Confira um resumo dos fatos da semana selecionados pelo editor.
Semana 10*, 11*, 12*, 13*, 14*, 15* e 16 de 52 do ano de 2021.
*ESCLARECIMENTO: Esta edição seria publicada no mês passado, entre sábado 13 e domingo 14. Entretanto, por motivos pessoais, a edição #19 desta coluna foi publicada neste fim de semana, com um "resumão" dos assuntos selecionados pelo editor durante esta semana e alguns da semanas anteriores (não estranhe!). Desde já, agradeço a sua compreensão.
Pandemia, ano 1
#editorial
Nesta quinta-feira (11), completou 1 ano em que a Organização Mundial da Saúde declarou o surto do novo coronavírus como pandemia global. Naquele dia, segundo a edição do jornal O Estado de S. Paulo (São Paulo, SP) do dia seguinte, era 118 mil infectados em 114 países, além de 4.291 mortes. Também naquela época, a China, onde tudo começou, começava a declinar a epidemia enquanto a Itália vivia a situação gravíssima - virando até epicentro. Foi naquela época também que autoridades locais e nacionais começaram a adotar medidas restritivas para conter o avanço do contágio como fechamento de cinemas e suspensão de eventos esportivos e culturais.
*
Doze meses se passaram e o planeta tem um número mil vezes maior de casos. São quase 120 milhões de infectados e 2,6 milhões de vidas perdidas - dados do WorldOMeters às 22:00 UTC-2 do dia 11 do mês passado. A doença está em 224 territórios de 5 continentes. Há um ano, a China era o epicentro da doença. Hoje, é os Estados Unidos com o maior em números absolutos de casos e óbitos e o Brasil, que vive o PIOR MOMENTO desde o início, com o maior número de óbitos por dia.
*
Um ano convivendo com o MEDO. Com a INCERTEZA. Com a PERPLEXIDADE. Com a 'ANORMALIDADE'. Com um TEMPO DE UM PRESENTE SEM AMANHÃ (como diz a escritora Lilia Schwarcz). A sensação que nós temos no momento, de um ano pra cá, se resume a três palavras: EXAUSTOS, PERPLEXOS e PERDIDOS. Mas apesar deste CAOS que estamos vivendo, jamais percamos a FÉ e ESPERANÇA em DIAS MELHORES.
*
A única forma pra conter o contágio é a mesma (e não sou eu ou os profissionais de imprensa que estamos dizendo, é a medicina e a ciência) - e muito além das medidas restritivas: uso de máscara, distanciamento social, hábitos de higiene como lavar as mãos, testagem em massa, rastreio de contatos e vacinação em massa.
*
E como mencionei na edição anterior desta coluna, com união, diálogo e solidariedade, vamos vencer, juntos, a uma longa batalha que já dura 12 meses.
Quarentena, ano 1
No dia 17 do mês passado, completou 1 ano de cumprimento da minha QUARENTENA voluntária (e nesta terça-feira, 20, completou 400 dias de cumprimento), desde que começou no dia em que a faculdade onde estudo começou a suspender aulas presenciais. E cumprindo aos trancos e barrancos, saindo quando for necessário - como farmácia ou supermercado. O Isolamento Social é uma das formas de evitar o contágio do vírus e recomendado pelas autoridades sanitárias como uma das formas de prevenção. Uma QUARENTENA que, pra aqueles que ainda estão cumprindo desde o início, ainda está longe de acabar.
--------------------
#coronacrise
O PIOR MOMENTO no Brasil
Desde o início de março, o Brasil vive o PIOR MOMENTO desde o começo da pandemia. Nos últimos dias, o país se tornou epicentro global com recorde de casos e óbitos por dia e na média móveis diários ( nas últimas semanas, a Índia voltou a ser o epicentro global por aumento repentino de casos e óbitos). O mês de março foi o mais letal com 66.868 vidas perdidas - segundo Consórcio de Imprensa com dados das Secretarias Estaduais da Saúde. E a tendência, segundo a comunidade científica, é piorar caso as medidas preventivas, de simples até drásticas, fossem adotadas de imediato.
Os acontecimentos das últimas semanas foram (e são) tão pesados - e até muito duros - que, em vez de descrever tudo o que aconteceu nas últimas semanas, resolvi compartilhar por aqui vídeos de relatos de cientistas sobre como chegamos a este momento mais crítico que você confere abaixo.
A microbiologista Natália Pasternak em entrevista à Rádio BandNews FM (via YouTube/Rádio BandNews FM).
O médico Dráuzio Varella ao 'Jornal da Tarde' da TV Cultura (via TouTube/Jornalismo TV Cultura).
O médico Roberto Kalil ao 'CNN Prime Time' da CNN Brasil (via TouTube/CNN Brasil).
O médico e neurocientista Miguel Nicolelis em entrevista a Deutsche Welle Brasil (via TouTube/DW Brasil).
O virologista Átila Iamarino ao 'Jornal da Cultura' da TV Cultura (via TouTube/Jornalismo TV Cultura).
E a médica Rosana Ritchmann ao 'Jornal da Cultura' da TV Cultura (via TouTube/Jornalismo TV Cultura).
A pandemia ainda não acabou. Até que a maioria da população fosse vacinada, mantenha os cuidados - como você confere no final deste segmento.
#cadaVIDAimporta
(*A campanha deste blog como forma de respeito e solidariedade às famílias que perderam pessoas queridas da pior tragédia sanitária da história no Brasil e no Mundo.) Na última semana, o planeta atingiu a mais uma marca triste e sombria: 3 milhões de vidas perdidas pela doença ao redor do globo. A marca foi registrada primeiro pelo WorldOMeters (na última sexta-feira, 16) e depois pela Johns Hopkins University (no último sábado, 17). É como se fosse a população atual de uma cidade como Brasília (Distrito Federal, Brasil) e Athenas (Grécia) estivessem sumidas do mapa durante 15 meses. Estados Unidos, Brasil e Índia são os países que registram mais óbitos.
*
E digo mais uma vez: por trás da estatística, estão pessoas. São histórias que foram interrompidas por um inimigo invisível que assusta o mundo há um ano e mais de quatro meses e ainda sem sinal do fim da pandemia. Fica aqui o meu respeito e a minha solidariedade aos familiares das mais de 3 milhões ao redor do globo, sendo mais de 270 mil no Brasil, da maior crise sanitária da história do Século 21.
Campanhas que impactam
Nas edições #15 e #18 desta coluna, mencionei peças publicitárias dos governos de alguns estados ou municípios que retratam transmissão entre pessoas da mesma família ou amigos quando uma delas não respeita o isolamento e as regras de cuidado pessoal, além de alertar para riscos de transmissão de COVID-19 em períodos de confraternização como festas de Fim de Ano. Nesta edição, você confere nos vídeos abaixo, as campanhas da Câmara Municipal de João Pessoa, da Assembleia Legislativa do Maranhão e dos governos dos estados do Ceará, Rio Grande do Sul e da Bahia. São campanhas fortes e impactantes, mas são necessárias. E até pra enxergar a situação real em que vivemos. (Via YouTube/TVCamaraJP, /TV ASSEMBLEIA MARANHÃO, /Governo do Ceará, /Governo do Rio Grande do Sul e /Governo da Bahia.)
'Abril Pela Vida'
É o nome do movimento formado por mais de 30 cientistas, pesquisadores e economistas através de uma carta aberta que sugere aos governos federal, estaduais e municipais uma adoção imediata de lockdown nacional - e real - de 21 dias para evitar mortes acompanhada por auxílio emergencial de parcela única. De acordo com um estudo da Impulso Gov, organização sem fins lucrativos de saúde pública, o avanço da imunização no País terá impactos positivos a partir de maio, o que pode reduzir à metade a média móvel de mortes e aliviar a pressão sobre os hospitais. Além disso, especialistas acreditam que, com as medidas adotadas, 22 mil vidas podem ser poupadas. A carta conta com assinaturas de apoio ao movimento - que você pode assinar clicando aqui. Além de disponibilizar o download pra baixar o conteúdo e postar nas redes sociais do usuário.
Reinfecção é real
Um estudo recente da Fiocruz, em parceria com o Instituto D'Or e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, aponta que pessoas que tiveram casos leves de COVID-19 podem ter sintomas mais fortes na reinfecção. Ao 'Jornal Nacional' da TV Globo, o pesquisador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da entidade, Thiago Moreno - que coordenou o estudo, mostra que a reinfecção pode ser pelo mesmo vírus da primeira infecção, não dependendo das variantes. Resumo: mesmo que a pessoa contraiu a doença, corre o risco de pegar de novo. E para isso não acontecer, os cuidados de prevenção continuam a ser mantidos, o que reforçam os pesquisadores deste estudo e que você confere no final deste segmento. Até porque, ainda não é hora de baixar a guarda e a reinfecção já é uma realidade em alguns países.
Infecção de cães e gatos
Um outro estudo, do Hospital Naval Marcílio Dias no Estado do Rio de Janeiro, aponta que a infecção de cães e gatos pelo coronavírus é mais frequente do que se imaginava. Segundo o jornal O Globo (Rio de Janeiro, RJ), pesquisadores encontraram uma taxa de positividade de 11,25% nos 311 pets testados, no estudo com a maior amostragem sobre o SARS-CoV-2 e animais de estimação já realizado no país. Como o vírus é transmitido de seres humanos para animais, a significativa positividade é um indicador da elevada disseminação da pandemia, já que não foram testados especificamente pets de pessoas infectadas, o que aumentaria a chance de haver animais com o vírus. Todos os animais são de São João de Meriti e foram testados com a autorização dos tutores pela técnica padrão ouro para a detecção do SARS-CoV-2, o exame molecular de RT-qPCR.
Mais uma semana santa atípica
Pelo segundo ano consecutivo, a Semana Santa e o Tríduo Pascal foi diferente. Todas as paróquias foram transmitida via online. Entretanto, este ano foi diferente de 2020. A começar pelo Vaticano, que este ano teve a presença de público com distanciamento e o uso de máscaras e com capacidade de até 200 pessoas, diferente do ano passado que não teve a presença de fieis. Aqui na região onde moro, as paróquias das cidades paraibanas de Caaporã, Alhandra e Pitimbu realizaram todas as celebrações transmitidas pela internet e sem a presença de público seguindo orientações da Arquidiocese da Paraíba e do Governo do Estado. Enquanto em Goiana (PE), houve as celebrações com presença de público limitado de até 30% e sob protocolos sanitários entre a quinta-feira santa e o domingo de Páscoa. Em Aparecida (SP), houve a presença de público (com distanciamento e protocolos sanitários) apenas no domingo de Páscoa - depois de uma liminar do Supremo Tribunal Federal que proibia estados e municípios de impedirem completamente celebrações religiosas presenciais (a liminar foi derrubada no dia 8 deste mês).
*
Em tempos normais, eram realizadas as procissões de Domingo de Ramos; a cerimônia de lava pés e procissão em silêncio na Quinta-feira Santa; a procissão do Senhor morto na Sexta-feira da Paixão; o acendimento do fogo fora da Igreja e batizados na Vigília Pascal no Sábado de Aleluia; o encontro com Jesus e Maria na quarta-feira Santa; e a Via Sacra na Sexta-feira da Paixão - ou nas outras sextas-feiras durante a Quaresma. Tudo isso não aconteceu este ano, assim como no ano passado. A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (Brejo da Madre de Deus, Pernambuco), considerado o maior teatro a céu aberto do mundo, também não ocorreu pelo segundo ano seguido, como relata o presidente da Sociedade Teatraz de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, no vídeo abaixo via YouTube/ Rádio Nova FM.
Mais eventos cancelados
Assim como a Semana Santa, é provável que datas comemorativas também será diferente pelo segundo ano seguido - em virtude da pandemia global ainda em curso e com a situação atual. Entre as datas estão os Festejos Juninos. Em Pernambuco, Caruaru e Petrolina anunciaram o cancelamento. Na Bahia, cidades como Camaçari, Santo Antônio de Jesus e Amargosa também anunciaram seus cancelamentos. Outras cidades ainda está aguardando a decisão como Campina Grande (PB) e Juazeiro (BA). Mas tudo tudo indica que, assim como o ano passado, este ano será, mais uma vez, virtual (a partir de 'lives' musicais). No fim das contas, só com a grande parte da população vacinada (e também com os cuidados como máscara e distanciamento) é que ocorrerá o retorno dos eventos e festivais - e prometem que será o maior de todos os tempos.
Os eventos esportivos
#desporto :: No Tenis, o Rio Open, no Rio de Janeiro, foi cancelado este ano em virtude da pandemia e foi adiado para 2022. Já Roland Garros, em Paris, foi adiado por uma semana e ocorrerá entre 30 de maio e 13 de junho. No automobilismo, a temporada 2021 do IndyCar (em português, Formula Indy) começa neste domingo (18) e vai até 26 de setembro, podendo sofrer alterações durante o período. Assim como na Formula 1 que começou no dia 28 do mês passado e vai até 12 de dezembro. No atletismo, a 125ª edição da Maratona de Boston (Massachusetts, USA), que foi adiada do ano passado pela primeira vez na história, está prevista para 11 de outubro. Em Hamburgo (Alemanha), a sua tradicional Maratona foi adiada por uma semana e a organização busca uma nova sede numa outra cidade para ser realizada. No Ciclismo, quatro principais competições da Europa (Giro D'Italia, Le Tour de France, La Vuelta de España e Volta a Portugal) estão com as datas previamente mantidas - como nos anos anteriores até 2019.
E pra finalizar sobre o tema...
...nada melhor descrever as recomendações. Cuidado com as notícias falsas, as 'fake news'. Informe-se em um veículo confiável, em todas as mídias. Valorize o jornalismo profissional. Respeite o distanciamento social. Se sair quando for necessário como mercado ou farmácia, use máscara. Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel. Valorize a ciência e os cientistas. E, se possível, FIQUE EM CASA.
--------------------
#TodosPelasVacinas 💉
Quase cinco meses depois do início da vacinação contra a doença, o planeta atingiu, neste sábado (24), a marca de 1 bilhão de doses administradas. Segundo o levantamento da Bloomberg - até o fechamento desta edição, mais de 1 bilhão de doses foram aplicadas em 172 países, com uma taxa de 18,5 milhões de doses por dia. Israel segue como o país mais avançado com 10,38 milhões de doses administrados, atingindo 62,1% da população total - na primeira dose - e 119,96% de doses aplicadas por 100 habitantes. Os dados são do levantamento do Our World in Data. Nas próximas semanas, Seychelles e Israel serão os primeiros países que irão atingir a imunidade de rebanho. Na Europa, enquanto Reino Unido é o mais avançado (com quase 50% na primeira dose), países como Portugal, Alemanha, Espanha e Itália estão na casa dos 20% de doses aplicadas por 100 habitantes.
Gibraltar
Nas últimas semanas, houve expectativa de que Israel e Seychelles seriam os primeiros países a atingir a imunidade de rebanho - com até 75% da população vacinada. Mas um território chegou primeiro antes de dois países. Gibraltar, território pertencente ao Reino Unido que fica no extremo sul da Península Ibérica com uma população de 24 mil habitantes, foi o primeiro país ou território a começar, de forma gradual, a dar sinais do retorno a normalidade. Com 3/4 da população vacinada e sem novos casos, o governo local começou no dia 25 do mês passado uma reabertura quase total, desobrigando o uso de máscaras em áreas abertas e retirava o toque de recolher. Além disso, autoridades locais também estão vacinando cidadãos da vizinha Espanha que cruzam a fronteira (com cerca de 10 mil pessoas) todos os dias para trabalhar.
Israel
De acordo com dados recentes do levantamento do Our World in Data, Seychelles e Israel serão os próximos países a atingir 3/4 da população vacinada. Israel que no último domingo (18) começou a suspender a obrigatoriedade de máscaras ao ar livre, que foi um dos primeiros países a impor a utilização de máscaras em locais públicos no começo do ano passado. Com o avanço da vacinação em massa que começou no final do ano passado acompanhado de medidas restritivas, autoridades estão planejando uma reabertura pós-pandemia que começou no mês passado com a reabertura de restaurantes, bares e praias. Tudo de forma gradual.
No Brasil, os primeiros efeitos
No último fim de semana completou três meses depois do início da vacinação contra a COVID-19 no Brasil. E já começaram os efeitos como queda em internações e mortes pela doença entre idosos entre 85 e 90 anos em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Bahia. Estudos preliminares indicam que o número de casos e mortes pela doença entre profissionais de saúde despencaram, como no Rio Grande do Sul. São dados que nos animam e que nos enchem ainda mais de esperança.
*
No Brasil, mais de 28,7 milhões de pessoas foram vacinadas na primeira dose, cobrindo 13,58% da população, segundo dados do Consórcio de Imprensa. A segunda dose já foi aplicada em 12,2 milhões de pessoas (cobrindo 5,79% da população). O ritmo é lento e se mantiver o ritmo atual, levará três anos para imunizar 70% da população contra o vírus, segundo MonitoraCovid19 da Fiocruz. Mais de 41 milhões de doses foram aplicadas no país. Na América do Sul, doze países e um território já começaram a vacinação: Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Peru, Colômbia, Guiana, Venezuela, Uruguai, Paraguai e Suriname. Não sabemos como está a situação em Guiana Francesa, território pertencente à França.
*
Na cidade de Serrana, na região de Ribeirão Preto (SP), foi concluída no último domingo (11) a vacinação em massa que iniciou em 17 de fevereiro - com a aplicação da segunda dose. A cidade foi escolhida pelo Instituto Butantan para um estudo inédito sobre os efeitos da CoronaVac (em conjunto com a farmacêutica chinesa SinoVac) para bloquear a pandemia. Cerca de 28 mil dos 45,6 mil habitantes - acima dos 18 anos - foram imunizados. A expectativa é pelos resultados preliminares da pesquisa que sairá no mês que vem. Mas os efeitos começam a ser sentidos. Profissionais de saúde locais ouvidos pelo portal G1 Ribeirão e Franca (SP) relatam ter percebido sinais de queda nas hospitalizações e na incidência de casos graves da doença. Na cidade, moradores vivem clima de esperança em dias melhores. Abaixo, o vídeo via YT/Jornal da Clube (TV Clube Ribeirão Preto - SP).
Nos Estados Unidos...
...mais da metade da população adulta estadunidense já foi vacinada com a primeira dose desde o dezembro do ano passado. Os dados são do Centro de Controle de Doenças do país (CDC). Até aqui, o país tem 137,23 milhões na primeira dose (o que equivale a 41% da população) e 91,18 milhões na segunda dose (o que equivale a 27,3% da população), totalizando 222,32 milhões de doses administradas. Os dados são do levantamento do Our World in Data. Maine, Alasca e Dakota do Sul são os estados mais avançados na vacinação - embora Califórnia é o estado com maior número de doses administradas.
E nas Ilhas Maldivas...
...o governo local está planejando vacinar os turistas que chegarem ao arquipélago. Segundo o jornal O Globo e O Estado de S. Paulo, o plano, que entraria em vigor após vacinação da população, visa a retomar o turismo, atividade fundamental na economia do país. Os turistas poderão escolher a vacina que preferirem para serem inoculados entre as disponíveis no país - AstraZeneca/Oxford, Pfizer e Sinopharm. Para o ministro do Turismo das Maldivas, Abdulla Mausoom, o entorno dos complexos hoteleiros 'é perfeitamente seguro para a vacinação'. E que os turistas poderiam 'ficar por cinco a oito semanas, receber a segunda dose ou sair e voltar para a segunda dose'. Localizado no Oceano Índico, o famigerado arquipélago de 540 mil habitantes tem, desde o início da vacinação até aqui, 288,9 mil na primeira dose (o que equivale a 53,5% da população) e 69,8 mil na segunda dose (o que equivale a 12,9% da população), totalizando 358 mil doses administradas. Os dados são do levantamento do Our World in Data.
E mais testes...
No Brasil, a Anvisa autorizou nesta segunda-feira (19) a sexta vacina a ser testada no país. Segundo o porta G1, trata-se da vacina SCB-2019, financiada pela empresa Sichuan Clover Biopharmaceuticals, da China, e será testada em voluntários nos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro com 18 anos ou mais. De acordo com levantamento do G1, o país tem, ao menos, 11 projetos de candidatas a vacina contra a Covid-19. Todos estão sendo desenvolvidos em universidades e instituições de pesquisa públicas. Uma das candidatas é o ButanVac, do Instituto Butantan, anunciada no dia 26 do mês passado e que aguarda a autorização da Anvisa para iniciar os testes da fase 3.
'A Corrida das Vacinas'
É o título da série documental original Globoplay, produzido pelo Departamento de Jornalismo da Globo, que entrou no catálogo no dia 8 deste mês aberta para todos, tanto para os assinantes quanto para os não-assinantes. Em 5 episódios, o repórter especial Álvaro Pereira Júnior e equipe desvendaram, durante mais de seis meses, os bastidores do desenvolvimento de imunizantes contra o vírus pelo mundo, com conteúdo inédito. Todos os episódios estão disponíveis no link clicando aqui.
--------------------
#Verao2021
Crônica de uma alta temporada atípica
Diferente de anos anteriores, a estação do sol deste ano foi ATÍPICO - em meio a uma pandemia global ainda em curso, com eventos cancelados e/ou suspensos e sob restrições. Como mencionei na edição #16 desta coluna, o #Verao2021 no Brasil e no Hemisfério Sul foi mais do que estranho. Foi muito mais atípico de tudo que já vi ou presenciei em anos anteriores.
*
Mesmo com os cuidados e com protocolos sanitários, este que vos escreve não tive coragem de ir a praia durante esta alta temporada em plena pandemia. A minha decisão foi antes do início da estação, em dezembro do ano passado.
Complementando: diante da REAL SITUAÇÃO em que vivemos e das INCERTEZAS pela frente, tomei a DIFÍCIL DECISÃO de NÃO IR A PRAIA durante o #Verao2021 - porque AINDA ESTAMOS EM UMA PANDEMIA GLOBAL. Chega a ser triste, sim. Mas é pela minha saúde. [...]#coronacrise #covid19 https://t.co/wDNXHMflu4
— Luciano Amorim (de 🏠) #PelaVacina💉 🌎🏴 (@lucianoamorim94) December 7, 2020
[...] Irei esperar mais um pouquinho de ir a praia até a chegada da vacina e da situação da vacinação. Assim como outras coisas do meu dia-a-dia baseadas no meu plano de convivência - que adoto desde outubro. [...]#coronacrise #covid19 https://t.co/wDNXHMflu4
— Luciano Amorim (de 🏠) #PelaVacina💉 🌎🏴 (@lucianoamorim94) December 7, 2020
Durante o período, passei toda a alta temporada EM CASA. Pela minha saúde. Por aqui, aproveitei o possível a estação do Sol ouvindo músicas relacionadas a alta estação e assistindo o especial 'Verão Nordeste' na Web pelo Globoplay.
*
Mas ao mesmo tempo, assistia ou acompanhava, em casa, cenas de praias lotadas em alguns locais e de uma grande parte das pessoas descumprindo as normas sanitárias - mesmo com as recomendações para uma alta temporada segura. O que me deixa triste e frustrado.
*
Um verão atípico de raríssimas 'lives'...
Outro ponto que observei sobre o #Verao2021 atípico por aqui foi a raríssimas 'lives' relacionadas ao verão. Como o 'SESC Verão', da SESC RJ, que transmitiu apresentações musicais em seu canal no YouTube. E pensei que teria muitas 'lives' musicais neste período.
Uma verão atípico para recordar...
Mas o Verão de 2021 foi de recordações, como o especial comemorativo dos 25 anos do Festival Planeta Atlântida - em três dos quatro sábados de fevereiro. O evento não ocorreu este ano por conta da pandemia ainda em curso, mas a ação especial não passou a data em branco.
No fim das contas...
...o Verão de 2021 foi 'tipo' SEM GRAÇA. E SEM CLIMA diante do CAOS em que estamos vivendo. Um verão brasileiro que nunca existiu. Ou uma alta temporada para esquecer.
Na contagem regressiva...
Agora é começar a contagem regressiva para o próximo Verão - que será daqui a __ semanas (pra mim iniciei a partir de 300 dias). Na certeza e na esperança de, depender da situação até lá - com vacinação em massa, que o #Verao2022 (ou no outro ano ou no outro...) seja MELHOR. Afinal, como diz um trecho da canção 'Vc, o Amor e Eu', composta pelo Carlinhos Brown: "HAVERÃO VERÃO VERÃO VERÕES".
🎶 #nowplaying
Carlinhos Brown Feat. Quésia Luz - Vc, o Amor e Eu
*Composta por: Carlinhos Brown.
*Álbum: Sarau Du Brown Ritual Beat System.
© 2015 Candyall Music.
*Vídeo via YouTube/Carlinhos Brown.
--------------------
#CountdownToEurovision
Passado o ciclo veraneio, viro a chave (como acontece a cada ano) e entro para mais um ciclo. Estamos na contagem regressiva para mais um Festival da Canção Eurovision - que acompanho ('in loco') desde 2015. A 65ª edição, em Roterdã (Países Baixos) não ocorreu no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus e foi adiado para este ano. Durante o período (inclusive na exibição do especial 'Europe Shine a Light' no dia em que ocorria a Grande Final), o Rotterdam Ahoy, local que será realizado o concurso, se transformou em hospital de campanha de apoio ao combate à pandemia.
*
A previsão inicial era de 41 países participantes - 40 europeus e Austrália. Mas nas últimas semanas, dois países ficaram de fora da edição deste ano. No último dia 5, a Armênia se retirou do concurso deste ano. O anúncio foi pela emissora pública AMPTV que justificou a retirada devido as recentes crises sociais e políticas no país. Já a Bielorrússia (ou Belarus) foi desclassificada porque a canção "Ya nauchu tebya (I'll Teach You)" não estava em conformidade com as regras do concurso contra inscrições políticas e que a canção do grupo Galasy ZMesta não era elegível para competir em um concurso, a menos que tenha sido modificado ou substituído. Em um comunicado, a estação pública BTRC apresentou uma nova canção, dos mesmos artistas, dentro de um prazo acordado. Como a emissora bielorrussa não conseguiu enviar uma inscrição elegível dentro do prazo estendido, a EBU anunciou a desclassificação da Bielorrússia na edição deste ano.
*
Com a desistência de Armênia e a retirada da Bielorrússia, a edição 2021 conta agora com 39 países participantes - 38 europeus e Austrália (país fora da Europa que participa desde 2015). Destes, 24 artistas de 24 países que concorriam a edição do ano passado optaram em participar na edição deste ano. Com o adiamento, não houve o sorteio que determina as semifinais dos países participantes, ou seja, o mesmo como ocorreu em 28 de janeiro do ano passado. Apenas a numeração da ordem de apresentação das semifinais que foi alterada, do ano passado pra cá. Além disso, a EBU também decidiu manter a posição da grande final na ordem de execução de Países Baixos (que se apresentará na posição 23).
*
No vídeo abaixo, você confere fragmentos de todas as 39 canções de 39 países participantes - 38 europeus e Austrália - da 65ª edição do concurso que será realizado em Roterdã nos dias 18, 20 e 22 de maio. E até lá, irei detalhar tudo sobre a edição deste ano e muito mais (seja neste espaço na coluna ou em um post especial). Vídeo via YouTube/Eurovision Song Contest.
Falando nisso...
...o filme que tem como referência o Festival, e que comentei na edição #2 desta coluna em julho do ano passado, foi indicado a uma das principais premiações de cinema mundial (o qual fiquei em choque ao acordar naquele dia), o Oscars. O anúncio foi no dia 15 do mês passado em Londres (Inglaterra, Reino Unido). O longa 'Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars' (USA, 2020), dirigido por David Dobkin e que está disponível na plataforma de streaming VOD Netflix (filme original), foi indicado na categoria de 'Melhor Canção Original' com a canção 'Husa'vik' - escrita e composta por Savan Kotecha, Fat Max Gsus e Rickard Göransson.
--------------------
A 93ª edição do Oscars
A premiação da 93ª edição será neste domingo (25) e será diferente em virtude da pandemia global ainda em curso. A começar pela data. Inicialmente era previsto para o dia 28 de fevereiro. Mas com a alta de novos casos naquela época, a Academia de Hollywood anunciou o adiamento da premiação para o final de abril. Além disso, a organização adotou outras adaptações para tentar reduzir o risco de contágio do coronavírus na maior premiação do cinema.
*
A transmissão acontecerá em em dois lugares diferentes de Los Angeles (Califórnia, Estados Unidos): Dolby Theatre (tradicional local da premiação desde 2002), em HollyWood; e Union Station, centro ferroviário localizado no centro da cidade. No Dolby Theatre, estão programadas algumas das apresentações musicais ao vivo. Conexões do Reino Unido e da França também são previstas em relação aos indicados internacionais, já que não podem viajar para Los Angeles.
*
O 'Red Carpet' será reduzido e nos locais mencionados, serão implementados os protocolos sanitários. Como será presencial - por solicitação da organização, o público será reduzido para 170 pessoas na Union Station - incluindo jornalistas que farão a cobertura. O uso de máscara não será obrigatório durante a premiação porque o programa está sendo tratado como uma produção de filme para TV. Entretanto, o uso será recomendado quando não estão diante das câmeras, incluindo os intervalos comerciais.
*
Na premiação, a 93ª edição é marcada pela diversidade e inclusão. Com as mudanças geradas pela crise sanitária, a lista de indicados deste ano acabou se tornando uma das mais heterogêneas da história. Na categoria de Melhor Filme, são oito filmes concorrendo, três deles com protagonistas não brancos: 'Minari', 'O som do Silêncio' e 'Judas e o Messias Negro'. Outros dois indicados têm personagens principais femininas: 'Bela Vingança' e 'Nomadland'. Por causa da pandemia, grandes estúdios paralisaram as gravações de vários filmes. Isso acabou aumentando as chances de produções independentes e estrangeiras na premiação. Outro destaque que marca a 93ª edição é por produções de streaming. Com cinemas fechados nas últimas semanas, grande parte dos filmes foram lançados diretamente nos serviços de streaming VOD. (Abaixo, o vídeo via YouTube/ABC.)
*
*
A cerimônia deste ano terá Brad Pitt, Harrison Ford e Reese Witherspoon como alguns dos apresentadores, que inclui também os principais vencedores do Oscar do ano passado como Joaquin Phoenix, Renee Zellweger, Laura Dern, Bong Joon-ho, entre outras estrelas. Será dirigida por Glenn Weiss, com produção de Jesse Collins, Stacey Sher e Steven Soderbergh, este último, diretor do filme “Contágio”. Prevista para durar aproximadamente, mais ou menos, três horas, a transmissão começa às 17h00, horário local (PDT UTC-7); 21h00, horário de Brasília (UTC-3); 00h00, horário meridiano de Greenwich (GMT). Nos Estados Unidos, será transmitido pela ABC - de 'costa-a-costa'. No Brasil, será transmitido pelo canal pago TNT, pelo portal G1, pelo serviço de streaming VOD Globoplay e TV Globo.
--------------------
#CountdownToTokyo2020
Na última quinta-feira (14) marcou a contagem oficial de 100 dias que antecedem os Jogos Olímpicos de Tóquio. Adiado para este ano em virtude da pandemia global ainda em curso, a 32ª edição da Era Moderna será diferente de edições anteriores. Uma delas é que não haverá público estrangeiro. Apenas residentes do Japão. O revezamento da chama olímpica iniciou no dia 24 do mês passado em Fukushima (cidade que há exatos 10 anos foi atingida pelo terremoto seguida de tsunami e do derretimento de três reatores nucleares). Durante 121 dias de revezamento, a chama, que será conduzida por mais de 10 mil corredores (anônimos ou famosos) percorrerá o Japão por 47 prefeituras até 23 de julho, em Tóquio.
--------------------
E falando em esporte...
...digo que as últimas semanas foram movimentadas nas transmissões televisionadas no Brasil. A Formula 1, que até o ano passado os direitos pertenciam a Globo, é transmitido pela Bandeirantes. A Liga dos Campeões, que não transmitiam em nenhuma estação de TV aberta desde a temporada 2018/2019 (passando apenas no Facebook), retornará para o SBT a partir da temporada 2021/2022. SBT que, além de transmitir CONMEBOL Libertadores desde o ano passado - em andamento, vai transmitir a Copa América (ainda a confirmar), também da CONMEBOL, que foi adiado do ano passado em virtude da pandemia. Pensa que acabou?! A IndyCar 2021, o qual os direitos pertenciam a Bandeirantes até o ano passado, será televisionado na TV Cultura. E a UEFA EURO?! O Campeonato Europeu de Futebol, que assim como a CONMEBOL Copa América também foi adiado do ano passado em virtude da pandemia, passará apenas pela Globo - com exclusividade na TV Aberta, TV Paga e no Digital. Sei não, viu?!
--------------------
O navio encalhado no canal de Suez
Este é um dos temas que iria mencionar aqui nos últimos dias, mas menciono agora. No Egito, um navio gigante bloqueou a passagem no Canal de Suez no último dia 24 depois de ter sido atingido por uma rajada de vento, causando um grande congestionamento naval no canal. A previsão inicial é que a o processo levaria semanas, mas durou apenas seis dias. Durante o período, equipes que trabalhavam com até 13 rebocadores tentavam rebocar o cargueiro. No dia 29, o meganavio foi desencalhado e voltou a flutuar. (Abaixo, o vídeo via YT/BBC News Brasil)
Com 400 metros de comprimento e 220 mil toneladas, o Ever Given, navio de bandeira panamenha, é operado pela empresa Evergreen. Uma imagem do site vesselfinder.com mostrava o momento em que o Ever Given já navegando pelo Canal de Suez e centenas de navios à espera do liberação do tráfego. Cerca de quase 370 embarcações estavam na fila à espera da liberação do canal. Segundo a BBC, empresas especializadas em comércio marítimo estimam que as perdas econômicas direta ou indiretamente ligadas ao encalhe passam de R$ 300 bilhões.
*
Inaugurado em 1869 o Canal de Suez, ligando o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, é uma das rotas de navio mais utilizadas do mundo, com capacidade para receber navios gigantes de até 240 mil toneladas. Por lá carregam petróleo, comida, gás natural liquefeito e até gado. Cerca de 12% do comércio global passa pelo canal de 193 km no Egito que fornece a ligação marítima mais curta entre a Ásia e a Europa, o que evita a volta no extremo sul da África.
O megacargeiro que ficou encalhado por quase uma semana no Canal do Suez virou piada e gerou memes na internet.
Mas na última semana, o meganavio ficou parado novamente. Segundo o jornal O Globo (Rio de Janeiro, RJ), o motivo da paralisação é que as autoridades do canal estão buscando uma indenização de US$ 916 milhões contra o proprietário japonês do navio. Ou seja, o porta-contêineres só poderá deixar a região após o pagamento de uma indenização ao governo egípcio.
'ZH' chega a 20 mil edições no impresso
Nesta terça-feira (20), circulou nas bancas e nas casas dos assinantes (de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e em alguns lugares do Brasil) a edição #20000 no jornal Zero Hora (Porto Alegre, RS). Fundada em 4 de maio de 1964 pelo jornalista Ary de Carvalho e adquirido pelo Grupo RBS em 1970 (que está até hoje), o jornal passou por várias transformações ao longo do período até aqui. Noticiou os principais acontecimentos do Estado, do País e do Mundo. E suas reportagens conquistarem prêmios locais, nacionais e internacionais.
*
Em 2014 - ano do seu cinquentenário, o periódico gaúcho fez uma profunda reformulação editorial, gráfica e de marca - tanto no papel quanto no online. Na época, a nova fase era chamada de 'Versão Beta'. No final de 2015, ganhou uma versão vespertina disponível no digital, o ZH Noite. Em 2016, criou uma edição conjunta de fim de semana no impresso. Em 2017, seu site se uniu com o da Rádio Gaúcha criando o site GaúchaZH - que recentemente passou a chamar GZH. E em 2019, o jornal fez mais uma 'reciclada' no seu grafismo.
*
Atualmente, o jornal circula de segunda a sábado no impresso. É o periódico de maior circulação no Rio Grande do Sul. A tiragem de 'ZH' no impresso é, em média diária, de 55.521 exemplares, segundo dados do Instituto Verificador de Circulação em 2020 (somando 69.516 no digital totalizando 125.037). A sede do jornal, no bairro de Azenha, conta com uma redação integrada e multiplataforma. Além de ZH e do site GaúchaZH, funciona também o jornal popular Diário Gaúcho, e as rádios do Grupo RBS (Gaúcha, Atlântida, Cidade, Farroupilha e 102.3 FM - antiga Itapema).
*
Infelizmente, não teve nenhuma menção sequer relacionado ao assunto em nenhuma plataforma, impressa ou digital. Mas fica aqui o meu registro em homenagem ao jornal que completará, no próximo dia 4, o seu 57º aniversário. Aliás, fiz uma homenagem ao 50º aniversário no meu antigo blog em 2014 e, como sou um leitor-assíduo do jornal desde em meados de 2008, estava com muita vontade de ler a 'ZH' impressa - e em papel, e mesmo morando longe, sugeri para alguém trazer a versão impressa do jornal. O pedido foi aceito e um mês depois, a equipe do jornal, o qual gentilmente agradeço (em especial ao Nilson Vargas e Leila Endruweit - hoje na Alemanha), enviou pra cá duas edições da nova fase do periódico naquela época: a da primeira edição do novo projeto gráfico e a da edição dominical. Fiquei muito feliz e está guardado até hoje no meu acervão de jornais.
Por fim, o editor de coluna cumprimenta os jornalistas, diagramadores e profissionais que trabalham atualmente no jornal Zero Hora.
--------------------
E mais um impresso que migrou para o digital
Prestes a completar o seu 102º aniversário que ocorreu no dia 3 deste mês, o Jornal do Commercio (Recife, PE) suspendeu a versão impressa e focando apenas no digital - o que surpreendeu a todos (inclusive deste que vos escreve). O periódico circulou a sua versão impressa nas bancas pela última vez no último dia 31, sem informações ou despedidas. Apenas o texto do empresário João Carlos Paes Mendonça na primeira página. Em seu texto, o empresário justifica que a 'dificuldade na circulação do papel, agravada por questões sanitárias, antecipou uma mudança já prestes a acontecer' - como aconteceu no Diário do Nordeste (Fortaleza, CE), recentemente.
*
Nada contra com o jornal e aqueles que trabalham atualmente no jornal. Mas eu volto (de novo) com aquele editorial do jornal Notícias do Dia (Florianópolis, SC) publicado em 14 de agosto do ano passado, no dia do 14º aniversário e em que lançou a nova fase com projeto gráfico - e que usei de referência num espaço dedicado a mídia impressa nesta coluna em setembro do ano passado, os periódicos "desapareceram por falhas de gestão ou porque não conseguiram evoluir perdendo a sintonia com seus leitores". E que, contrariando o que dizem os "futurólogos de plantão", "a revolução provocada pela internet não foi a responsável pelo fim do meio".
*
O anúncio da suspensão 'definitiva' da versão impressa me deixou muito mais triste - e em pleno CAOS sanitário em que vivemos atualmente quando a sociedade precisa de informação verdadeira. O 'JC', como é carinhosamente chamado, marcou muito a minha adolescência. Meu saudoso pai comprava alguns exemplares do periódico numa banca de Goiana (PE) ou Recife (PE). Nos últimos anos, este que vos escreve comprava em uma banca de João Pessoa (PB) ou Goiana (PE). Sempre vou lembrar das evoluções gráficas nos últimos 15 anos que coleciono jornais no meu acervão pessoal (destaco o grafismo de 2011 que era moderno). E também em suas reportagens especiais e do conteúdo do The New York Times (não tinha suplemento semanal como aconteceu nos jornais Folha de S. Paulo e A Tarde há dez anos).
*
O empresário João Carlos Paes Mendonça diz ainda em seu texto de primeira página que não esquece de ressaltar a contribuição do jornalismo para a cidadania. E destacou o papel da imprensa.
Restam dois jornais em PE
Com a suspensão do Jornal do Commercio no impresso e focando somente no digital (juntando a jornais o qual este que vos escreve não descrevo como Portal de Notícias, e sim como site do jornal ou página do jornal na Internet - embora que a edição impressa do 'JC' segue mantida em formato PDF no 'flip'), o Estado de Pernambuco tem apenas dois jornais. O Diario de Pernambuco (que voltou a circular em agosto do ano passado após uma pausa durante o período do isolamento), o mais antigo em circulação da América Latina com 195 anos. E Folha de Pernambuco (que, nos últimos meses, tem circulação limitada no papel em virtude da pandemia), que na edição de fim de semana no dia do seu 23º aniversário, publicou um texto de primeira página mantendo a circulação impressa e reafirmando o compromisso da informação em qualquer plataforma.
O curioso é que ambos circulam, atualmente, em formato berliner - menor que o tradicional (broadshett/standard). Já o popular Aqui PE segue suspenso desde março do ano passado em virtude da pandemia e ainda sem previsão do retorno.
*
E, como sempre digo - e até mencionei no post publicado há quase seis meses atrás, mesmo em tempos de internet, com desinformação e notícias falsas ('fake news'), a mídia impressa continua imortal. E sempre será no presente e no futuro, se reinventando a cada dia. E pra isso não acontecer, basta se reinventar (assim como o rádio ou TV) e encontrar um caminho certo, como diz o jornalista Eduardo Tessler em seu artigo no portal Meio&Mensagem. Sem deixar de lado a principal essência, a informação de qualidade com reportagens aprofundadas e com análise e opinião dos articulistas e dos leitores. Além de credibilidade, independência e modernidade. Afinal, É PRECISO VALORIZAR A MÍDIA IMPRESSA!
Enquanto isso...
...na Argentina, o jornal La Nacion (Buenos Aires), que desde 31 de outubro de 2016 circula a sua edição impressa em formato berliner de segunda a sexta-feira, estendeu este formato para as edições de sábado e domingo - que até o dia 4 deste mês circulava em formato broadshett/standard. Além disso, o periódico lançou o seu novo suplemento dominical: o 'El Berlinés', voltado para os temas atuais com profundidade nos conteúdos e nas entrevistas. O grafismo atual sofreu poucas alterações. Para o jornalista Eduardo Tessler, em seu post no seu blog Mídia Mundo, A mudança de formato do La Nacion aos fins de semana 'é um ótimo aviso aos jornalões brasileiros'.
--------------------
#obtuario #inmemoriam
No dia 9 deste mês, morreu o Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II. O Duque de Edimburgo tinha 99 anos e completaria 100 anos em junho. Segundo o Palácio de Buckingham, a causa exata da morte ainda não foi informada pelo Palácio de Buckingham. Em fevereiro deste ano, ele passou mal e foi internado como "medida de precaução". No entanto, o príncipe precisou ser submetido a uma cirurgia cardíaca. Ele recebeu alta depois de um mês. O velório e o enterro ocorreram no último sábado (17) na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, sob protocolos sanitários em virtude da pandemia.
*
Príncipe Philip casou com a rainha Elizabeth II em 1947 e o seu relacionamento foi considerado o mais longo da história do Reino Unido. Nesse período, ele construiu uma reputação de ser sério, mas propenso a cometer gafes. O casal teve quatro filhos, o príncipe Charles, a princesa Anne, e os príncipes Andrew e Edward.
*
Houve homenagens no fim de semana. No dia seguinte depois do anúncio da morte do príncipe Philip, o marido da rainha foi homenageado com uma salva de 41 tiros de canhão. Um tributo das Forças Armadas, em terra e mar, e nas quatro nações que formam o Reino Unido. Nas bancas, os jornais britânicos lembraram a brilhante carreira na Marinha, a história de amor que durou 73 anos e a vida de serviço, dedicada à coroa. Aliás, a programação das estações de TV britânica, sobretudo a pública BBC, suspenderam o restante da grade do dia e exibiram especiais e homenagens. (Abaixo, o vídeo via YouTube/TV Newsroom, do momento em que a programação normal da BBC One foi interrompida para um boletim extraordinário seguida de cobertura especial em cadeia com a BBC News Channel suspendendo o restante da grade do dia)
*
*
Nos gramados, jogadores da liga inglesa fizeram um minuto de silencio pelo consorte real, um grande incentivador de esportes e atividades ao ar livre. Durante quase todo o sábado (10), flores foram deixadas nas residenciais reais, apesar do apelo da monarquia para as pessoas não se aglomerarem.
*
No vídeo abaixo, a trajetória do Duque de Edimburgo. Vídeo via YouTube/BBC News Brasil.
--------------------
#InBrief
• NATUREZA :: Um tubarão-martelo-panã, espécie ameaçada de extinção podendo chegar até 6 metros de comprimento total, foi avistado no litoral de João Pessoa (PB) no dia 21 do mês passado. O registro foi divulgado pelo projeto Megafauna Marinha Ameaçada, apoiado pela Fundação Grupo Boticário.
(*Abaixo, o vídeo via YouTube/Jornal da Paraíba)
• CRISÓPOLIS :: Uma explosão de um imóvel onde eram vendidos fogos de artifício deixou ao menos 10 feridos no interior da Bahia. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil do Estado e do SAMU estiveram no local para socorrer as vítimas. A explosão atingiu outras três casas.
• RIO DE JANEIRO 1 :: Parte do teto da sede da RecordTV em Vargem Grande, na Zona Oeste, desabou na noite da última sexta feira (16) atingindo parte do estúdio e da redação. Em nota, a estação de TV diz que todos os colaboradores foram retirados em segurança e socorridos. Quatro pessoas ficaram feridas.
• RIO DE JANEIRO 2 :: A programação local da Record TV Rio não foi exibida nesta segunda-feira (19) e foi substituída pelo conteúdo de São Paulo (SP). No dia seguinte (terça-feira, 20), voltou ao ar com os seus programas locais no estúdio improvisado. A estação de TV local não noticiou o desabamento.
• NATUREZA :: Um tubarão-martelo-panã, espécie ameaçada de extinção podendo chegar até 6 metros de comprimento total, foi avistado no litoral de João Pessoa (PB) no dia 21 do mês passado. O registro foi divulgado pelo projeto Megafauna Marinha Ameaçada, apoiado pela Fundação Grupo Boticário.
(*Abaixo, o vídeo via YouTube/Jornal da Paraíba)
• CRISÓPOLIS :: Uma explosão de um imóvel onde eram vendidos fogos de artifício deixou ao menos 10 feridos no interior da Bahia. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil do Estado e do SAMU estiveram no local para socorrer as vítimas. A explosão atingiu outras três casas.
• RIO DE JANEIRO 1 :: Parte do teto da sede da RecordTV em Vargem Grande, na Zona Oeste, desabou na noite da última sexta feira (16) atingindo parte do estúdio e da redação. Em nota, a estação de TV diz que todos os colaboradores foram retirados em segurança e socorridos. Quatro pessoas ficaram feridas.
• RIO DE JANEIRO 2 :: A programação local da Record TV Rio não foi exibida nesta segunda-feira (19) e foi substituída pelo conteúdo de São Paulo (SP). No dia seguinte (terça-feira, 20), voltou ao ar com os seus programas locais no estúdio improvisado. A estação de TV local não noticiou o desabamento.
• RIO DE JANEIRO 3 :: Ainda na Zona Oeste, os funcionários e colaboradores dos Estúdios Globo (antigo PROJAC) levaram um susto nesta terça-feira (20) ao verem um princípio de incêndio no local. Contudo, a situação foi contornada pela Brigada de Incêndio da estação de TV. Ninguém ficou ferido.
• SUAPE :: O Porto ganhou aval da Capitania dos Portos de Pernambuco a receber maiores navios porta-contêineres da América Latina. A informação é do Diario de Pernambuco. No ano passado, o porto se destacou como líder na movimentação de contêineres no Norte/Nordeste.
• SUAPE :: O Porto ganhou aval da Capitania dos Portos de Pernambuco a receber maiores navios porta-contêineres da América Latina. A informação é do Diario de Pernambuco. No ano passado, o porto se destacou como líder na movimentação de contêineres no Norte/Nordeste.
• ACIDENTE :: Um motorista de um caminhão morreu após o veículo pegar fogo, no final da manhã do dia 13 do mês passado, na BR-386, em Estrela, no Vale do Taquari do Rio Grande do Sul. O vídeo gravado pelo cinegrafista amador registrou o momento da explosão. A rodovia ficou bloqueada durante três dias.
• CHINA :: No dia 15 do mês passado, uma grande parte do norte do país foram envolvidos pela pior tempestade de areia em uma década seguida de ventos fortes, o que forçou o cancelamento de centenas de voos. Em Pequim, arranha-céus ficaram praticamente escondidos em meio à poeira e à areia.
• INSTAGRAM 1 :: A rede social implementou na última sexta-feira (16) novos recursos e políticas de segurança para menores de idade. A partir de agora, adultos não poderão enviar mensagens para adolescentes que não os seguem. Pelas regras do APP, idade mínima para criar uma conta é de 13 anos.
• INSTAGRAM 2 :: Além disso, a rede social disponibilizou na última quarta-feira (14) uma versão mais leve do seu aplicativo para celulares Android. O Instagram Lite, como é chamado, ocupa somente 2 MB na memória do smartphone e promete consumir menos internet, economizando a memória do aparelho.
• PUBLICIDADE :: O comunicador Ruy Dantas é reeleito presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade na Paraíba. A informação é da coluna Mercado em Movimento do Jornal da Paraíba na última sexta-feira (16). A posse dos novos dirigentes será nesta sexta-feira (30), de forma virtual.
• STREAMING :: O serviço de streaming VOD Globoplay e o de música Deezer fecharam fecharam acordo que prevê conteúdos originais coexclusivos. Com a parceria, assinantes de todos os planos da plataforma da Globo, incluindo combos, poderão assinar o Deezer Premium com 12 meses de degustação gratuita.
• COMUNICAÇÃO 1 :: O Grupo Televisa, que tem canais de TV aberta e 27 de TV paga no México - e famoso por suas novelas mexicanas exibidas no Brasil pelo SBT, se uniu com a Univision, maior grupo de mídia hispânica nos Estados Unidos, para criar o maior conglomerado de mídia em língua espanhola do mundo.
• COMUNICAÇÃO 2 :: Em um comunicado, a Televisa anunciou que irá convergir seus pilares de mídia, conteúdo e produção com a da Univision, unindo a biblioteca de conteúdo para alimentar as plataformas televisivas, digital e de streaming. A fusão entre duas empresas foi avaliada em US$ 4,8 bilhões.
• COMUNICAÇÃO 2 :: Em um comunicado, a Televisa anunciou que irá convergir seus pilares de mídia, conteúdo e produção com a da Univision, unindo a biblioteca de conteúdo para alimentar as plataformas televisivas, digital e de streaming. A fusão entre duas empresas foi avaliada em US$ 4,8 bilhões.
• TELEVISÃO :: Da revista eletrônica ao telejornal, o 'Jornal Hoje', da TV Globo, completou o seu 50º aniversário nesta quarta-feira (21). O noticiário, com uma linguagem leve e informal na hora do almoço, preparou uma série especial e conteúdos exclusivos que está disponível no link clicando aqui.
• HISTÓRIA :: No mesmo dia em que o 'Jornal Hoje' fez 50 anos, foi comemorado o 50º aniversário da TV Globo Brasília. A ZYA 508 Canal 10 foi ao ar em 1971, no dia do 11º aniversário da atual capital do Brasil. Antes da implantação, o sinal chegava na cidade através da TV Nacional, entre 1967 e 1969.
• HISTÓRIA :: No mesmo dia em que o 'Jornal Hoje' fez 50 anos, foi comemorado o 50º aniversário da TV Globo Brasília. A ZYA 508 Canal 10 foi ao ar em 1971, no dia do 11º aniversário da atual capital do Brasil. Antes da implantação, o sinal chegava na cidade através da TV Nacional, entre 1967 e 1969.
• MÚSICA :: A cantora Lana Del Rey lançou no dia 19 do mês passado o seu sétimo álbum em sua carreira. Em "Chemtrails over the country club", a cantora usa o tom mais suave com folk enxuto para fazer canções melancólicas, com 11 faixas, com influências dos anos 70 ao lado do produtor Jack Antonoff.
• GRAMMYs :: Com quatro prêmios, a cantora Beyoncé se tornou a mulher que mais levou Grammys na história, com 28 prêmios. Além disso, as mulheres dominaram a premiação deste ano com Billie Eilish, Meghan Thee Stallion, Taylor Swift (com o álbum 'Folklore') e H.E.R (com a canção 'I Can't Breathe').
• GRAMMYs :: Com quatro prêmios, a cantora Beyoncé se tornou a mulher que mais levou Grammys na história, com 28 prêmios. Além disso, as mulheres dominaram a premiação deste ano com Billie Eilish, Meghan Thee Stallion, Taylor Swift (com o álbum 'Folklore') e H.E.R (com a canção 'I Can't Breathe').
• ALHANDRA :: A cidade, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa (PB) e na 'miniregião' que apelido o nome de Litoral Paraibuco, completa, neste sábado (24), o seu 62º aniversário de emancipação política. Pelo segundo ano seguido, não ocorreu a sua tradicional festa em virtude da pandemia.
• DINHEIRO :: Dólar US$ - Comercial: R$ 5,49. Dólar US$ - Turismo: R$ 5,66. Euro - Comercial: R$ 6,65. Euro - Turismo: R$ 6,88. Libra Estrelina - Comercial: R$ 7,62. (Fonte: UOL)
--------------------
ANIVERSARIANTES... 🎂
...das últimas semanas. SEG 8 MAR: Samara Layse (Caaporã, PB). TER 9 MAR: Lucielma de Souza (Guarulhos, SP), Renata dos Santos (Caaporã, PB). QUI 11 MAR: Luciane Kohlmann (jornalista - Porto Alegre, RS), Luiz Guilherme (Pitimbu, PB), Jhomylle Silva (Caaporã, PB). SEX 12 MAR: Ney Hilton (professot - Pitimbu, PB), Michelle Raphaelli (jornalista - Porto Alegre, RS). SAB 13 MAR: Karolayne Nacif (João Pessoa/Alhandra, PB). DOM 14 MAR: João Nascimento (Caaporã, PB), Emylle Santos (Caaporã, PB).
SEG 15 MAR: Michelly Tavares (Pitimbu, PB), Vanielle Araújo (Caaporã, PB). TER 16 MAR: Sirlene Silva, Isadora Silva (Vera Cruz, BA), Pamela Quadros (Viamão, RS), Emanuelly Almeida (Recife, PE). QUA 17 MAR: Julia de Castro (jornalista). QUI 18 MAR: Val Dantas (Caaporã, PB), Nayanne Xavier (Pitimbu, PB), Gabrielly Lima (João Pessoa, PB), Lucas Vieira (Caaporã, PB). SEX 19 MAR: Rayanne Fideles (Goiana, PE), Elayne Messyas (Caaporã, PB). DOM 21 MAR: Sandra Albuquerque (Caaporã, PB), Marcel Liening, Johnny Pereira (Caaporã, PB), Eduardo Grillo (jornalista e comunicador).
SEG 22 MAR: Millena Correia, Cátia Valente (jornalista e meteorologista - Porto Alegre, RS). QUA 24 MAR: Marcelle Mosso (apresentadora de TV - Salvador, BA), Cecília Luanny (Alagoinhas, BA). QUI 25 MAR: Mário Motta (jornalista - Florianópolis, SC), Beatriz Cavalcante (Caaporã, PB), Kell Nazário (Caaporã, PB), Lays Meirelles (Goiana, PE). SAB 27 MAR: Victórya Azambuja (jornalista - Porto Alegre, RS). DOM 28 MAR: Fabiana do Nascimento (jornalista - Chapecó, SC), Thaty Oliveira (Caaporã, PB).
SEG 29 MAR: Sérgio Ferreira (Pitimbu), Edilma Lima (Caaporã, PB). TER 30 MAR: Eduardo Moura (jornalista - Recife, PE). SEX 2 ABR: Karla Leite (João Pessoa, PB). SAB 3 ABR: Renan Santos (Caaporã, PB). DOM 4 ABR: Carlos Henrique (Pitimbu, PB).
SEG 5 ABR: Aline Mendes (jornalista - Pelotas, RS), Rayssa Lourenço (Pitimbu, PB), Hitamara Silva (Caaporã, PB). TER 6 ABR: Nita Martins. QUA 7 ABR: Sonja Bartelt (Deutschland). QUI 8 ABR: Maria Alcione, Carlos Aurélio, Deborah Santos (Rio Grande, RS). SEX 9 ABR: Jutta Dettmann (Melle, Niedersachen, Deutschland), Brenda Santos (João Pessoa, PB), Mery Jane, Jaqueline Barth Meazza (Passo Fundo, RS). SAB 10 ABR: Stenio Benicio (João Pessoa, PB), Maria Eduarda (João Pessoa, PB), Josi Bernardo (Pitimbu, PB), Alesson Dove (Caaporã, PB), Taylane Evelly (Salvador, BA). DOM 11 ABR: Elisete Carvalho, Douglas Ambrósio (Pitimbu, PB).
QUI 15 ABR: Carol Monteiro. SEX 16 ABR: Thays Maria Beleze (jornalista - Curitiba, PR). SAB 17 ABR: Yohanna Simões (Caaporã, PB), Karolanny Mello (Caaporã, PB), Alex Carvalho (Caaporã, PB), Elvis Fonseca (Caaporã, PB). DOM 18 ABR: Amanda Lima (estudante - João Pessoa, PB).
...da semana que passou. SEG 19 ABR: Nathália Rezende (publicitária e professora universitária - João Pessoa, PB), Ismar Ramos (Caaporã, PB). TER 20 ABR: Laura Fernandes. QUI 22 ABR: Maria Luiza, Wemya Gomes, Monnique Louyse (Pitimbu, PB), Viviane Barth Meazza (professora - Victor Graeff, RS). SEX 23 ABR: Luciano Fechner Marques (jornalista - São Francisco de Paula, RS), Emelly Gabriela, Thiago Moraes (jornalista - João Pessoa, PB).
...deste fim de semana. SAB 24 ABR: Maíra Lessa (jornalista - Pelotas, RS), Rejane Matias, Sonia Gonçalves. DOM 25 ABR: Janielle Mendonça, Israely Barros, Wanessa Mattos, Anelise de Oliveira (jornalista - São Paulo, SP), Flávia Freire (jornalista - Natal, RN).
...da semana que virá. SEG 26 ABR: Danielly Nascimento. QUA 28 ABR: Flavianna Bermmanelly, Eliane Oliveira. QUI 29 ABR: Rayane Ferreira (nutricionista - Caaporã, PB), Paulo Ledur (jornalista), Letícia Luvison (jornalista). SEX 30 ABR: Gerlane Rosa. SAB 1 MAI: Luiziana Alves. DOM 2 MAI: Nayanne Veloso (nutricionista - Caaporã, PB), Frank Magalhães.
--------------------
CANÇÃO DA SEMANA 🎶
Roberto Carlos - Emoções* (LIVE)
*Composta por: Roberto Carlos, Erasmo Carlos.
*Ao Vivo em Jerusalém.
© 2011 TV Globo/Sony Music.
*Canção de 1981.
Nesta segunda-feira (19), Roberto Carlos completou o seu 80º aniversário de vida. Capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, o cantor e compositor iniciou a sua carreira no Jovem Guarda na década de 1960. A partir da década seguinte, passou a se tornar um cantor romântico. Além da carreira musical, estrelou três filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles como 'Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora' (1971). Com mais de 70 álbuns de discografia, o 'Rei' - como é chamado no Brasil tem, ao longo de sua carreira, 676 canções cadastradas pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) - a maioria em parceria com Erasmo Carlos. É o cantor brasileiro que cobra o preço mais alto para fazer um show - com o valor aproximado é de R$ 1 milhão. Apresenta especiais de fim de ano na televisão que tornou-se uma tradição da TV Globo desde 1974 (exceto 1999 e 2020). E sua carreira virou enredo de duas escolas de samba no Rio de Janeiro: Unidos do Cabuçu (1987) e Beija-Flor de Nilópolis (2011) - o último foi campeã.
*
As suas canções - inclusive compostas pelo 'Rei' - ganharam versões e regravações de outros artistas. São muitas as canções que ouço há muito tempo - a maioria românticas. Mas compartilho aqui a canção que é um dos maiores sucessos da carreira do cantor e se tornou uma espécie de "marca registrada". Do álbum 'Ele Está Para Chegar', de 1981 pela gravadora CBS (atual Sony Music) e composta por ele e Erasmo Carlos: 'Emoções'. E VIDA LONGA AO 'REI'! Vídeo via YouTube/Roberto Carlos.
--------------------
--------------------
*Com informações do G1, O Estado de S. Paulo, G1 Jornal Nacional, Jornal O Globo (Rio de Janeiro, RJ), G1 Vale do Paraíba e Região, G1 PE, Jornal do Commercio (Recife, PE), G1 BA, Site GE.globo (Globo Esporte), EuropaSur, Agencia France Presse, G1 RJ, G1 SP, Correio da Bahia, G1 RS, G1 Ribeirão e Franca (SP), BBC News, Site Oficial do Eurovision Song Contest, ABC7 Eyewitness News (KABC TV Los Angeles, California, USA), UOL, Folha de S. Paulo, Site da TV Cultura, Reuters, Zero Hora, Portal GZH (Rádio Gaúcha e Zero Hora), Portal360, Folha de Pernambuco, La Nacion (Buenos Aires, Argentina), G1 PB, A Tarde (Salvador, BA), Site Aqui Tem Fofoca, Revista Quem, Diario de Pernambuco, Associated Press, Jornal da Paraíba, O Globo, Meio&Mensagem, BBC News Brasil, Site NSC Total e NBC News.
---
Nenhum comentário:
Postar um comentário