do prêmio - desde 1901.
Nesta quarta-feira (7), o Nobel de Química vai para duas cientistas, a francesa Emmanuelle Charpentier e a norte americana Jennifer A. Doudna, pelo desenvolvimento do Crispr, método de edição do genoma. É a primeira vez na história que duas mulheres ganham, juntas, nesta categoria. Nesta quinta-feira (8), o Nobel de Literatura vai para a poeta americana Louise Glück, 'por sua inconfundível voz poética, que torna universal a existência individual', segundo a instituição. E nesta sexta-feira (9), foi anunciado o prêmio mais importante, o Nobel da Paz, que vai para o Programa Mundial de Alimentos da ONU pelos seus esforços em combater a fome e por sua contribuição para melhorar as condições de paz em zonas de conflito. 
Na próxima segunda-feira (12), será anunciado o Nobel de Economia, fechando o ciclo de anúncios de ganhadores dos Premios Nobel. Pela primeira vez na história desde 1944, a premiação será virtual em virtude da pandemia global do novo coronavírus. E tem data marcada: 10 de dezembro em Oslo, capital da Noruega.

--------------------

Disney+ sob polêmicas
O Disney+ será lançado no Brasil e na América Latina no dia 17 do próximo mês. E está causando polêmicas antes do lançamento. A comunidade 'O Camundongo da Disney' diz em seu perfil no Twitter que a chegada do serviço de streaming VOD pode causar impactos no Brasil como está acontecendo em outros países. Baseado nas fontes como site CanalTech, o impacto pode causar 'a retirada de títulos dos concorrentes (como Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay ou Telecine Play)'. Mas poderá causar também, segundo a comunidade, 'o fim do lançamento na mídia física (como DVD's e Blu-Ray's - ambos insubstituíveis)'; o 'bloqueio da exibição de filmes da Disney nos canais de TV por Assinatura'; e 'a suspensão da venda e locação digital (como Google Play Filmes ou iTunes)'. No fim das contas, isso vai dar muita confusão... 

--------------------

#obtuario #inmemoriam 

1933-2020: O 'expert' da música brasileira
O Brasil perdeu um dos grandes nomes da música nacional, em especial à MPB. Zuza Homem de Mello morreu nesta segunda-feira (5) aos 87 anos. Segundo os familiares, ele morreu em casa enquanto dormia e a causa foi infarto. Zuza estudou música nos Estados Unidos na década de 1950 e escreveu colunas sobre música nos jornais Folha da Manhã e Folha da Noite. Ingressou na TV Record em 1959, onde permaneceu dez anos. No rádio, apresentou e produziu programas. Voltou para a mídia impressa como o crítico de música popular no jornal O Estado de S. Paulo e de outras publicações no Brasil e no exterior. Em 1997, ele coordenou a Enciclopédia da Música Brasileira. E desde 2018, ocupava a cadeira de número 17 da Academia Paulista de Letras. Zuza Homem de Mello produziu as vinhetas da Rádio BandNews FM (desde 2005 até o dia de hoje) e do canal pago BandNews TV (entre 2006 e 2008) - como você vê nos vídeos abaixo via YouTube/supercanaltvarquivo e YouTube/MP Provisório.



1955-2020: Uma das lendas do Rock mundial
Nesta terça-feira (6), morreu o guitarrista Eddie Van Halen. Ele tinha 65 anos e lutava contra o câncer na garganta. Nascido em Amsterdã, nos Países Baixos, ele foi um dos maiores guitarristas de rock da História e fundou em 1972 junto com o seu irmão, Alex, a banda batizada dois anos depois com o sobrenome deles. O Van Halen foi uma das bandas mais influentes do hard rock e também do heavy metal. O estilo enérgico e espalhafatoso da banda marcou a cultura dos anos 1980. Em 2007, o grupo entrou para o Hall da Fama do Rock. Eddie permaneceu até 2015. Entre as canções que marcaram a carreira do músico estão "Jump" (1983) e "I'll Wait" (1983). A última que usou como trilha de fundo da chamada da versão local do 'Jornal do Almoço' na RBS TV Caxias do Sul (RS) em 1985 no vídeo via YouTube/TOC Comunicação.


--------------------

#InBrief

• NATUREZA :: Três filhotes de tubarão lixa que nasceram no Projeto Tamar, na Praia do Forte (BA), foram encaminhados para o estado de Sergipe, nesta terça-feira (6). Segundo o G1 BA, os tubarões vão viver em um oceanário de Aracaju para ajudar a divulgar a mensagem da preservação da espécie.

• NORONHA :: Um decreto do governo de Pernambuco publicada no dia 23 do mês passado do Diário Oficial do Estado alterou a política habitacional do arquipélago. O decreto prevê, entre outras questões, que as pessoas que não moram na ilha não podem ser contempladas com terrenos ou casas. 

• FLORIPA :: Quase onze meses depois da reinauguração, a Iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz deve ser finalizada até o fim de novembro. A secretaria da Infraestrutura da cidade diz que os trabalhos sofreram atrasos por conta dos constantes furtos de fiação elétrica da estrutura.

• SALVADOR :: Moradores do bairro do Uruguai usam uma moeda exclusiva que só circula no comércio local e movimenta a economia da região. Segundo a reportagem da TV Bahia, o nnome da moeda é 'Umoja', (do dialeto africano que significa "estar juntos") criada em 2017 pelo banco comunitário. 

• DELTA :: O estado de Louisiana, que ainda se recupera do furacão Laura, voltou a ser atingida nesta semana com a passagem do furacão Delta, com ventos de 155 km/h e que causou alagamentos. Segundo o G1, Delta é a 26ª tempestade de uma temporada de furacões no Atlântico incomumente ativa. 

• APP :: O Rappi, aplicativo de entregas em delivery, lançou nesta quinta-feira (8) um serviço de agência de viagens que oferta da compra de passagens aéreas à reservas de ingressos para parques de diversões. A informação é do jornal Folha de S. Paulo. Está disponível em versão restrita. 

• ANIVERSÁRIO :: Neste domingo (11), a cidade de Campina Grande (PB) completa o seu 156º aniversário de emancipação. Localizada no Agreste e com uma população estimada de 411.807 pessoas (IBGE/2020), a cidade é conhecida pelo 'Maior São João do Mundo', além da tecnologia e do setor universitário.

• STREAMING :: O Globoplay ultrapassou Netflix em número de assinantes no Brasil. Segundo o levantamento feito pelo professor da Fundação Getúlio Vargas, Murillo Dias, o serviço de Streaming VOD do Grupo Globo tem um total de 20 milhões de assinantes, superando os 17 milhões da Netflix.

• TELEVISÃO :: Na próxima segunda-feira (12), a Globo começa a reexibir, em versão especial, a novela 'Haja Coração' (2016) no horário das 19h. Escrita por Daniel Ortiz, a trama irá substituir 'Totalmente Demais' (2015), que estava no ar em março no horário da atual novela 'Salve-se Quem Puder'.

• FIM DE ANO :: Desde a última semana, as lojas do Recife anteciparam a decoração natalina com árvores montadas e venda de produtos focados no ciclo natalino. Segundo a TV Globo Recife, o objetivo é recuperar parte dos prejuízos devido à pandemia. Sinal de que 2020 está no começo do fim. 

• DINHEIRO :: Dólar US$ - Comercial: R$ 5,52. Dólar US$ - Turismo: R$ 5,67. Euro - Comercial: R$ 6,53. Euro - Turismo: R$ 6,76. Libra Estrelina - Comercial: R$ 7,20. Dólar Canadense: R$ 4,21. Dólar Australiano: R$ 4,00. Peso Argentino: R$ 0,07. (Fonte: UOL)

--------------------

ANIVERSARIANTES... 🎂 
...da semana que passou. TER 6 OUT: Kattally Gabrielly D. Barbosa (Caaporã, PB), Anna Karolliny Monteiro (Acaú, Pitimbu, PB), Filipe Chaves (Caaporã, PB), Michelle Trombelli (jornalista - São Paulo, SP). QUA 7 OUT: Alice Ferreira (João Pessoa/Caaporã, PB). QUI 8 OUT: Edilane Araújo (jornalista e comunicadora - João Pessoa, PB), Beatriz Ribeiro (João Pessoa, PB), Mariana Cruz (estudante), Edrísio Nazário Filho (Caaporã, PB). SEX 9 OUT: Wedja Lima (Caaporã, PB).  
...deste fim de semana. SAB 10 OUT: Edgar Pereira de Oliveira (Caaporã, PB). DOM 11 OUT: Guto Rabelo (jornalista - Belo Horizonte, MG), Thaynara Oliveira (Itambé, PE), Renata Ryff Moreira (Porto Alegre, RS).   
...da semana que virá. SEG 12 OUT: Élyda Leopoldino (nutricionista - Caaporã, PB/Goiana, PE), Arthur Veloso (Caaporã, PB). TER 13 OUT: Bruna Góes (cantora - Florianópolis, SC), Diego Guichard (jornalista - Porto Alegre, RS). QUA 14 OUT: Andrielly Carolayne (Goiana, PE). QUI 15 OUT: Leonardo Amorim (Alhandra, PB), Danila Marcelino (Caaporã, PB). SAB 17 OUT: Giovanni Meireles (jornalista - João Pessoa, PB). 

--------------------

CANÇÃO DA SEMANA 🎶 
Marina Elali Ft. Maestro Eduardo Lages - Nossa Senhora (LIVE) 
*Composta por: Roberto Carlos, Erasmo Carlos. 
*Álbum: DVD Sucessos do Rei - Ao Vivo. 
© 2019 Sony Music Publishing / Sony ATV.

Na próxima segunda-feira (12), é comemorada, para os católicos, a padroeira do Brasil: Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A cada ano, paróquias do Brasil (inclusive as que tem o nome da Santa em algumas cidades) celebram a data. A maior festa é o Santuário Nacional em Aparecida (SP), cidade em que há 303 anos, a réplica (ou fac-smile) da santa foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul. O dia 12 de outubro se tornou feriado em comemoração à aparição da santa. No ano passado, cerca de 170 mil pessoas participaram durante a novena. Este ano, a novena, que começou no último sábado (3) e vai até a próxima segunda-feira (12), terá a programação alterada em virtude da pandemia do coronavírus, com missas transmitidas nos meios de comunicação e sem a presença de público - apenas pessoas ligadas à Arquidiocese da Aparecida e obras sociais. Pra marcar esta data, compartilho aqui a canção 'Nossa Senhora', composta por Roberto Carlos e Eduardo Carlos, na voz da potiguara Marina Elali com participação do Maestro Eduardo Lages. Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida interceda por cada um de nós - inclusive neste período em que vivemos atualmente. E que ilumine os nossos caminhos, amém! *Via YouTube/Marina Elali.


--------------------

PONTO FINAL. • Em Santa Catarina, um jovem pediu a namorada em casamento em um aquário de Balneário Camboriú, no Litoral Norte. Foi na última quinta-feira (1). Segundo a NSC TV com informação do portal G1 SC, um mergulhador segurou o cartaz com pedido dentro d'água enquanto casal, Vitor Venske, 20, e Thainá Cristina Moura, 18, visitava o local que é atração turística na cidade. A namorada aceitou o pedido. Outras pessoas estavam também visitando o aquário e aplaudiram os noivos. Segundo Vitor, a inspiração veio de um pedido parecido feito no exterior. O editor de coluna deseja felicidades ao casal.
--------------------

 *AVISO:  O editor fará uma pausa neste espaço por motivos de afazeres pessoais. Assim que puder, retornarei aqui com uma nova edição. Desde já, agradeço a sua compreensão. 

ESTOU NO... 
...Twitter e Instagram: @lucianoamorim94.

*Com informações do Diario de Pernambuco, A Gazeta (Vitória, ES), G1, Reuters, Jornal O Globo, G1 RJ, Jornal O Globo, Jornal Extra, RTVE.es, G1 SP, G1 PE, G1 PB, GloboNews, Rádio CBN, Correio do Povo, G1 Ribeirão e Franca (SP), Portal MaisPB, CBS News, Deutsche Welle, Portal Coletiva.Net, G1 RS, Portal GZH (Rádio Gaúcha/Zero Hora), Site TechTudo, G1 Piracicaba e Região (SP), G1 Campinas e Região (SP), Metro Jornal, G1 SC, Agencia France Presse, Folha de S. Paulo, G1 Vale do Paraíba e Região (SP), G1 SC.

---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma enchente para a história